Aceitação

Aceitação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aceitação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alynne Scott 11/02/2017

Rindo para não chorar de desgosto
Jeff me encantou com Aniquilação, ele tem um jeito particular de brincar com as palavras e de escrever que fascina o leitor. Porém, uma boa história não vive de palavra bonita e, nesse sentido, a trilogia do Comando Sul nasceu morta.
Ao começar a se envolver com a história, o leitor percebe que não vai obter todas as respostas, mas obter poucas respostas é uma coisa, obter nenhuma é outra completamente diferente.
O autor quis fazer tudo e acabou não fazendo nada. No fim das contas ficou uma história lexicalmente rica e absolutamente pobre em conteúdo.
As informações repassadas ao leitor são mínimas e, passado o primeiro livro, a história perde completo sentido.
Em suma, aprendi que não adianta repassar para outros um mundo que você criou, mas que nem você mesmo entende (fica a dica aí, Jeff).
Aline 28/03/2018minha estante
Hahahaha, arrrrrrrgh, que triste! =/ Estou lendo o segundo livro e já sem esperanças com relação ao fim da trilogia!

Lucas 20/05/2020minha estante
Nossa senti a mesma coisa. Terminei hoje o 3º livro. Amei o enredo, mas o desenvolvimento... Jesus amado. Senti que faltou mais explicações. Sei que a ideia dele era não dar respostas, mas do jeito que ele colocou... É levemente frustrante

Aline 20/05/2020minha estante
"Levemente frustrante" é bem gentil, hihihi ?

Concordo, hunfy. Tinha tudo pra ser bom.

Alynne Scott 20/05/2020minha estante
Ver os comentários de vocês me trouxe um leve rancor kkkkkkkk que tristeza lembrar dessa trilogia que tinha tudo pra ser incrível e foi um fiasco :(

Beatriz 30/12/2021minha estante
Aheuah eu amei o livro justamente por isso! A própria busca de resposta para algo não-reconhecido foi a causa de todo o enredo. Acho que ele explica muito bem as coisas ao desenvolver das narrativas, principalmente na cena da Ave Fantasma acessando a Área X

Alessandro 08/02/2023minha estante
Compreendo seu ponto de vista, mas discordo em alguns pontos, estou lendo o terceiro livro, acho que esse tipo de ponto precisa ser discutido.
Até agora obtive algumas respostas! Porém sinto que falta, achei que poderia ter até o final do livro. Mas pelo visto não.
Mas difícil dizer que a história iniciou morta, por que tem história e uma história muito legal, como você leu no primeiro, nos conhecemos a Area X, com suas belezas e encantos. Acho que esse é o encanto de alguns livros, pensar, fazer algumas teorias, interagir com o ?pouco desenvolvimento?. No segundo livro vemos a história por dentro do comando Sul e vemos que Controle é uma pau mandado que faz as coisas que a Voz quer, que acaba interferindo no seu entendimento direto sobre a Área X.
No terceiro livro estou vendo uma outra faceta da Psicóloga, obtive respostas sim. Algumas lacunas que ficaram abertas no primeiro e segundo livro.
Mas eu concordo com você em relação às demais respostas.

Patcha 08/05/2023minha estante
Concordo com o Alessandro, que nesse tipo de história a graça é justamente não ter respostas. É muito mais sobre vermos a Área X como um "vilão" caótico e incompreensível, e como pessoas tão apáticas à monotonía da vida ficam sem chão ao entrarem em contato com algo novo.
Isso é relativamente comum em livros desse gênero, e acho que muita gente veio desavisada por conta da adaptação da Netflix, que tira todo esse lado do "inimaginável".

