1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

reLU 06/12/2009

Revisitando a História
O livro retrata basicamente o tempo em que a Família Real esteve no Brasil, em torno de treze anos, a partir do ano título, com informações saborosas sobre a figura de D. João VI e toda a Corte.

Com uma linguagem leve e envolvente, o autor transita pela história em vinte e nove capítulos mostrando aspectos que a historiografia tradicional nem sempre explora, tais como as reações dos portugueses à “fuga” de cerca de quinze mil pessoas para a Colonia, as vicissitudes da viagem, os fatos que bafejaram o Brasil com “ares de modernidade”, como a criação da escola de Medicina ou abertura de estradas.

Passa pelo verdadeiro saque que a corte empreendeu contra as “reservas” brasileiras e pela formação de uma nova Corte por uma elite sem qualquer importância política ou social, mas com muito dinheiro, a quem interessava obter títulos de nobreza.

A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves é um destaque no aspecto político, constantemente entrecortado pela preocupação com os movimentos napoleônicos na Península Ibérica.

Nesse sentido, o autor mostra a situação dos portugueses, abandonados à própria sorte, e o retorno da Família Real à Metrópole.

Elenca e comenta sobre o legado que a vinda da Família Real proporcionou ao Brasil, resultando na elevação à categoria de Reino, além de ter contribuído para a manutenção da integridade territorial, lidando com as províncias separativistas. A abertura dos portos, que se tornou decisivo fator de desenvolvimento, tem o destaque à altura de sua importância.

Assim resgata a história da corte portuguesa no Brasil, de maneira leve e saborosa, tentando superar a tendência caricata pela qual não raras vezes as personagens são abordadas, inclusive no cinema.

Marcelo 05/04/2010

Prós e contras
O livro tem um começo muito interessante e repleto de informações que realmente nos dão outra noção dos fatos. Detalhes até então desconexos na história criam uma atmosfera própria. Mais além, interessante saber a personalidade dos protagonistas do livro.
Por outro lado, o fim do livro é repentino e parece acabar sem uma conclusão lógica. Acho que o final poderia ser mais bem elaborado. Outra coisa desagradável é o excesso de referências, acho que passou um pouco do ponto.
Enfim, mesmo com um ou outro defeito 1808 é leitura obrigatória para entendermos o cenário atual de nossa sociedade.

Rodrigo 18/12/2012

Surpreendente
Antes de ler este livro, todo mundo deve pensar: " deve ser mais um livro chato de história" ou então "Não vou conseguir ler, o livro é muito grande".
Nennhum desses pensamentos está correto...
Primeiro, de grande o livro não tem nada. Apesar do tamanho, o livro tem apenas 350 páginas. Tal tamanho se explica pela margem alongada, pela grossura das folhas e pela grnade quantidade de referênciase algumas fotografias.
Quanto ao livro, o mesmo deveria ser leitura obrigatória no ensino médio. Dá para entender claramente esse rico período da nossa história e o porque de aind sermos tão atrasados quanto comparamos com outros países.
Política e corrupção andam abraçadas desde sempre, assim como a eterna malandragem brasileira....

Guilherme 02/09/2010

1808 - Laurentino Gomes
Do século XVI ao século XVIII o Brasil tinha para Portugal apenas importância econômica. A Corte Portuguesa nunca havia pensado em ir para uma de suas colônias... pelo menos não até a ameaça de uma invasão pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

Com a ameaça de invasão à Portugal por tropas francesas, o rei D. João VI decide fugir para o Brasil e deixar que a Inglaterra (sua aliada)lide com a situação. Com a ajuda da Marinha Britânica, a Corte Portuguesa deixa Portugal em 1807, rumo ao Brasil, sua mais importante colônia.

Ao chegar no Brasil a corte se depara com um país de muitas riquezas, porém, com um povo muito pobre (afinal quase todo ouro encontrado no Brasil tinha como destino, Portugal) e deficiente em educação, bons modos e em outros fatores.

Então, a partir de 1808 começa uma época de grandes mudanças em Portugal, na Europa como um todo e principalmente no Brasil, que devido às mudanças ocorridas durante os 13 anos em que a Corte Portuguesa permaneceu no Brasil (1808 - 1821), finalmente alcançaria sua independência, um ano após a partida de D. João VI para Portugal.

O livro explica de forma detalhada como era a vida dos brasileiros nessa época, quais eram os costumes, trata da escravidão, e claro, explica os fatores que influenciaram para a vinda da Família Real para o Brasil e os motivos para a sua volta. Um livro excelente.

