Aceitação

Resenhas - Aceitação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Iara 27/03/2018

Trilogia Comando Sul
De acordo com o autor, a trilogia poderia se encaixar como um "New weird", ou novo estranho. Sendo assim, realmente é difícil de encaixar esses livros em qualquer colocação já estabelecida.
A história se desenvolve como um quebra cabeça, ficando a cargo do terceiro livro encaixar algumas delas, mas note que não todas. A grande maioria das respostas fica a cargo do leitor, não existindo certo ou errado, apenas a experiência vivida.
Certamente é uma série que valeu a leitura, e que vou ficar pensando nos acontecimentos finais por um bom tempo.

Aline 03/05/2018minha estante
Fiquei pensando que não faria sentido terem novas adaptações do filme. (Nem sei se estão planejadas adaptações do segundo e terceiro livros, mas, como você disse, o filme juntou todos os livros). E quanto ao Controle? ? É uma ótima pergunta! Perda de tempo, assim como todo o segundo livro, na minha opinião. ?

Duda 29/11/2021

A história em si é bastante interessante. Mas o desfecho é muito corrido, parece que faltam informações? é muito vago. Personagens importantes para o final que não tiveram suas vidas contadas, não sabemos nada sobre eles. Além disso, o final deixa a critério da sua imaginação o que aconteceu nos 3 livros, não tem uma resposta clara, apenas muito subjetiva.

Whebson 14/04/2017

O melhor foi Aniquilação, o pior Autoridade, já esse rsrsrs
Não há respostas para suas dúvidas, a área x é um mistério, o título do livro é o que responde toda a sua frustração ao terminar a leitura dele. Aceitação, apesar de tudo, foi uma boa leitura. O primeiro livro é tudo de bom. Aproveitem bem ele, pq a saudade dele é grande ao ler os outros dois. Rsrsrsrs

astereads 16/07/2023

Um fim (e também um começo) magnífico
Vou ser bem sincero, nem sei como começar esse review, tantas são as coisas que me chamaram atenção na leitura.

Primeiramente, eu vi que muitas outras pessoas comentaram sobre a frustração pela falta de respostas, o que é compreensível, mas no meu entendimento esse FOI o objetivo do autor. Nós nunca precisávamos saber todos os detalhes; a jornada está ali para ser aproveitada, como em outros horrores cósmicos/ficções científicas similares.

A diferença é que Jeff Vandermeer foca na beleza e manifestação desse horror cósmico, e não em sua lore ou explicações que soam quase místicas, ou no niilismo que tá impregnado no gênero. É por isso que Ave Fantasma existe, não como uma extensão da Área X mas como sua própria pessoa, atrás das suas próprias realizações. É por isso que Controle tem como foco de sua jornada a aceitação de que ele não tem controle. E é por isso que a Diretora, uma personagem tão enigmática, na verdade só queria o fechamento de um ciclo.

Sim, a narração merece críticas também, mesmo que a história, pra mim, tenha sido ótima. Eu percebi que desde o segundo livro o autor perdeu a mão em alguns pontos, por se estender demais neles desnecessariamente. No começo, eu até demorei bastante pra continuar lendo, porque me entediei com alguns capítulos.

A parte incrível, no entanto, foi a realização (lá pro meio do livro) do quão incrível era as diferenças entre os povs. Olhando de uma forma mais técnica, a forma com que ele decide escrever ? as variações entre primeira, terceira e segunda pessoa, o registro quase documental da parte da Bióloga ? é simplesmente algo de tirar o fôlego. Inclusive, a forma com que ele decide como cada ponto de vista vai ser demonstrado fala muito sobre o personagem.

As partes em terceira pessoa me fizeram sentir conectado aos personagens, enquanto ainda me davam aquela sensação desconfortável de ter algo errado que eles não estavam percebendo. A em segunda pessoa, com a Diretora, me fez imaginar como se fosse uma experiência fora do corpo, o que, no meio de suas memórias, faz bastante sentido. Os momentos onde víamos a Bióloga com sua narração em primeira pessoa foram um destaque do livro pra mim, principalmente sabendo o quão bem isso representava sua natureza inquisitiva e cética. Nenhum dos povs era 100% confiável, mas todos tiveram seus pontos altos na hora de construir o todo.

Enfim, acho que poderia ficar falando desse livro pra sempre, discutindo as possibilidades e razões do porquê as coisas aconteceram do jeito que aconteceram. E eu acho isso incrível, quando um livro te toca dessa maneira.