Alynne Scott 10/07/2023minha estante
3 anos depois, entendo vocês e até concordo kkk mas entendo tb que eu não sou o público do livro, não é meu tipo de leitura, apesar de ter me encantado com o primeiro. Nunca cheguei a ver a adaptação da Netflix, preferi ficar com a boa lembrança de Aniquilação

Anderson.Manzini 15/08/2023minha estante
Apôs 3 livros, você termina com mais perguntas do que respostas. frustante, sim, mas não completamente, afinal, eu achei o desenvolvimento de personagens muito bom, e no final após aceitar (sem trocadilhos com o nome do livro) percebi que a viagem foi melhor que chegar ao destino, e me diverti com a leitura.

andwarf2004 17/05/2016

Decepcionante como final de trilogia!
O terceiro e último livro da Trilogia Comando Sul encerra a história de uma maneira bem genérica e sem graça. No fim, não entendemos o que é a área X. São organismos alienígenas? O livro "deixa a entender" que sim, mas não dá a resposta. Deixa na nossa imaginação. Neste livro conhecemos Saul Evens, o "misterioso" faroleiro da foto que surgiu nos livros anteriores. Bom, de misterioso ele não tem nada. Descobrimos algumas novidades sobre o passado da diretora e do Comando Sul, mas nada que venha a ser grandes revelações.
Me peguei comparando a trilogia com Lost. Temos uma ilha, um lugar misterioso onde acontecem coisas misteriosas. Temos um monstro. Temos uma companhia que tenta estudar e descobrir o que aconteceu. Pelo menos Lost tem um final adequado.
No fim, não gostei deste último livro. Acho que ele poderia ter enrolado bem menos e sido bem mais objetivo.
romulo mafra 27/04/2018minha estante
Ahahaha tb me peguei comparando com Lost... Mas gostei do final que de certa forma conclui sem concluir tanto qto queriamos.

Lust 03/11/2021

Último
? O Último livro da trilogia comando sul, finaliza de forma incrível. É fato que gostei bastante do final proposto pelo o livro.

Samara 20/10/2020minha estante
Arrasou na resenha, depois dessa vou ter que ler.

Carol Luz 22/12/2016

Pra mim, o melhor livro da trilogia
No meio do segundo livro, Autoridade, eu cheguei à conclusão de que a trilogia do Comando Sul não é para todos. É um tipo de leitura que não agrada a todo mundo, e pra ser bem sincera, não me agradou em vários momentos. São livros que te deixam cansados de ler, mas você segue lendo porque se apega a qualquer minúscula informação que o livro te dá.

Segui lendo, porque eu precisava de mais informações. Eu queria mais respostas, mesmo sabendo que não, eu não as teria. Assim, quando terminei de ler Aceitação, eu não podia esperar um final diferente. E o final da trilogia me agradou, e muito!

Nas citações da contra capa do livro, tem uma que diz "Talvez, no final, não seja possível entender completamente a Área X...". Talvez, por já ter lido isso, já comecei o livro sem esperar todas as respostas que eu queria. E na verdade, eu obtive mais respostas do que eu esperava.

Sem enrolar mais, Aceitação pra mim foi o melhor livro da trilogia. O livro mais dinâmico, e o livro cuja escrita menos me cansou. Aniquilação me pegou despreparada e me amarrou nessa jornada pela Área X, mas foi Aceitação que me deixou, realmente, transformada.
Mexeus 14/02/2017minha estante
Concordo contigo! Com cada palavra =]

LUNII 10/06/2020

Jeff, pq?
Não é segredo pra ninguém o quanto eu me apaixonei por essa trilogia e isso tudo só com o primeiro livro. O segundo, uma decepção, e sem muitas esperanças,fui ler o terceiro em buscas de respostas.
Infelizmente, não é muito disso que a gente encontra, é um livro bom? É. Mas poderia ser muito melhor. Apesar de eu não ser uma pessoa muto confiável pra dizer isso :).
Eu sinto que algumas coisas tudo bem ficarem em abertas, imagino que essa caracterização para o new weird é otima, já que se trata de uma coisa inspirada no terror de lovecraft. Mas ainda sinto que tem coisas que precisavam sim de um fim, ou de pelo menos algumas explicação. Tem muitas pontas soltas e eu não sei se é pq eu n peguei quando li ou se foram feitas para ser assim.
Quero muito continuar lendo obras do autor, pq gosto da forma como ele escreve e espero que esse cara aprenda cm os erros dessa trilogia.

