Nêmesis

Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Karol 19/03/2023

Lido da primeira semana de janeiro!!Adicionando agr às leituras de 2023,pois antes não tinha skoob

Luað 03/03/2023

Nêmesis - A Justiça sempre em primeiro lugar.
Um livro sensacional, com uma trama traçada com delicadamente. Todas as pistas estão no livro, basta juntá-las, o que consegui fazer.
Absolutamente incrível, uma obra prima que merece ser lida por todas as pessoas!

Susy 27/02/2023

Sobre o livro
Em geral, a leitura é boa, eu gosto bastante da escritora Agatha Christie e esse livro é incrível, pois traz uma protagonista que é uma pessoa idosaas que consegue ser muito esperta e inteligente do que muitos outros personagens.

Luiza 24/02/2023

Te amo miss marple
Juro que velhinha simpatica essa miss marple, eu adorei. foi o primeiro livro da agatha christie que li e que experiencia! a escrita dela é fluída e ter a miss marple como personagem principal fez tudo ficar ainda melhor. por fim, foi muito divertido adivinhar o assassino junto com a miss marple, visto que tanto ela quanto a gente tava perdido de início

Marja 21/02/2023

Super recomendo
Que livro bom!!! Cada livro que leio, fico ainda mais encantada com a inteligência da Agatha Christie, e o quanto ela foi revolucionária pra época. Esse tem uma história bem interessante, que sai um pouco do crime que acabou de acontecer.

Mizoca 20/02/2023

Bom mas nem tanto
Já adianto que sou suspeita para falar sobre livros da Agatha Christie...
O começo da história me pareceu bem instigante mas ainda assim, demorei muito para finalizar o livro.
Isto é, neste livro, você acaba mergulhando em uma situação em que você está tão cega quanto a própria protagonista. Você tem que ir juntando os fragmentos e tentar definir qual é a ideia, o que eles estão procurando, o que o autor pretende e tentar entender qual é o mistério a ser solucionado.
Aqui nós não temos de antemão, um assassinato propriamente dito para resolver. Então, se você quer mergulhar em uma investigação às cegas, esse é o lugar certo. Não é o melhor livro da Agatha, mas também não é o pior.
Eu achei a solução interessante e os pontos que ligam as histórias também. É uma leitura curta e que vale a pena se você gosta de muito mistério.

Livinha 20/02/2023

Ágatha Christie é sempre uma boa escolha!
Até hoje nunca li um livro ruim dela. E olha que já li mais de 20.
Para variar não descobri o assassino, apesar de ter mil suspeitas.
A escrita, o enredo, a ambientação, tudo me encanta nas histórias dela!
E mesmo quando a história não é com o meu queridíssimo Poirot (que inclusive está tatuado em mim), fico imersa do começo ao fim.

Mands 19/02/2023

Miss Maple
Sinceramente que personagem cativante, uma velhinha que todos lembram ela de alguém, que tem uma afinidade pra descobrir a verdadeira essência do ser humano, o mistério no início é confuso, pq o mistério é saber qual e o mistério, no decorrer vc começa a caducar com todos os personagens mas no desenrolar da história você já consegue ter uma noção do que aconteceu, eu já imaginava o que tinha acontecido, mas algumas informações não estavam encaixando até tudo ser revelado e fazer sentido. Realmente a escrita dessa autora é gostava de se ler.

Isabela 18/02/2023

O livro é muito bom. O começo não me prendeu tanto, mas quando os fatos começam a ser revelados o livro fica incrível

pry_maciel 16/02/2023

Miss Marple e seu faro para o mal...
Depois da morte de um velho conhecido, Miss Marple recebe uma missão para fazer justiça. Como apaixonada pelos livros da Agatha, esse livro não deixa nada a desejar, seja na construção dos personagens e do mistério a ser resolvido.

Cristina117 15/02/2023

Nêmesis
Como gosto da Miss Marple, as histórias que envolvem essa personagem é carregada de humor, diversão e carisma.
Esse livro foi envolvente e como sempre a autora consegue dividir bem os enredos quando é o Poirot e Marple, e eu, a propósito, prefiro a velhinha mexeriqueira, super inteligente e engraçada.

Kaliane 14/02/2023

"Inspetor" Marple tendo o foco finalmente
Eu gostei da leitura, é bem fácil e os capítulos são alternados entre longos e curtos, mas possuem uma boa frequência e nada que dificulte.