Simpatizei com todos os personagens, me agoniei com suas questões, simpatizei com os motivos deles de fazer as coisas. Em toda a trilogia (ou talvez seja melhor dizer saga?) de Comando Sul, foi lindo de ver como cada um se manifesta tão bem, parecendo pessoas reais ali na sua frente.

Tô ansioso pra o próximo livro!!
AllineP 20/12/2023minha estante
SIM. Acho que essa trilogia vai ficar por um bom tempo agarrada em mim. E a sensação é até parecida com a da área-x... Os pensamentos e entendimentos vão se transformando :') Eu amei.

Sanih 23/06/2020

Esperava mais
Sei lá, eu li aniquilação e fiquei muito empolgada com universo que o autor criou, mas daí veio Autoridade, que é bem lento e só fica bom nos capítulos finais e, por fim, veio Aceitação. Não tenho problemas com finais abertos, adoro na verdade. Mas o livro ficou girando e parou no mesmo lugar. Achei que ia expandir o conceito de colonização... E ficou naquilo lá e não saiu daquilo. Pra não ser tão manequeista, até tem algumas coisas que são respondidas em relação ao primeiro e segundo livro e é ok. Acho que a trilogia podia ser facilmente um livro só com umas 500 pgs.

Lucas 20/05/2020minha estante
Nossa, sim. Gostei mais do que você da obra (hahaha), mas senti o enrolation muito forte nesse terceiro livro. Os capítulos com a diretora são CHATÍSSIMOS!

Malle 06/05/2021

Aceita que dói menos.
*Essa avaliação não tem nenhum caráter técnico ou sério. São somente as impressões de alguém que gastou dinheiro com um livro e... é só isso mesmo.*

Como explicar o que Aceitação causou em mim, como desfecho/não-desfecho da Triloga Comando Sul em poucas palavras?

Aceita que dói menos.

Em primeiro lugar, acho interessante falar que eu não gosto de sci-fi na forma literária e eu tenho horror a finais... pouco elucidadores. Porém, tendo encerrado há um mês esse livro, posso dizer que eu estou incluindo a Trilogia na prateleira de preferidos.

Aceitação não é sobre causas e desfechos. Para mim, é como a Humanidade se comporta quando entrar em contato com algo cuja natureza intrínseca é um mistério ? e não há nada que você possa fazer para impedi-la.

Seguimos aqui quatro personagens: Ave Fantasma e Controle, introduzidos em Autoridade, e dois novos: a antiga Diretora do Comando Sul e o Faroleiro. Sim, aquele faroleiro, bem antes de a Área X se tornar o que é. Todos enriquecedores em sua própria maneira, narrando com tremenda apreensão a tentativa de assimilar o que está acontecendo e talvez quão inevitável isso é.

Eu li algumas resenhas sobre como nada é explicado e tenho que discordar. Há sim explicações (a maiora nas formas de teorias), mas muitas são sutis e presentes nas pequenas metáforas feitas pelos personagens. Contudo, tenho que concordar: em nenhum momento há a certeza absoluta que você está certo em algumas delas. Mas é exatamente sobre isso o livro.

Sobre o que você não tem controle, sobre se remoer sobre aquilo que está além da sua zona de conforto, sobre ficar preso as fundações do que você conhece como certeza ou se adaptar ao novo (e muito mais diferente).

No final das contas, a Trilogia Comando Sul é sobre a jornada do Certo vs. Incerto e o seu final, na minha opinião, foi perfeito para o que é proposto.

Então, só... aceita que é o que é e reflita encarando o teto por meia hora para ver se encontra uma resenha coerente na sua cabeça.

OBS.: reforço a crença de que Aniquilação é ótimo como volume único para quem não quer se meter com algo mais prolixo e cheio de firulas.

marokasoueu 03/02/2019

Aceitação
Chato, cansativo. Me deu a impressão que outra pessoa escreveu, pulei várias partes para não abandonar o livro.

Thay 09/11/2020

Decepção
Até que esse terceiro livro esclarece um pouco mas ainda deixa lacunas... personagens que simplesmente sumiram... só não abandonei porque tinha esperança de melhorar.

wendelwonka 13/07/2020

Esperava mais
O começo da trilogia é excelente. A adaptação da Netflix é ótima. Mas como algumas resenhas falaram, parece que há uma pressa pra terminar o livro e muitos pontos ficam meio perdidos. Não chega a ser um livro ruim, mas tá longe de ser mt bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5