O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Kaka 16/07/2023

Em dúvida do que sinto sobre esse fim
Não posso negar que a saga é incrivelmente cativante e igualmente surpreendente. O apego aos personagens e os mistérios me levaram a terminar essa série mesmo depois de anos parada. Como sempre os desinfortunos e a sorte dessas crianças me surpreende e mais mistérios são apresentados e algumas respostas são dadas. Porém não posso deixar de pontuar que as minhas expectativas de que tudo seria explicado e que todo mistério seria resolvido foi por água abaixo. O autor criou um universo tão grande e complicado que não há como explicar todo o mistério que envolve a história. Fico desapontado por isso, pois tinha extrema curiosidade em saber de tudo, porém combina exatamente com o tom da história deixar perguntas sem respostas. Foi um fim, mas parecia só outro começo.
Nada melhor para combinar com a história do que os meus sentimentos confusos sobre ela.
Mas fico feliz por ter terminado mais uma saga.

Iago 16/07/2023

Final decepcionante
Final longe do esperado. Todos aqueles mistérios criados durante TREZE LIVROS, poucos são respondidos, você acaba com mais dúvidas do que o começo. Esse é bem repetitivo e a algumas partes da história bem desinteressantes.

O fim perto de seus antecessores, Penúltimo perigo e Gruta Gorgonea, da ainda mais uma sensação que faltou organização para fechar a história, os livros anteriores têm história muito boas e diferentes das que a gente já tinha visto.

Uma pena que acaba assim, mas a Desventuras em Série continua sendo muito marcante.

Toniolo 10/07/2023

O fim
Finalmente vemos o final dessa história de 13 livros e nesse último livro a história se diverge um pouco dos outros fazendo-o ser menos repetitivo que os últimos livros

Gabriel1610 10/07/2023

Esperava mais para um último livro
Infelizmente não foi o que eu esperei. Pela maneira que o Penúltimo Perigo terminou, eu achei que esse seria mais frenético e cheio de riscos, mas o livro introduziu novos personagens, com um novo ambiente para ser conhecido, o que fez a leitura ficar mais lenta do que deveria para um último livro. Muitas coisas que esperei saber ao decorrer do livro só foram ditas no final, e outras ficaram até esquecidas, ainda que acredito que propositalmente, foi desanimador.

Teve coisas interessantes, meio que uma distopia com motivos nobres, corrupção, mais sobre o passado deles, incluindo uma breve informação do Conde Olaf que nem sei se chega a ser um aprofundamento da história dele. Eu achei um livro muito mal aproveitado, principalmente em relação ao gancho que o anterior proporcionou, porém o final foi lindo e triste ao mesmo tempo, que valeu a leitura, e apenas no final o livro parece um último livro.

Já o final mesmo foi muito bom mesmo. Se o final não fosse tão bom, eu diria que foi um livro ruim, mas o fim da série salvou esse livro de ser realmente fraco.

Terminando aqui digo que os meus preferidos foram A Sala dos Répteis, Serralheria Alto Astral, Elevador Ersatz, Cidade Sinistra dos Corvos, e O Penúltimo Perigo .
Os que menos foram A Gruta Gorgonea, Hospital Hostil, e O Fim.

