Nêmesis

Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Zack_Newton 24/02/2020

Diferente dos outros que já li
Fiquei com medo de não gostar, por não ter nenhum assassinato de início (sei que pode ser repetitivo, mas me dá certa curiosidade à respeito). Mas eu gostei demais e bem bem no início já tinha minhas suspeitas, mas nenhuma certeza. Terminei agora de madrugada, depois de 4 horas seguidas de leitura focada e terminei com um sorriso no rosto. Muito bom, Agatha nunca decepciona!

Nat 18/10/2017

Nemesis, outra aventura de Miss Marple
Ao ler o obituário, Miss Marple descobre que o Sr. Rafiel (que conhecemos previamente em Mistério no Caribe) havia morrido.
Sr. Rafiel era um idoso muito perspicaz e rico, e deixou uma boa quantia para que Miss Marple investigasse um caso para ele. Sim, toda a “transação” foi após a morte dele. Nossa velhinha, contudo, aceita a missão deixada pelo recém falecido e vai na viagem por ele agendada. Ela conduz uma investigação às cegas, pois não sabe qual é o caso que está investigando.
Aos poucos, Jane vai interpretando os sinais deixados pelo morto e acaba descobrindo que o caso tem ligação com o próprio filho do Sr. Rafiel (até então tratado como um traste). Mas, é claro, o crime não se restringiu ao que ela deveria desvendar e outras mortes acabaram acontecendo – e tudo estava relacionado.
Era um caso muito importante e ela não poderia decepcionar as pessoas envolvidas! E somente ela, sem pré-conhecimentos ou mesmo pré-julgamentos poderia resolver a questão.
Gostei muito desse livro. O início é diferente dos outros da Agatha, afinal não há um assassinato e você não espera que aconteça nenhum. Por trazer um personagem de outro livro, recomendo a leitura de Mistério no Caribe antes de se iniciar Nêmesis (não que seja obrigatório, mas fica mais interessante). Achei que o enredo se desenvolve bem naturalmente e sem correria. Entrou para um dos meus preferidos com a Miss Marple!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

VanesSakura 28/10/2017

Ousado, porém nada empolgante. Esperava mais da minha escritora favorita...
A história se passa com a famosa Miss Marple tentando desvendar um mistério que o falecido milionário Sr. Rafiel (amigo que encontrara em Um Mistério no Caribe - o livro), a solicita, e em troca lhe oferece uma boa quantia em dinheiro.

Obviamente ela não deixaria de ficar fora dessa... Para quem conhece Miss Marple, ela tem o faro para o crime e para a justiça.

Minha opinião após a leitura: Já li outros livros da escritora, tenho diversos em minha prateleira, e este foi de longe um dos meus favoritos.
Adianto que a história é muito interessante, afinal, como desvendar um crime, sem ter quaisquer detalhes, pistas ou quem está envolvido? É realmente uma trama chamativa, Miss Marple aos poucos vai adquirindo informações e encaixando as peças do quebra-cabeça.

Porém achei o desenrolar do livro bem maçante, digo isto, porque há cenas em que realmente são desnecessárias, coisas corriqueiras do dia a dia, que não são tão audaciosas como nos outros livros da autora. Você sempre espera por algo a acontecer, e tudo se torna muito repetitivo com falas previsíveis.

O final achei muito fictício e nada empolgante com as "espiãs" (pra quem leu entenderá o que estou citando), que apareceram dando suporte a Miss Marple. E novamente a nossa "velhinha" resume isto tudo ao Departamento de Polícia, tornando o final nada, mas nada surpreendente.

Confesso que adoro a Miss Marple, o que me fez ler este livro até o final, pois ela é muito engraçada, e de certa forma realmente é uma "atriz", mas acho que a escritora não se acertou muito nessa obra, uma pena... Porque a história tinha tudo para ser fascinante.

Mr. Jonas 12/02/2018

Nêmesis
Após receber uma estranha carta dos advogados de seu falecido amigo Jason Rafiel, Miss Jane Marple acaba sendo convocada para uma enigmática missão, sobre a qual aparentemente não tem qualquer informação. Poderia um morto conduzir uma investigação? Jane Marple terá de seguir as pistas mais obscuras para desvendar este intrigante mistério.
Último livro de Agatha Christie protagonizado por Miss Marple, Nêmesis, publicado em 1971, traz de volta a figura do sr. Rafiel, um excêntrico homem de negócios que se aliara à simpática velhinha para resolver um crime em Mistério no Caribe. Surpreendente e perspicaz, Nêmesis fecha com chave de ouro o conjunto dos romances protagonizados pela astuta senhora.

