1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Vânia 11/03/2009

O motivo da úlcera de Napoleão
Quem diria que por causa de um ato de covardia D. João VI seria o único que conseguiria escapar de Napoleão?
Leitura interessante, informativa e, às vzs, hilária.

Dans 21/01/2009

Deveria ser leitura obrigatória!
Apesar da leitura ser um pouco cansativa, por ser um livro que trata da história brasileira, sem dúvida, é uma excelente dica de leitura para qualquer brasileiro, trata muitas partes da história que não ouvimos falar na escola.

O sentimento que o livro me trouxe, em muitas partes, foi de uma sensação de nojo em fim, principalmente na parte do tratamento dos escravos, poqrue traz uma parte que eu desconhecia por completo.

Algumas citações de pessoas que falam do país chamaram minha atenção, como segue.

"Pena que um país tão lindo não seja colonizado por uma nação ativa e inteligente"

"Os brasileiros se destacam pela abundância, mais do que pela elegância do serviço"

"Aqui, a natureza tem feito muita coisa - o homem, nada. Aqui, a natureza oferece inumeráveis temas de estudo e admiração, enquatno os homens conitnuam a vegetar na escuridão da ignorância e na extrema pobreza, conseqüência apenas da preguiça"

Fabrícia 17/09/2009

Um livro rico em informação que nos dá a oportunidade de pensar no Brasil de uma forma diferente. Percebe-se, através dessa leitura, que muitas coisas que acontecem no país atualmente são consequências ou herança já daquela época. D. João VI ficou 13 anos por aqui, segundo o livro era medroso, corrupto e indeciso e muitas de suas decisões eram tomadas para seu benefício próprio, só que trouxeram muitas coisas boas para o país. Quando a família real veio para o Brasil, muita coisa era proibida por aqui e se vivia na ignorância e pobreza e sua permanência aqui colaborou para a evolução do país. Obra muito interessante.

Marlon Teske 27/10/2010

Mais Papel, Menos Texto
Quando se está com o primeiro sucesso e salvo engano único livro escrito por Laurentino Gomes em mãos, percebe-se inicialmente três pontos fundamentais: o primeiro é de que não se trata de um texto excessivamente complexo, o que é ótimo se considerarmos o quanto estamos defasados em relação a livros que tratam de nossa própria história voltados para o grande público. O segundo é de que o autor não é um historiador, e sim um jornalista e por último; a quantidade de texto é infinitamente inferior à quantidade de páginas.

Com uma tipografia “padrão”, o texto provavelmente ocuparia apenas dois quartos das 408 páginas que compõe o livro, contando aqui algumas das várias ilustrações em seu miolo. Outro ponto, especialmente notado logo no início, é que o texto às vezes torna-se repetitivo. Aparenta que por vontade de ajudar o leitor a relembrar trechos já citados, Laurentino acaba se atrapalhando um pouco. De qualquer maneira, isto não tira o mérito do feito de ter conseguido (ainda que com certo oportunismo em relação à data histórica de duzentos anos da migração da Familia Real Portuguesa até nosso país) não apenas emplacar a obra como também torná-la um quase best-seller.

Guiando o leitor desde a fuga apressada da família real frente à invasão dos exércitos de Napoleão até o regresso do já então Rei João VI, passando por toda a saga da chegada em Salvador e posterior mudança para o Rio de Janeiro, a abertura dos portos ao comércio e a efetiva criação da nação brasileira; 1808 retrata não apenas as mudanças bruscas que afetaram a população que assistiu a colônia transformar-se em país, mas também todo o contraste, a injustiça e a corrupção que igualmente ganharam força no Brasil da época.

Destaque para as informações referentes a família real, em especial ao próprio Don João VI, que era sem sombra de dúvidas um homem no mínimo singular e a sua esposa, Carlota Joaquina (que em minha opinião foi um pouco esquecida no todo da obra. Muitas das citações quanto à ela resumem-se a poucos parágrafos por mais curiosas que fossem, como suas tentativas de tomar o poder do marido). Algo que poderia ter sido incluso sem grandes dificuldades, já que, como citado, sobraram páginas no livro.

Aliás, por falar em páginas, muitas delas ao fim da obra são preenchidas pela impressionante bibliografia do tomo, nada menos que dezenas de livros que serviram como base de pesquisa para o autor (que recorreu ainda a internet para criar uma teoria interessante nos últimos capítulos). No geral, é um bom livro, de leitura leve e sem aquela cara de livro didático que traumatiza tanto a maior parte dos leitores. Recomendo para pessoas que assim como eu estão um pouco enjoadas dos romances e querem ler alguma coisa mais concreta, para variar.

