O Confronto

O Confronto L. J. Smith

Resenhas - O Confronto

Vanny 25/07/2020minha estante
Pode me dizer se tem muita semelhança com a série? Eu tenho os livros aqui em casa, mas nunca li.

Karol 25/07/2020minha estante
Eu assisti até metade da terceira temporada. Tem um tempinho já. A parte da série que eu assisti, sempre achei mais voltado pro público jovem, sem grandes momentos de terror. Já o livro acho que dá um ar mais de mistério e terror. Acho que esse é o ponto principal por eu gostar mais dos livros.
Alguns personagens do livro foram mudados na série. Por exemplo a Meredith, uma das melhores amigas da Elena, que na série acho que vem como uma médica. Lembro que na série também tem o Jeremy e no livro a Elena tem só uma irmã pequena.
Acho que as temporadas mais para frente vão dando mais diferenças do livro, surgindo ideias que não aparecem no livro (pelo que eu li em spoilers por aí).

Vanny 25/07/2020minha estante
Caramba, os livros parecem seguir uma vibe completamente diferente, mas de um jeito bom. Com certeza vou dar uma chance agora, obrigada!

Karol 25/07/2020minha estante
Acho que merece uma chance mesmo, acho que você não vai se arrepender. Por nada ?

Márcia 29/09/2009

Confuso.
O livro é BEM confuso. E Elena é uma imbecil. Coitado do Stefan. Acho que no fundo sempre torci pra ele largar de ser bonzinho e enfrentar o irmão. Já li na sinopse de A Fúria que Damon não é tão mal quanto parece. Pode ser. Mas pra mim stefan é o melhor. E eu simplesmente odiei Elena nesse volume. E pelo visto, também, em A Fúria ela vai estar muito pior.
As idéias no livro são confusas. A autora passava de um tema pra outro muito rápido e o livro oscila entre momentos extremamentes chatos e de ação confusa e inútil, já que a maioria não fez diferença nenhuma no livro - apenas a última.
Nikki 29/09/2009minha estante
Oh, vc quase me fez desisti de ler agora OIHASIOHAOIA xD

Sami 23/11/2009minha estante
eh, vc tem razão sobre o livro na maioria da partes (como o comportamento de Elena por exemplo) , mas acho q vale a pena ler o livro... afinal quem eh q nao gosta de uma historia de vampiros?? mas uma coisa posso afirmar: eu gostei da série, não é tao ruim. jah li o terceiro e gostei. pra mim foi o melhorzinho.. Elena se redime um pouco.

Luísa Zardo 28/11/2009minha estante
Talvez a Elena seja imbecíl em algumas partes, mas discordo da parte em que diz que o livro é bem confuso. Pode ser um pouco, mas não tanto assim, porque se você ler com bastante atenção, entende :)

Shalú 06/01/2011minha estante
Discordo plenamente do que vc falou.
-Primeiro, Elena está só apaixonada, o que deixa qualquer pessoa imbecil.
-Segundo, o livro é fantástico. Se vc tiver alguma atenção enquanto vc lê, vc consegue acompanhar toda a história, e percebe como ela te prende.
-Terceiro, todos as ações ela descreve impecavelmente, e todas tem seu propósito.
-E Quarto, a sequencia Fúria, é simplismente perfeita e inimaginável.

Porém já que vc não gostou acho que vc nem deve continuar a ler uma série (como vc mesmo disse) mal escrita, confusa e inútil. =D

Márcia 07/01/2011minha estante
Shalu, é o seguinte, eu costumo gostar muito de comentários em minhas resenhas, contanto que elas sejam construtivas e, claro, educadas.
Acho que você esqueceu de deixar uma frase no seu comentário a minha resenha: "Na minha opinião". Porque tudo que você escreveu basea-se apenas na impressão que você teve sobre o livro, não em uma argumentação palpável.
Se você gostou, ótimo, eu não gostei.
Sobre o livro A Fúria: não se prenda. Por que não leu minha resenha sobre esse volume também?

Mas eu até que dou um desconto: essa não é mesmo uma de minhas melhores resenhas. Mas é minha opinião sobre um livro que li e gostaria que ela fosse respeitada.

