A Torre da Andorinha

A Torre da Andorinha Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Torre da Andorinha

Guibauer 03/05/2023

Onde e quando
Continuamos acompanhando a história, as viagens, dificuldades e percalços de Geralt, Yennefer e Ciri ainda separados, tentando se encontrar e entender.
Acredito que de todos até agora esse livro é o que mais tem partes da história em períodos diferentes e trocas no meio dos capítulos entre locais e esses tempos de uma forma interessante mas as vezes imperceptível demais, o que causa certa confusão até localizar onde e quando estamos em algumas partes da história. Mas no geral achei uma boa continuação da história desses personagens e que deixa o futuro totalmente em aberto no seu final.

Niájera 18/07/2020

Complexo e admirável
Finalmente terminei! De todos até agora, esse foi o mais difícil porque ele tem muitas passagens de tempo num mesmo capítulo... Uma mesma história pode ser contada por 4 personagens diferentes em épocas diferentes, ou seja, exige muita concentração.. É impressionante a genialidade do Andrzej, esse é o penúltimo livro da série e até agora, cada um dos 6 tiveram um estilo diferente, como se fossem escritos por autores diferentes, quem foi até o segundo está perdendo o ouro que está por vir... Vamos para o último já com dor no coração! rsss

Kleyson.Soares 31/03/2021minha estante
Sou louco pra iniciar essa saga. Está na minha lista

Amanda 31/03/2021minha estante
Você não vai se arrepender

JP_Felix 28/10/2023

Padrão do bruxão
É redundante falar qualquer coisa sobre o livro. Ótima história, trama bem desenvolvida, ótimos núcleos e personagens. Amo cada vez mais nossos protagonistas, adoro cada cena em que Angoulême abre a boca, amo Milva, adoro Regis, me compadeço com Cahir e sofro com Ciri. Ah, e odeio as feiticeiras, todas elas.

Aly 15/08/2021

Sei que ainda tenho mais dois livros pela frente, porém já sinto que a história está chegando ao fim.

A maior protagonista do sexto livro é a Ciri. Ela agora já está com 16 anos - idade essa na qual ?ganha? a cicatriz no rosto (e que eu desconhecia a origem). Passamos a saber tudo o que aconteceu com ela nos últimos anos, os relacionamentos que formou e os crimes que cometeu, e também acompanhamos o ?declínio? do bruxo Geralt. Ele manca, não é mais bruxo (perde o seu medalhão) e está envolvido em um mundo sombrio, dentro da sua própria mente.

A leitura é tão fluída que você nem sente o tempo passar. E continua tão boa quanto antes.

GustavoDC 23/01/2023

Boa continuação da saga!
Neste sexto livro a história foca mais em Geralt e em Ciri.
Achei que em alguns momentos a leitura ficou um pouco confusa. Além disso, houve alguns capítulos que abordavam mais a parte política da história, a qual envolvia o conflito entre alguns reinos, o que me fez achar essa parte chata.
Tirando essas observações, eu gostei desse livro, principalmente nos capítulos que abordavam a Ciri. Nota-se, ao decorrer da história, o crescimento e o amadurecimento da personagem. Ao final do livro, Ciri deixa de ser uma menina assustada, a qual deixa de procurar proteção para proteger ad pessoas que ela gosta.
Nota 4.0 em 5 estrelas.

Luisa 15/07/2021

O melhor
Até o momento esse é meu livro favorito da saga. O jeito em que a história é contada, alternando o tempo e os personagens é ótimo de ler e me envolveram completamente. Começou a ter aquela sensação de finalização, em que as coisas começam a se alinhar. Os acontecimentos transbordam adrenalina, curiosidade e desespero. Apesar da saga se chamar The Witcher, Ciri é irrevogavelmente a rainha da história.

Em todos os livros, mas em especial nesse, tive uma sensação desagradável em alguns diálogos criados por Sapkowski. Eles soam estranhos, ou de um teor filosoficamente exagerado ou de uma conotação sexual bizarra. Contudo, são situações pontuais que só causam uma estranheza momentânea.

Kimberly30 15/01/2021

Ciri
Neste volume descobrimos um pouco mais sobre os acontecimentos que envolvem a Ciri e também Yennefer. Vemos destruição e um futuro incerto para a conclusão da Saga. O que aguarda essas personagens???

