Pílulas azuis Frederik Peeters

Resenhas - Pílulas azuis

Cinara... 08/09/2021

"Quando olho para trás, tenho a impressão de uma felicidade e de um prazer difusos e permanentes. Mas sei que é por causa do movimento, da densidade dos encadeamentos de momentos pesados e leves... Sei que o que essa relação tem a mais do que as precedentes é que ela tem vida própria, nos carrega, nos impõe seu ritmo imprevisível, sem nunca perder o fôlego."

HQ autobiográfica onde o autor conta como conheceu sua esposa e seu filhinho portadores de HIV e como lidou com toda a situação, uma relação cheia de medo, amor e aceitação.
Super esclarecedora, pode tirar muitas pessoas do escuro da ignorância sobre a doença!

Julia 28/04/2024

HQ autobiográfica
Fiquei impressionada com essa HQ, uma abordagem tão cuidadosa de um assunto não muito divulgado e falado abertamente?
Comecei a ler o livro sem de fato saber do que se tratava e me surpreendi com tudo.
Isadora.Schaffazic 28/04/2024minha estante
Eu sou nova no app como faz pra ler ?

Sabnssx 28/04/2024minha estante
vi que vende na Amazon amg! aqui é mais para organizar leitura, fazer resenhas e interagir sobre livros

Samukk 31/01/2024

Maravilhoso
Aqui fala sobre amor, familia e inseguranças. A importância da conversa e o impacto que as energias positivas e negativas causam em nossa vida.
Lima O Limão 31/01/2024minha estante
Vou ler pela tua resenha ter sido interessante.

Samukk 31/01/2024minha estante
Obg lima. A hq boa e bem rápida de ler.

Edmar Lima (@literalgia) 25/11/2022

Pílulas azuis
Eu tenho uma ótima relação com novelas gráficas, ainda mais por serem em sua maioria (auto)biográficas, uma área que muito me interessa. Em Pílulas azuis, acompanhamos o desenvolvimento da relação entre um homem e uma mulher soropositiva. Não somente ela, como também o seu filho. Em um primeiro momento, nos deparamos com o preconceito e a ignorância do protagonista sobre o HIV, algo que acontece desde a emergência da AIDS nos anos 80 até os dias de hoje, apesar de agora termos muito mais informações. Eu mesmo não tinha muito conhecimento sobre o HIV, somente o que via em filmes e programas de TV e por isso minha visão era bem limitada e por muitas vezes, preconceituosa. Felizmente, tive o bom senso de me educar e procurar a respeito e hoje tenho um certo entendimento e não propago mais desinformações, pelo contrário, tento disseminar as informações que captei.
O relacionamento entre as duas personagens vai sendo construído ao longo da história, assim como observamos Frederik desenvolver seu lado paterno com o pequeno enteado. Mais do que tudo, Pílulas azuis trata sobre o amor, pois desde o primeiro encontro, o casal já sentia uma conexão muito forte. No fim do livro, tem uma cena bem interessante, um pouco metaficcional que me deixou surpreso. Enfim, é um livro emocionante, sensível e também dolorido, pois o amor nem sempre é perfeito, mas no fim ele acaba vencendo.

mirella galdino 17/02/2020

Me emocionou por sua verdade:)
Um quadrinho autobiografico do autor que aborda um tema (aids) que a princípio era leiga , porém, após o término fiquei muito bem situada e a par de algumas coisas e fiquei extremamente confortável , e o final e de encher o coração de esperança e licao! De fato aí está um quadrinho que indico de olhos fechados !!
Sidney.Neto 29/07/2021minha estante
Já li tmb

Bastos 25/01/2022

A HQ é maravilhosa, feita com muito amor e carinho, desmistificando algumas questões sobre o HIV e educando um pouco de uma forma natural, através das vivências e situações do dia a dia.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 02/04/2021

Pode guardar num potinho?!
Não muito chegada em histórias de amor convencionais, mas frequentemente fisgada por tramas fora da caixa, eu bem poderia resumir minha experiência com Pílulas Azuis em uma frase: Que vontade de guardar essa HQ num potinho!

Aqui, o quadrinista suíço Frederik Peeters nos conta a trajetória de seu relacionamento com Cati, que é irreverente, tem um sorrisão lindo (eu achei, pelo menos!) e é soropositiva. Ela é mãe de um menininho de quatro anos, também portador do vírus HIV.

Pode ir desapegando de todas as ideias preconcebidas, porque a premiada graphic novel Pílulas Azuis tem a franqueza como recheio principal – e não é só por ser autobiográfica. Sem cair no didatismo, a trama vai muito além do preconceito e dos estigmas colocados sobre os soropositivos; aliás, ela os desmonta um a um. (Sociedade, leia esta HQ!)

Em cada página, descobrimos as alegrias e dificuldades da vida do casal; os atos mais corriqueiros dividem lugar com as angústias e sentimentos conflitantes. A história em momento algum se presta a detalhar como Cati contraiu o HIV nem aponta culpados, porque, na real, isso é o que menos importa. Também leva alguns capítulos até nos revelar a vida sexual do casal – não é só sobre isso, afinal. Nesta história, o médico é tão humano quanto seus pacientes e mostra que a informação é a chave de tudo.

