O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Gabriela2456 03/10/2023

Leitura fantástica!
Quanta vivacidade, criatividade em um texto pequeno!
Tudo perfeito com Shakespeare. Existe uma diferença para nossos tempos, um pingo de racismo, que é corrigido e um pouco, ou tanto de preconceito. Bem devemos levar em conta a época, local, costumes, etc.
Muito divertido.

Renata.Orlando 31/01/2024

Uma história de agiotagem e intolerância religiosa
Nem tudo que reluz é ouro, essa peça fala sobre valores e sobre a ganância de uma maneira encenada porém bem clara.

Ana Luiza 10/12/2021

Gostei bastante
Comecei a ler por indicação do podcast "Os Náufragos" já conhecia mais ou menos o esqueleto da história, o que não estragou a experiência só gerou mais curiosidade. Nunca tinha lido peças do Shakespeare meu contato com teatro foi apenas lendo o Auto da Compadecida (que o filme ficou tão enraizado que não consegui dessasociar uma coisa da outra), mas nesse foi diferente, senti que estava sentada na primeira fila do teatro assistindo ao espetáculo, curiosa para saber se Antônio perderia um pedaço de carne, preocupadíssima com a escolha arriscada de Bassânio, chorando com o julgamento de Antonio e o pedido por misericórdia do Juiz (chorei muito nessa parte), ri muito no final. Realmente Shakespeare é um grande autor depois dessa leitura consegui ver várias referências a ele em no cinema, teatro, novelas. Gostei muito

Fsanz 02/03/2022

Ótimo livro. História interessante e que rende gargalhadas no final, que pra minha surpresa, foi feliz.
Shakespeare faz uso de suas palavras poéticas de sempre, capazes de adentrar em nossas mentes e corações.

Larissa 21/10/2020

Bom.
Pequeno livro com grandes reflexões para a vida.
O livro retrata a história de Antônio, Bassânio e Pórcia.
Pórcia, jovem e rica, quer se casar. Entretanto, seu pai deixou um desafio para o noivo: acertar a arca que contém a foto da bela Pórcia. O pretende que acertar a arca ficará com Pórcia e uma bela fortuna.
Bassânio, pretendendo arriscar-se ao desafio, empresta dinheiro de Antônio, o qual, por sua vez, emprenha-se com um inimigo judeu. O preço? Uma libra de carne de Antônio por três mil ducados a Bassânio.
A narrativa desenrola-se em torno desses e outros personagens.

Magda14 16/04/2023

Shakespeare vai se remexer em sua tumba, e talvez eu leve algumas alfinetadas dos seus fãs, mas eu ODIEI esse livro.

Meu Deus, que história chata! Não sei se eu não consegui captar o senso de humor da época, mas, meu Deus... Não via a hora de terminar esse livro.

Ainda bem que já acabei!

Obs: as 2,5 estrelas são por causa do esforço do autor. Apenas por isso.
Mab 16/04/2023minha estante
Achei mt chatinho tbm meu deus

Magda14 16/04/2023minha estante
Ainda bem que eu não fui a única! Kkkk Já estava quase com peso na consciência kkk

Mab 17/04/2023minha estante
Jskskssk serio, esse foi o que eu menos gostei mesmo disjefkfk

Magda14 17/04/2023minha estante
Eu tbm! E olha que eu achava um pouco difícil um livro superar Rei Lear ou Romeu e Julieta. Kkkk

Mab 17/04/2023minha estante
Kdkskdkd Rei Lear eu nunca li!! Não valee a penaaa??

Magda14 17/04/2023minha estante
Não gaste seu tempo e dinheiro lendo. Outra peça chatíssima! Kkkk Basicamente, o cara fez a burrada de dividir uma herança ainda em vida, percebeu que cometeu esse erro e enlouqueceu. Chato demais!

Mab 17/04/2023minha estante
KxmsejdjkekekGHSJSJSS okay!! Obrigadaa pelo aviso xeiked

Lyyyyyui 05/05/2023minha estante
Não fui a única ????