Isabela 23/08/2013minha estante
Só eu tenho a imbecilidade e futilidade da Elena como fator predominante para ter continuado a ler a série? É, acho que sim. Bem, em minha opinião é este o toque de diferente do livro: A personagem principal tem defeitos gritantes e não é presa àquelas noções de ética que quase todo o livro que eu pego tenta passar. Isto é interessante de ler, desde que não se tenha o pensamento de "ah, eu gosto desse personagem porque ele é do bem e não gosto desse porque ele é do mal" (e vice e versa). Personagens bonzinhos e éticos como principais você encontra em cada esquina, agora uma patricinha manipuladora não é todo o dia que se vê.
Também queria que o Stefan tomasse alguma atitude, mas por outro lado se o fizesse eu pensaria ser apelação: Não é da natureza do personagem (pelo que percebi).
Não tive esse último problema, consegui acompanhar bem o que a autora narrava, mas acho que isto vai de pessoa para pessoa.

Malu 13/05/2021

Mais ou menos
Livros muito curtos, o que, pela densidade da história, prejudica a construção dos personagens, fica tudo muito superficial. Se você gosta da série de televisão, é uma boa ler para conhecer, mas a série é bem mais rica em termos de conflitos e tem plot twists bem mais interessantes.
Acontece tudo muito rápido e quando você menos espera a Elena morreu e vai ter uma livro inteiro após morte da protagonista. É bem esquisita a forma com a qual ela volta à vida também ao final dos livros.
O conflito Klaus e Katherine foi bem mal explicado, já que Katherine supostamente o matou e de repente ele está vivo, sem nenhuma menção ao fato de ele ser imortal por ser um original, o que, convenhamos, Katherine deveria saber, mas pelo visto só tem idade e falta cérebro.
Não engoli o "jeitinho" que aqueles espíritos deram no Klaus também, as adaptações para tv são bem superiores.
Dani Furiati 28/05/2021minha estante
Uai. Não teve Klaus e Katherine nesse livro não

Malu 28/05/2021minha estante
Oi! Fiz a resenha da série, coloquei o mesmo texto em todos os livros

Dani Furiati 28/05/2021minha estante
Ah sim ?

LíviaBlack 18/04/2024

Assim...
Sendo sincera achei esse livro melhor do que o primeiro,achei que a Elena tá mais evoluída e não tão mimada,e fez de tudo pelo Stefan. O Damon é o típico bad boy,mas sendo sincera ele cativa você muito mais do que o Stefan,na série sou 100% team Stefan,mas no livro tenho sérias dúvidas que serei team Damon,não posso afirmar nada,só quando terminar a saga,mas digo que no livro o Damon me cativou bastante,mesmo com cenas sendo cruel.
Belinha56 18/04/2024minha estante
À uma série desse livro e boa

Belinha56 18/04/2024minha estante
À uma série desse livro e boa

LíviaBlack 18/04/2024minha estante
Demais,adorooo

Lari 09/03/2023

Que confronto, bicha?
Não gosto desse livro. Desde o primeiro. Parece que foi tudo escrito por uma criança. Talvez eu estivesse esperando muito porque eu assistia a série e até que achava legal, mas o livro é realmente pior. A trama é meio confusa (mesmo que eu já saiba tudo porque vi a série) e a Elena não tem profundidade nenhuma como personagem.

Não tem confronto nenhum em todas as 200 e tantas páginas, é só uma confusão da personagem principal que se resolveria com um simples diálogo.

Pode ser um livro divertido para quem está pelo início da adolescência, talvez. Contudo, mesmo assim não indico.

!!!!!!!!!!!!!!SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!;:::

Se o livro tivesse terminado com a morte da Elena, a briga entre os irmãos e a morte do Estefan em seguida eu até teria achado um final chocante e, por isso, interessante. Porém, não.
7anavi 09/03/2023minha estante
É mt arrastado mesmo pra um livrinho pequeno. E ainda tem gente q diz q o livro é melhor q a série ?