Braulio 02/05/2020

Curioso, estranho, indecifrável
Os pontos fortes do livro são:
- A narrativa atemporal (gosto muito disso), tempos diferentes que se cruzam em uma história complexa.
- horror cósmico (influência Lovecraftniana)
- situações e monstros inomináveis

Particularmente o aparecimento da bióloga e sua descrição me tirou o fôlego. Li umas 3 vezes essa parte.

Terminei o livro com vontade de iniciar a trilogia novamente. Por que? Pela mudança na visão q tive dos personagens, suas motivações, seus dramas e, principalmente, seu papel na construção da Área X.

Aí vai um ponto importante:

**SPOILER PEQUENO**

A Área X está em constante transformação , ela absorve tudo e todos, se adapta e se transforma em algo novo e diferente. Se retroalimentando constantemente. Cada personagem transformou e transforma a Área X em algo novo.

Minha teoria é que a Área X é formada por um mecanismo biológico de terratransformação de uma civilização alienígena que se extinguiu. Por isso ela parece existir sem propósito para nós.

O mecanismo se alojou inicialmente na lâmpada no farol, acredito q usou alguma frequência da luz como canal, e migrou (junto com Saul) para o fundo da torre, como um refúgio mais seguro.

O Rastejador cumpre a função de segurança, manutenção, e algumas outras incompreensíveis, do mecanismo.

**SPOILER PEQUENO**

A carta da diretora no final é comovente. Pode até ser lida em qualquer momento do livro.
Lucas 20/05/2020minha estante
Concordo com sua teoria! Achei algo assim também (sobre a engenhoca alienígena complexa demais para nós). Mas queria mais desenvolvimento do final. Quando Controle chega lá no fim do túnel dura só 1,5 página. Queria mais detalhes.

Braulio 03/06/2020minha estante
Concordo! Foi um trecho que li várias vezes. Quase como aquela última garfada de um prato delicioso que se deixa pro final (tenho muito essa mania) ?

@gugugb 14/04/2021

O final quase perfeito pra essa trilogia. O primeiro livro "Aniquilação" ainda é o meu preferido, mas o tom melancólico dessa conclusão é de partir o coração.
Vandermeer evita a resolução óbvia e permeia a trama com dúvidas, hipóteses e narrativa fragmentada.
Um primor.

Paulinha 29/07/2020

Aceitação
Se você está a procura de uma bela ficção científica, veio no lugar certo.
Que trilogia!

Em "Aceitação" temos diversos pontos de vista: acompanhamos o Controle, a Diretora, o Faroleiro e uma pessoa que acaba sendo uma surpresa no fim do segundo livro. Não vou dar esse spoiler haha.

O livro intercala muito bem feito o passado do passado com o presente.

E no enredo começamos a compreender diversas coisas e simplesmente aceitar outras. Qualquer coisa que eu fale sobre a história necessariamente poderá ser um spoiler. Então serei superficial:

Tudo é muito bem encaixado, os personagens muito bem construídos, o que ficou se resposta no primeiro livro e no segundo são revelados aos poucos e quando ver não vai querer largar o livro.

Aprendemos que as vezes nem tudo tem um porquê, as vezes temos que aceitar o quê.

Bela 03/06/2020minha estante
Tu não ficou com a sensação de que o Lowry virou a lontra que a Ave Fantasma vê no final? Acho que foi meio um troco da Área X

Lucas 07/06/2020minha estante
Eita
Nem tinha reparado, na verdade

Bela 25/06/2020minha estante
Eu fiquei muito com essa sensação real

Adolfo 06/05/2021

Sinceramente, só fala mal dessa trilogia quem a leu errado
Até agora neste 2021 essa trilogia foi a parada mais fora da curva que peguei pra ler, que qualquer um deve ter decidido pegar pra ler e o feito até aqui este final, e certamente por isso se deu uma polarização visível entre várias críticas e resenhas em torno da obra. Então vou tentar não falar demais, e nisso não entrar nos méritos e deméritos dos textos e condução dos mesmos, que de início vão mesmo colonizar o leitor; vão inocular esse brilho nele, e aperfeiçoá-lo ou desfigurá-lo, com certeza mudá-lo.

