Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

resenhasdajulia 04/06/2021

Quando o Sr. Rafiel falece, deixa uma grande quantia de dinheiro como herança para Miss Marple, desde que ela resolva um mistério. Mas ele não dá pistas do que deve ser resolvido, aliás, pode até ser uma brincadeira de mau gosto.

Mas é claro que Miss Marple não vai deixar passar a oportunidade de desvendar um crime.

Eu gostei bastante do livro, só achei a leitura um pouco lenta!
Maiara 12/01/2023minha estante
Gostei bastante do livro em si, porém achei meio lento, os fatos poderiam acontecer mais rápido e tem algumas partes meio repetitivas. Achei que o final iria acontecer outra coisa, porém achei interessante o final. É um bom livro

Ique 17/04/2021

Miss Marple: a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável
Nêmesis foi o último livro escrito por Agatha Christie que conta com a presença e protagonismo de Miss Marple sendo também uma espécie de continuação de "Um mistério no Caribe" onde a velhinha conhece Jason Rafiel que a auxilia a desvendar um crime. Praticamente um ano após a viagem do Caribe, Miss Marple descobre que Rafiel faleceu deixando uma generosa quantia em dinheiro de herança para a amiga, mas com uma condição: que desvendasse um mistério.

Miss Marple animou-se para desvendar o mistério, não pelo dinheiro, mas pela aventura e excitação da mente, afinal estava monótona a vida em seu vilarejo. Mas, você deve estar se perguntando: "Qual o mistério?" pois é, essa pergunta não foi respondida por Rafiel ficando a cargo da protagonista descobrir tudo através de pistas.

Na verdade, será que existe de fato um crime ou foi tudo invenção do então falecido para chamar atenção fazendo uma brincadeira de mau gosto? Se eu disser qualquer coisa além disso darei vários spoilers uma vez que o mistério já começa na dúvida do próprio mistério.

Assim como em Um mistério no Caribe, teremos aqui uma cena final de Miss Marple como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável? Já adianto que o final é incrível, engenhoso, inteligente, triste, marcante e chocante ao mesmo tempo que é um pouco imprevisível.

Temos ao longo da narrativa uma excelente ambientação com cenários nas Casas e Jardins Célebres da Grã Bretanha além de personagens bem construídos e com boas motivações. Se você leu Um mistério no Caribe, irá encontrar uma espécie de epílogo de alguns personagens e várias, várias referências.

Mas, diante disso, você pode estar se perguntando: "Preciso ler Um mistério no Caribe para ler Nêmesis?" A resposta é: não, mas se for o caso várias referências serão perdidas e em alguns momentos você se perguntará: pra que essa cena? Acho que Nêmesis funciona melhor se o leitor estiver com a história anterior em mente. Mas ele em si é bem explicado para quem lê-lo de maneira avulsa.

A história é bastante linear sem muitas reviravoltas e surpresas, seguindo uma linha de pura investigação, observação e diálogos. Sendo assim, para quem não curte esse tipo de narrativa o livro pode se tornar bastante arrastado tendo ação mesmo somente nos últimos capítulos.

Vale a pena ler? Não gosto dessa pergunta, mas aqui torna-se necessária. Responderia que sim, eu amei! Contudo, se você não leu Um mistério no Caribe indico lê-lo primeiro.
Rodriguinho @literario.rojo 17/04/2021minha estante
5 estrelas

Sara277 13/11/2020

Amei essa leitura, é o segundo livro da autora que tive o prazer de ler. Ele é como uma espécie de continuação para Mistério no caribe, não que uma leitura dependa da outra, mas a gente compreende melhor se for feita a leitura de Mistério no caribe antes. Estou simplesmente amando ler Agatha Christie, quero muito conhecer mais de sua obra. Recomendo.
Dougmage 26/03/2021minha estante
Estou terminando de ler Nêmesis e graças a esse seu comentário, irei ler o Mistério do Caribe!

Sara277 26/03/2021minha estante
Fico muito feliz, vale muito a pena.

Filipinas 27/12/2022

Um clássico romance policial dos anos 70
Uma vovó de quase 80 anos dando uma de detive é uma das coisas que você não sabia que queria ler até ter começado. História intrigante e que te prende do início ao fim.

Se fizessem a proposta para que vocês resolvessem um crime que vc não sabe qual e muito menos sabe por onde começar, o que fariam? Aceitaram?

Bruna 08/09/2023

Meio arrastado mas vale a pena
Fiquei ansiosa para ler esse depois de ter lido Mistério no Caribe mas, infelizmente, Nêmesis não me prendeu tanto quanto a outra aventura de Miss Marple e Sr. Rafiel. O começo me deixou curiosa mas lá pro meio do livro a trama se arrasta e acabei perdendo um pouco o interesse, mas saí satisfeita com o plot twist do final. Recomendo pra quem já é fã de Agatha Christie.