Gostei das surpresas e foi tudo muito bem elaborado e cativante.

A escrita é tranquila, gostei do enredo e diferente de outros livros que li da Agatha, o foco nesse foi totalmente em Miss Marple como a protagonista desde o começo. O que não aconteceu em outras obras em que ela acabava aparecendo no meio ou até quase no final.

Gostei de acompanhar a forma que ela deduz e estuda os casos.

Recomendo a leitura.

Inae 10/02/2023

Nêmesis ??
Certamente um dos meus favoritos da Agatha, realmente me engajou na leitura. É um livro bem diferente porque é a reconstrução de um caso que no início vc nn tem ideia nem sequer do que se trata a história, mas dps que engata fica bem instigante

Beatriz1665 06/02/2023

Nêmesis: a missão do além
Já pensou seu falecido amigo lhe incumbir a missão de solucionar um crime, sem saber qual, onde ou como tal crime ocorreu? Com certeza essa situação nunca teria passado na cabeça de Miss Marple, mas após receber uma estranha carta dos advogados de seu amigo Jason Rafiel, a velhota mexeriqueira acaba sendo convocada para essa enigmática missão, sobre a qual aparentemente não tem qualquer informação.

O livro que sucede os acontecimentos de ?Um Mistério no Caribe? foi o último escrito pela Rainha do Crime e não podia deixar de ser estrelado pela adorável e perspicaz Miss Jane Marple.

A apresentação do enredo é algo peculiar: após os episódios ocorridos no Caribe, Mr. Rafiel, já em seu leito de morte, decide invocar Nêmesis ? referência ao livro anterior em que Miss Marple se intitulara dessa forma, como a deusa da justiça. Sendo assim, a velhota por ter um ?faro para o mal? deve solucionar um crime e buscar justiça, mas não sabe se o crime já ocorreu ou ainda haveria de ocorrer, não sabe qual é o tal crime ou muito menos quem seria a vítima. A nossa querida detetive amadora segue, então, numa aventura a fim de solucionar todo esse mistério.

No início, a leitura é um pouco monótona em comparação ao demais livros de Christie, contudo no decorrer da história, a medida que vamos recebendo mais informações sobre o crime em questão, ela se torna mais fluida.

O desfecho deixou um pouco a desejar, não atingiu as altas expectativas que foram criadas com a sinopse do livro, ainda assim indico como uma boa leitura pelo enredo único que Christie escreveu e pela despedida da adorável velhinha mexeriqueira.

Yasvie 03/02/2023

Ah, Tia Agatha, não se diz mais uma coisa dessas.
De alguma forma todo leitor dos livros da Agatha Christie já espera um mistério longo e que só termina realmente junto com o livro, mas Nêmesis consegue ser até mais misterioso do que os outros mistérios esperados. Pois foi decidido que nem mesmo a própria personagem principal saberia qual é o crime que terá que solucionar.

Não vou mentir que a princípio isso irrita, as cartas não dizendo nada mas mandando fazer coisas que não se encaixam na lógica, as pessoas, os questionamentos, nada dá sentido e em certo momento até se torna monótono, mas como um bom livro da Agatha ela constrói a história para poder prender o leitor em um final com sentido.

E que sentido! De todos os livros da Agatha que li até agora esse talvez seja o mais comum, com um caso comum e simples, sem fios milagrosos e finos que derrubam coisas e dão tiros, sem milhares de suspeitos e até mesmo sem ser recente. Pela primeira vez vejo a Agatha trazer um caso que se passou anos atrás e que já estava resolvido até se decidir o contrário.

De alguma forma esse também é o que mais traria polêmicas para as falas que ali estão, um sútil machismo e xenofobia da época e muitas frases que hoje em dia com certeza fazem a gente respirar fundo e às vezes até dar uma risadinha porque a vó Agatha e a vó Marple estariam cometendo pelo menos 10 crimes diferentes e ofendendo mais da metade da população mundial, mas de alguma forma a gente ri disso porque tem piores por aí, e porque por outro lado outra discussão aparece por cima e trás aquela sobrancelha levantada de surpresa.

Ou seja, Nêmesis trás simplicidade, um crime simples com solução simples mas que o contexto é demorado pela situação ser de 10 anos anteriores ao presente do livro. A forma da narração e de deixar o leitor no escuro junto com a Miss Marple é muito bem pensado e corajoso. Um livro incrivelmente inofensivo. E pela Agatha o pano já está pronto desde o início da humanidade.