Lari 10/03/2023minha estante
!!!!!! Eu achando que ia ter mt porradaria pelo título e no fim eles COMEÇAM a brigar....?

Bia 21/08/2021

Crepúsculo é vc??
Relendo essa série pude perceber desde o primeiro livro uma leve semelhança com crepúsculo, mas nesse pude confirmar melhor. Parece que só mudaram os nomes kkkk e deram um toque mais sombrio.
Nesse segundo livro, as coisas continuaram "monótonas" sem grandes acontecimentos, apenas a introdução de Damon na história, que só aparece de vez enquando, vamos combinar né?!!, Parece também que a autora tentou economizar nos detalhes, os capítulos finais parece que ficou corrido, terminou tão vago, ele pedia um pouco mais texto.
A escrita fluiu pra mim, mas eu queria só uma açãozinha, uma tensão, sabe?!! espero que o próximo tenha.
Eu me pergunto como foi que eu gostei tanto desse livro kkkkk por isso é sempre bom reler aqueles livros que você amava na infância ou adolescência, pq a perspectiva é outro e tira ótimas risadas, pelo menos acontece comigo ahahah.
paolafeitosa 15/10/2021minha estante
mas tu sabe que esse livro surgiu antes de crepúsculo, né?? ele é de 1991, crepúsculo é de 2005

Bia 16/10/2021minha estante
Eu sei hahaha como eu li crepúsculo antes de reler esse livro, acabei fazendo essa comparação, mas tô ligada que ele veio primeiro e mesmo sendo parecidos eu prefiro Diários dos vampiro do que crepúsculo ??

Cris Paiva 18/05/2010

Fica no poço Stephan!!!
Muito, mas muito melhor que o primeiro livro.
O primeiro foi chato e só engrenou mesmo no final. Esse já começa engrenado, e com o Damon fazendo maldades! E como o Damon é mau! Ele é mau, mau, mau!!!! Ai, ai apaixonei.
O Stephan continua o pé no saco de sempre, e a Elena deu uma melhorada, mas o Damon rouba as cenas e cresce no livro. Praticamente o livro todo é dele, e olha que o bendito não aparece tanto assim...
Cristine 19/05/2010minha estante
Damon Salvatore , vamp TDB, lindo de morrer e de ferrari!!

o Stephan é um porre!! chatinho...o Damon rouba todas as cenas, mesmo as que nem aparece!!

Flavia Oliveira 24/11/2011minha estante
Cris Paiva,

Concordo com você em relação ao fato do segundo livro ser melhor que o primeiro, para falar a verdade o primeiro me desapontou.

Isabella 30/01/2012minha estante
Stefan rs

maissalopes 18/04/2021

Terminado com sucesso??
UAU! Comecei o livro com a expectativa um pouco baixa pq achei o primeiro livro um pouco chato, mas me surpreendi kkkkkkkk (ainda acho a Elena bem chatinha e a dependência dela pelo Stefan também...)

FINALMENTE o Alaric apareceu, espero gostar dele assim como gostei na série??

Enfim, gostei de mais desse livro e, é claro, SUPER recomendo!
lele 16/05/2021minha estante
Quero começar a ler a série logoooo. Mas o primeiro é chato mesmo??

maissalopes 27/05/2021minha estante
olha, não é que é chato, é mais uma "apresentação" dos personagens, então sei lá. Mas recomendo pq acredito que seja importante...

L Soares 09/07/2014

Fico na dúvida entre dizer que os personagens nesse livro são completamente cheios (a redundância obviamente proposital e enfática) de clichês sobre high school ou extremamente vazios. Não há nada neste livro. Seguindo a linha do primeiro da série, este livro não tem qualquer coisa original. Nem os trechos de luta ou ação empolgam. Tenho TOC, não consigo largar um filme, uma série ou história no meio. Único motivo de continuar a ler os livros seguintes.
Fernanda 12/07/2014minha estante
Eu também só li a série por ter a obrigação de terminar, mas foi sofrível, pois a narrativa é tão ruim e vazia que me surpreende o sucesso que alcançou.

Tata 28/07/2010

Agora, sim!

