Pílulas azuis

Pílulas azuis Frederik Peeters

Resenhas - Pílulas azuis

Ca Melo 01/08/2020

Um novo olhar sobre a aids
Eu achei essa graphic novel maravilhosa, principalmente pela temática que ela aborda: a aids, um assunto ainda tão tabu. Eu não entendia como era a vida de uma pessoa com o vírus e até mesmo como seria se relacionar com outra que não tem, e os cuidados que vão além de usar preservativo na relação sexual. O relato autobiográfico foi muito além disso, trazendo as angústias e preocupações sobre o assunto colocando em pauta a reprodução e a vida das crianças soropositivas no decorrer dos anos.

BananaBook 01/05/2022

Uma boa biografia
Gostei bastante de como a história foi contada, principalmente dos recursos que o quadrinista usou para narrar algumas cenas. Acho que coloquei muita expectativa, mas de uma forma geral é uma HQ bem importante, didática até e fluída

lolysa 07/04/2024

MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI!!
Nossa, Pílulas Azuis é incrível, deveria ser mais conhecido!! É um livro que fala sobre tantos assuntos importantes a serem discutidas, como o fato dos indivíduos que possuem o HIV serem tão "excluídos e descriminados" para a sociedade e a ideia do senso comum de que pessoas portadoras dessa doença são como "leprosos" que não devem ter contato com alguém e assim, mostra uma visão mias ampla sobre a vida de quem tem o HIV, mostrando que essas pessoas também tem uma vida, também se relacionam com pessoas e que esses indivíduos não vivem só para doença podendo amar, sonhar e acima de tudo viver! É um livro que traz de forma um tanto "descontraída" uma discussão tão importante de que, não importa sua situação, se você tiver boas companhias que te fortaleçam, não vai importar o quanto doa.
e cada estrela vale apena para esse fenômeno literário!!

oarthurgomes_ 24/01/2021

Quadrinhos
História de um casal que passa pelo preconceito que é viver com HIV/AIDS em nossa sociedade.

Gustavo | @guh_santtoos 30/06/2020

Amor, Filosofia e Rinocerontes em Pílulas Azuis.
["Eu me ergui como um farol... Por ela, e porque sabia que ia dar certo entre nós..."]

{Sinopse}

Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão.

{Resenha}

Comecei a leitura com uma certa expectativa, pois o quadrinho é bem aclamado, e logo descobri o porquê disso. Eu nunca li algo tão único assim, Frederik narra os acontecimentos de sua vida de uma maneira tão Tocante e Realista, que você acaba sendo transportado para dentro da história. Em vários momentos eu me senti na pele de Frederik, com as mesmas dúvidas e questionamentos. O jeito que a história vai evoluindo, também vai deixando diversas lições e ensinamentos, com várias reflexões filosóficas, os traços do Autor em preto e branco consegue encaixar perfeitamente na história, criando várias camadas. Eu poderia ficar dias falando desse quadrinho, e como ele é Importante. Me fez chorar bastante.
Pílulas Azuis tem uma História Real, tocante, profunda, filósofica, com vários ensinamentos, lições, e acima de tudo, importante, chegando a quebrar até paradigmas. É uma HQ que merece ser lida e relida. Altamente Recomendado.

Larissa Tabosa 10/07/2022

Autobiografia do autor que se casou com uma mulher soropositiva.

História envolvente e com desenhos lindos. Fiquei emocionada em diversas partes. Vale a pena!

Fábbio @omeninoquele 09/03/2022

Um quadrinho super necessário.
#OmeninoResenhando
?... Afinal, não se define uma pessoa em função de suas doenças... Eles conhecem você, gostam de você, é o principal... Ninguém precisa saber se você tem diabetes ou frieira nos pés!..?
Frederik e Cati quando se conheceram se enamoraram logo, mas as circunstâncias os levaram para rumos opostos, mas sempre um fazendo parte da vida do outro de modo nada planejado. E quando os dois estão livres eles decidem viver aquele relacionamento.
Cati agora tem um filho pequeno, está recém separada e quando engata algo mais sério com Fred, ela decide dizer que é portadora do vírus HIV. E até dá a liberdade dele terminar o namoro. Mas não é isso o que acontece. Claro que no começo, quando Fred recebeu a notícia o impacto foi grande, mas a relação deles depois disso foi sendo construída paulatinamente, e também com muitas visitas frequentes do casal ao médico pra esclarecer dúvidas.
Vivemos numa bolha enorme ainda quando o assunto é Aids, e o intuito de Fred ao contar a sua história é de que hoje é possível ter uma vida normal, ter filhos convivendo com o vírus. Eu refleti muito enquanto lia a história de amor e superação dos dois. E fiquei a pensar como seria se eu estivesse numa relação sorodiscordante como a deles. O Fred teve momentos que surtou, a Cati teve momentos também que sentiu medo de passar algo pra seu amor e se acontecesse ela se culparia pela vida toda. Mas a verdade é que se a pessoa se cuida, as chances são quase mínimas e isso é uma informação que é passada a todo momento nessa história.
Nem tem como dizer muito sobre os personagens, porque eles são reais mesmo e enfrentam casos reais. Essa é uma história autobiográfica que me encantou desde as primeiras páginas e como se trata da realidade pura, o final é muito encantador e fez com que a hq entrasse logo para os meus favoritos da vida.
"Pílulas Azuis" é uma obra prima. Cheia de informações, e que conta a história de duas pessoas que se amam e fizeram tudo pra construir uma relação sólida com cada dificuldade do relacionamento. Esse é um relato puro e verdadeiro do cotidiano de um relacionamento cingido pelo HIV, que lança verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. E apesar de tratar de um tema um tanto sensível, os traços e a escrita do autor nos demonstram uma leveza e momentos cheios de humor. Vale muito a pena conhecer e se informar!!
#PilulasAzuis #FrederikPeeters #Nemo #HQ #HIV