E agora é esperar pelo prometido 1822 =)

Lido em Setembro/2009

Bruno Chagas 29/10/2010

Excelente livro de texto claro, contextualizado e instigante. Traz uma visão bem construída de como era o Brasil de 200 anos atrás, um país de oportunidades mas castrado, sem nenhum refinamento e com muita ignorância, mas apesar disso com um Rio mais vivo que a beata Lisboa mergulhada no caos imposto pela fuga da corte e a invasão francesa.

O interessante é perceber que muito do que temos hoje em dia é um reflexo irônico daquela época, em que nem mesmo a nobreza tinha modos ou ares de tal. Um país tão caricato quanto farto, tão corrupto quanto vibrante e tão grandioso quanto risível, o Brasil de hoje não nega a herança do que foi.

Celia.Rabelo 07/11/2009

Um livro maravilhoso que conta um pouco da história do nosso pais no séc.19. A família real era mesmo única. huahuahuahuahuahua recomendo

Bruno T. 24/08/2010

Sensacional, merece o sucesso alcançado
Talvez por algum "trauma de infância", a história do Brasil nunca esteve entre meus assuntos favoritos. Dentro do tema, sempre preferi a história das antigas civilizações e da Europa Medieval.
A leitura de "1808", porém, me fez mudar de idéia: o assunto, quando bem explorado, pode ser muito interessante.
O livro-reportagem de Laurentino Gomes merece o grande sucesso alcançado: é, realmente, uma obra sensacional.
A forma como o autor desenvolve o tema é extremamente interessante e prende a atenção do leitor, pela riqueza das informações e pelo estilo jornalístico como estas são apresentadas.

Diegão 17/02/2010

Fascinante!!!
O legal de 1808 no qual Laurentino Gomes, relata com Brilhantismo,é os detalhes, porque a história em sí, é muita conhecida mas os detalhes é que me impresionaram, e curiosidades da época muito bem analisados no qual nos transporta realmete para o ano de 1808.

Su Ferraz 10/05/2010

1808
1808 é bom para aqueles que querem complementar seu estudo sobre o 1º Reinado no Brasil, extendendo também a Era napoleônica tendo detalhes buscados com muito afinco e que nos ajudam a intender um pouco mais sobre nossa história e a história do mundo!

LaFilipe 31/12/2009

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO PAU BRASIL
Uma família real caipira em busca de uma corte longe de Napoleão.
Como 1808 entendemos de onde viemos, onde (infelizmente) estamos e para onde vamos.

Betão 26/04/2010

O livro é formado por pura fofoca histórica, e o autor ainda consegue piorar a imagem caricata que possui a Corte portuguesa.

Bryan 22/12/2009

Muito bom!!
Laurentino Gomes mostra nesse livro ser um Exelente historiador retrata com perfeição o Brasil colonia,Portugal com um governo fraco e sendo ameaçado por uma das maiores mentes militaries da historia!!
Uma exelente fonte de pesquisa sem contar q a leitura corre facil!!
um livro muito bom e bem recomendavel!!

Zaira 27/06/2010

Pretendo voltar a ler
Parei de ler o livro logo q ganhei outros livros que estava querendo muito lê-los.

Laurentino descreve muito bem a historia, não é uma leitura chata, pelo contrario, é muito boa, por isso venho aqui deixar por escrito o motivo do meu abandono.

Pretendo logo que possivel voltar a leitura dessa obra.

Guilherme 02/09/2010

1808 - Laurentino Gomes
Do século XVI ao século XVIII o Brasil tinha para Portugal apenas importância econômica. A Corte Portuguesa nunca havia pensado em ir para uma de suas colônias... pelo menos não até a ameaça de uma invasão pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

Com a ameaça de invasão à Portugal por tropas francesas, o rei D. João VI decide fugir para o Brasil e deixar que a Inglaterra (sua aliada)lide com a situação. Com a ajuda da Marinha Britânica, a Corte Portuguesa deixa Portugal em 1807, rumo ao Brasil, sua mais importante colônia.

Ao chegar no Brasil a corte se depara com um país de muitas riquezas, porém, com um povo muito pobre (afinal quase todo ouro encontrado no Brasil tinha como destino, Portugal) e deficiente em educação, bons modos e em outros fatores.

Então, a partir de 1808 começa uma época de grandes mudanças em Portugal, na Europa como um todo e principalmente no Brasil, que devido às mudanças ocorridas durante os 13 anos em que a Corte Portuguesa permaneceu no Brasil (1808 - 1821), finalmente alcançaria sua independência, um ano após a partida de D. João VI para Portugal.

O livro explica de forma detalhada como era a vida dos brasileiros nessa época, quais eram os costumes, trata da escravidão, e claro, explica os fatores que influenciaram para a vinda da Família Real para o Brasil e os motivos para a sua volta. Um livro excelente.