O Confronto

O Confronto L. J. Smith

Resenhas - O Confronto

Alberto 11/04/2010

Mais uma história vampiresca de amor adolescente
Comecei a ler a saga Diários do Vampiro por causa do seriado. Achei a história entediante no início, mas a trama foi ganhando força. Infelizmente não acontece a mesma coisa com os livros de L.J. Smith. O primeiro livro é sofrível, o segundo é um pouco melhor, apesar de, em muito, ser igual.

Elena é uma adolescente futil e imbecil, assim como todas as suas amigas. Matt não tem noção de que perdeu a namorada. Stephan é um vampiro pobre e sem graça. Até mesmo Damon, que representa o mal, consegue ser pífio. O livro é uma grande decepção. Tenho a impressão de estar lendo um livro infanto-juvenil sobre criaturas noturnas misturado com a fórmula batida dos livros românticos dos séculos XVIII e XIX. Sinto saudade dos livros de Anne Rice e de Bran Stocker. A ideia infeliz de criar vampiros que se apaixonam por menininhas incrivelmente tolas já cansou. Se L.J. Smith foi responsável pela mania vampiresca com contornos toscos, deveria repensar o que faz com o maravilhoso mito. Acho que o sucesso da série se dá aos excelentes roteiristas que souberam pegar um texto fraco e transformá-lo em uma história atraente.

Aos poucos L.J. Smith vai se encontrando na história. Penso que, talvez, se os personagens fossem mais maduros, o romance teria mais credibilidade, mas são de acordo com o público-alvo desse tipo de livro. No capítulo 8, a cena em que Elena sonha com Damon, na Itália, depois é dominada pelo corvo é a parte alta até então, fora isso, nada do que li admiração. Pelo menos a história fica melhor engendrada do meio em diante, embora ainda muito fútil, como o pensamento de popularidade americano. Isso realmente me irrita, assim, Elena me irrita muito.

A história é leve, apesar de o tema girar sobre vampiros, as sedutoras e poderosas criaturas da noite. A fórmula básica das histórias de amor do Romantismo são repetidas na saga de L. J. Smith, sem acrescentar muito de útil ou plenamente original. Um vampiro que se apaixona por uma humana e que se encontra na dualidade da sua existência condenada pelas trevas ao mesmo tempo em que luta para manter sua humanidade já foi abordada em outras narrativas vampirescas em que o amor conduz suas ações. Vamos de Bram Stocker a Stephen Myer, do melhor para o pior na retratação do mito mais sedutor da literatura. No mais, não se pode esperar muito de um livro com temática e personagens adolescentes. Não é a toa que as jovens sonhadoras de hoje adoram esse tipo de romance.
Ana 15/04/2010minha estante
Cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua. Só discordo pelo fato do Damon ser demais - e eu vou bater o pé até o fim. Huhauahu.

Eu li toda a Saga Twilight, estou lendo esta da L.J. e ainda assim não espero que um Edward ou um Stefan (não Stephan) bata na minha porta, se apaixone por mim e me transforme em vampira para ficar por todo o sempre comigo.

Concordo que a Stephenie mudou algumas características do "mito mais sedutor da literatura", e que a L.J. fez praticamente o mesmo, mas comparar um com o outro é uma tarefa difícil... Porque simplesmente não existe como. O ponto comum? São vampiros, e alguns deles se apaixonam por humanas irritantes. De resto? Ações, formas de pensamentos etc? São diferentes. E a tendência é só mudar com o passar dos anos. Enquanto nós temos um novo tipo de visão sobre essas criaturas realmente sedutoras (um ponto forte que lemos nesses livros de vampiros da moda), os escritores como Bram Stoker e Anne Rice tem/tinham as deles. Então é tudo uma questão de respeito e admiração.

Contudo, concordo que eles fizeram com a série algo muito grande, porque ela ficou realmente boa, e também concordo que a Elena é sim uma adolescente fútil e irritante.

Ok, escrevi demais para um comentário...

Tainara 23/04/2010minha estante
Você deu a entender que as histórias de Stephenie Meyer sobre vampiros adolescentes fora escrita antes de Diários do Vampiro, o que é um equívoco, já que a série comeceu o ser publicada a partir de 1991. Crepúsculo foi lançado em 2005. Desculpe se estou errada, mas foi a impressão.