Como as surpresas aqui não são poucas, até o surreal entra em cena quando Frederik tem uma conversa filosófica e inspiradora com... um mamute! Já o desfecho, coroado com uma espécie de epílogo, é daqueles que a gente não esquece tão cedo.

Sobre a parte gráfica, amei o traço meio “sujinho” do Peeters! Sem falar nas imagens na parte interna da capa – adoráveis!

Pílulas Azuis não tem nada do que se espera de uma história de amor e, ainda assim (e por isso mesmo), é uma das melhores histórias de amor que eu já li! Só sei que ela continua pulsando dentro de mim, e eu juro que esta HQ só não está num potinho porque não cabe!

site: https://www.youtube.com/alinetkm

so4away_ 26/05/2022

Pílulas Azuis
" - Quer dizer alguma coisa à pessoa que está lendo essa HQ?
- Que não se deve ter medo das pessoas que tem HIV. Não é porque elas tem uma doença que não são boas pessoas."
Pab 26/05/2022minha estante
Esse quadrinho é tão lindo. Uma aula de humanidade!

Deise 26/05/2022minha estante
Ai fiquei curiosa, vou comprar

Step 08/06/2022

NECESSÁRIO!
HQ linda! Além de mostrar um amor lindo e real, mostra como pessoas com HIV não perderam a vida pra doença e podem sim construir família e viver uma vida normal! Lembre-se: CUIDE-SE!

nicolemartinss 02/03/2023

Pílulas azuis
é um relato de quem conviveu com uma parceira soropositiva. tive alguns sentimentos diferentes durante a leitura. acho que foi uma boa leitura, no geral, trata de um assunto importante e que pouco se fala sobre, além de ser feito numa HQ, tornando as informações mais fáceis de serem compreendidas. apesar disso, senti um pouco de dificuldade de me apegar aos personagens, mas aconteceu em algum momento caminhando para o final.

Diego Piu 20/05/2022

Incrível como a sociedade chegou a 2022 com os mesmos preconceitos de outrora, quando tão pouco sabíamos sobre HIV/AIDS. Hoje tem informação e muita pesquisa. Mas o estigma social em relação as pessoas diagnosticadas ou em tratamento ainda é muito pesado.

Trabalhos como esse, em HQ, ajudam muito a informar e a desconstruir estereótipos sobre como é viver e conviver com o HIV.

Sensível, informativo e necessário!

Lhyz 23/10/2023

Eu amei de paixão como a arte desse livro está tão intrínsecamente conectada com a história! Aqui, de forma simplificada, a gente vai seguir um relacionamento romântico onde um dos integrantes tem AIDS. É lindo a forma como os medos, inseguranças, transformações são maravilhosos.

Só digo uma coisa: a cena do mamute é de se apaixonar.

Felipe HQs e Mais 11/12/2023

Quatro letras que definem um amor
Sempre li excelentes críticas sobre 'Pílulas Azuis', HQ de Frederik Peeters, publicada há algum tempo pela editora Nemo. Ouvia falar bem do gibi, mas não sabia do que se tratava.

Não sabia, pra você ter ideia, que era uma história real, com o Peeters de protagonista. E não sabia (aí é que vem minha surpresa maior!) que era um quadrinho que abordaria um assunto tão tabu: a AIDS. Mais que isso, um quadrinho que aborda o relacionamento do autor com uma soropositiva.

Por conta desta diferença, Frederic e Cati formam um casal 'discordante', terminologia usada pela medicina para rotular o casal. Ele tem uma queda por ela há muito tempo e só depois de muito tempo é que os dois ficam juntos.

Mas entre eles há uma sigla, um vírus, uma doença que precisa ser o assunto recorrente da relação. E em mais de 200 páginas acompanhamos o amor de Frederic e Cati, fugindo de rótulos, de medos e nos explicando - de forma até bastante didática - as evoluções da Medicina no tratamento da AIDS.

Mais que isso, os medos de Peeters vão guiando o leitor pelos mesmos paradigmas estereotipados que os soropositivos carregam. E, um a um, o autor vai desmistificando os receios que todos nós temos na forma de lidar com o assunto. Mas isso tudo em meio a muitos questionamentos filosóficos de Peeters (que bate papo até com um mamute, pra tu ter ideia! haha).

Que quadrinho lindo! Que história de amor linda! A fama de 'Pílulas Azuis' faz jus ao trabalho de Frederic Peeters em mais essa bela obra (pra variar) da Nemo.

Ah, quando você for ler esse gibi, repare nas artes das guardas - aquelas páginas que ficam atrás da capa e da quarta capa -, pois elas complementam a linda trajetória da família retratada nessa HQ.

Mick 03/10/2021

história nua e crua sobre o HIV. mt bom ler sem a romantização da doença. mt se aprende, mt se sente, ainda mais pelo protagonista n ter a doença, mas sim as duas pessoas mais importantes de sua vida.