Filipe 02/09/2021

Torre da Andorinha continua com a qualidade do seu antecessor e se mostra o melhor livro da saga até o momento, o domínio narrativo aqui está perfeito, temos aventura, amor, intrigas e muito sangue.
A saga de Ciri é a mais interessante de toda a história, e a escolha de usar vários tempos narrativos deixa a leitura viciante.
Geralt também está ótimo, todo o seu arco é aventuresco e cheio de batalhas, os momentos mais divertidos desde livro estão com ele.
Ansioso pelo próximo!

Matheus 23/04/2021

Ansioso para ver o desfecho
Numa série de sete livros mais um prelúdio, é difícil não fazer comparações entre um volume e outro. Nesse aspecto, só tenho pontos positivos sobre "A torre da andorinha".

Talvez seja o livro da série que mais me agradou até o momento por balancear muito bem uma estrutura narrativa interessante, pontos de vista de vários personagens e o desenrolar de acontecimentos e questões muito aguardadas.

Fiquei ansioso para saber como será o desfecho. Tinha outras leituras planejadas, mas vou mudar a ordem e começar o último volume agora!

Lucas 18/01/2022

Um mundo cheio de monstros
Uma ideia prevalente nesta série de livros é que os monstros mais terríveis nem sempre andam nas quatro patas, tem asas ou presas. Muitas vezes os monstros mais terríveis são os humanos. Essa ideia nunca foi mais clara do que em "A Torre da Andorinha".

Enquanto no último livro acompanhamos Geralt e a companhia em seu batismo de fogo, neste livro seguimos os momentos mais sombrios da história de Ciri. Temos uma abordagem bem mais pessoal e vemos o impacto que toda essa crueldade e violência tem sobre a jovem princesa.

Se você chegou até este ponto da história não há muito o que fazer, a não ser seguir em frente. Este livro abraça de vez o subgênero grimdark da fantasia e prepara o terreno para o final épico da saga. Minha cabeça está cheia de teorias e não sei se estou pronto para essa história terminar kkkkk.

Rayssa 28/07/2022

"Aquilo que é predestinado tem que se cumprir."
SEM SPOILER

O livro A torre da andorinha conta os eventos através de vários retalhos da história, o que confunde um pouco a compreensão do tempo em que os fatos ocorrem e quais personagens estão inseridos nesses retalhos. Confesso que me perdi lindamente na política e nas localizações, não posso negar.. kkkkk Seria ótimo que tivesse um mapa, ajudaria bastante. Ainda achei uns mapas criados por fãs, mas não consegui ver direito nada kkkkkk

Os capítulos longos demais deixam a leitura um pouco cansativa. Demorei bastante para finalizar o livro, cerca de 2 meses. Passei um bom tempo estagnada em 50%, e os fatos só vieram e me deixar completamente empolgada em cerca de 70% do livro.

Mas nada disso tira a grandeza da obra. O final super compensou! Me deixou completamente curiosa para saber o que o próximo livro irá revelar!

"Fiquem quietinhas, crianças. Não são os demônios, não é o diabo... É algo pior. São os humanos."

Fernanda.Lopes 30/04/2021

Tenso
A viagem de Geralt para encontrar Ciri continua, mas a vemos aqui também indo atrás do seu destino. Yennefer reaparece bolando um plano que pode dar muito errado, mas acaba dando uma pista sobre o que aconteceu aos pais de Ciri.

É um livro tenso até o fim, já que a situação não está fácil para o nosso trio. Já quero ler o próximo para saber como a história se desenrola.

Nicolas.Jacob 26/03/2021

O mundo tem dona
A torre da andorinha é o livro 6 da saga, sendo o penúltimo romance.

Como já dito anteriormente, o autor lida muito, mais muuuito bem, com os acontecimentos passados, presentes e futuros, conseguindo te prender em todas essas vertentes dos diferentes personagens.

Na minha opinião esse é o livro em que mais se aprofunda a questão sentimental dos personagens, principalmente os 3 principais, mostrando seus princípios, o que os marcou e o que os move para seguir em frente buscando seus objetivos, resumindo, é maravilhoso.

As muitas questões políticas e até filosóficas não ficam atrás também, a forma como tudo é bem amarrado e contextualizado de uma forma precisa, enriquece muito a história.

Nos aproximamos do desfecho de toda essa trama, e com o final que temos aqui, eu nao poderia estar mais ansioso pra logo acabar com a senhora do lago, vulgo próximo livro da saga.

Precisamente:
? 5/5