A esta altura, após lidos os primeiros livros, já deve estar bem claro que a palavra escrita não é a parte crucial da mensagem -- mas na inépcia dos seus limites um convite obscuro. Um artifício obsoleto, ainda que funcional, a uma compreensão abrangente e interseccionada, mas tão dolorosa quanto é limitada a percepção de linguagem. Pois bem, feito as amostras que chegaram ao Comando Sul, postas sob escrutínio rigoroso das expectativas, olhar fixamente para qualquer questão do livro e esperar que ela pisque primeiro só vai causar perplexidade e frustração. Vai transformá-lo a em mais uma criatura que geme entre os juncos, essa galera aqui cheia de mi-mi-mi porque não teve sua curiosidade sossegada.

Este livro não é sobre saciedade, sobre resolução, sobre se conectar com os personagens, mas sobre assimilação e mudança. Sobre um processo em andamento tão sutil quanto inexorável, num ritmo de tal forma próprio que ao se entrar em compasso através dos personagens, nossos portais à Área X e veículos através dela, o ajuste é meticulosa e violentamente brusco. Cada revelação é bíblica aqui, porém não é o livro das revelações o mais obscuro de todos? E falando no Apocalipse, o livro é tão nítido em sua opacidade, em sua exigência de um sacrifício humano ou fucking 38! que mesmo o Rastejador da torre e mesmo a Bióloga parecem ter sido diretamente tirados das descrições de anjos do Velho Testamento... Essa ficção científica, mesmo em sua explicação mais cabal, quase nos pede para simplesmente ter fé naquilo. Aqui o sono da razão só nos traz monstros, feito como nunca esse diabo desses três livros foram uma influência nos meus sonhos essa semana. Cada revelação, desde o final de Controle, é pura e simplesmente assombrosa. Não há mais o deslumbramento, o horror confuso e letárgico de Aniquilação. São bombas que se vê explodir ao longe e até cair a ficha mal sobra tempo de se preparar para a onda de choque.

Por fim, que já escrevi demais, este livro vai concluir a trilogia entretanto não vai oferecer as resoluções esperadas, não trará à luz a maioria das respostas, nem definirá maiores desfechos. Ele é "um enigma embrulhado num quebra-cabeça". Vai se retroalimentar das respostas dadas a nos conduzir a mais especulações. Vai recombinar suas certezas, vai imortalizar suas paranoias numa flor que não morre, vai colocar "alguma coisa no seu olho de que você não consegue se livrar". Este livro é uma verdadeira extensão da Área X nas suas mãos, e pro bem ou para o mal, sem propósito inicial algum, uma contaminação que não poderá ser contida, uma fronteira que vai se expandir sabe-se lá até onde... Sem querer forçar o trocadilho, um verdadeiro "aceita que dói menos".
Laura Nepomuceno 12/07/2021minha estante
CONCORDO DEMAISSSS. acabei de ler e não entendo as resenhas negativas! Livro toppp demais

Adolfo 18/07/2021minha estante
Laura é uma galera com a cabeça formatadinha pra leitura... Com um gênio que precisa da coisa não só mastigadinha como bonitinha e palatável, que já olha torto pra colherada sem nem ter sentido direito o cheiro da comida, quiçá o gosto!
Tenho nem paciência pro nariz deles torto.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 25/09/2018

Já Li
o longo do primeiro volume, "Aniquilação", VanderMeer apresentou a figura do faroleiro, chamado Saul Evans. Em "Aceitação", Saul passa a ser um dos protagonistas do enredo. Nos capítulos dedicados ao seu ponto-de-vista, o leitor descobre qual foi a evolução da natureza e do habitat ao redor do farol durante os eventos que desencadearam a Área X, bem como fica sabendo qual foi o processo de transformação do próprio Saul.
Saul, a personagem mais interessante depois da bióloga, faz amizade com uma garotinha de nove anos de idade, chamada Gloria, que gosta de explorar a região do farol. Ele também tem um relacionamento com Charlie, que trabalha na cidade e não compreende o estilo de vida isolado e solitário de Saul.
Também descobrimos que Saul, antes de ser faroleiro, era pastor e que ele foi o responsável pelas palavras escritas nas paredes no túnel, descobertas em "Aniquilação".

