O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Benício 28/01/2021

Comédia trágica clássica
Só o título já da para ter um ?gostinho? do que essa peça teatral representa.

Na primeira parte desta obra somos inseridos no contexto em que a obra foi escrita, temas ideológicos, aspectos sociais, econômicos e jurídicos. Assim conseguimos intender claramente como a jurisdição era atípica e até cômica comparada a nossa.

O livro se firma quando um amigo, disposto a ajudar outro, assina um contrato como fiador de um empréstimo ao qual não sendo pago na data correta, fica obrigado o fiador a pagar com um pedaço de seu corpo à escolha do portador do contrato. Daí já se imagina que merda vai dar!

Leiam para saber o final...

Leonardy.Negrini 05/11/2020

O Mercador, O Judeu e os Estratagemas
Oras, o este livro de Shakespeare faz menções a elementos muito vastos que seriam capazes de gerar inúmeras análises. Temos primeiro os comportamentos arriscados de Antônio, personificado na forma arriscada com a qual joga com suas rendas. Em contraponto e oposição temos a figura do judeu avaro e apegado ao dinheiro e a vingança, identificado como demoníaco. Bassânio dança entre o sedutor e o apaixonado pelo dinheiro alheio, mas a grande personagem é pra mim Pórcia, pois, por meio de sua inteligência desdobra o mundo masculino das Leis deixando de ser o bibelô do falecido pai.

Aline.Andrade 08/06/2020

Tão velho mas tão novo!
Preconceito, racismo e uma sociedade tão parecida com a atual que chego a duvidar da idade da obra... Enredo engenhoso e apesar dos floreios, achei bem interessante

Ludmila 29/09/2022

Pra quem tem receio de ler Shakespeare, pode começar por esse. Sem medo! Parece novela, com uma personagem bem espertinha...rs

Amanda Dias 21/08/2023

Superou minhas expectativas. Pórcia é muito sagaz. Ela trouxe humor à história e o seu papel foi imprescindível para o desfecho surpreendente na corte de justiça.

Mayra 14/05/2023

É um clássico, mas..
Primeiro contato com Shakespeare, mas sinceramente achei bem bobinho. A história retrata um jovem que envolve o melhor amigo numa dívida da qual o valor da penhora é de uma fatia da carne do corpo do mesmo, para que possa cortejar Portia, uma jovem herdeira.

Magda14 16/04/2023

Shakespeare vai se remexer em sua tumba, e talvez eu leve algumas alfinetadas dos seus fãs, mas eu ODIEI esse livro.

Meu Deus, que história chata! Não sei se eu não consegui captar o senso de humor da época, mas, meu Deus... Não via a hora de terminar esse livro.

Ainda bem que já acabei!

Obs: as 2,5 estrelas são por causa do esforço do autor. Apenas por isso.
Mab 16/04/2023minha estante
Achei mt chatinho tbm meu deus

Magda14 16/04/2023minha estante
Ainda bem que eu não fui a única! Kkkk Já estava quase com peso na consciência kkk

Mab 17/04/2023minha estante
Jskskssk serio, esse foi o que eu menos gostei mesmo disjefkfk

Magda14 17/04/2023minha estante
Eu tbm! E olha que eu achava um pouco difícil um livro superar Rei Lear ou Romeu e Julieta. Kkkk

Mab 17/04/2023minha estante
Kdkskdkd Rei Lear eu nunca li!! Não valee a penaaa??

Magda14 17/04/2023minha estante
Não gaste seu tempo e dinheiro lendo. Outra peça chatíssima! Kkkk Basicamente, o cara fez a burrada de dividir uma herança ainda em vida, percebeu que cometeu esse erro e enlouqueceu. Chato demais!

Mab 17/04/2023minha estante
KxmsejdjkekekGHSJSJSS okay!! Obrigadaa pelo aviso xeiked

Lyyyyyui 05/05/2023minha estante
Não fui a única ????