Diego Rodrigues 09/04/2022

"A ignorância leva ao medo"
Frederick Peeters é um quadrinista suíço, nascido em 1974, na cidade de Genebra. Formado em Artes Visuais pela École Supérieure d'Arts Appliqués, é autor de obras aclamadas, como "Pílulas Azuis", "Aâma" e "Pachyderme". Publicado originalmente em 2001 e trazido ao Brasil pela editora Nemo, "Pílulas Azuis" é um quadrinho autobiográfico que relata seu relacionamento com Cati, uma mulher portadora do vírus do HIV. A obra foi vencedora do Polish Jury Prize (uma das principais premiações de gênero na Europa) e também faturou o prêmio HQ Mix de melhor edição especial estrangeira no Brasil. Em 2014, ganhou uma adaptação cinematográfica dirigida por Jean-Philippe Amar.

Aqui nós vamos acompanhar de perto o cotidiano e o drama do casal, desde a revelação da doença até a aceitação, passando por todas as suas fases de medo, preconceito, ira, culpa e, claro, dúvidas. Muitas dúvidas! Apesar de estar entre nós já há algum tempo, a AIDS ainda carrega o estigma de tabu na nossa sociedade. E a ignorância, muitas das vezes, acaba levando ao medo e, consequentemente, ao preconceito. Nesse ponto, a HQ de Frederick é um verdadeiro antídoto. Além de tocante, o quadrinho é altamente informativo e não desprovido de humor. O autor consegue tratar do tema de uma forma muito leve, bonita, humana e ao mesmo tempo didática. Finalizada a leitura, muitos dos mitos que cercam o vírus caem por terra e o que fica é o aprendizado e a bela mensagem que a obra nos passa.

Traçando um paralelo, essa leitura me fez lembrar muito um outro quadrinho, também autobiográfico, que li recentemente: "Não Era Você Que Eu Esperava", do francês Fabien Toulmé; onde o autor relata o drama acerca do nascimento de sua filhinha portadora da Síndrome de Down. Ambas as leituras me tocaram, cada uma à sua maneira, e me ensinaram muito. Então, já fica aqui a indicação caso você tenha gostado desse quadrinho.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Marina 04/03/2022

Quentinho no coração
Lindo, lindo, lindo, lindo.

A primeira graphic novel que leio e fiz bem em começar por esta história de amor tão delicada e importante.

No livro, Peerters consegue fazer uma homenagem perfeita à sua família (vista como imperfeita) e as ilustrações da capa e o post-scriptum são preciosos.

Dizem que o amor vence qualquer obstáculo. Não costumo concordar, mas fico tão feliz quando conheço histórias que me fazem rever os meus conceitos...

hspaiva_ 23/06/2021

Tocante
HQ muito boa, traços lindos e história muito bem contada. Adorei as pitadas de humor e as reflexões sobre amor que a HQ me trouxe.

Felipe 13/03/2022

Fazia muitos anos que não lia uma HQ. A maioria das que li tratavam de histórias leves e engraçadas. O tema de pílulas azuis é a relação de um casal e o HIV. Apesar do tema, a história é contada de maneira leve, humorada, informativa e de modo a extinguir preconceitos com relação a doença. Oportunidade também para buscarmos mais informação sobre como os tratamentos evoluíram ao longo dos anos, permitindo que as pessoas com a condição, possam ter uma qualidade de vida muito melhor. Acima de tudo, é uma boa história de amor, daquelas para deixar o coração quentinho ?

Tuyl 27/07/2021

Muito bom! Não tenho costume a ler nessa mídia, HQ, e me surpreendi muito com a força da história e de como ela foi contada

andersongump 28/09/2020

Preconceitos e paradigmas quebrados, que linda história e aprendizado.

Nicoulas20 14/01/2023

Trata do assunto de maneira espetacular!
Acho difícil encontrar algum outro quadrinho ou qualquer tipo de mídia artística que porte tão bem a vivência com o HIV. Eu to impressionado! Esse livro muitas vezes me tocou ao mostrar a perspectiva de autocobrança por poder contaminar alguém que ama e me fez entender muito mais sobre um assunto. Gostei muito de como é mostrado a verdade em sua forma mais pura, e mostrando que não é um apocalipse, porém apenas um obstáculo na vida. Amei a maneira como foi escrito, os diálogos, a informação? eu mesmo não gosto de coisas que envolvem conteúdo sexual, é algo que me deixa extremamente ansioso porém aqui foi tudo levado numa boa da maneira mais descontraída e tranquila com o propósito de apenas entender melhor o HIV. A arte é linda, um traço único e bem jogado que eu gostei bastante! Acredito que todos deveriam ler esse livro, se coubesse a mim definir quais livros seriam estudados em aulas de literatura ou algo do tipo no ensino médio esse definitivamente seria um deles! Recomendo bastante!