1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Rafa 21/02/2015

A fuga da corte portuguesa
Um livro muito interessante no ponto de vista histórico.

Em uma época em que Napoleão no comando da França surgia como a nova potência do mundo, o indefeso país de Portugal sofreria as consequências do iminente combate França e o resto do ocidente e principalmente entre França e Inglaterra.

A famosa marinha britânica, imbatível pelos mares(tanto que Hitler atacou a Inglaterra com aviões), fora a única capaz de confrontar Napoleão. Com isso Napoleão fez o comunicado de que ninguém poderia adquirir produtos da Inglaterra, muito menos vender, e avisou ao príncipe Dom João VI, que caso não se sujeitasse as ordens Portugal seria destronada. A Inglaterra que não é boba, mandou um recado interno para Portugal dizendo que se eles parassem de comercializar com a Inglaterra, a própria Inglaterra invadiria Portugal.(Famoso Bico de dois gumes). Portugal era uma cidade muito religiosa e muito obediente, um dos fatores que prejudicavam-na em uma possível batalha(fora a diferença de exército, armas e etc)

Dom João VI, mandou um comunicado para Napoleão dizendo que Portugal aderiria às exigência impostas por Napoleão, mas por debaixo dos panos ficou ao lado da Inglaterra e tramavam uma fuga para o Brasil, com a proteção e escolta da melhor marinha do mundo.

O que o autor Laurentino Gomes relatou e que me deixou bastante impactado foi quando ele me fez sentir como um cidadão de Portugal, quando relata que os civis ficaram olhando a corte correr às pressas para as embarcações, e os cidadãos com os olhares incrédulos como se pensassem: "E o que será de nós?"

Com os pequenos e tristes barcos Portugueses,Dom João e corte chegou ao Brasil mediante escolta britânica, após longos meses.

Napoleão sentindo-se enganado pela fuga da corte ao Brasil impôs sanções severas, como uma indenização no valor de 100 milhões de francos(aproximadamente 1,2 bilhões de reais)

No Brasil não se possuía moeda corrente, as relações comerciais eram a base de escambo.

A Inglaterra que percebeu a fragilidade de Portugal impôs regras como: os próprios ingleses residentes no país(Brasil) elegeriam seus juízes. Na prática existia duas justiças no Brasil, uma para portugueses e brasileiros e outra para os ingleses. Ingleses também tinham o direito a liberdade religiosa, entrava e saia do país quando quisesse, poderia fixar residência, adquirir propriedade. (E você? acha que os portugueses tinham os mesmos benefícios na Inglaterra?)

Uma diferença entre a escravidão do campo e a urbana era o regime de castigo. Nas fazendas e minas de ouro e diamantes, os escravos eram punidos pelos feitores ou diretamente pelas mãos de seu proprietário. Na cidade esta tarefa era delegada à polícia.

Napoleão foi derrotado pelo Lord Welligton na batalha de Walterloo e em 1815 fariam 3 anos que o imperador estava preso na Ilha de Santa Helena.

Entre 1807 e 1814, Portugal perdera cerca de meio milhão de habitantes.

Frase que gostei: "Foi o único que me enganou"

Frase de Napoleão, dedicada à Dom João VI.

Bom pessoal, no mais, desfrutem da leitura, pois se trata de um livros rico em detalhes!

Nil 19/04/2015minha estante
Gostei muito de sua resenha, já li esse livro e acho que você ressaltou as partes importantes.

Gustavo 05/06/2016

Uma história cheia de mistérios e corrupções.
excelente livro sobre a história do Brasil
Limão 01/02/2017minha estante
Gostei muito desse livro, apesar de ter demorado meses para ler! É muito mais fácil entender a história com a leitura dele doque naqueles livros de escola, deveria ser parte do "material escolar" de todo mundo!