Andressa 17/06/2020

Não era bem o que esperava
Estava buscando na biblioteca um livro de Shakespeare que não fosse um romance, vi o mercador de veneza e resolvi levar, achando que fosse algo relacionado a aventura ou sla. Entretanto, me surpreendi com uma história romantica bem sem graça - na minha opinião. Mas, valeu a experiência, a poética dele é realmente bem legal e bonita, gostei desse ponto em específico. Enfim, recomendo para quem gosta de romance e poesia.

iagofelipeh 13/05/2020

Meu primeiro Shakespeare!!
Cara, que homem! Que discurso magnífico o de Shylock para com Antônio, adaptado e reproduzido por dois grandes atores brasileiros, Lázaro Ramos e Wagner Moura (tratando sobre o racismo onde outrora fora tratado o antissemitismo). Icônico e atemporal!

O livro mostra todas as sutilezas de um Shakespeare mais próximo de sua maturidade como artista. Trazendo, com Porcia, uma subversão do papel feminino da época, com Antônio e Shylock as ambiguidades morais em ambos, quando o cristianismo se sobreponha como valor máximo em desprezo de outras religiões.

Vai tratar também de uma bela história de amor, que fica em segundo plano a outro momento extremamente relevante, que é um imbróglio jurídico entre os supracitados quando estava em jogo uma libra de carne de um dos envolvidos. Papel de juiz, advogado, réu bem definidos! E toda a parcialidade característica de cada lado é colocada de modo orgânico e, novamente, sutil. Muitos podem deixar-se levar pelo rumo que a obra parece levar e deixar detalhes de tamanha relevância de lado.

O curioso é que até a leitura superficial pode vir a ser interessante, pra dizer o mínimo. Depois dessa minha primeira experiência, decidi ler o máximo que puder deste gênio no decorrer de minha vida. Recomendo as traduções de Bárbara Heliodora, especialmente, além de também ter sido de meu agrado as realizada por Millor Fernandes.

Como a musa do teatro brasileira costuma repetir em demasia até seu falecimento (2015): "Só não gosta de William Shakespeare quem não teve o prazer de lê-lo".

Milena12 15/09/2021

O Mercador de Veneza
Eu comecei a lê-lo e por saber do pagamento da dívida como ?uma tira de carne? me fez relembrar a grande obra de Suassuna.

E não podia estar mais certa, um ótima referência.

@adriana_ lerlivros 15/05/2022

O livro, O mercador de Veneza, conta a história de Bassanio, um jovem falido que se apaixona por uma dama muito rica, chamada Portia, que se casará apenas se um dos seus inúmeros pretendentes escolher o escrínio correto, uma forma engenhosa que seu pai deixou para que na sua ausência o noivo fosse escolhido.
Porém, para ir até a bela dama e casar-se com ela, Bassanio precisa de dinheiro e pede a Antônio, um mercador de Veneza e seu estimado amigo.
Mas Antônio não tem os 3 mil ducados a sua disposição no momento, então ele vai a um credor, um judeu chamado Shylock, seu inimigo. Shylock ao ver a oportunidade da vingança, faz o empréstimo sob contrato, no qual deixa registrado, caso Antônio não pague até a data combinada, Shylock terá o direito de lhe extrair 1 libra de carne de qualquer parte do corpo de Antônio ?

Bem, é aqui que tudo fica mais desesperador, todos os navios em que os empreendimentos de Antônio estão, sofrem um atraso e a notícia que lhe chega é que, todos os navios estão perdidos. Bassanio, após chegar na presença de sua amada, ainda precisa escolher o escrínio correto, para casar-se com a rica Portia e assim ter o dinheiro para quitar a dívida que Antônio contraiu por sua causa.

E agora o que será de Antônio?
Apesar de Shylock levar o assunto a justiça para que o contrato seja cumprido, todos pedem clemência a favor de Antônio, mas Shylock é irredutível e deseja a sua vingança a qualquer custo!

Vinicius39 26/03/2023

Até onde um contrato deve ser levado a sério?
Uma obra que trata de conceitos românticos, políticos, Direito, religião e dogmas. É uma leitura bacana para refletirmos sobre um simples contrato que pode ser levado ao juiz de forma contundente e ao mesmo tempo confusa.

sah_bornelli 30/07/2022

Muito bom para um clássico
Essa foi a primeira vez que eu li Shakespeare (e pra uma discussão da faculdade ainda) mas o livro com certeza superou as minhas expectativas!!