Zaira 27/06/2010

Pretendo voltar a ler
Parei de ler o livro logo q ganhei outros livros que estava querendo muito lê-los.

Laurentino descreve muito bem a historia, não é uma leitura chata, pelo contrario, é muito boa, por isso venho aqui deixar por escrito o motivo do meu abandono.

Pretendo logo que possivel voltar a leitura dessa obra.

Bryan 22/12/2009

Muito bom!!
Laurentino Gomes mostra nesse livro ser um Exelente historiador retrata com perfeição o Brasil colonia,Portugal com um governo fraco e sendo ameaçado por uma das maiores mentes militaries da historia!!
Uma exelente fonte de pesquisa sem contar q a leitura corre facil!!
um livro muito bom e bem recomendavel!!

Betão 26/04/2010

O livro é formado por pura fofoca histórica, e o autor ainda consegue piorar a imagem caricata que possui a Corte portuguesa.

LaFilipe 31/12/2009

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO PAU BRASIL
Uma família real caipira em busca de uma corte longe de Napoleão.
Como 1808 entendemos de onde viemos, onde (infelizmente) estamos e para onde vamos.

Su Ferraz 10/05/2010

1808
1808 é bom para aqueles que querem complementar seu estudo sobre o 1º Reinado no Brasil, extendendo também a Era napoleônica tendo detalhes buscados com muito afinco e que nos ajudam a intender um pouco mais sobre nossa história e a história do mundo!

Diegão 17/02/2010

Fascinante!!!
O legal de 1808 no qual Laurentino Gomes, relata com Brilhantismo,é os detalhes, porque a história em sí, é muita conhecida mas os detalhes é que me impresionaram, e curiosidades da época muito bem analisados no qual nos transporta realmete para o ano de 1808.

Tetê Bustamante 18/01/2011

A - DO- REI
Adoro história! Principalemente quando narrado de forma direta e em linguagem coloquial, sem aquele rebuscamento e floreado da linguagem acadêmica, coisa que particularmente acho desenecessário para atestar cultura.

O livro de Laurentino Gomes é um desses livros que a gente pega e não quer largar mais. É a história contada por um joralista, como se fosse uma reportagem investigativa sobre um fato que realmente aconteceu, só que 200 anos atrás.

A forma que a história é contada nos faz entender porque nós brasileiros somos assim. Também nos faz imaginar como poderiamos ser melhores e piores se os acontecimentos fossem outros. Conseguimos projetar cenários. Isso é incrível.

1808 é divertido, intrigante, curioso, triste, revoltante e inteligente.

Recomendo a todos àqueles que querem aumentar o repertório, entender um pouco mais nosso Brasil ou que prentendem apenas se divertir com uma boa leitura.

area52 01/10/2010

A melhor aula de História do Brasil que eu já tive!!!

O autor conseguiu tornar palatável tanto para o leigo como para o acadêmico um assunto que, pelo menos na minha época de estudante de 2º grau, era árido, monótono e contaminado por ideologismos.

O livro mescla uma narrativa informal gostosa de ler - como se estivesse numa reportagem - com uma riqueza de detalhes, fruto de quase 10 anos de pesquisa em livros, nacionais e estrangeiros, museus, sites e audiobooks.

As contextualizações são o grande forte: não dá p/ se compreender um fato histórico isoladamente. Tudo teve uma razão de ser ou de acontecer!

É uma literatura essencial para se entender o Brasil de 200 anos atrás e como muitas coisas ainda se repercutem no presente!

Bruno 16/11/2010

Excelente!
O livro faz você se sentir como se estivesse lendo várias matérias de uma revista, os diálogos também são narrados, mas ainda sim não fica chato de ler. Achei excelente, extremamente interessante e ganhamos uma noção maior não só de Brasil como de Portugal também. Muito bom!