Luc Candelore 22/02/2020

Li e me surpreendi
Esperava pouco desse livro e me surpreendi. Por meio das pesquisas, entrevistas e opiniões do autor o leitor pode extrair conclusões sobre o Brasil do ano 2020.
Um rei simpático, uma rainha esquisita, uma corte pouco útil e um país riquíssimo vão tornar essa história no mínimo intrigante.
Boa leitura para conhecer as origens do verdadeiro Brasil.
Rogério 25/02/2020minha estante
Um dos livros que pretendo ler em algum momento da minha vida. Este e os demais da trilogia do Laurentino Gomes.

Michelle Araujo 30/08/2016

1808
Este livro conta a história do Brasil colônia qdo da chegada da Família Real, desde a saída de Portugal até a volta!
Anna Carolina 30/08/2016minha estante
Você gosta mesmo de história!

Daniel Rolim 05/11/2014

Bom livro, mostra como o Brasil foi colonizado por um país atrasado em relação aos demais da Europa, que aqui trouxe seus principais vícios, quais sejam, a burocracia, o excesso de privilégios concedidos à elite parasitária, seus desmandos, alta carga tributária, falta de visão, incompetência administrativa, corrupção, impedimento à livre iniciativa, extrema religiosidade (mais superstição que qualquer outra coisa), e a vergonha maior, a escravidão. Ainda, conseguimos vislumbrar a reação do povo a tudo isso, como as tentativas separatistas, o começo da malandragem, do "jeitinho", tudo para conseguir sobreviver ao caos que sempre governou este país.
Marcia 12/01/2015minha estante
Gostei do seu comentário.

Gildo 27/09/2015

Um tempo nas origens
Deste livro, muito se falou. Inclusive ouvi que as origens de muitos de nossos problemas pareceriam claras durante a leitura de 1808, a corrupção no Brasil, a morosidade dos serviços, um certo desleixo no conviver. E isso, em parte, pode ser verdade, mas não só isso.

Ao esclarecer as circunstâncias da fuga de Dom João VI para o Brasil, o Laurentino Gomes ilumina esse período que foi de grandes transformações no país e que culminaria em sua independência pouco mais de uma década depois. Já é folclórica a figura de Dom João. O príncipe regente ficou famoso (inclusive no cinema e na tv) por ter um perfil meio acovardado, grotesco até, apaixonado por galinha assada, que vivia em meio ao desleixo, fora de forma e sempre, acima de tudo, indeciso. Talvez seja essa a imagem do monarca a ficar para a História e que gerou a lenda do país moroso e corruptível que se tornaria o Brasil moderno, uma nação a espelho de seu rei.

No entanto, o que virou referência para o livro não é a toda a sua essência. Não é simplesmente essa a imagem - a caricatura de um rei covarde numa colônia corrupta - que Laurentino passa em 1808. Há outro lado. A presença da família real no Brasil ('o primeiro rei europeu a pisar em solo americano') trouxe inovação e desenvolvimento à sociedade e principalmente à cidade do Rio de Janeiro. A decisão crucial que alavancou as mudanças brasileiras foi a abertura dos portos, decisão tomada logo que o regente desembarcou em Salvador, antes mesmo de chegar à capital fluminense. Foi quando o Brasil deixou de depender tanto de Portugal, aumentando suas relações diretas com o resto do mundo, principalmente a Inglaterra que havia auxiliado na fuga de Dom João. Também foi a oportunidade de produtos, da cultura estrangeira começarem a fazer parte de uma sociedade até então descrita como provinciana e caipira.

Os hábitos brasileiros (péssima limpeza pública, falta de organização) começaram a ser modificados com a presença da família real. Por outro lado, a monarquia também parece ter sido afetada pelo jeito de viver da colônia. Dom João não era grande referência de realeza, mas parecia ainda mais esdrúxulo no Brasil: vivia mal vestido, sujo e com aparência largada. Carlota Joaquina, a princesa, igualmente desleixada, acentuava seu perfil colérico e intempestivo com roupas nada nobres. Engraçado imaginar que tais situações acontecem de maneira semelhante ainda hoje, com estrangeiros que visitam o Brasil. Parece que o 'relaxamento' tipicamente nacional contagia e agrada o gringo que chega cansado das regras e da austeridade europeias. Nove entre dez estrangeiros que decidem morar no Brasil gostam da 'liberdade' daqui.

