Pílulas azuis

Pílulas azuis Frederik Peeters

Resenhas - Pílulas azuis

Gus 14/06/2023

Achei muito incrível e bem construído como esse livro (ou quadrinho para quem preferir) abordou um tema tão importante e ainda tão emblematico, em pleno 2023. Apaixonado!

samuca 09/08/2022

Amar para além dos medos
Uma autobiografia do autor em torno do início de seu relacionamento com Cati, sua companheira que conta ser soropositiva.
A construção de um namoro, dos companheiros que enfrentam dores e medos, na mesma intensidade que aproveitem com alegria e euforia cada momento junto.
Com uma dose do humor o autor nos apresenta essa história, de uma vista íntima dessa relação.
Vale a pena a leitura, a reflexão, o aprendizado dessa HQ em torno que um tema que não deveria ser um tabu.
Recomendo demais!

larissa1167 18/05/2021

Muito bom e necessário.
O livro é muito legal de ler e super rapidinho. Eu adorei, principalmente a forma como ele trata um assunto tão importante com leveza, isso fez a leitura ser fluida e fácil. A história é muito bonita e deixa a gente com o coração quentinho no final. Adorei a forma como o autor passou informações importantes sobre o HIV sem deixar tudo muito didático e maçante e num todo o livro foi muito bom.

Rodrigo.Macedo 09/07/2022

Autobiografia
Uma autobiografia sobre o relacionamento do autor com uma mulher soropositivo. Um assunto muito interessante e necessário abordado de forma delicada e didática. Muito bom para pessoas leigas como eu.

Liaaaaaakskddnfibrje 28/11/2021

foda pra krl
MUITO BOM VÉI!!!!
cada fia que passa HQs tomam mais uma parte do meu coração!
amei essa história do começo ao fim:) principalmente por ser uma doença que é muito julgada e pouco falada, falada de verdade digo, discutida de uma forma livre de preconceitos.
é uma obra maravilhosa e acredito que todos deveriam ler:)
principalmente se também nunca se fala sobre hiv em seu ciclo de amizades e etc.

deborabaracho 23/02/2024

HQ obrigatória!!!
A história é sobre o romance de um casal sorodiscordante, que enfrentam juntos medos e barreiras. É sensível, terno, informativo e muito necessário, já que infelizmente existem muitas pessoas ignorantes/preconceituosas que acreditam que o HIV é uma sentença de morte.
Recomendo muito
Samukk 23/02/2024minha estante
Ainda bem que gostou

deborabaracho 23/02/2024minha estante
como q não gosta

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 02/03/2022

Um pouco decepcionada... Acho que esperava algo um pouco diferente do quadrinho, me deixou um pouco sem querer muito saber o que ia acontecer no final, a temática é extremamente importante, a história é legal mas o problema foi realmente a minha expectativa.

Barbara.Raulino 16/11/2021

Pílulas azuis é uma graphic novel autobiográfica, escrita pelo quadrinista suíço Frederik Peeters, onde ele nos conta a trajetória de seu relacionamento com Cati desde os encontros casuais até virarem uma família. Cati e seu filho são portadores do vírus HIV e escrever essa obra foi a forma que Frederik encontrou para contar aos seus familiares sobre o assunto. Frederik não possui muitas informações sobre o vírus e desde que começa a se relacionar sexualmente com Cati passa a dividir suas angústias com um médico maravilhoso e bem humorado e junto com ele, vamos nos informando e desmistificando quase tudo em relação ao vírus. É uma baita aula de educação sexual, cheia de informações relevantes, esclarecedoras e necessárias sobre essa questão. No final, ele entrevista brevemente Cati, o filho e a filha 13 anos depois e é muito bacana também acompanharmos a evolução e as possibilidades que se abrem a partir do tratamento.
A HQ não se passa no Brasil, mas aproveito o assunto pra lembrar que aqui no Brasil, o SUS garante tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independente da carga viral. O SUS também oferece a PEP, que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, bem como todos os testes. Aqui em Blumenau, todo o tratamento acontece no CEDAP. VIVA O SUS!
Recomendo super essa HQ. Além das questões informativas e relevantes, a história é ótima e é gostoso acompanhar o relacionamento do casal e também a relação que Frederick constrói com o filho de Cati. Eu quase não leio quadrinhos, mas sempre que leio eu adoro e penso que deveria ler mais.

site: https://www.instagram.com/compartilhandoletras

Luiz 27/08/2020

Um bom lugar por onde começar
Que história perfeita. Essa HQ é uma dose pesada de esperança na mundo. Apesar do tema poder ser pesado, é uma história delicada e reflexiva. Não se se por motivos pessoais ou narrativos, me identifiquei muito com o narrador e isso deixou a experiência ainda melhor.

Nunca tinha lido quadrinhos e esse foi, definitivamente, um bom lugar por onde começar.

Carolina 30/08/2021

Pílulas Azuis conta a história de um casal onde um dos dois é soropositivo, mas vai muito além disso, a HQ fala sobre relacionamentos, sobre amor, autoaceitação, e como devemos nos informar.
É interessante demais ver a diferença de épocas, onde o HIV é visto como algo abominável, onde o indivíduo está fadado a morte, e como isso mudou. Adorei a história, adorei os traços.

jade martins 13/11/2020

Não fazia a mínima ideia do que se tratava quando peguei pra ler e acabei me surpreendendo positivamente, nunca havia lido nada que abordasse o HIV com tanta clareza e significância. A forma como aprendemos a lidar com isso junto com os personagens é incrível, e o amadurecimento da relação deles com o vírus é algo pra se absorver e levar consigo.

Heloiche 05/01/2021

Amar com HIV
Quadrinho autobiográfico onde o autor conta sua historia com sua esposa. Uma historia de amor, permeada pelo HIV. Uma situacao complexa, contada com muita sensibilidade. Uma leitura mais que necessária, com um tema que eu nunca antes tinha visto contada na literatura. O final e de uma beleza inenarrável

Yuririn 04/10/2022

Essa hq foi bem bacana, o fato de ser autobiográfico foi legal e por tratar de HIV foi bastante interessante. No começo não gostei muito da arte, achei meio confusa, porque não estava acostumada com o traço ainda, mas no geral foi ótimo. Gostei no final que os "personagens" falaram um pouco e a história parece ter passado bem a personalidade deles, achei que todos foram expressados de forma bem real durante a narrativa. Adorei a inserção do título no final, na hora que li caiu a ficha e fez todo o sentido, foi tipo: aaaaaah, nossa verdade o título era esse! (hahahah). Essa hq foi um boa surpresa, não esperava gostar como gostei, recomendo a leitura.

maryelli0 26/12/2023

Peguei essa hq para ler sem saber praticamente nada da história. Só sabia que falava sobre AIDS, e que tinha ótimas críticas.
E foi uma leitura didática, descobri tantas coisas que nunca aprendi na escola sobre o assunto!