Monique 28/11/2012minha estante
Bem, rodei muito por aqui para achar alguém que tenha um ponto de vista sobre o livro parecido com o meu.
Só que, nem todas as adolescentes sonhadoras como eu, gostaram do livro por conta disso. Até porque reconheço todas as falhas que o mesmo tem. Gosto sim de romances entre vampiros e humanos, mas não é por causa disso que admiro qualquer coisa.

geek_girl 19/08/2013

O de sempre
Aquela história que está fazendo sucesso ultimamente: A mocinha se apaixona por um cara rico, lindo, perfeito, mas que tem um segredo e atitudes estranhas. Aí ele pode ser um imortal, anjo, sadomasoquista, vampiro, etc.
Eles lutam pelo amor deles contra as forças do mal e fim. Imortais, Hush Hush, Diários do Vampiro, Crepúsculo, 50 Tons de Cinza. Leia apenas um deles e salve seu tempo e dinheiro.
Henrie 30/11/2013minha estante
Concordo contigo. Sem falar que essas autoras de hoje em dia estao destruindo a imagem dos vampiros, anjos, lobisomens e etc. Deviam ser proibidas de publicar livros deste tipo.

Bem... Stephenie Meyer já tratou de destruir os vampiros e os lobisomens.

Mafe 18/11/2021

Só li por causa da série
Eu comecei a ler pra poder fazer um script e pra ver a diferença entra a série. É muito ruim sabe, a escrita cara... Não sei o que rolou..m a história é boa e realmente tem partes boas sim mas sei lá achei q fosse diferente.
Siri 26/11/2021minha estante
Eu também não gostei da escrita.

Tainara 07/07/2010

Diferente.
Como comecei a olhar a série antes de iniciar nos livros, a diferença pra mim pareceu MUITO maior. Nem vou citar todas porque não quero dar spoilers...Mas o fato, pra mim, é de que o livro condensa mais os fatos e explicações, deixa de contar detalhadamente a história dos vampiros, seus limites e poderes, sendo que em muitos outros livros é ao contrário, o filme/série é mais condensado na maioria das vezes. Esse foi uma exceção.

Apesar disso, há coisas novas também, o que tornou o livro ÚNICO. É melhor que O Despertar, com certeza. A figura de Damon está mais concreta, o perigo das relações vampiro-humano também. O final é surpreendente, eu realmente não esperava por ele (não tão cedo). Por isso, as 5 estrelas são merecidas, na minha opinião.
Rafael Palone 20/07/2010minha estante
Gosto de suas resenhas, elas são simples e concretas.

Alex6 02/01/2023minha estante
Esse é ótimo, e o terceiro e o quarto também são excelentes

Tata 28/07/2010

Agora, sim!

Tá vendo como um vampiro de verdade faz toda diferença? Damon carrega esse livro nas costas e é principalmente por causa dele que a qualidade da série aumenta. Eu quase não aguentava de impaciência quando tinha que ler uma cena da qual ele não fazia parte.

Sendo bem justa, não é somente por causa de Damon que "O Confronto" dá um pau descarado em "O Despertar". Stefan cresce demais como personagem, e foi por causa dele que eu dei 4 estrelinhas ao invés de 3... me surpreendeu muito. Até Bonnie ganhou mais da minha simpatia nessa continuação. A única que estacou na escala foi Elena - continua mimada e chata como no primeiro livro. Mas talvez até ELA melhore nos próximos... eu não tinha intenção alguma de comprar o resto da série, mas depois de "O Confronto", como posso resistir?
danixx1 22/03/2011minha estante
Achei O Confronto um pouco melhorzinho do que O Despertar, mas ainda assim, não exatamente um livro que eu descreveria como fantástico, nem nada... Me diverti mais nele, no entanto. Não sei se continuo a ler a saga ou desencano que nem fiz com Amanhecer de Crepusculo...