Talvez sem querer, Dom João plantou a semente da independência do Brasil durante sua visita. Quando abriu os portos, acentuou a presença do país como nação e ofuscou o papel de colônia. Quando teve de voltar a Portugal, pressionado pelas revoltas e pela ameaça de perder o trono definitivamente, sabia que o Brasil se tornaria independente numa questão de tempo.

1808 também traz personagens fascinantes como o bibliotecário Marrocos, que numa troca de quase duzentas cartas com sua família, em Portugal, conseguiu traduzir e descrever o dia a dia dos brasileiros. Marrocos, em suas questões pessoais, mostra como chegou desacreditado e enojado com os hábitos da colônia e como, em poucos anos, passou a gostar e amar o país, ficando aqui mesmo quando a família real retorna a Lisboa. Outro mito da 'paixão estrangeira pelo Brasil'.

Há, também, claro, os indícios da origem da corrupção de que tanto falam. A própria coroa, para angariar fundos, acabou vendendo títulos de nobreza a preço de banana, simplesmente para arrecadar trocados a mais. Muitos enriqueceram a partir de relações promíscuas com a administração pública. E tem-se, assim, o germinar de um crime de administração que nos persegue desde então. A própria perpetuação do escravagismo no Brasil se deve, de certa forma, à uma dependência da administração aos senhores de engenho e mercadores de pessoas. Num número assustador, imagina-se que cerca de 10 milhões de escravos tenham sido trazidos da África para a América, pelo menos 40% ao Brasil. Foi o horror descrito por estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro que começaram a jogar luz sobre as injustiças desse sistema.

1808 é esclarecedor, não somente em história, mas em processos do sistema de gestão do Brasil, num atraso secular e numa maneira de raciocínio que nos perturba e nos corrompe até hoje. Seria, talvez, ainda pior se Dom João não tivesse fugido para o Brasil. Mas não foi o melhor dos caminhos para garantir um país independente e desenvolvido.
HELEM 18/06/2018minha estante

Rodrigo 31/05/2020

Leitura agradável.
Quando iniciei a leitura pude perceber como o autor se dedicou a realização de pesquisas para o enriquecimento desta obra. O livro aborta de forma organizado momentos antes da saída da família real portuguesa até o retorno de dom João VI à Portugal. Sem dúvida uma grande obra para apreciar.
j_deorum 20/10/2020minha estante
Excelente obra! ??

Félix 19/07/2009

Muito bom. Uma abordagem do período em que a família real transferiu-se (ou fugiu) para o Brasil. Com linguagem bastante acessível ficamos por dentro dos detalhes pitorescos sobre os costumes da época, ficamos sabendo sobre todo um contexto político mundial, onde alguns fatores foram determinantes para a vinda de D. João ao Brasil. Tem algumas partes bem cansativas, mas a obra é fantástica.
Aline 30/01/2014minha estante
Amei o livro, achei que iria ser uma linguagem super dificil, mas a leitura é muito agradavel.

cotonho72 05/09/2018

Excelente!!
Antes de falar deste excelente livro “ 1808” , gostaria de parabenizar o autor “Laurentino Gomes”, por sua dedicação e pesquisa para escrever um livro, com uma narrativa agradável e envolvente de um período importante e histórico entre Brasil e Portugal, despertando muitos a conhecer melhor a história do país em que vivemos.
Devido o alto índice de acontecimentos nada agradáveis que ocorrem em nosso país, as vezes não esperamos que sejam escritos livros que falem sobre o Brasil e seus acontecimentos, mas para a nossa alegria estamos errados e temos muitos outros autores abordam este tema.
“ 1808” é um livro com muitos detalhes, sejam estes, dos acontecimentos ou dos personagens que os correspondem.

