Aceitação

Aceitação Jeff VanderMeer




Resenhas - Aceitação


64 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Mez 12/10/2021

Encerramento apoteótico
Agora entendendo o que antecedeu a expedição da Bióloga e o que se sucedeu da investigação de Controle, descobrimos um outro momento, e um futuro, e um passado distante. Não existe começo, muito menos fim. Existe a Área X e ela é incontrolável. Revemos rostos do passado, crituras magnificamente aterrorizantes. Desta vez não descobrimos nada, apenas vivemos e entendemos... Ou não. Não há muito o que dizer, apenas aceitar.
comentários(0)comente



Tati.Oliveira 06/03/2021

Causa estranheza
Este foi o livro que mais gostei da trilogia, a forma de narração por personagens e fora da ordem cronológica é muito divertida, tornando a leitura gostosa. Esclareceu alguns pontos, porém pra mim não ficou muito claro, não era o que eu esperava... Acho que por isto, causa um sentimento de estranheza, fiquei o tempo todo me esforçando pra não perder nada e entender cada desfecho ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



may 23/08/2020

"De onde jaz o fruto asfixiante que veio da mão do pecador"
Bem melhor que o segundo livro, mas ainda assim não trouxe todas as respostas que a gente queria.
Acho que o fato de estarmos acostumados a um grande confronto final estraga um pouco livros que não tem isso, mas as vezes simplesmente não precisa disso ou seria impossibilidade, mas não sei se é o caso desse livro.
comentários(0)comente



Alessandro Heverton 06/03/2020

Continua bom
Mantém a história tensa e aumenta um pouco o ritmo. A ação volta com mais força e a imaginação se mantém estimulada
comentários(0)comente



Lorens Galahad 15/02/2019

Aquele que exigiu demais...
Terminar de lê-lo foi custoso, me pareceu que se fosse mais resumido, seria uma leitura mais empolgante.
De todo modo prefiro ponderar pois, creio que deva ser uma leitura mais proveitosa para quem tenha paciência para administrar com atenção todo o enredo e lançar luz em tantos detalhes que em sua maioria são obscuros.
Enfim, mas, realmente fiquei triste pelo pobre Saul.
comentários(0)comente



Bruno Venâncio 10/02/2019

A resposta está nas entre linhas?
O último livro da trilogia Comando Sul dá a expectativa de fornecer uma resolução sobre o que é a área X e o que cerca o Comando Sul. Com uma ligação interessante entre o passado daqueles que habitam o farol e as cercanias e os personagens que protagonizaram a série, o livro consegue encaixar em partes o que conduziu aqueles indivíduos aquela situação e qual foi o destino de alguns personagens dos dois primeiros livros que ficaram em suspenso, principalmente da Bióloga. Contudo, a explicação da área XC não é totalmente explicita, ficando nas entrelinhas sua ligação com a lente do farol e algo antigo que não pertence a esse planeta. Enfim, o livro deixa algumas explicações a imaginação do leitor tanto sobre a área X quando ao destino do planeta Terra.
comentários(0)comente



Saulo Barreto 03/01/2019

Cansativo
Definitivamente este foi o livro que mais demorei a ler em 2018. Parei a leitura por várias vezes para começar outras e mesmo quando voltava para este livro, me sentia cansado já nas primeiras páginas.
É o mais fraco da trilogia do Comando do Sul.
Apesar de minha primeira experiência com Weird Fiction não ter sido positiva, não desistirei do gênero.
comentários(0)comente



Aline 03/05/2018

Não tão entediante quanto o segundo volume, porém nem de longe emocionante como o primeiro. Essa é minha crua opinião sobre o terceiro livro da trilogia Comando Sul.

Relatado por cinco diferentes pontos de vista, amalgamando personagens dos dois volumes anteriores, a narrativa desse livro é um tanto confusa. A despeito de achar interessante poder observar as diferentes visões, que certamente enriquecem a obra, cada ponto de vista se situa em tempos diferentes, tornando desconfortável para o leitor ter que se localizar novamente na linha temporal após cada capítulo lido.

