A Torre da Andorinha

A Torre da Andorinha Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Torre da Andorinha

Zirael 22/02/2020

"Olho por olho? Não! Dois olhos por um olho!"
O sexto livro da história mostra o crescimento pessoal de vários personagens que estão na saga desde o início, mostrando seus desejos e seus medos mais profundos.
Ciri tem um grande destaque nessa fase de crescimento, pois começa a deixar seu lado ingênuo de lado, que ainda existia mesmo estando nos ratos, e passa a se tornar protagonista da própria história, tomando as rédeas do próprio destino nas mãos depois de muito sofrimento, evoluindo bastante no decorrer do livro.
Também é mostrado outros personagens novos que, como nos outros livros, são ricos durante a história, mesmo que alguns não permaneçam por muito tempo. A única exceção, pra mim, foi uma personagem que não acrescentou em nada, sendo uma personagem bem descartável ao meu ver.
O livro também passou a focar menos na história dos personagens principais, como majoritariamente acontecia nos livros anteriores, mostrando acontecimentos do ponto de vistas de outros personagens fora os principais, o que deu uma dinâmica muito legal para o livro além de ajudar a entender melhor o que acontece.
Falando em entender, a história do livro tem muitos vai e vem que, se não tomarmos cuidado, faz a gente se perder na ordem dos acontecimentos.
Muitos mistérios começam a ser respondidos nesse livro, além de serem criados alguns outros.
Com certeza um dos melhores e mais brutais livros de toda a saga, que consegue mostrar bem quem são os verdadeiros monstros que assolam o mundo.

Lani 28/02/2022

Hoje estou sem inspiração para criar uma boa resenha então darei apenas minha opinião....
O livro é muito bom em algumas partes e muito chato em outras, o autor parece que quis encher linguiça em alguns momentos e isso deixou a leitura meio lenta e pesada. Quando o livro volta pro seu trilho , ele flui muito bem.

Victor 26/08/2022

pra mim, o mais fraco da saga até agora. acredito que em partes isso se deve ao tempo que demorei pra ler (5 meses) e o período da minha vida que teve muitos altos e baixos. tudo isso influenciou na leitura.

como um todo, o livro foca mais na Ciri. além disso, o livro vai e volta no tempo, coisa que eu particularmente gosto, mas nesse aqui eu me perdi em vários momentos.

achei que o autor divagou muito em várias coisas, o livro poderia ter sido muito menor.

de fato, não acho que ele seja um livro ruim devido aos comentários que vi aqui no próprio skoob, porém, volto a falar, pra mim é o mais fraco, opinião formada fatores que influenciaram na leitura, como citei acima.

@juliaavictorino 05/08/2020

E a saga volta a ter o gás que tinha antes
Depois de um livro um pouco morno, a Torre da Andorinha volta com força. Os personagens passam por diversos acontecimentos e reviravoltas e nossa curiosidade com seus destinos só aumenta.
Um destaque para o arco da Ciri, que se mostra super instigante e comovente. Uma personagem que cada vez mais demonstra sua força e importância.
Do começo ao fim o ritmo se mantém e o final deixa um bom gancho para a leitura do próximo (e último) livro da saga.

Luan.Brito 02/08/2020

Show!
Muito bom este livro, um dos melhores da saga. Ciri crescendo bastante, um grande inimigo aparecendo. Estou ansioso e triste ao mesmo tempo, ansioso pra chegar no próximo livro e descobrir o que vai acontecer, e triste pois a saga está chegando ao fim.

lightweaver 03/01/2021minha estante
esse livro é grimdark demais com a Ciri.

lightweaver 03/01/2021minha estante
ou será que é o próximo, eu acho que é o próximo.

Perrelli 17/12/2020

Torre da Andorinha
Volume 6 dos sete livros ( sem contar tempo de tempestade) que contam a história do Bruxo Geralt de Rivia, torre da andorinha surpreende, explica e surpreende dando contorno a história que já vinha sendo construída nós volumes anteriores.