Ameaçado por Napoleão, D. João abandona Portugal e foge para o Brasil no dia 29 de Novembro de 1807 em companhia da mãe rainha D. Maria I, sua mulher Carlota Joaquina, dos filhos e toda a corte, durante a viagem acompanharam o príncipe regente cerca de 10.000 e 15.000 pessoas e levou quase dois meses para atravessar o Oceano Atlântico que foi um verdadeiro tormento para todos, pois o desconforto era grande, ratos, baratas e carunchos infestavam os depósitos de mantimentos, a água apodrecia e acabou contaminada por bactérias e fungos, além das tempestades e avarias que as embarcações sofriam.

Além de D. João VI e Carlota Joaquina, temos vários personagens que desempenharam papéis importantes neste período e aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre este período, não podem deixar de adquirir e ler esse livro. Com isso, Laurentino Gomes, consagrou o livro “ 1808” como um best-seller e com os prêmios Jabuti e Livro do Ano e com isso não precisamos acrescentar mais nada.
A descrição dos acontecimentos e dos personagens é excelente, a diagramação da obra é extremamente caprichada e didática, uma página com uma linha do tempo, várias páginas em papel fotográfico reproduzindo telas e fotos, todas em cor, com as devidas fontes, autores e locais onde estão em exibição. Há ainda um mapa que mostra o caminho da viagem dos navios com toda a nobreza fugitiva, livro mais do que recomendado.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com/
Emerson.RamAo 04/10/2018minha estante

Barbara.Andrade 08/08/2018

Incrível
Um livro que conta como foi a chegada da família real, no Brasil. Uma das propostas do autor, como ele escreve nas primeiras página do livro é "tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores que se interessam pelos acontecimentos do passado, mas não estão habituados nem dispostos a decifrar a rebuscada linguagem acadêmica que permeia toda a bibliografia sobre 1808 e seus desdobramentos". O objetivo foi concluído com sucesso, é o que tenho pra dizer a vocês. O livro é incrível, com muitas informações interessantes e importantes. A descrição dos acontecimentos e dos personagens é maravilhosa, magnífica, perfeita! Uma escrita simples, uma pesquisa séria, com fotos, trechos de cartas, ofícios, etc... Tudo isso junto fizeram esse livro entrar pra minha lista de favoritos.
Não é atoa que, em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia brasileira de letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção. Merecido! ??
Consegui absorver muitas coisas, terminei o livro com uma sensação incrível de aprendizado. Consegui compreender com muita clareza como começou o sistema de corrupção brasileiro, como foi a pós da escravidão por aqui e a importância da vinda de D. João VI para o Brasil. Mas não para por aí, aqui temos detalhes das personalidades mais importantes daquela época. Porquê o Brasil é como é? Porquê o Rio de Janeiro é como é? As respostas estão nesse livro com uma riqueza de detalhes e descrição maravilhosa. .
Se você tem interesse em conhecer esse momento marcante e decisivo da história brasileira de uma maneira simples, objetiva é acessível, sem o cansaço e tédio de textos acadêmicos, esse livro é o ideal. Eu super indico e com certeza vou ler os outros livros dessa série ??
Helio 14/08/2018minha estante
Muito bom seu comentário! Já li o livro e também acrescentou muito conhecimento ao que eu já havia apreendido sobre a época, além de esclarecer alguns detalhes que só com pesquisa séria é possível descobrir.