Tá vendo como um vampiro de verdade faz toda diferença? Damon carrega esse livro nas costas e é principalmente por causa dele que a qualidade da série aumenta. Eu quase não aguentava de impaciência quando tinha que ler uma cena da qual ele não fazia parte.

Sendo bem justa, não é somente por causa de Damon que "O Confronto" dá um pau descarado em "O Despertar". Stefan cresce demais como personagem, e foi por causa dele que eu dei 4 estrelinhas ao invés de 3... me surpreendeu muito. Até Bonnie ganhou mais da minha simpatia nessa continuação. A única que estacou na escala foi Elena - continua mimada e chata como no primeiro livro. Mas talvez até ELA melhore nos próximos... eu não tinha intenção alguma de comprar o resto da série, mas depois de "O Confronto", como posso resistir?
danixx1 22/03/2011minha estante
Achei O Confronto um pouco melhorzinho do que O Despertar, mas ainda assim, não exatamente um livro que eu descreveria como fantástico, nem nada... Me diverti mais nele, no entanto. Não sei se continuo a ler a saga ou desencano que nem fiz com Amanhecer de Crepusculo...

Rafael 01/03/2015

Uma luta mortal.
Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro.

Começando exatamente de onde O Despertar terminou, O Confronto continua com o suspense presente no primeiro livro, que torna praticamente impossível parar a leitura. Lisa consegue manter a história fluída e rápida, além de manter a personalidade de todos os personagens do livro anterior e dar destaque para todos, especialmente Damon. Se em O Despertar tivemos Stefan como o principal, nessa continuação é Damon que ganha um foco maior e suas motivações e planos são mostrados para o leitor. Eu já elogiei na resenha passada, mas a Lisa merece palmas por esse trio de protagonistas, principalmente por Damon. É impossível não gostar do personagem.

E para os fãs de Delena, esse livro reserva fortes e boas cenas envolvendo o casal. Gostei bastante da interação dos dois - principalmente nas cenas do jantar e do quarto de Elena, que tem uma reviravolta épica -, mas ainda continuo no Team Stefan. E é importante ressaltar que Stefan e Damon realmente se odeiam nos livros. Apesar de na 1ª temporada da série ser quase do mesmo jeito, vemos que Stefan ainda tem esperança pela redenção do irmão, mas aqui não, é ódio mútuo mesmo.

Mas não é só de velhos personagens que O Confronto vive. Um novo personagem chega em Fell's Church e aumenta ainda mais os mistérios da cidade. Para quem já assiste a série, Alaric é um velho conhecido e amigo de Elena e cia; mas será que aqui ele tem as mesmas boas intenções? Só lendo para descobrir... E falando em mistério, a tal voz que possui Bonnie se torna cada vez mais presente nesse livro, possuindo a bruxa nos momentos mais inesperados. Estou bastante ansioso para a resolução desse mistério. E assim como o anterior, esse livro termina no pior momento (no bom sentido), nos deixando sedento pela continuação. Eu realmente não esperava esse momento tão cedo já que na série, ele demora algumas temporadas para acontecer.

Com seu final, O Confronto só mostra que é tão bom quanto O Despertar e que a série literária não merece os ''não presta'' e ''não chega aos pés do seriado'' que recebe pela internet. Realmente, a série de TV é mais desenvolvida, mas temos que contar os anos de diferença, não é? E como eu disse na resenha do primeiro livro, L.J. Smith merece palmas só por ter desenvolvido tudo que criou em Diários do Vampiro em pleno anos 90, quando os vampiros não eram tão famosos.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/
Ismael 18/06/2017minha estante
Olha, eu gostei do livro, mas tenho que discordar de você em um ponto. Começo a discordar a partir da segunda frase do seu último parágrafo, pois acho que temos um bom exemplo que mostra o oposto. Os três primeiros livros das Crônicas Vampirescas de Anne Rice foram escritos antes, e a história, personagens, enredo, tudo isso é mais bem trabalhado do que em Diários do Vampiro.
Na verdade, esses livros influenciaram de fato a literatura de vampiros que temos hoje. Já L.J. Smith pode dizer que influenciou Stephenie Meyer (que considero uma ótima escritora, apesar dos seus personagens serem pouco interessantes ou desenvolvidos).
O que quero dizer é: não acho que os anos de diferença deveriam ser levados em consideração nesse caso, visto que outros escritores tiveram um desempenho melhor décadas antes de Diários do Vampiro. Além disso, vampiros eram muito populares na época. Nos anos 80 tivemos "Garotos Perdidos" e "A hora do espanto", na década de 90 "Entrevista com o Vampiro", mais um filme do Drácula e por aí vai.
"Diários do Vampiro: O Confronto" é um bom livro, e certamente deve agradar seu público alvo, composto majoritariamente por adolescentes. Para quem já desenvolveu outros interesses e adquiriu um pouco mais de referências, esse livro pode ser até mesmo considerado fraco, mas isso não é um produto da época em que foi lançado.

