A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

anaquadross 26/10/2022

bom
desventuras em série é uma das minhas sagas de livro de conforto, todos os livros me trazem paz e esse livro não foi diferente, recomendo

Gabriel1610 07/04/2023

O livro mais chato da saga
Esse livro é dividido em basicamente três partes, a introdução de novos personagens e do ambiente que pega uma boa parte do livro, uma segunda parte igualmente sem graça que pega outra parte do livro e que não leva a lugar algum dentro desse livro, e a parte final que liga algo na segunda parte para que talvez aconteça algo nos próximos em relação a isso.

Esse é o livro mais maçante da saga, as duas primeiras partes literalmente só acontecem duas coisa, não sei como algo pôde pegar tantas páginas, e na terceira aconteceu aprofundamento de alguns personagens como vilões e a Sunny que vem crescendo e amadurecendo mais. Entretanto, nada foi muito relevante ou impactante igual o livro anterior fez parecer que seria, e para completar, os novos personagens não foram carismáticos e teve um acontecimento entre as crianças que achei totalmente desnecessário.

Esse foi disparado o pior livro da saga. Metade do livro não acontecia nada, e a outra metade acontecia algo que não foi tão interessante assim, sendo a única coisa realmente legal a última frase do livro.

Gostei da parte do Mycelium medusoide apenas pelo nome científico que ficou muito parecido com nomes científicos reais (o Mycelium referindo os micélios e a terminação oide para coisas que são parecidas com alguma coisa), e a explicação correta das estruturas dos fungos, mas acho que gostei disso pq gosto de microbiologia, porém a parte dos fungos mesmo foi entediante.

thaimendes10 15/07/2021

Achei parado
Esse livro foi muito parado, fiquei bem cansada!
Fiona, não me surpreendeu nenhum pouco, invejosa é o nome que eu daria a ela!
Ansiosa pelo penúltimo perigo

manu13s 29/12/2021

A Gruta Gorgônea
No décimo primeiro livro de Desventuras em Série, os órfãos Baudelaire, após saírem das Montanhas de Mão-Morta, encontram o submarino Queequeg e, com sua tripulação de dois, vão em busca do tão misterioso açucareiro.

É claro que, como o narrador sempre avisa, muitas coisas dão errado e os finais felizes parecem simplesmente fugir dos Baudelaire. Mas, mesmo assim, outros segredos são revelados e mistérios novos vão surgindo sobre C.S.C e seus voluntários.

Apesar de ter gostado mais do anterior, esse livro provavelmente foi um dos mais envolventes e interessantes da série. Novos personagens apareceram e personagens que já conhecíamos finalmente revelaram seu passado e mostraram ser diferente do que esperávamos.

Porém, eu ainda estou curiosa sobre a história da Beatrice e do Lemony, além dos outros dois irmãos Snicket ? Kit e Jacques ?, e qual o papel deles em todas essas desventuras.

Naiana 22/07/2022

"Aquele ou aquela que vacila está perdido!"
A irreverência de Lemony Snicket, seu jeito muitas vezes nonsense de escrever e descrever situações é o que prende o leitor por 11 volumes de suas Desventuras em Série. Se eu gostei de ler esse livro até aqui? Muito, mas me vi achando esse volume um pouco cansativo e maçante.

Por um lado creio que essa visão pode ter vindo por ter dado a louca e lido um volume atrás do outro como se estivesse em uma casa em chamas e precisasse saber tudo antes do incêndio chegar onde eu estava, essa é a pior forma de ler um livro, eu já tinha aprendido isso, principalmente em uma série longa como essa, mas não consegui me segurar dessa vez, foram muitos anos querendo ler as estórias dos irmãos Baudelaire, e a ansiedade tomou conta de mim.

Por outro lado há a introdução de novos e velhos personagens, alguns que eu achei bem chatinhos e um comportamento novo do conde Olaf e sua trupe bem irritante, que não ajudou a manter o fascínio que até então reinava, além das inúmeras perguntas ainda sem respostas (tá, algumas foram esclarecidas aqui, mas poucas) e muitas novas no bolo.

Mas ainda assim a estória contada por Lemony Snicket tem seus fascínios, a tirada de comparar esta estória com o ciclo das águas eu adorei, é mais uma maneira dele tentar te fazer desistir da leitura, mas que para mim deixou muito mais interessante e irreverente, o que é uma característica da narrativa dele.

