Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

Manuel 09/02/2024

No meio do caminho
Sangue de tinta é o segundo livro de uma trilogia, trilogia longa, diga se de passagem, mas muito boa, completa, cheia de detalhes, poderia fácil ser colocada ao lado de As crônicas de Nárnia, O Hobbit, e muitos outros clássicos, porém é uma literatura um tanto quanto mais adulta, menos poética. Mas não menos encantadora.
Dá sim, e muito, o gostinho de quero mais, de estar no meio do caminho, porém não promete melhorias na história.
Daqui pra frente é só pra trás.
Dedo Empoeirado, why??? Why????

Lela Tiemi 15/12/2011

"- Não! - ela sussurou - Não. Foram somente palavras bonitas. Só que o meu pai não é feito de palavras de Fenoglio, e sim de carne e osso.
- E daí? O que isso tem a ver? - Farid puxou sua mão do rosto molhado de lágrimas. - Talvez tudo seja feito de palavras. Olhe para mim. Belisque-me. Por acaso sou de papel?
Não, ele não era. E, embora estivesse chorando, Meggie teve que sorrir quando ele a beijou." (pág. 292)

Sou eu, você e todo o mundo feitos de palavras? Não somos apenas uma história contada por um livro que alguém lê? Será que dentro de cada livro não existe seres tão reais quanto nós, feitos de sangue de tinta, carne de papel? Quando alguém nos diz que "está escrito", não estará mesmo? "...certamente não acreditaria que existem palavras que podem definir um destino, palavras que eram como caminhos invisíveis dos quais não havia como escapar". (pág. 463) Durante o decorrer da história a autora trata sobre o poder das palavras; sobre como elas podem mudar uma vida, um destino; o quanto elas são poderosas e poucas pessoas se dão conta disso. Com as palavras, novos universos são criados, sonhos podem ser vividos e realizados, e a própria realidade pode ser transformada. Você acredita nisso? Eu acredito. Tudo parece real e possível com a leitura deste livro, pois Cornelia Funke cria "O mundo de tinta" de forma tão magistral - tudo tão bem escrito e descrito -, com uma história tão desejável de ser verdadeira que ela realmente se torna real durante a leitura, com a sensação de que, talvez, sejamos também de tinta e papel.
Melhor que descobrir ser capaz de trazer seus personagens favoritos para a realidade, não seria ter o poder de se transportar para dentro do seu livro preferido?
Meggie - que no primeiro livro descobriu possuir o dom de seu pai para trazer personagens de livros à realidade - neste segundo livro da trilogia "Mundo de Tinta" faz algo que nenhum outro possuidor de tal dom, nem mesmo o seu pai "Língua Encantada", é capaz: Meggie lê a si mesma para dentro do livro "Coração de tinta" junto com Farid e Gwin - a marta.
Reacheado de aventuras em um universo completamente mágico, Meggie aliada ao Dedo Empoeirado - que por razões não muito claras (por amor à Resa? por sentimento de culpa? ou por Farid, seu filho de consideração?) deixa de ser o personagem que só pensa em salvar sua própria pele para se tornar um herói até as últimas páginas. A propósito, não se esqueçam de preparar os lenços para as últimas páginas!
Além de tudo isso, neste segundo livro surge um doce romance entre Meggie e Farid, além é claro, de falar sobre o amor entre pai e filha, ou entre filho e pai de consideração. Sem dúvida, um livro imperdível para quem gostou ou não do primeiro livro da trilogia. Quem não gostou muito do primeiro, vai gostar demais deste e quem gostou, vai amar este segundo livro. Simplesmente fantástico! Uma verdadeira obra-prima!

Claire Scorzi 17/05/2010minha estante
Espero não ficar com o coração apertado - porque estou tendo idéias que me preocupam enquanto leio...

Mari 06/09/2010

Carne de papel e sangue de tinta!
É frustrante!!!

Por que termina antes do fim!!! Diferente do primeiro livro, que, embora não tenha dado um feliz final a todos os personagens, pelo menos deu um final pra eles, certo?

Agora, não me compreendam mal, adoro Meggie, adoro Farid e Dedo empoeirado e Mo e Resa! Odeio Cara-de-queijo!

Mas o que quero dizer é: O livro é EMOCIONANTE! Lerei ele milhares de vezes, com certeza (claro, só depois que eu tiver Morte de Tinta)!

Imprevisível como poucos livros que já li! Me surpreendeu!

Só fiquei chteada por que terminou antes do fim!

"Não é estranho como um livro fica mais grosso depois de ser lido várias vezes? Como se a cada vez, ficasse algo grudado entre as páginas. Sensações, pensamentos, ruídos, cheiros,... E então, quando folheia novamente o livro depois de muitos anos, você descobre a si mesmo ali, um pouco mais novo, um pouco diferente, como se o livro tivesse guardado você, como uma flor prensada, estranha e familiar ao mesmo tempo"

Diana 02/06/2022

O livro no livro
A história de um livro dentro de um livro. Um livro vivo, que não segue o roteiro. Essa trilogia é maravilhosa e nos dá a sensação de estar dentro do livro, como os personagens. Estou amando Meggie e Farid e muito ansiosa pra ler a última obra.

Renata 21/12/2020

A série só melhora
Segundo livro da série, trás mudança de cenário, novos personagens. Um mundo maravilhoso para ser explorado.