Dani Pontes 06/04/2021

Miss Marple ?
Não foi dos melhores dela q já li... achei um pouco confusa a narrativa, me perdi em algumas partes. E, pela 1 vez q me lembro, meio q descobri coisas antes do final!! Rs
Mas é Miss Marple sendo quem ela é: maravilhosa!! Leiam Agatha!!

juliafinamore 30/03/2022

morreu de que? ?
? de amor. agatha mais uma vez me surpreendeu com a sua genialidade.

o que o amor caído é capaz de causar? um amor idólatra, egoísta. um amor que nem sequer merece um título tão puro como amor.

pela primeira vez, a detetive miss marple não precisa apenas descobrir o culpado, mas precisa descobrir, também, o crime. um finado conhecido da velha senhora a deixou com uma incumbência de desvendar um mistério e fazer justiça.

nêmesis era a pista. o que a deusa da vingança tem a ver com o que sr. raphiel quer que miss marple descubra?

raphiel vai deixando pistas. uma passagem para uma excursão sobre jardins e arquitetura, uma estadia na casa de velhas amigas? o ponto é que um crime foi cometido, talvez mais de um. e ela precisa descobrir qual foi e quem foi.

não bastasse isso, outro desastre acontece na excursão. teria sido obra do acaso?

o livro tomou um rumo inesperado e breathtaking. confesso que, perto da conclusão, eu descobri parte do mistério. porém, é um livro genial e muito bem escrito. eu tiro meu chapéu pra quem consegue amarrar os fatos em um bom romance policial, agatha faz jus ao seu título de rainha do crime!

virou meu livro favorito da miss marple, e está brigando pelo terceiro lugar no pódio de melhores da agatha christie!

Thauany 13/03/2022

Onde está Verity?
Esta edição precisa de uma revisão urgente, a quantidade de vezes que o termo "francamente" aparece é absurda, além de mais alguns errinhos de digitações.
Dito isso, achei a história fraca, o problema não está na escrita da Agatha Christie que é ímpar, mas sim na construção da história mesmo que é muito fraca não havia estímulos para continuar a leitura e desvendar o mistério.
E eu queria que a Miss Marple tivesse tido um caso antigo com o Sr. Rafiel porque eles eram muito fofos.

Feh Tryller 30/04/2022

Nêmesis
Como resolver um caso, sem ter nenhuma informação sobre ele? É isso que Agatha Christie propõe em Nêmesis. Mais um livro com a presença ilustre da adorável "velhinha mexeriqueira" Miss Marple.

Julia.Ferraroli 30/08/2021

Muito bom mesmo ? Não esta entre os meus preferidos da Agatha, mas com certeza vale a pena a leitura

Amanda 16/08/2021

Nêmesis
Muito bom!! O plot é envolvente do início ao fim, e o desenvolvimento foi ótimo, não achei arrastado em nenhum momento. Uma das melhores histórias da Miss Marple que li até agora, recomendo! O único porém foi que a edição que eu peguei tinha vários erros de digitação (faltando acento e travessões, por exemplo); não é uma coisa que geralmente me incomoda muito mas nesse livro acho que faltou uma revisão mais detalhista.

ShirleyStortLeite 31/12/2021

Quarto livro que li da Agatha
Foi bom, mais não tão bom quanto pensei, na metade do livro descobri quem era o assassino.
Mas foi uma leitura gostosa.
Quem gosta desse tipo de história, vai gostar de se aventurar junto com Miss Marple, só sei que essa velhinha é danada de boa.

Beatriz.Buscarino 27/09/2020

Nêmesis
Neste livro Miss Marple procura atender o último pedido do Mr. Jason Rafiel. Trata-se de resolver um crime, mas ele fornece poucos detalhes, pois não diz quando ou onde o crime foi cometido, nem quem estava envolvido. As únicas pistas de Miss Marple são uma vaga na excursão Casas e Jardins Famosos da Grã-Bretanha e o código Nêmesis.

No começo do livro, por não termos muitas informações a leiteira foi um pouco lenta, na logo que as informações vão aparecendo fiquei intrigada e o fluxo foi mais rápido. Confesso que os meus palpites estavam sempre errados, Agatha Christie me surpreendeu hahaha

Recomendo que leiam Um Mistério no Caribe antes, pois Nêmesis seria meio que uma continuação, apesar de que são histórias distintas.

Carolina.Lara 05/04/2021

Resenha
Confesso que esperava um pouquinho mais. Por ser considerada a rainha dos crimes, a autora deixou o fim um pouco bobo, sem muita surpresa, digamos assim. O desenvolver da história é muito bom, mas o fim, nem tanto. É o primeiro que leio da Agatha, mas não desisti, já iniciei outro.