Outros capítulos são dedicados à Diretora do Comando Sul, que aparece de forma mais premente no segundo volume, "Autoridade". Uma das grandes surpresas do enredo é que a Diretora de "Autoridade", a psicóloga de "Aniquilação" e Glória são a mesma pessoa. Quando criança, Glória observava algumas expedições que exploravam a região do farol, buscando indícios de paranormalidade ou alienígenas. Quando cresceu, ela decidiu que faria parte do Comando Sul de qualquer maneira, pois precisava descobrir os mistérios daquela região, tão importante na sua infância. Assim, ela é contratada como Diretora, sob a identidade falsa de Cynthia. Ainda não satisfeita, ela decide entrar na área X, pois quer saber o que aconteceu com a natureza e com Saul depois dos eventos extraordinários e, assim, participa da 12ª expedição com o disfarce de psicóloga.

Por fim, o terceiro núcleo da narrativa é composto por Controle e Ave Fantasma, ambos protagonistas de "Autoridade". Através deles, o leitor descobre que o tempo passa muito mais rápido na Área X. As poucas respostas que são fornecidas sobre as forças que desencadearam a Área X são dadas nos capítulos deles mas, como mencionei no início da resenha, muitas perguntas continuam abertas e muitas coisas ficam sem explicação. Por outro lado, fica claro que a Ave Fantasma é um clone da bióloga, clone gerado pela Área X, mas ninguém sabe porque a Área X gera estes clones. Para mim, os capítulos dedicados a eles foram os mais chatos, pois proveram mais confusão do que esclarecimento e não achei que eles agregaram muito à narrativa.

Apesar da ausência de esclarecimentos e de um final estruturado, a leitura flui e prende a atenção. Os elementos de ficção-científica que VanderMeer imaginou continuam assustadores, originais e misteriosos, pois ele se vale de uma ambientação de terror psicológico que funciona. Há um quê de H. P. Lovecraft nas suas descrições e nos monstros que a Área X produz. E, para mim, as partes mais legais foram as do faroleiro, uma personagem muito interessante e que trouxe frescor à trama, que começava a tornar-se repetitiva com a linearidade das demais personagens.

De forma geral, apesar de marcante, não gostei da trilogia. Reconheço seu mérito pela inovação e pelas premissas ousadas mas, como estória, achei fraca. Os três livros poderiam ter sido publicados como volume único, pois a trama, no geral, anda e evolui pouco, assim como o arco das personagens também poderia ser melhor explorado. Fora isso, o estilo de escrita de VanderMeer me cansou em vários momentos, pois ele pareceu priorizar o mistério e a confusão, em vez de escrever com coesão e ritmo. Por isso, recomendo a trilogia para os fãs de ficção-científica pelo marco que VanderMeer produziu no gênero, mas não pelo conteúdo em si.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com/2018/09/ja-li-76-comando-sul-vol-3-aceitacao-de.html

Whebson 14/04/2017

O melhor foi Aniquilação, o pior Autoridade, já esse rsrsrs
Não há respostas para suas dúvidas, a área x é um mistério, o título do livro é o que responde toda a sua frustração ao terminar a leitura dele. Aceitação, apesar de tudo, foi uma boa leitura. O primeiro livro é tudo de bom. Aproveitem bem ele, pq a saudade dele é grande ao ler os outros dois. Rsrsrsrs

Aline 03/05/2018minha estante
Fiquei pensando que não faria sentido terem novas adaptações do filme. (Nem sei se estão planejadas adaptações do segundo e terceiro livros, mas, como você disse, o filme juntou todos os livros). E quanto ao Controle? ? É uma ótima pergunta! Perda de tempo, assim como todo o segundo livro, na minha opinião. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5