Amanda Dias 21/08/2023

Superou minhas expectativas. Pórcia é muito sagaz. Ela trouxe humor à história e o seu papel foi imprescindível para o desfecho surpreendente na corte de justiça.

Ludmila 29/09/2022

Pra quem tem receio de ler Shakespeare, pode começar por esse. Sem medo! Parece novela, com uma personagem bem espertinha...rs

Aline.Andrade 08/06/2020

Tão velho mas tão novo!
Preconceito, racismo e uma sociedade tão parecida com a atual que chego a duvidar da idade da obra... Enredo engenhoso e apesar dos floreios, achei bem interessante

Dani 21/06/2021

Uma leitura muito divertida, mas é estranho pensar nesse tipo de coisa como "normal" pra época em que foi escrito. Em um mundo de homens foi maravilhoso ver as mulheres tomando as rédeas da situação e ainda dando uma lição nos maridos. Uma história tragicômica em que tudo termina bem.
Gabi 21/06/2021minha estante
depois de ler essa sua resenha me deu uma vontade de voltar a ler Shakespeare! que saudade

Dani 21/06/2021minha estante
Ahh que linda! Esse foi o primeiro que li, é bem diferente do que eu esperava e adorei. Vou ler mais dele com certeza!

Leonardy.Negrini 05/11/2020

O Mercador, O Judeu e os Estratagemas
Oras, o este livro de Shakespeare faz menções a elementos muito vastos que seriam capazes de gerar inúmeras análises. Temos primeiro os comportamentos arriscados de Antônio, personificado na forma arriscada com a qual joga com suas rendas. Em contraponto e oposição temos a figura do judeu avaro e apegado ao dinheiro e a vingança, identificado como demoníaco. Bassânio dança entre o sedutor e o apaixonado pelo dinheiro alheio, mas a grande personagem é pra mim Pórcia, pois, por meio de sua inteligência desdobra o mundo masculino das Leis deixando de ser o bibelô do falecido pai.

Alessandra 22/05/2021

Resenha de alguém que caiu de paraquedas
Eu nunca li Shakespeare, nunca tive o interesse, ainda mais por uma peça. Acabei ouvindo sobre esse livro e quando vi no youtube que o audiobook tinha 2 horas resolvi arriscar. Essa história é considerada uma das Comédias de Shakespeare e é bem interessante. Para a MINHA época não teve nada demais, foi apenas legal.
Mas se você pensar que essa peça foi escrita 400 anos atrás, com certeza foi pioneira na história (assim, como todos os outros escritos de Shakespeare).
O livro conta a história de Antônio, um rico Mercador de Veneza que enviou sua riqueza através de Navios e esta esperando-os retornar. O melhor amigo dele precisa de um empréstimo e ele não tem como prover, assim, o próprio Antônio faz um empréstimo com seu inimigo capital. Caso Antônio não pague sua divida, ele terá que ceder meio quilo de sua própria carne e, claro, seu inimigo escolhe a carne de seu coração e assim, segue a história...
O livro tem uma grande discussão acerca de "Antissemitismo", mas para mim, ficou uma sensação de que os cristãos retratados eram tão ruins quanto os Judeus.

Andressa 17/06/2020

Não era bem o que esperava
Estava buscando na biblioteca um livro de Shakespeare que não fosse um romance, vi o mercador de veneza e resolvi levar, achando que fosse algo relacionado a aventura ou sla. Entretanto, me surpreendi com uma história romantica bem sem graça - na minha opinião. Mas, valeu a experiência, a poética dele é realmente bem legal e bonita, gostei desse ponto em específico. Enfim, recomendo para quem gosta de romance e poesia.

Mayra 14/05/2023

É um clássico, mas..
Primeiro contato com Shakespeare, mas sinceramente achei bem bobinho. A história retrata um jovem que envolve o melhor amigo numa dívida da qual o valor da penhora é de uma fatia da carne do corpo do mesmo, para que possa cortejar Portia, uma jovem herdeira.