Isabella 01/02/2012

O segundo livro da série, na minha opinião, é bem melhor do que o primeiro. Com o Damon aparecendo ativamente, o livro se torna mais envolvente.
Começa exatamente onde "O Despertar" termina, com Elena indo perguntar ao Damon o que ele fez com o Stefan.
A presença do Damon deixa tudo mais perigoso, mais intenso. Isso faz com que Elena deixe de se preocupar com a sua populariedade e coisas do tipo e comece a se preocupar em como proteger a si mesma e as pessoas que ela ama.
Novamente, o personagem que mais me encanta é o Matt. Ele é educado, é docil e mesmo que a sua ex-namorada - pela qual ele ainda é apaixonado - esteja com Stefan, ele confia e ajuda o rapaz.

Continue lendo: http://entreparagrafos.blogspot.com/2012/01/o-confronto-lj-smith.html

Rose 30/04/2014

Neste livro, Elena vai a luta pela vida e pelo amor de Stefan. Ela decide confrontar Damon, e mesmo sem querer, acaba envolvida com os dois irmãos. Damon tenta de todas as formas conquistar Elena e nem sempre de uma forma limpa. Stefan segue sem saber de muitas coisas que estão acontecendo, até que numa grande festa escolar onde muita coisa deve e vai acontecer, Elena fica diante de um grande poder que pode acabar lhe custando a vida e mais um confronto que poderá ser fatal entre os irmãos.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 15/07/2015minha estante
Já nesse volume minha expectativa foi bem diferente da do volume A fúria da séria diários do vampiro , pois . Comecei a ler e só consegui parar quando terminei o livro. Aliás, eu não queria parar, queria já pegar o terceiro livro da série para saber o que vai acontecer, pois a autora, mais uma vez, terminou o livro com um acontecimento marcante e me deixou com muita vontade de ver a continuação.

L0LA 11/02/2024

Ok, o segundo livro me surpreendeu. Não chego a dizer que o amei, mas que certamente me deixou mais presa nas páginas e curiosa pra saber oq aconteceria isso ele conseguiu.

Já registrando que até mesmo no livro sou team Damon haha não tem jeito, o Stefan da série pelo menos a gente gosta, o do livro achei meio bleh.

Eu não recomendaria o primeiro livro, mas o segundo você não se arrepende de ler. A história tem elementos que te cativam mais, a Elena até da pra dizer que simpatizei mais. Damon lindo e perfeito. Bonnie e Meredith são boas amigas, MAs acho que a Bonnie aqui é muito inocentezinha e que precisa que cuidem dela o tempo todo. Meredith achei que sla é estranha parece que não tem personalidade. Caroline me deu tanta raiva, como que a Caroline dos livros é desse jeito? Não consigo entender. Tyler idiota como sempre. Matt um fofo.

Ah outra coisa, os Poderes achei tão sem noção kkkkk sla é muito fora da casinha, os da série são mais legais kkkk
skuser02844 15/02/2024minha estante
O segundo livro estou achando bom?mas achei a série bem melhor. Estou no começo do livro não sei se estou gostando tanto do Damon?

nandaassis 23/11/2009

O amor pode matar
Na nova trama Elena está apaixonada por Stefan e tem certeza de que quer passar a vida toda com ele, mas sempre que Damon se aproxima fica evidente um vínculo profundo entre os dois. Determinado a conquistar Elena e fazer dela sua companheira para a eternidade, Damon se infiltra no cotidiano de Fell’s Church, como um estudante universitário de férias, e logo estará freqüentando a casa de Elena e próximo aos outros estudantes.

Ameaçado por Damon, Stefan não suporta a idéia de perder Elena – está disposto a arriscar tudo para protegê-la, até mesmo se precisar ir contra os seus princípios para se fortalecer. Elena também conta com seus bons amigos para ajudá-la, Bonnie, Meredith e Matt tentam ajudar Elena e Stefan, mais será que será suficiente contra o malvado Damon?

Achei este livro infinitamente melhor do que o primeiro. A história é emocionante e cheia de reviravoltas. Elena terá de enfrentar Damon – escondendo de todos inclusive Stefan suas constantes aparições, Tyler e Caroline infernizam sua vida na escola – ela perde sua popularidade e todos desconfiam que Stefan seja o autor dos recentes ataques e assassinatos, aparece um novo e misterioso Professor (que substituiu o Prof. Tanner que foi assassinado no 1º livro) e Vicky (que foi atacada no 1º livro) volta à escola com um comportamento estranho e perturbador.