Cris 16/10/2010

13 anos que mudaram os rumos do Brasil
O livro “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, de Laurentino Gomes, paranaense, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e jornalista renomado, premiado como melhor livro de não-ficção de 2008, tenta desvendar um dos cenários mais inéditos da história do Brasil entrelaçado a história européia do início do século XIX.
“1808” retrata a fuga da família real portuguesa para a colônia, o Brasil, devido às pressões de duas potências da época. De um lado, França, governada por Napoleão Bonaparte, grande conquistador e estrategista, e do outro, a próspera Inglaterra da revolução industrial. Napoleão determinara o Bloqueio Continental contra os ingleses e Portugal se viu num impasse, com ameaças de invasões francesas ou perca de sua mais forte aliada, Inglaterra, que forneceria proteção para a fuga, a última aceita, sob uma variedade de acordos, inclusive o considerado “ponto inicial” para a mudança do Brasil, que foi a abertura dos portos, com vantagem britânica.
Com uma linguagem clara, simples, bem jornalística e irreverente principalmente devido as suas diversas analogias, como a feita logo no início do capítulo (A fuga, p. 31), no qual compara a situação que ocorria em Portugal no momento do “abandono” da família real com uma possível situação atual, facilitando assim a compreensão da história. Laurentino Gomes cumpre seu objetivo de tornar a história mais acessível para os próprios brasileiros, além de fazer um resgate do esquecido período de 13 anos da corte portuguesa no Brasil, de 1808 a 1821, através da investigação de fatos por uma variedade de fontes, algumas menos convencionais, com o fator interessante de que, no fim do livro, há notas e bibliografia bem detalhadas, esclarecendo a veracidade da pesquisa feita por 10 anos.
O livro, dividido em 29 capítulos, demonstra cada momento do episódio da fuga da família real, desde o planejamento às pressas, o cotidiano na nova sede real, a transformação da colônia até o retorno de D. João, além das discussões acerca das influências diretas e indiretas deste episódio, como o histórico da decadência portuguesa, devido, entre outros, ao seu atraso industrial e dependência de suas colônias e a situação de abandono da metrópole portuguesa durante os 13 anos.
A partir da saída de Portugal, todo o cotidiano da família real e de seus acompanhantes na jornada passa a ser muito bem descrito, inclusive após a chegada ao Rio de Janeiro, antiga capital da colônia. Com riqueza de detalhes, apresenta a personalidade e historiografia de seus principais personagens, D. João, príncipe regente e mais tarde rei e sua esposa Carlota Joaquina, expostos em capítulos exclusivos.
Como resultados desta ampla pesquisa, revelam-se histórias e testemunhos das fontes mais irreverentes, como os curiosos registros de um repórter da época chamado Padre Perereca, retratando como os brasileiros viam aquele encontro de dois mundos tão diferentes e também das cartas de um arquivista real português, Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, do Brasil ao seu pai em Lisboa a partir de 1811, dando conhecimento sobre o cotidiano da colônia. Conforme a opinião do autor, podemos acompanhar pelo comportamento de Marrocos, sua própria conversão de opiniões em relação ao Brasil destacado no trecho do livro na p. 297: “...Marrocos tornou-se o paradigma do colonizador europeu capturado pelo redemoinho da história no começo do século XIX, que, surpreendido pelos acontecimentos, primeiro tenta reagir a eles. Depois se adapta e se transforma.” , sendo possível verificar o nascimento de um Brasil diferente, pela adaptação que sofreu devido a presença da elite portuguesa, com o choque de culturas ocorrido em 1808.
Assim, após compreendido o livro, pode-se entender a frase “ As pessoas fazem a história, mas raramente se dão conta do que estão fazendo.” de Christopher Lee citada no início deste, funciona como uma das principais mensagens que o autor buscou demonstrar de forma brilhante , que foi o legado positivo, que, ao acaso D. João VI, com suas atitudes medrosas ou não, permitiu que ocorressem transformações aos longo desses 13 anos que mudaram o rumo da colônia portuguesa na América.

Mari 02/12/2010

1808 by Café com Baunilha
É um livro mais acadêmico, para quem quer aprofundar mais nos estudos de História. É super fácil de ler, apesar de ter 400 páginas, a letra é grande. Eu posso dizer que realmente gostei de ler este livro mesmo odiando história!
É ideal para quem está estudando a história do Brasil, pois aprofunda mais nesse tema e principalmente na chegada da família real.

Pequena Sinopse(escrita por mim):

D. João, rei de Portugal, é confrontado por Napoleão Bonaparte (da França) e seu Bloqueio Continental, tendo de fazer uma entre três escolhas. A primeira seria permanecer em Portugal e enfrentar as tropas francesas ou, aderir ao Bloqueio Continental (cujo os países europeus não poderiam fazer comércio com os ingleses), e adquirir guerra á Inglaterra; ou fugir para o Brasil - a opção escolhida.
Enfim, no decorrer do livro, há a história em que D. João permaneceu no Brasil e uma parte da época em que seu filho, D. Pedro I assumiu o trono. O livro retrata (mais ou menos) o período de 1808 á 1822.

- Resenha feita por mim e disponível no site www.baunilhacomcafe.blogspot.com