Houveram muitos momentos engraçados e muitas críticas sociais também, além de algumas lições de moral. Aparentemente essa obra não é uma tragédia porque eu esperava um final bem mais triste (e parte de mim realmente esperava um personagem específico morrer mas pelo jeito minhas previsões nem sempre são corretas).

Gecosta 31/07/2023

Relendo depois de muito tempo
É um livro rápido, li em menos de duas horas. Porém, tenho um apego por ele pelo fato de ter uma personagem chamada Jessica. E por ter lido a muitos anos, achei legal ler novamente para ver se continuava com o mesmo apresso a essa obra.

skuser02844 17/05/2023

Inspirador
A linguagem de Shakespeare não é de maneira alguma fácil, principalmente para quem não está totalmente acostumado, assim como eu, porém, essa comédia traz uma leveza que ao menos a mim, tornou a leitura bastante fluída e rápida.

O nome da obra é determinante e já mostra de cara ao redor de quem a história evolui. Antônio é homem de ótimo coração, possuidor de diversos navios mercantes e disposto sempre a ajudar as pessoas.

Esse livro traz algumas histórias de amor um tanto quanto divertidas, e também uma tensão entre Antônio e Shylock, seu desafeto, que nos faz refletir um pouco sobre a nossa posição a respeito de justiça e vingança, que muitas vezes se confundem.
Quase todo mundo já esteve na pele ou conhece uma pessoa que muitas vezes busca a vingança contra algo ou alguém, sob o disfarce da justiça. Em muitos casos o que há é apenas a sede pelo sofrimento do outro, com a desculpa de que aquele está pagando por aquilo que cometeu, ou por algo que não cumpriu.

Na minha visão o livro também traz doses de xenofobia e preconceito religioso que ocorre entre Antônio e Shylock, e que são uns dos pilares para a animosidade entre os dois. Além disso, os dois personagens tem perfis extremamente antagônicos. Antônio está sempre disposto a ajudar o próximo e não nega de maneira alguma auxílio aos amigos, inclusive com dinheiro, sem se importar com um grande acúmulo de bens; já Shylock é tido como um agiota, empresta dinheiro a juros altos e é ganancioso, na grande maioria das vezes colocando a questão material acima de tudo.

Nesse embate entre ambos ocorrem alguns momentos marcantes, em que fica evidente como a obra de Shakespeare - e nesse caso, "O mercador de Veneza" especificamente - serviu de enorme inspiração para dois filmes nacionais: "O Auto da Compadecida" e "Ó Paí, Ó".

Quem já assistiu ao primeiro com certeza se recorda da negociação entre Chicó e o pai de Rosinha, em que o fazendeiro, como garantia de um empréstimo, formaliza um contrato que diz que caso não haja o pagamento, Chicó deverá pagar com uma tira de couro das costas. E que posteriormente para se safar de ter o couro arrancado pelo fazendeiro, é dito que no contrato não há nenhuma informação sobre sangue, e que assim, na letra da lei, não poderá ter uma gota sequer de sangue derramado, se safando Chicó de ter que fazer tal pagamento. Pois é, ao ler a cena em que Antônio serve como fiador de um empréstimo cedido por Shylock, tudo fica bem familiar.

E como não se recordar também da icônica cena entre Roque e Boca em "Ó Paí, Ó", na qual o personagem de Lázaro Ramos explode contra o personagem de Wagner Moura após não suportar mais ser tratado de maneira racista. A inspiração também se encontra nessa obra de Shakespeare, numa forte fala de Shylock a respeito do preconceito sofrido por ser judeu.

Diante de tudo isso, temas sensíveis e que demonstram certo drama para alguns personagens, é incrível como Shakespeare conseguiu tornar a trama mais sutil com sua maneira de conduzir a história e com momentos e personagens pontuais, trazendo o equilíbrio perfeito para o leitor.