Pra evitar dar spoiler. Temos as continuações das andanças de Geralt e sua turma, definições sobre o destino de Yennefer e claro temos neste volume um protagonismo para Ciri.

E aqui vale a ressalva para o desenvolvimento da personagem que sobe um nível a mais. O sofrimento de Ciri, que anteriormente fora trabalhado de maneira superficial, aqui no 7 volume ganha profundidade, intregando uma personagem com discussões morais interessantes e colocando-a em situações de stress psicológico altíssimos .

É muito bom ver o desenvolvimento de Ciri, personagem que vimos ao longo da saga crescer e se desenvolver.

Enquanto aos demais todos de maneira geral estão convergindo para o clímax da história, Geralt, Yennefer, Triss, Jaskier, Milva e outros personagens tem bons momentos com ótimas lutas e boas discussões.

Contudo, um detalhe ou outro tornou o livro um pouco arrastado, nada que atrapalhe a experiência literária mas que cansam um pouco .

Enfim, The Wicher é uma das melhores fantasias que até então tive contato, discussões políticas, intrigas palacianas e eventos mágicos bem explicados com ótimas cenas de ação.

Tudo que uma fantasia tem que ter.

Carol 28/12/2020

Mais uma surra de criatividade
Sapkowski realmente não decepciona. Uma escrita extremamente criativa e sempre finaliza os livros com ótimos ganchos.
Esse livro de toda a saga até agora para mim foi a leitura mais arrastada e mais difícil. Mas o livro é cheio de acontecimentos e reviravoltas. A carnificina mais uma vez estava presente e descrita de forma cada vez mais realista.
É muito interessante ver o desenvolvimento dos persongens, principalmente o amadurecimento e crescimento da Citi.

Maressa 11/03/2022

O maior e melhor livro da saga até aqui
A Torre da Andorinha trouxe vários pontos de vista diferentes (todos os livro da saga são assim, mas esse foi uma loucura - muito boa, por sinal rs).

É também o volume mais sangrento, com uma riqueza de detalhes que vai do golpe ao resultado produzido por ele.

O livro não segue a ordem cronológica dos fatos, o que dessa vez não me causou confusão, ao contrário, achei bem instigante.

Ciri comeu o pão que Bonhart amassou, espero um desfecho bem "animadinho" pra ele.

É isso: Amei!

4,5 estrelas pela enrolação do autor no capítulo 8.

Guibauer 03/05/2023

Onde e quando
Continuamos acompanhando a história, as viagens, dificuldades e percalços de Geralt, Yennefer e Ciri ainda separados, tentando se encontrar e entender.
Acredito que de todos até agora esse livro é o que mais tem partes da história em períodos diferentes e trocas no meio dos capítulos entre locais e esses tempos de uma forma interessante mas as vezes imperceptível demais, o que causa certa confusão até localizar onde e quando estamos em algumas partes da história. Mas no geral achei uma boa continuação da história desses personagens e que deixa o futuro totalmente em aberto no seu final.

Egno.Santos 24/05/2021

A torre da Andorinha
Esse é o sexto livro da serie the witcher. Eu finalmente terminei este livro que conta todas as situações difíceis que Ciri passou, e a saga de Geralt em busca e depois de tanto sofrimento, espero que as coisas melhorem.

Mi Rubin 23/06/2022

Ler fantasia pra mim é cansativo e eu me perco toda na quantidade de personagens e tal...

E mesmo assim consegui gostar muito desse sexto livro da saga.
É bem triste a perseguição e as coisas que fazem com a Ciri. Isso tudo torna a leitura pesada.

Mas ver ela se sobressaindo mesmo qdo tudo parece sem saída é muito bom. Dá aquele quentinho no coração mesmo ela deixando um rastro de destruição por onde passa.

Valendo muito à pena e sigo na expectativa do reencontro da família :)

Kleyson.Soares 31/03/2021minha estante
Sou louco pra iniciar essa saga. Está na minha lista

Amanda 31/03/2021minha estante
Você não vai se arrepender