Tainara 07/07/2010

Diferente.
Como comecei a olhar a série antes de iniciar nos livros, a diferença pra mim pareceu MUITO maior. Nem vou citar todas porque não quero dar spoilers...Mas o fato, pra mim, é de que o livro condensa mais os fatos e explicações, deixa de contar detalhadamente a história dos vampiros, seus limites e poderes, sendo que em muitos outros livros é ao contrário, o filme/série é mais condensado na maioria das vezes. Esse foi uma exceção.

Apesar disso, há coisas novas também, o que tornou o livro ÚNICO. É melhor que O Despertar, com certeza. A figura de Damon está mais concreta, o perigo das relações vampiro-humano também. O final é surpreendente, eu realmente não esperava por ele (não tão cedo). Por isso, as 5 estrelas são merecidas, na minha opinião.
Rafael Palone 20/07/2010minha estante
Gosto de suas resenhas, elas são simples e concretas.

Rose 30/04/2014

Neste livro, Elena vai a luta pela vida e pelo amor de Stefan. Ela decide confrontar Damon, e mesmo sem querer, acaba envolvida com os dois irmãos. Damon tenta de todas as formas conquistar Elena e nem sempre de uma forma limpa. Stefan segue sem saber de muitas coisas que estão acontecendo, até que numa grande festa escolar onde muita coisa deve e vai acontecer, Elena fica diante de um grande poder que pode acabar lhe custando a vida e mais um confronto que poderá ser fatal entre os irmãos.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 15/07/2015minha estante
Já nesse volume minha expectativa foi bem diferente da do volume A fúria da séria diários do vampiro , pois . Comecei a ler e só consegui parar quando terminei o livro. Aliás, eu não queria parar, queria já pegar o terceiro livro da série para saber o que vai acontecer, pois a autora, mais uma vez, terminou o livro com um acontecimento marcante e me deixou com muita vontade de ver a continuação.

Isabella 01/02/2012

O segundo livro da série, na minha opinião, é bem melhor do que o primeiro. Com o Damon aparecendo ativamente, o livro se torna mais envolvente.
Começa exatamente onde "O Despertar" termina, com Elena indo perguntar ao Damon o que ele fez com o Stefan.
A presença do Damon deixa tudo mais perigoso, mais intenso. Isso faz com que Elena deixe de se preocupar com a sua populariedade e coisas do tipo e comece a se preocupar em como proteger a si mesma e as pessoas que ela ama.
Novamente, o personagem que mais me encanta é o Matt. Ele é educado, é docil e mesmo que a sua ex-namorada - pela qual ele ainda é apaixonado - esteja com Stefan, ele confia e ajuda o rapaz.

Continue lendo: http://entreparagrafos.blogspot.com/2012/01/o-confronto-lj-smith.html

Alberto 11/04/2010

Mais uma história vampiresca de amor adolescente
Comecei a ler a saga Diários do Vampiro por causa do seriado. Achei a história entediante no início, mas a trama foi ganhando força. Infelizmente não acontece a mesma coisa com os livros de L.J. Smith. O primeiro livro é sofrível, o segundo é um pouco melhor, apesar de, em muito, ser igual.

