O Penúltimo Perigo

O Penúltimo Perigo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Penúltimo Perigo

Isabela.Faria 18/09/2022

Acredito que esse foi meu livro favorito da série até agora, ele escancara ainda mais e de uma vez por toda a hipocrisia das pessoas e , principalmente, mostra como há um equilíbrio delicado entre o bem e o mal. Cito aqui uma frase de HP que adoro e que se encaixa perfeitamente na lição de moral desse livro: ?Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.?

emi 15/09/2022

Achei um pouco demorado pra afundar interessante.
O início é um pouco puxado, mas considero cômico e importante. Como sempre as desventuras, ou até, possíveis aventuras estão perfeitas! Estou muito ansiosa para começar o ÚLTIMO LIVRO! Mas também estou sensível, esse final me deu uma dorzinha..
No último vem mais tristeza e choro, CERTEZA! ?

bela 03/09/2022

O Penúltimo Perigo.
?A primeira coisa que você precisa saber é que este livro próximo-ao-último é o que você deve pôr de lado primeiro.?

Lemony Snicket, você é um gênio. Eu te aprecio.
As páginas com as letras viradas de ponta cabeça e ao contrário, a sacada do hotel ter essa mesma dinâmica toda ao contrária e os quartos confusos, simplesmente sensacional.

Kit, você é esquisita mas eu te amo, mulher! Assim como o Dewey também. E, para a tristeza de todos, muitos personagens insuportáveis voltaram pra infernizar mais a vida dos Baudelaire!

Eu tô MUITO ansiosa pro final dessa coleção (mesmo já sabendo o que acontece) e espero que ninguém tire um tempo pra ler essa terrível história dos Baudelaire, é melhor você pegar outro livro mais agradável.
(referências, referências)

RECOMENDADÍSSIMO!!

Acassia 23/08/2022

Catástrofe.
Quando o Lemony Snicket diz que não há nenhuma felicidade, ele está sendo sincero. Nada acontece além de desventuras em série. É triste ver quanto os irmãos Baudelaire e as pessoas ao seu redor sofrem.

Miriam172 20/08/2022

Desvendou mais alguns mistérios, mas as crianças se aproximaram ainda mais do conde Olaf. Ansiosa pelo último livro!

Bigasm 19/08/2022

Obra prima!
Esse de fato é o meu livro favorito de desventuras em série, pelo menos até agora. As letras ao contrário em algumas partes desse livro, tornou ele ainda mais incrível. Eu admiro Lemony Snicket por ter uma escrita impecável e uma criatividade ótima. Ele consegue ser cada vez mais impecável em cada livro, contando o que houve com os Baudelaire's e desvendando mistérios. Eu indico muito esse livro e leria novamente mais umas mil vezes.

Caths 18/08/2022

Muito bom, acho essa saga muito interessante e bonita, mas eu nunca consegui entender o que diabos tem nesse açucareiro

carvalho73 15/08/2022

Alguém me ajuda pelo amor de Deus?!
Não tô acreditando que terminei o 12? livro dessa coleção e ainda tô mais confusa do que quando li o 11? KKKKKKK mas amo tudo, né? Pra ser justa, muita coisa já foi resolvida e adoro as críticas sutis ao comportamento e moral humanos que podemos ver quando aos irmãos Baudelaire e os voluntários/vilões que encontram em sua jornada. Muito ansiosa para o fim (e triste porque tá acabando).

Larys 02/08/2022

O fim se aproxima
Gostei bastante que trouxeram personagens antigos nessa quase conclusão da história. Espero que a última desventura complete bem os pontos abertos.

Naiana 22/07/2022

Ironias, nonsense, nostalgia e o jeito Lemony Snicket de escrever
Já perdi o ritmo da leitura nesse ponto beirando a ressaca literária, novamente tenho que dizer que a culpa é toda minha de ter lido um atrás do outro, sem uma pausa para digerir cada estória e sentir falta dos personagens, mas ao contrário de A Gruta Gorgônea esse volume foi mais fácil, divertido e triste de se ler.

Ironias não faltam aqui, como mostrar o quanto a justiça pode ser cega literal e figurativamente, seja com a inocência da juíza Strauss em acreditar que o sistema sozinho é capaz de fazer justiça, mesmo sem perceber que muitas vezes ele está corrompido e quem o corrompe pode estar ao seu lado, à incorporação do ditado, onde todos os presentes no julgamento são obrigados a por vendas, exceto os juízes.

O nonsense tão característico na escrita dessa obra está cada vez mais presente, quando se coloca crianças para espionar vilões e mocinhos, sem lhes dizer quem é o que nessa investigação, deixando que elas mesmas definam por si só e saibam como agir em um mundo onde todos os adultos falharam com elas, seria no mínimo absurdo em qualquer outra estória, mas não no universo de Lemony Snicket, onde o nonsense reina, e mesmo ele implorando para deixarmos de ler ficamos cada vez mais com vontade de seguir adiante em suas desventuras.

A nostalgia vem quando temos todos os personagens que tiveram alguma relevância na vida dos Baudelaire presentes no Hotel Desenlace, seja querendo o seu bem, o seu mal ou indiferentes ao destino dos irmãos, mas mostrando mais uma vez como estamos aptos a julgar mediante ao pensamento de turba, sem critério nenhum para avaliar o que é verdadeiro ou falso, o mais importante é que seja sensacionalista e recheado de violência gratuita.

E claro que não poderia faltar as Desventuras na vida dos irmãos Baudelaire, e dessa vez não foram quaisquer desventuras, foram das piores, e se definir como mocinho ficou muito difícil para os irmãos, principalmente depois de tantos atos pérfidos que cometeram, sejam sem intenção ou com a intenção de salvar o maior número de pessoas e informações importantes para o mundo. Os irmãos mais uma vez se veem sozinhos, podendo contar apenas com eles mesmos para definir o que é certo ou errado naquele momento de suas vidas e muitas vezes fazendo o que normalmente seria errado, mas que naquela situação talvez fosse a única alternativa.

Já estamos beirando o fim aqui e de perguntas ainda sem respostas vivemos, muita coisa ficou para esclarecer no último volume, apesar de neste muitas já terem se esclarecido, mas sabe como é o Lemony, ele te responde 10 perguntas e te traz mais umas 50. O que nos aguarda no último volume? A esperança de uma vida sem desventuras e muitas respostas. Que venha O FIM.