Ver a evolução dos irmãos Baudelaire é outro fator para não desistir de ler essas estórias, como eles crescem a cada desventura de suas vidas e amadurecem, não são mais as crianças inocentes que eram quando perderam seus pais, e cada vez mais percebem que o mundo vive em uma linha tênue entre o bem e o mal, onde uma "pessoa boa" pode fazer algo de ruim e uma "pessoa má" pode fazer algo de bom, ser vilão e mocinho é cada vez mais difícil de definir para eles, que mais e mais vezes se viram na posição de acabar fazendo algo duvidoso para sobreviver ou manter a salvo àqueles a quem se importavam, tudo depende de como você vê as coisas...

Um pouquinho da trama: Violet, Klaus e Sunny vão parar no submarino do Capitão Andarré após descerem o Arroio dos Namorados e se separarem do Quigley. A expectativa dos jovens é ir para o último lugar seguro avisar aos voluntários que Olaf e sua trupe desejam destruir seu último refúgio e a organização C.S.C., mas encontram ali uma nova missão em busca do açucareiro e uma possibilidade de ter respostas a suas dúvidas e uma nova família. Entretanto, onde os Baudelaire estão, Olaf não está muito longe e claro, muitas desventuras em suas vidas.

Aventura, romance, drama e humor nunca faltam por aqui e dessa vez muitos bordões, risadas vilanescas e frases memoráveis sobre como é a vida, e claro referências a personalidades da vida real em todo lugar, seja de modo explícito ou disfarçados no texto.
Marinho 22/07/2022minha estante
Quando eu li essa série, também foi nesse ritmo frenético de devorar a história como se não houvesse amanhã. Infelizmente, isso acaba trazendo um certo cansaço, pois, a esta altura, a narrativa de Snicket já não traz grandes surpresas. Ainda assim, é uma sensação de grande recompensa chegar ao fim e acompanhar toda a jornada "azarada" dos Baudelaire.

Naiana 22/07/2022minha estante
Sim, eu sinto que se tivesse lido com outras leituras intercalando, teria aproveitado muito mais esse finalzinho, mas futuramente pretendo reler eles com mais calma, tem muita coisa que acho que deixei passar nessa leitura atual e uma releitura será de grande proveito.

Lu 31/05/2020

A Gruta Gorgônea
Apesar de a coleção ter ficado cansativa nesse ponto, esse livro é ótimo. Como sempre, o Olaf chega pra estragar a festa é isso já está batido, e esse crescimento da Sunny é muito nada a ver, mas o livro é bom, melhor que outros da série.

oursapphism 07/05/2020

Apesar de não termos muitos avanços em relação aos mistérios, no décimo primeiro livro da série nós mergulhamos bastante nós próprios personagens e no que envolve CSC.

O aprofundamento na relação dos Baudelaire e no desenvolvimento dos personagens secundários é incrível - quero adicionar que o Fernald é um dos meus personagens secundários favoritos -, e a discussão sobre ser ou não nobre é muito boa.

Caminhamos cada vez mais para o final, e ao que parece os Baudelaire não vão descobrir apenas o que querem, mas o que não querem também.

Clara 01/03/2022

4,5/5?
Após descobrirem a localização do último local seguro, onde será realizada a reunião da C.S.C, os irmãos Baudelaire começam uma jornada submarina a caminho do Hotel Desenlace e precisam encontrar o açucareiro antes do Conde Olaf e sua trupe. Mas a única pista de onde o valioso item pode ter parado é uma gruta perigosa, onde foram criados fungos mortais: A Gruta Gorgônea.

Aninha 10/10/2020

Perfeitamente perfeito!
Eu sou fã dessa série ja tem um tempo e parece que a cada livro, a história consegue ficar ainda melhor! O jeito de narrar do Lemony Snicket me encanta muito e não vejo a hora d eler o penúltimo livro!

Sa.si 06/04/2021

Já está ficando chato, dormi 3 vezes de tédio, mas agora já estou no final da série e vou terminar

Nica.Yonamine 16/06/2022

pior livro da saga?
mn, o livro é mt bom, juro, leiam, mas o plot deixa a desejar? cara os personagens sao mt chatos, enfim. leiam ora completar a serie, mas n é mt bom