Ainda que exista essa confusão temporal e de personagens, a escrita é predominantemente introspectiva, tornando a obra um tanto filosófica, quase poética. A natureza especulativa da narrativa pode não agradar os mais pragmáticos, primando pelo questionamento e abertura a possibilidades em detrimento da restrição a uma explicação. Apesar de ter gostado bastante do estilo da escrita, acredito que ela não seja adequada para finalizar uma trilogia. Perguntas são sempre importantes e são o que move a humanidade. Entretanto, num livro de ficção o que busco como leitora são respostas, ausentes nesse terceiro volume de forma que considerasse satisfatórias. O livro traz algumas respostas, porém passa longe de explicar todas as questões que vinham sendo levantadas desde o início da saga.

Não é uma leitura que eu recomende, embora não tenha me arrependido de desfrutá-la. Certamente é algo diferente de tudo que eu havia lido, e o universo criado pelo autor é fantástico de ser explorado. Para mim faltaram respostas. Se estivessem suficientemente presentes a trilogia teria tudo para receber cinco estrelas. Infelizmente, não foi o caso, então fica a seu critério aventurar-se ou não por esse mundo. Se optar por explorá-lo, tenha a certeza de que será apenas no intuito de conhecer um novo universo, pois se iniciar a leitura com o objetivo de obter respostas para um mistério sairá frustrado dessa jornada.
comentários(0)comente



Debacker 30/01/2018

Porque? Porque?
Li Aniquilação e Autoridade feliz da vida. Livros 5 estrelas e favoritados. Mas Aceitação é como se voltasse para o começo, pois nada é explicado. Há várias divagações filosóficas e religiosas, mas nada é de fato explicado. Não um há plot Twist, apenas uma grande decepção.
Aline 28/03/2018minha estante
Arrrrrrrgh, sério? :( Estou lendo o segundo livro e já temia por isso. =/


Debacker 28/03/2018minha estante
Eu prefiro que você leia, pois pode ter uma opinião diferente, mas pra mim Aceitação só me deixou mais confuso.


Aline 28/03/2018minha estante
Sim, eu vou continuar lendo. Mas lerei com menos expectativas, hehe.


Rodrigo 12/11/2018minha estante
Também achei bastante confuso.
O que de fato se tornou a biologa?
O que aconteceu com a Ave Fantasma?
O rastejador é o faroleiro? O que estava na torre, la embaixo, que a ave fantasma viu e interagiu?
Eu admiro muitos estilos de escrita, como Lovecraft e Gerorge RR Martin que fazem do estilo um personagem a parte, mas acho que aqui, caberia algo mais linear e organizado, visto que ea historia por si só ja é maluca e chocante o suficiente. Acho que o autor foi infeliz na forma que escreveu o Aceitação. Gosto muito da trilogia mas confesso que o ultimo livro me deixou confuso em varios pontos. Tem muita coisa boa mas faltou pé no chão quanto a como contar a historia num geral.




Thayane 21/01/2018

"Deixai toda esperança, ó vós que entrais" [#DesafioLiterárioSkoob2018 || @pls.noticemesenpai]
O sensacional sobre a escrita do Vandermeer é não obrigatoriedade em ler a trilogia, dá pra amar cada um deles sem depender do outro. Você leu Aniquilação e sabe que poderia ter continuado a meta literária sem ter que ler os demais livros, você leu Autoridade e entendeu que o Comando Sul "existe sem existir" mas se chegou até Aceitação é porque ainda procura respostas... e nenhum título faz mais jus ao conteúdo do que este.

"E a mão do pecador irá se rejubilar, pois não há pecado na sombra ou na luz que as sementes dos mortos não possam perdoar."