Elena é uma adolescente futil e imbecil, assim como todas as suas amigas. Matt não tem noção de que perdeu a namorada. Stephan é um vampiro pobre e sem graça. Até mesmo Damon, que representa o mal, consegue ser pífio. O livro é uma grande decepção. Tenho a impressão de estar lendo um livro infanto-juvenil sobre criaturas noturnas misturado com a fórmula batida dos livros românticos dos séculos XVIII e XIX. Sinto saudade dos livros de Anne Rice e de Bran Stocker. A ideia infeliz de criar vampiros que se apaixonam por menininhas incrivelmente tolas já cansou. Se L.J. Smith foi responsável pela mania vampiresca com contornos toscos, deveria repensar o que faz com o maravilhoso mito. Acho que o sucesso da série se dá aos excelentes roteiristas que souberam pegar um texto fraco e transformá-lo em uma história atraente.

Aos poucos L.J. Smith vai se encontrando na história. Penso que, talvez, se os personagens fossem mais maduros, o romance teria mais credibilidade, mas são de acordo com o público-alvo desse tipo de livro. No capítulo 8, a cena em que Elena sonha com Damon, na Itália, depois é dominada pelo corvo é a parte alta até então, fora isso, nada do que li admiração. Pelo menos a história fica melhor engendrada do meio em diante, embora ainda muito fútil, como o pensamento de popularidade americano. Isso realmente me irrita, assim, Elena me irrita muito.

A história é leve, apesar de o tema girar sobre vampiros, as sedutoras e poderosas criaturas da noite. A fórmula básica das histórias de amor do Romantismo são repetidas na saga de L. J. Smith, sem acrescentar muito de útil ou plenamente original. Um vampiro que se apaixona por uma humana e que se encontra na dualidade da sua existência condenada pelas trevas ao mesmo tempo em que luta para manter sua humanidade já foi abordada em outras narrativas vampirescas em que o amor conduz suas ações. Vamos de Bram Stocker a Stephen Myer, do melhor para o pior na retratação do mito mais sedutor da literatura. No mais, não se pode esperar muito de um livro com temática e personagens adolescentes. Não é a toa que as jovens sonhadoras de hoje adoram esse tipo de romance.
Ana 15/04/2010minha estante
Cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua. Só discordo pelo fato do Damon ser demais - e eu vou bater o pé até o fim. Huhauahu.

Eu li toda a Saga Twilight, estou lendo esta da L.J. e ainda assim não espero que um Edward ou um Stefan (não Stephan) bata na minha porta, se apaixone por mim e me transforme em vampira para ficar por todo o sempre comigo.

Concordo que a Stephenie mudou algumas características do "mito mais sedutor da literatura", e que a L.J. fez praticamente o mesmo, mas comparar um com o outro é uma tarefa difícil... Porque simplesmente não existe como. O ponto comum? São vampiros, e alguns deles se apaixonam por humanas irritantes. De resto? Ações, formas de pensamentos etc? São diferentes. E a tendência é só mudar com o passar dos anos. Enquanto nós temos um novo tipo de visão sobre essas criaturas realmente sedutoras (um ponto forte que lemos nesses livros de vampiros da moda), os escritores como Bram Stoker e Anne Rice tem/tinham as deles. Então é tudo uma questão de respeito e admiração.

Contudo, concordo que eles fizeram com a série algo muito grande, porque ela ficou realmente boa, e também concordo que a Elena é sim uma adolescente fútil e irritante.

Ok, escrevi demais para um comentário...

Tainara 23/04/2010minha estante
Você deu a entender que as histórias de Stephenie Meyer sobre vampiros adolescentes fora escrita antes de Diários do Vampiro, o que é um equívoco, já que a série comeceu o ser publicada a partir de 1991. Crepúsculo foi lançado em 2005. Desculpe se estou errada, mas foi a impressão.

Monique 28/11/2012minha estante
Bem, rodei muito por aqui para achar alguém que tenha um ponto de vista sobre o livro parecido com o meu.
Só que, nem todas as adolescentes sonhadoras como eu, gostaram do livro por conta disso. Até porque reconheço todas as falhas que o mesmo tem. Gosto sim de romances entre vampiros e humanos, mas não é por causa disso que admiro qualquer coisa.