Fernanda631 05/07/2023

O Fim (Desventuras em Série #13)
O Fim (Desventuras em Série #13) foi escrito por Lemony Snicket.
No último livro das desventuras em série dos órfãos Baudelaire, as coisas tomam um rumo completamente inesperado.
Continuando onde deixamos nossos tristes órfãos, eles agora seguem em alto mar, junto com seu arqui-inimigo, o Conde Olaf, após o incêndio no Hotel Desenlace. Depois de sobreviverem a uma tempestade, Violet, Klaus, Sunny e o pérfido vilão acabam por aportar em uma misteriosa ilha, habitada por pessoas curiosas. Após conhecerem uma menina, com o estranho nome de Sexta-Feira, a mesma ignora o Conde Olaf, enquanto convida os irmãos para a sua vila.
Após os acontecimentos do último livro, Klaus, Violet e Sunny acabam náufragos em uma ilha junto com o Conde Olaf. As crianças são acolhidas pelos habitantes, enquanto o Conde Olaf é abandonado na praia por ser considerado rude. Os jovens desafortunados criam esperanças pela primeira vez desde que receberam a notícia da morte de seus pais.
Porém, ao conhecerem o facilitador da ilha, um homem que vive com os pés machucados mergulhados no barro, eles percebem que o lugar não é nenhum paraíso. Os habitantes da ilha não possuem água potável (E a sugestão de Violet de criar uma invenção que filtre a água para todos, é logo rejeitada pelo facilitador), todos usam a mesma túnica branca e moram em tendas.
Uma vez lá, eles conhecem Ishmael, que é o nome do facilitador. Ishmael é um homem que presa pelos costumes e tradições do povo da ilha, todos náufragos que chegaram lá acidentalmente, e constantemente dá conselhos aos habitantes, sempre falando não pressioná-los à nada. Porém, as crianças logo percebem que Ishmael é um homem manipulador e que detém muitos segredos. Para manter a ilha sob ordem, ele faz com que todos tomem “cordial de coco”, uma bebida que funciona como narcótico, fazendo os habitantes aceitarem tudo que lhes é empregado.
O facilitador não permite objetos desconhecidos ou qualquer coisa que lembre aos habitantes como é a vida além dos mares (Ele não os obriga, mas sempre encontra um jeito de fazê-los desistir de ter algo por mais simples que seja).
Mas, Violet consegue esconder sua fita de cabelo, Klaus consegue esconder seu livro de lugar comum e Sunny um batedor. Mesmo querendo se adaptar a nova vida na ilha e desejando um pouco de paz, eles simplesmente não consegue abandonar esses objetos.
Logo mais, os irmãos ficam cientes de outro naufrágio, um conjunto de livros, amarrados em uma forma de quadrado perfeito, onde dentro estão a inconsciente Kit Snicket e a Víbora Incrivelmente Mortífera (vinda diretamente do segundo livro da série, A Sala dos Répteis). Como os irmãos irão escapar dessa ilha? Quais planos o Conde Olaf tentará agora, que está sozinho, sem comparsas e ninguém que caia em seus truques? Quais os segredos de Ishmael? E por que essa ilha está vinculada diretamente com os Baudelaire pais? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse livro!
Com mais uma aventura a enfrentar, os irmãos agora estão munidos de suas experiências, mas também de suas culpas. Esse livro carrega um tom melancólico desde o começo, pois vai nos mostrar como lidar com nosso próprio sentimento de culpa, enquanto lidamos com a mensagem maior: Que todas as pessoas são boas e, ao mesmo tempo, más.
O último livro se passa inteiro nessa ilha. O leitor descobre os costumes e os segredos, também descobre coisas sobre os pais Baudelaire e sobre o Conde Olaf. Porém, outras coisas não são desvendadas nesse último exemplar.
O Conde Olaf terá seus momentos, mas ele é totalmente desprezado em boa parte do livro. Finalmente tivemos pessoas que viram o quão torpe ele é e não caíram em seus disfarces hediondos.
A crítica do livro, obviamente, está em volta de Ishmael, que é um ditador, fingindo pregar a simplicidade e igualdade, além de drogar os habitantes para torná-los fáceis de manipular. No final, ficamos sem saber que fim levou a sociedade, apesar de sabermos que ele, obviamente sobreviveu, mesmo que à custa da vida de todos.
Apesar de nos dar uma aventura final digna de nota, esse livro me decepcionou um pouco, apesar dos constantes alertas do narrador. Quem espera que esse livro traga respostas a todas as dúvidas que temos desde o primeiro livro da saga, sinto desapontá-los, mas não obterão aqui. Algumas coisas nos são entregues, outras até deduzidas, mas o livro termina no deixando inclusive com mais dúvidas. Lemony Snicket não brinca em serviço e nos deixa com o coração na mão em diversos momentos.