“[...] Agatha Christie retorna triunfante para o romance policial tradicional.”
Daily Mirror

Samuel 14/02/2018

Leitura cativante.
O começo da história e bem vago, com uma excursão turística para outra cidade com tudo pago por Sr. Rafiel. Sendo com o objetivo de descobrir pistas de um crime que aconteceu há dez anos atrás, que Miss Marple acha completamente difícil. Porém com o desenvolvimento da trama a historia lhe cativa bastante, por ter casos distintos que acabam se relacionando, além de outras coisas que acontecem que lhe deixa surpreso e extasiado. É tudo isso corrobora para Miss Marple encontrar certas pistas, chegando no principal algoz.

Vincento Hughes 24/03/2018

HAVIA UMA AGULHA NO PALHEIRO... MAS QUAL É O PALHEIRO?
Em "Nêmesis", a simpática velhinha Miss Marple precisa desvendar um crime a pedido de um velho amigo. O problema é que Miss Marple não sabe que crime é esse. Simplesmente porque este seu amigo, o Sr. Rafiel tinha acabado de falecer e o pedido veio através de uma carta deixada por ele a seus advogados.

Com maestria, Agatha Christie consegue deixar tanto Miss Marple quanto o próprio leitor no escuro, fazendo com que ambos procurem uma agulha no palheiro. MAS SEM SABER QUAL É O PALHEIRO CERTO. E as pistas são apresentadas de uma forma gradual e extremamente sutil, fazendo com que o leitor fique se perguntando: "O que realmente aconteceu?" Somente embarcando nesta aventura com Miss Marple é que o leitor poderá descobrir.

E descobrirá que "Nêmesis" oferece uma trama extremamente engenhosa e com um desfecho que surpreenderá muitos leitores. Recomendo.

Prih 10/06/2018

Cativante
Miss Marple uma senhora já de idade recebe uma proposta inusitada de um velho senhor rico que havia morrido para fazer justiça de um determinado crime que havia sido cometido,a morte de uma jovem Verity Hunt, que leva Miss Marple a fazer uma excursão que lhe foi arranjada,para ir e desvendar sem nenhuma pista ou instrução um crime que a levará a descobrir uma ligação com outro que já havia aconteçido também.Um livro que te cativa,que leva você a querer lê-lo cada vez mais,Agatha Christie sabe como prender o foco de seus leitores,com todo o seu suspense e reviravoltas.Um ótimo livro para os amantes de um bom suspense policial .

Su 20/06/2018

Nêmesis é o segundo livro da Agatha que leio. O primeiro A noite das bruxas tinha como protagonista Hercule Poirot, e vou admitir que não me impressionou muito, embora tenha sido razoavelmente bom.
Miss. Jane Marple estava calmamente lendo o seu jornal da tarde, quando se dirigiu a parte dedicada aos obituários, redobrou sua atenção para averiguar se havia ali algum conhecido, pensou já ter conhecido alguém de sobrenome Rafiel, mas não se recordava quem. Ao pegar em um casaquinho infantil que estava tricotando, ela se lembrou que conheceu Mr. Rafiel em uma viagem às Antilhas.
Mr. Rafiel era um homem riquíssimo, que vivia cercado por empregados. Durante a viagem, eles acabaram se aliando para solucionar um crime. Porém, jamais voltaram a se encontrar. Ainda assim, uma semana depois de saber de sua morte, Miss. Marple recebeu uma carta de seu advogado dizendo que Mr. Rafiel havia deixado aos seus cuidados uma proposta na qual, talvez, ela se interessasse.
Ao se dirigir a firma de advocacia contratada por Mr. Rafiel, Miss. Marple foi informada de que ele tinha deixado uma quantia reservada para ela, caso ela aceitasse sua proposta. A proposta foi descrita em uma carta escrita pelo próprio Mr. Rafiel. Ele queria que ela empreendesse uma investigação relacionada a um crime. As instruções, para que ela começasse a investigar, lhe seriam passadas aos poucos.
Miss. Marple é uma senhorinha encantadora. Gostei muito mais desse livro do que do outro que tinha lido anteriormente. É incrível como, partindo absolutamente do nada, Miss. Marple consegue solucionar a investigação que Mr. Rafiel tinha lhe proposto. Não consegui suspeitar de nada e, mesmo com o crime já solucionado, tive que retornar algumas páginas para realmente entendê-lo. Porém, o mérito todo da leitura vai para Miss. Marple, ela é incrível.