Jaycee 25/05/2017

História ou narração?
Antes de pegar o livro, achei que ia ser um romance histórico, um pouco verdade, um pouco inventado. Não é bem isso. O livro conta a chegada da família real ao Brasil de uma forma aprofundada. Se você não gosta muito de história, tem duas opções: odiar o livro ou torná-lo sua porta à disciplina. O melhor aspecto do livro é que ele não é como um livro de história qualquer, ele não foca no ENEM e nos vestibulares da vida, ele foca em detalhes que passam batidos, tidos como sem importância. Ele fala de personagens e situações cômicas e escandalosas. Descreve o Brasil da época no sentido mais amplo: a escravidão, a reação dos brasileiros ao receberem os europeus, a reação dos europeus ao depararem-se com os hábitos dos brasileiros, as estranhices e manias do rei D. João VI e outras pequenas particularidades e personagens elementares que raramente são mencionados mas sem as quais não haveria a história do jeito que ela é hoje.
Isliaine 22/06/2017minha estante

Janaina Vieira - Escritora 24/01/2014

Conhecendo realmente o Brasil.
Bem, o que se pode dizer sobre um livro que já conquistou, merecidamente, uma legião de fãs? Ah, sim... Esse é um livro especial porque foi escrito por um brilhante jornalista, que decidiu em algum momento lá atrás, pesquisar e escrever sobre a História do Brasil de modo completamente diferente do que se via até então.

Falando a verdade: pode-se contar nos dedos o número de brasileiros que realmente conhecem a história do próprio país, e eu mesma sou um (mau) exemplo disso. Porque na escola/colégio tudo é muito pouco interessante e mesmo chato. A maioria não quer saber de História, muito menos da nossa - infelizmente. Mas "1808" é tão agradavelmente escrito, é tão divertido, é tão interessante e cada página traz tantas novidades, curiosidade e descobertas que é como se estivéssemos lendo ficção e não um texto jornalístico.

O livro é excelente! Estou começando a compreender melhor uma porção de coisas: vícios, características, igualdades e diferenças, explicações, esclarecimentos e muito... muito sobre a nossa cultura, que efetivamente veio de Trás os Montes e, após se misturar ao sangue da colônia, tornou-se o que é hoje este país. O que somos hoje.

Todos os brasileiros deveria ler os três livros, começando obviamente por esse, que com certeza é capaz de trazer muito esclarecimento e entendimento sobre o que é o Brasil e sobre quem somos nós.

E descobrir que termos e expressões como corrupção, peculato, evasão de divisas e assemelhados já eram usados naquela época... não tem preço!!! Dá o que pensar, com certeza.

Recomendadíssimo, é uma verdadeira viagem no tempo!
Valtair 03/02/2014minha estante
Um livro maravilhoso! Vou ler os outros do Laurentino

Sarah 25/01/2021

O livro é muito bom, aborda aspectos que não são falados em livros de história de modo descontraído.
Porém por ter muitas informações e datas acaba sendo uma leitura cansativa.
Pedróviz 05/02/2021minha estante
É um bom livro. E é uma parte do esforço da desmistificação da nossa história. Ora, o fim de uma civilização começa quando começam a cair seus mitos.

Lucas FC 14/05/2010

Me Surpreendeu
livro gostoso de ler, mt engraçado. me surpreendeu com ctz.
comprei baratinho e ficou + de 1 ano na estante sem mt vontade de ler, porem qnd comecei a ler ñ parei +
recomendo
Laís 17/03/2014minha estante
Não sei pq mas eu tenho uma imensa vontade de lê esse livro, infelizmente ainda não tive a graça ..

Felipe 24/04/2015

A História que não conhecia
1808 é um livro fantástico conta a história da vinda da corte portuguesa para o Brasil, devido a Guerra Napoleônicas na Europa. Como o próprio autor diz o livro repostarem é muito mais atrativo do que um livro de história tradicional.

Sou Brasileiro e estudante a vida toda em escolas públicas nunca tinha entendido tantos detalhes deste período da história, como na leitura deste livro.

Isso me fez pensa que a forma como aprendemos ou nos é apresentado os fatos, pode mudar toda a compreensão do assunto.

Que venha 1822 e 1889

Ótima leitura.
Felipe 24/04/2015minha estante
Não encontrei o lugar para corrigir o erro de português segue de "repostarem" para reportagem