Leia o texto completo em: http://viagem-literaria.blogspot.com/

kelly.plinta 11/04/2011minha estante
Por mim ela ficava com os dois, e o stefan não é tão bonzinho assim kkk

Lalá Ribeiro 17/11/2009

Apesar de eu preferir o Damon ao Stefan e ficar chateada que o Damon não apareça tanto, esse livro consegue ser melhor que o primeiro. A saga Crepúsculo é muito boa, mas aqui nós vemos muito mais ação... mais intensidade! Amo³!

Márcia 19/11/2009minha estante
Na minha opinião, as "ações" do livro são completamente irrelevantes para a trama. São cenas "jogadas" na nossa cara, sem qualquer objetivo.

Thany 06/12/2009

Essa série vicia!
Estou apaixonado por essa série! É um livro melhor que o outro. Sempre com um final inesperado... To louca pra ler o próximo.
Esse segundo volume foi cheio de aventura.. A Elena está um máximo. To louca pra saber o que vai acontecer com ela.. E como o Stefan vai reagir! Ai ai, quero logo o terceiro livro!

Nikki 18/12/2009minha estante
Essa série vicia! [2] verdade confesso que o primeiro não foi muito bom mas apartir do segundo tudo fica super bom *-*, adoro o Damon haha e o Matt

Glaucy 27/04/2010

Estou com o coração na mão!
1º porque ainda não tenho A fúria :(
2º porque, pelo pouco que vi, a besta da Elena vai escolher a peste do Damon :(
Saber disso, cortou meu coração :( Tadinho do Stefan! Ele não merece uma traição dessas! Porque será que essas mulheres da ficção (se fosse só elas rs) escolhem os maus?! Sei que eles são charmosos, mas não valem a pena! Ninguém muda ninguém! Mulher, tanto da ficção quanto da realidade, tem que saber disso!
Ééééé... escolhi meu vamp favorito de Diários do Vampiro: STEFAN!!! Mesmo sabendo que o ator que faz o Damon é muito mais lindo :D

***************************

Lido em abril de 2010

Roberta Nunes 28/03/2010

Superou (e muito!) o anterior.
Confesso que comecei a leitura deste livro um pouquinho desanimada, afinal o volume anterior da série foi meio que uma decepção para mim, visto que eu esperava muito mais.

Porém, me surpreendi positivamente: a sequência dessa badalada série é milhões de vezes mais envolvente que o livro de abertura! O amor entre os protagonistas finalmente conseguiu me tocar e não pareceu tão forçado e superficial como em "Despertar". Elena também não é a mesma menina mimada e fútil do primeiro livro. Stefan, por sua vez, está doce e protetor, como todo mocinho protagonista deve ser, mas com sua aura misteriosa e melancólica.

O círculo de amizades de Elena está mais presente neste livro, também. Tanto Meredith quanto Bonnie são fundamentais para o desenrolar da trama, assim como o bom e velho Matt. Percebi um certo mistério na história pessoal de Meredith (que com certeza ainda deve ser revelado) e me diverti com o poder paranormal da Bonnie (muito útil, mas um tanto misterioso também).

Damon é um caso à parte. Ele conseguiu despertar minha raiva em alguns momentos, no entanto não é difícil entender que a Elena fique confusa e perturbada na presença do vampirão, pois o cara é a sensualidade e o poder em pessoa... Assim, ainda não consegui me decidir por quem eu torço nesse triângulo amoroso fatal, mas o fato é que está interessante acompanhar.

O final, mais uma vez, não teve cara de final, o que deixa a vontade ler a sequência se manifestar fortemente. Só espero que o próximo livro da série melhore ainda mais ou pelo menos mantenha o ritmo deste segundo volume. O que não pode acontecer é voltar o marasmo que senti ao ler "O Despertar".

Enfim, valeu a pena ler.

Rafaela B 04/01/2010

Diferente da série mas assim mesmo muito bom
Quando li o primeiro livro imaginava a Elena como a da série mas agora que terminei esse percebi que são duas personagens totalmente diferente! A da série é mais meiguinha, indecisa, enquanto a Elena do livro é forte, determinada e destemida. Ele realmente luta pelo Stefan e vemos a forma que ela enfrenta o Damon sem medo é de se admirar!