Malu Silva 03/07/2023

Os órfãos e o conde olaf acabam fugindo no mesmo barco até que eles naufragam em uma ilha misteriosa.

Mesmo sendo o desfecho da série, algumas perguntas ainda ficam sem respostas.

O livro mostra que ninguém é totalmente bom ou totalmente mau.

claire.marar 30/06/2023

O Fim
Finalmente cheguei ao fim. No fim de O Fim e no fim do meio da história dos Baudelaire. Nunca vou superar essa série de desventuras tão pérfidas e maravilhosas. Esse pode ser o fim da série, mas todo o meu amor por esses personagens jamais chegará ao fim por mais que eu tenha chegado ao fim da pesquisa de Lemony Snicket?

Cristiane 23/06/2023

Que série fantástica! Todos deveriam ler, com toda certeza!

Adultos ou crianças, todos podem desfrutar da história dos órfãos Baudelaire.

Stephany.Krviatkowski 15/06/2023

Assim, não sei muito bem o que pensar a respeito. Muitos mistérios sem serem revelados (o que tinha no açucareiro???) Mas eu entendo a proposta do livro. Mas sério, ficou muita coisa sem solução mesmo

cecília 12/06/2023

Simplesmente, um final fantástico! encerrou o ciclo dos irmãos de uma forma incrível e completa.
todos os acontecimentos culminaram no fim de ?o fim? que possuiu um fim relatado no fim, e isso representa completamente a identidade que foi construída em cima do personagem e narrador lemony snicket.
mais uma vez, a escrita impressiona e se faz fundamental nos descobrimentos dos mistérios, e que eventos realmente relevantes e interessantes de acompanhar.

Dumbo2.0 26/05/2023

Tempestuosa
Reforço mais uma vez que vocês prescisam ler a história dos Baudelaire ou assistir algo que conte, porque é inigualável.
Muitos plots, muitas respostas, muitas dúvidas, muitas mortes e muitas vidas, esse livro tem muitas tempestades, ele mesmo é tempestuoso ao extremo, se eu falasse mais seria spoiler, então vou me conter.
Talvez não seja o final que alguns queriam, mas com certeza é o final mais bem escrito que já li, amarra tudo certinho, não ficou dúvidas que se tornou minha série de livros favorita da vida, parece ser infantil nos primeiros 3/4 livros, mas depois disso é uma história muito bem construída e muito interessante, leiam por favor.

Lucas.Oliveira 25/05/2023

Achei meio lento
Pra um final, o penultimo foi mais bem agitado e achei que o final ficou meio entre aberto e muita coisa ficou sem explicação.

Julia1856 23/05/2023

Gostinho de quero mais
Só me deu vontade de saber mais sobre as histórias de c.s.c e de tudo relacionado aos Baudelaire. Essa saga significa MUITO pra mim e terminar esse livro é fechar um ciclo. Eu amo demais essa história.
landaa0 23/05/2023minha estante
meta de vida : termina a coleção Desventuras em Série

sasa b! 21/05/2023

Eu NÃO ACREDITO que eu li 13 livros para ainda não saber o que tem dentro da porcaria do açucareiro. Não indico esta saga para ninguém. Veja a série que é MUITO melhor.

ratatoloui 19/05/2023

O fim de O FIM pode ser encontrado no fim de O FIM
Incrível, a história dos Baudelaires te prende do começo ao fim e é impossível não criar esperanças que vai dar tudo certo, mesmo depois de termos sido avisados desde o início que não vai. Essa saga vai deixar muita saudade e vai ser difícil encontrar algo tão bom e tão bem escrito para ler depois dela.