“Preciso efetuar um levantamento tão lógico quanto possível desse encargo que aceitei. Minhas instruções, ou “ordens”, como dizem meus amigos da marinha, por enquanto são muito imprecisas. Praticamente inexistentes. Por isso devo me fazer uma pergunta bem clara: o que vem a ser isso? Responda! Não sei. Curioso e interessante. Que maneira mais estranha de proceder, ainda mais para um homem como Mr. Rafiel, habituado a tratar de operações comerciais e financeiras com êxito. Ele quer que eu adivinhe, que use meu instinto, que observe e obedeça as indicações que me forem dadas ou sugeridas.
Portanto: Ponto 1. Vou receber indicações – de um morto. Ponto 2. Meu problema se relaciona com justiça. Para corrigir uma injustiça ou desagravar o mal, trazendo-o à justiça. Isso está de acordo com o código Nêmesis, que me foi dado por Mr. Rafiel.”

Elisabete Bastos @betebooks 06/09/2018

A mestre
Agatha Christie surpreende em cada romance. Não tem cadáver no início, no meio.... Que livro é este e será que existe ou existirá algum crime?
Assim é este romance ...
Miss Jane Marple uma idosa, perspicaz tem uma quantia deixada por um homem rico, em testamento, mas condicionada a descobrir a verdade de um crime. E o resto: quando? como? lugar? ficarão na missão.
Que missão!!!!!
Então, teremos dois assassinatos (dez anos), um assassinato recente e um suicídio....
Nossa!
Vamos ler?

Bruna.Mariani 14/10/2018

Miss Jane Marple estava calmamente lendo seu jornal da tarde, qdo se dirigiu a parte dos obituários para averiguar se havia algum conhecido, pensou já ter conhecido algum Mr. Rafiel, mas não se recordava quem, até pegar um casaco infantil cor de rosa que estava tricotando. Ela lembrou que haviam se conhecido em uma viagem nas Antilhas.
Mr. Rafiel era riquíssimo, durante esta viagem acabaram se aliando para solucionar um crime, tendo jamais se encontrado após este fato.
Após uma semana da morte de Rafiel, Miss Marple recebe uma carta dos advogados dele relatando que tinha ficado aos seus cuidados uma proposta que talvez ela se interessasse, deixando uma quantia em dinheiro caso ela conseguissse resolver o mistério. As instruções foram passadas aos poucos através de cartas q ela tinha que decifrar.

Natalia 31/10/2018

único problema: A Editora
Agatha Christie é a melhor! Amo a Miss Marple!
Fiquei frustrada, decepcionada com a Editora, o livro contém erros grosseiros de grafia e tradução.

Luiza 06/08/2019

Acredito (ainda não pesquisei sobre isso) que se trata de um livro relacionado a outro, mas isso não nos impede de compreender a história.
Certo dia, um homem rico de negócios que Miss Marple conhecera em um cruzeiro pelo Caribe falece, deixando para ela 25 mil libras sob uma condição: investigar um caso.
No entanto, isso era muito mais difícil do que parecia, pois o Sr. Rafiel não havia deixado mais detalhes, apenas a mandou para uma excursão para conhecer os jardins da Inglaterra.
Como sempre, Agatha Christie coloca seus detetives em meio a personagens caricatos da sociedade inglesa da época, e a história começa a se desenvolver logo depois de um ponta pé inicial.
Quem acompanha o IG há muito tempo sabe que eu não gostou de contar muito sobre os livros da Agatha, pois eles são especiais, e não é justo que eu mate o mistério. É um livro muito bom. Não digo que está entre os meus favoritos (e, dessa vez, acertei tudo, prefiro quando eu erro feio hahahaha).
O único porém está nesta edição: a revisão é muito porca! Índia com letra minúscula, inúmeros erros de digitação etc. É uma pena, pois estava pensando em substituir alguns livros da minha coleção por essa edição (a diagramação é deliciosa), mas não acho que vale a pena.

readwithjuly 26/11/2019

Nêmesis (#3 da agatha?)
Primeiramente, falando da edição é muito triste mas, a editora trouxe vários erros de tradução e digitação. Sobre a própria trama do livro, gosto muito da agatha (agatha porque samos íntimas), porém comparando com o assassinato no expresso e não sobrou nenhum, devo dizer que nêmesis parece um pouco ?apagado?. Por se tratar do primeiro livro da Miss Marple que leio, estou ansiosa para ler outros dela e quem sabe preferir ela ao poirot.

Suliany 07/12/2019

Interessante
Miss Marple, a velhinha mexeriqueira, foi convidada por um conhecido, que estava morto, a desvendar um crime para que se fizesse justiça.
Mr Rafield, o morto que lhe empenhou essa façanha, providenciou uma excursão. na mesma, ela começou a descobrir do que se tratava.
Um bom livro da rainha do crime, mas acho Miss Marple bem sem graça. Sou apaixonada por Poirot!