Caroline.Mariane 28/04/2021

Foi um pouco enrolado no começo, mais depois a leitura fluia como as aguás calmas.
Loreellen 28/04/2021minha estante
Eu to enrolando tanto pra ler morte de tinta que eu esqueci boa parte do que aconteceu kKkkklkkkkk
Rir pra não chorar

Caroline.Mariane 28/04/2021minha estante
Kkkkkkk eu enrolei em sangue de tinta, quero nem ver em morte de tinta kkkkk

Casal geek 20/12/2022

Esse foi um dos livros que mais demorei para terminar e pensei em parar com ele muitas vezes ao longo da leitura. Já havia lido ele quando era mais nova e adorado, porém não lembrava de quase nada da história e talvez por já não ser mais o meu estilo literário, eu acabei estragando minha própria leitura.
Uma pena :/

Keller 30/03/2020

Uma fantasia que não deixa a desejar

Julinye 24/04/2022

Sangue de Tinta
Depois de derrotar Capricórnio, Meggie, Mo, Resa, e Elinor estavam em paz na Terra, até que um dia, Farid apareceu, dizendo que Basta retornara e que precisava ir ao Mundo de Tinta avisar a Dedo Empoeirado sobre isso, Meggie não pode negar, e assim os dois tendem a defender o outro mundo das ameaças do mal.

Para mim esse livro foi mais surpreendente que o outro, a escrita é cativante e gostosa, e o final me fez querer agarrar logo o próximo livro da triologia! Eu indico muito esses livros, definitivamente Cornelia Funke irá te surpreender com seu universo do Mundo de Tinta.

gibbs0 20/03/2023

Sangue de tinta
Sangue de tinta, segundo livro da trilogia de Cornélia Funke, retrata, em mais de 70 capítulos e em 552 páginas, a trajetória de Meggie e outros personagens da sequência ao entrar no livro Coração de Tinta, a obra fantasiosa de Fenóglio.
O início do livro se passa 1 ano após a morte de Capricórnio, no primeiro livro. Dedo Empoeirado consegue entrar na história, mas acaba deixando Farid e Gwin no nosso mundo. Farid, preocupado com o amigo e com o final destinado a ele na história, pede à Meggie que o leia para a obra, mas essa só o faria caso pudesse ir junto. Não muito depois, Mo e Resa também são lidos para a história, no intuito de procurar sua filha.
Meggie e Farid vivem um romance, que no começo é ingênuo e, no começo, é visto como fofo, porém não é de nenhum objetivo maior do que apenas fazer os personagens ficarem juntos. A relação não tem química e, caso fossem amigos, não haveria mudança alguma na trama.
No final da obra, vemos muito Dedo Empoeirado e sua paixão por Resa, fato que é presente desde o primeiro livro, mas nunca foi realmente utilizado. Entretanto, em quase todos os momentos em que temos tais sentimentos citados, Roxanne, esposa de Dedo Empoeirado, aparece quase que instantaneamente. A quebra de expectativa causa um aperto no leitor, que não consegue ingerir os sentimentos do dançarino de fogo por Resa sem sentir a culpa de que este tem uma esposa e filhos e, também passou 10 anos tentando voltar para sua família na história.
Do lado de fora da história, temos Elinor e Darius, que estão no nosso mundo sendo mantidos em cativeiro por Orfeu, o homem que leu Dedo Empoeirado de volta para Coração de Tinta. A impressão que tive sobre a participação de Elinor foi de que a autora teve outras intenções para ela, mas acabou não sabendo desenvolvê-la ou apenas esqueceu de sua existência, proporcionando-nos o final do livro como meio de mostrar que os poucos capítulos em que Elinor aparece não foram em vão.
Quanto a Dedo empoeirado, o leitor também passa alguns apertos ao perceber q o personagens está próximo de Basta, já que este apunhala o Cuspidor de fogo na história original de Fenóglio. Entretanto, o final proporcionado a ele é muito mais emocionante do que o leitor espera.
Em geral, a leitura de Sangue de tinta foi uma montanha russa. No início, me vi animada ao perceber que entraria na história de Fenóglio, porém o meio do livro é extremamente lento, não importava quantas páginas eram lidas, a história tinha mínimas mudanças, permanecendo quase a mesma, o que gerou muitas pausas na leitura.
Os capítulos finais, todavia, valem a pena e tornam o leitor ansioso para o terceiro e último livro, já que, ao contrário do primeiro livro, temos a insinuação de uma nova trama, deixando o leitor imaginando tudo que pode acontecer no final da trilogia.

joaogabriel.ar 11/12/2022

MAGNÍFICO
NÃO CONSIGO EXPLICAR O QUE ESTOU SENTINDO NESSE MOMENTO!!!
LIVRO PERFEITO!
A MELHOR LEITURA DO ANO!!!!!!!!
L P 11/12/2022minha estante
A capa do livro diz tudo

iammoremylrds 29/10/2021

estou cada vez mais encantada por esse universo, novamente me senti como uma parte dessa história, sem falar da viagem dos personagens dentro do mundo de tinta, uma leitura muito fluida

Rayssa828 28/11/2023

Eu não tenho nem palavras pra descrever esse livro, demorei pra ler, mas valeu muito a pena.

Ele é impecável, assim como o primeiro volume (coração de tinta).

Esse final foi de partir o coração... Ansiosa para o 3 livro.