Encontramos aqui uma Área X desafiando as personagens não por presença física e elementos tangíveis e sim pelo que não podemos racionalizar, um assombro silencioso e constante que também atinge o leitor. Com uma narrativa que não se perde mesmo com um POV tão diversificado, o final da trilogia deve ser lido pelo que é e não pelo que desejamos que fosse. Talvez incomode ao sem experiência com esse estilo mas a condução não deixa a desejar, e é especialmente satisfatório para os fãs de Lovecraft e Poe.

site: https://www.instagram.com/pls.noticemesenpai/
comentários(0)comente



luke - among the living. 10/03/2024

A Trilogia Comando Sul foi uma das coisas mais difíceis que eu topei nos últimos anos (e olha que eu li Adjustment Day e Pygmy do Chuck Palahniuk em inglês). Eu estendi a leitura o máximo que pude, e finalmente terminei o último, Aceitação.

A melhor parte desse livro, assim como nos dois anteriores, é a escrita fantástica, que força o seu cérebro a conceber coisas quase que até o limite. Já o enredo sem muitas explicações deixa um pouco a desejar (e por mais intencional que isso seja).

Bom, no fim das contas, o saldo foi positivo (toda leitura é, até as menos divertidas). Mas eis uma série que eu não indicaria a ninguém que lesse.

É isso.
comentários(0)comente



Fayetsho 17/09/2016

Aceitação, o 5º estágio do luto.
Quando peguei o 1º livro, Aniquilação, fiquei encantado com a escrita de Jeff VanderMeer e com o livro "estranho", mas um estranho bom, estranho foi a melhor palavra para definir esse livro.
Mas, com o segundo livro, Autoridade, minha maravilha pela escrita escondeu que de nada acrescentou a história.
E em Aceitação, me decepcionei.

VanderMeer aparentemente percebeu o quão bem escrevia, pelo menos para mim, e começou a brincar com as palavras. O livro que desde Autoridade era em 3ª pessoa, começa a ter a visão de 4 PERSONAGENS. Pessoas reclamam de Convergente porque não leram Aceitação.

As 4 visões são: O Principal de Autoridade, Controle. Uma personagem pré-Área X. A antiga Diretora antes de Controle. E uma personagem de Autoridade.

Mas, cada visão tem uma escrita diferente, a antiga diretora conversa com sigo mesmo, "Você conversa com Lowry e percebe..."

Também tem o fato de demorar literalmente 190 páginas para COMEÇAR a TENTAR explicar o que é a Área X.

Enfim, Jeff VanderMeer tem uma escrita que eu amo, não se perde em detalhes, não tenta ser lírica. Isso tenho que reconhecer: AMO a escrita de Jeff.

Porém, como leitor, tenho que questionar suas habilidades de Autor, criador de história.

O autor realmente criou uma história e um microuniverso tão rico e complexo que nem ele pode entender e explicar para nós.

Por fim, se assim como eu, você gostou de Aniquilação, termine ele e fique imaginando como continua, porque, de verdade e me pesa o coração dizer isso, não vale a pena continuar a trilogia.
Aline 28/03/2018minha estante
Hahahahaha, arrrrgh, que triste ler isso! Estou lendo o segundo livro (sem esperanças, pela falta de respostas até aqui) e agora sei que não adianta criar expectativas pro terceiro. Hunfy!




etsilvio 22/11/2018

Estranho, porém interessantíssimo!
O tipo de livro que me faz amar ficção-científica. Consegui me conectar aos personagens. Consegui "aceitar" o que acontecia/aconteceu/acontecerá com eles. E mesmo que o final seja um tanto aberto e estranho - como foi toda a trilogia - valeu muito!
comentários(0)comente



Tamiles 27/04/2023

Jesus amado, que livro chato! Não consegui me conectar com nenhum personagem, a história é arrastada e não responde as milhares de perguntas que eu tinha ao ler os dois primeiros livros. Chato
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR