Nêmesis

Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Feh Tryller 30/04/2022

Nêmesis
Como resolver um caso, sem ter nenhuma informação sobre ele? É isso que Agatha Christie propõe em Nêmesis. Mais um livro com a presença ilustre da adorável "velhinha mexeriqueira" Miss Marple.

victor.victor.victor 29/04/2022

Mediano
Em um dos seus últimos livros, Agatha se conecta com a personagem de Miss Marple e escreve sobre uma senhorinha pacata, mais fraca fisicamente, mas ainda perpicaz na mente.

'Nemesis' não alcançou meu top 10 da autora.
É um livro mais lento, que não esclarece a linha de investigação até o final. Ou seja, existem inúmeros acontecimentos que podem ou não se amarrar. É desanimador, pois não sabemos ao certo a história que está sendo contada.

É um livro polêmico, que compartilha alguns comentários conservadores, principalmente sobre a juventude, a mulher moderna e a literatura policial. Essa edição da foto está cheia de erros no texto, algumas falas não tem travessão.

Paula 24/04/2022

Não achei o melhor da Miss Marple, porém é simpático...
Achei um livro bem morno, porém com um mistério interessante. O que me deixou desanimada foram algumas questões e ideias que alguns personagens têm em relação a jovens mulheres, mesmo sabendo que o livro foi escrito nos anos 70. Miss Marple está maravilhosa como sempre, mesmo ela demorando um pouco para entender o que devia investigar, e acredito que este tenha sido um toque diferente acrescentado na história.

Laríssa 15/04/2022

A senha é Nêmesis
Nêmesis foi meu primeiro contato com a escrita da Agatha Christie. Talvez tenha começado pelo livro errado? Errado no sentido de ser, pelo visto, a última história de Miss Marple.

No começo, achei a trama um pouco parada e mais lenta. Mas, próximo da metade do livro, a história começou a deslanchar e me deu um bom foco. Fiquei bem surpresa em como as coisas foram se encaixando, se ligando e fazendo sentido.

Miss Marple é extremamente perspicaz, incrível como detetive e como atriz haha. É incrível como a mente dela funciona, porque olha.. desvendar um mistério sem ter muitas informações, ir desenrolando a trama e chegar a esse desfecho, foi impressionante.

Consegui desvendar o assassino ali perto do fim. Mas não foi nada que afetasse a experiência. Espero ter a oportunidade de ler outras obras da rainha do crime.

Jose.Maltaca 30/03/2022

Disperso
Nêmesis, livro da escritora britânica Agatha Christie e publicado em 1972, narra a história da senhora mexeriqueira Miss Marple, a qual recebe um pedido inusitado para investigar algo nebuloso. O pedido é realizado por um conhecido de Marple, o Senhor Rafiel, o qual figura como personagem no romance “Um Mistério no Caribe”. Assim, recomendo a leitura de “Um Mistério no Caribe” antes de iniciar a leitura de “Nêmesis”, uma vez que vários detalhes do primeiro repercutem na história do segundo (o que a editora Harper Collins pareceu ignorar ao não incluir o livro do Caribe em um box anterior). Dito isso, aqui temos um whodunit bastante disperso: ora a história vai a uma direção, ora a outra, o que sem sombra de dúvida torna a experiência confusa. Desorientação esta que se traduz num entra e sai de personagens, em uma morte inverossímil e em uma trama passada chocha e sem inspiração.

Contribui para a falta de êxito da história a falta de motivação que dá o pontapé inicial ao enredo. A introdução de dois personagens patetas, cuja relevância desaparece tão logo eles aparecem, faz com que a força do argumento dos eventos transcorridos no livro passado e a excentricidade de Senhor Rafiel não sejam bem representadas. Tão logo Marple se vê em uma cruzada aleatória e mais perdida que amendoim em boca de banguela, os eventos transcorrem por ela, sem que tenha que levantar um palito para investigar e pôr a termo o que dela é pedido. Assim, quando a história se estabiliza e o whodunit é criado, já é tarde demais: o desinteresse já bateu. Some-se a isso a repetição da trama rasa que se descortina no passado e temos um festival de personagens com motivações estapafúrdias e uma série de acontecimentos que transcorrem circularmente sem muito acrescentar.

Aqui retomo o ponto inicial do livro como continuação. Para que o título “Nêmesis” tenha alguma força no final da trama, é necessário prévio conhecimento do livro anterior, o que Christie tenta martelar sem sucesso em um segmento apressado após a revelação final. Porém, mesmo no livro do Caribe, a alcunha que Miss Marple se dá é um detalhe final, nada que justifique uma trama inteira que não faz jus ao próprio apelido, não importa quanto Christie nos queira levar a acreditar que isso é merecido. Assim, Nêmesis é um dos livros mais dispensáveis da carreira da escritora britânica, a qual já escreveu livros mais divertidos (“Os Crimes ABC”), interessantes (“Um Mistério no Caribe”) e com maior carga de suspense (“Morte no Nilo”). Recomendo a leitura somente para os fãs da Rainha do Crime, e somente após ter percorrido longo trecho em sua profícua bibliografia.

Febrag 30/03/2022

Ele é lento mas é legal
A curiosidade que tive foi a mesma que a de Miss Marple, o que aquele homem queria quando o contatou para resolver algo que nem sabemos do que se tratava?
O desenrolar do livro foi lento e um tanto previsível, acho que foi um dos únicos livros da Agatha que eu meio que ja sabia o final antes mesmo dele acontecer.

juliafinamore 30/03/2022

morreu de que? ?
? de amor. agatha mais uma vez me surpreendeu com a sua genialidade.

o que o amor caído é capaz de causar? um amor idólatra, egoísta. um amor que nem sequer merece um título tão puro como amor.

pela primeira vez, a detetive miss marple não precisa apenas descobrir o culpado, mas precisa descobrir, também, o crime. um finado conhecido da velha senhora a deixou com uma incumbência de desvendar um mistério e fazer justiça.

nêmesis era a pista. o que a deusa da vingança tem a ver com o que sr. raphiel quer que miss marple descubra?

raphiel vai deixando pistas. uma passagem para uma excursão sobre jardins e arquitetura, uma estadia na casa de velhas amigas? o ponto é que um crime foi cometido, talvez mais de um. e ela precisa descobrir qual foi e quem foi.

não bastasse isso, outro desastre acontece na excursão. teria sido obra do acaso?

o livro tomou um rumo inesperado e breathtaking. confesso que, perto da conclusão, eu descobri parte do mistério. porém, é um livro genial e muito bem escrito. eu tiro meu chapéu pra quem consegue amarrar os fatos em um bom romance policial, agatha faz jus ao seu título de rainha do crime!

virou meu livro favorito da miss marple, e está brigando pelo terceiro lugar no pódio de melhores da agatha christie!

Karla 23/03/2022

Desta vez, consegui entender quem era o assassino!
"Uma vida, não importa o quanto dure, é uma experiência completa" (p. 81).

Neste livro, acompanhamos uma Miss Marple mais velha, de saúde mais delicada, mas com a mente tão sagaz e incrível de sempre, que aceita a missão dada por um falecido amigo de fazer justiça... Mas para quem? Por quê? O que aconteceu?

Ele não diz, e a adorável velhinha precisa descobrir e ser a própria deusa da vingança e justiça equitativa. Para não dar spoiler, não vou dizer o que ela descobre, mas ah... Ela descobre!

Mais uma vez a Rainha do Crime entrega uma história onde todos os elementos são bem relacionados entre si e a dúvida paira durante a maior parte da leitura. Quem é o assassino, como o por que motivo matou é plausível e bem feito.

Como sempre, adorei!

Thauany 13/03/2022

Onde está Verity?
Esta edição precisa de uma revisão urgente, a quantidade de vezes que o termo "francamente" aparece é absurda, além de mais alguns errinhos de digitações.
Dito isso, achei a história fraca, o problema não está na escrita da Agatha Christie que é ímpar, mas sim na construção da história mesmo que é muito fraca não havia estímulos para continuar a leitura e desvendar o mistério.
E eu queria que a Miss Marple tivesse tido um caso antigo com o Sr. Rafiel porque eles eram muito fofos.

Marcos Nandi 05/03/2022

Eu amo essa autora. E esse livro superou todas as minhas expectativas.

Rafiel, um homem rico e difícil lidar, morre e deixa para Miss Marple uma herança condicionada a ela fazer justiça. A relação dos dois, é rasa. Apenas, se conheceram um ano antes da morte desse homem rico, numa viagem pelo caribe.

Porém, o diferencial do livro é que a protagonista não sabe por onde começar e nem o que fazer. Está no escuro. E o leitor também, é instigante ( e MUITO agoniante) ler um livro que não se SABE nada sobre o mistério da vez.

Apesar de não deixar nenhuma pista, Miss começa a investigar e recebe a notícia de que o senhor Rafiel, contratou um serviço de excursão, onde lá ela deveria encontrar alguém. Daí ela começa a juntar as pistas.

A história é redondinha e tem sentido. É muito divertido ver as senhoras fofoqueiras (coisa típica de cidade pequena), dando pistas para a protagonista e ela descobrindo aos poucos a relação do desaparecimento de meninas com o senhor Rafiel. Não vou dar nenhum spoiler, mas é muito legal ir descobrindo as coisas.

Apesar disso, achei a revisão fraca. Alguns erros de digitação e diagramação. Mas no mais, o lindo é muito bom.

Laisa73 04/03/2022

?Nêmesis as vezes tarda, mas não falha.?
Não é um dos meus preferidos da Agatha, já que achei certas situações um tanto superficiais,ultrapassando o ?padrão Agatha? de dramaticidade.Muitas vezes a história aparentava simplesmente não andar pra lugar nenhum,isso acontece por conta da escassez de personagens interessantes.Apesar disso conseguiu ser bom e me inserir dentro da história o suficiente para que no final eu fosse surpreendida.

Mirelle 03/03/2022

Miss Marple é muito sagaz
Uma história aparentemente insossa, se torna em uma aventura para Miss Marple. Ela consegue observar nos diálogos coisas que ninguém consegue. Sinceramente, essa senhorinha frágil fisicamente, é muito ágil mentalmente. Com um enigma nas mãos e, dessa vez, um presente valoroso, ela vai descobrir o que aconteceu há dez anos, quando uma moça foi assassinada e desfigurada. O condenado, pode não ter sido o autor do crime e ela vai numa excursão, com um grupo de pessoas para descobrir o que realmente aconteceu. E é tudo simplesmente interessante. Amo a escrita de Ágatha Christie.

Carla.Vasconcelos 14/02/2022

Mais uma obra da rainha do crime com a querida Miss Jane Marple, a "velhinha" curiosa, observadora, incrivelmente inteligente e sagaz. E segue a saga da leitura de todas os romances de Agatha Christie.