O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Jussara 23/06/2020

Trecho da peça
"Considero o mundo por aquilo que ele é, Graciano: Um palco em que cada um deve recitar um papel, e o meu é um papel triste.?

Larissa 30/06/2020

Resenha: O Mercador de Veneza
Bassanio, esta apaixonado por Porcia, mas não tem dinheiro suficiente para ir vê sua amada e desposa-la. Antônio é um comerciante de Veneza e amigo de Bassanio, ao saber da paixão de seu amigo resolve ajudá-lo, no entanto como seus barcos ainda não voltaram de viagem com suas mercadorias ele pede um empréstimo ao rico comerciante de Veneza, um judeu chamado Shilock.

"Pois o lucro e o comércio da cidade se baseiam só neles".

Por ser judeu, Shilock já sofreu bastante desaforo e preconceito por parte dos cristãos e de Antônio, e vê ai uma possibilidade de vinganca.

"Os judeus não tem olhos? Os judeus não tem mãos, órgãos, dimensões, sentidos, inclinações, paixões? Não ingerem os mesmos alimentos, não se ferem com as armas, não estão sujeitos as mesmas doenças, não se curam com os mesmos remédios, não se aquecem e refrescam com o mesmo verão e o mesmo inverno que aquecem e refrescam os cristãos? Se nos espetardes, não sangramos? Se nos fizerdes cócegas não rimos? Se nos derem veneno não morremos? E se nos ofenderdes não devemos vingar-nos? Se em tudo o mais somos iguais a vós, teremos de ser iguais também a esse respeito".

Ele aceita o empréstimo com uma condição: se por ventura, não vier Antônio a lhe pagar no dia acertado, Shilock poderia tirar uma libra de carne de Antônio.

"Teu espírito de cão é governado por um lobo enforcado por crime de homicídio".

Contrato firmado, ao chegar o dia do pagamento as embarcações de Antônio sofre um atentado, não podendo ele cumprir com o acordado. Sendo assim Shilock vai a juízo, exigir o cumprimento contratual.

O livro se passa no século XVI, onde as leis eram ineficazes e até mesmo injustas. A grande questão do livro gira em torno do cumprimento contratual, ou hoje em dia o chamado Pact Sunt Servanda. E também a questão da Teoria da Imprevisao, que destaca a importância da rescisão contratual quando uma das parte sofre uma onerosidade excessiva. No entanto, como as leis daqueles tempos eram diferentes das leis de hoje a grande questão é: O contrato deveria ser cumprido? Por ser um contrato individual, o Estado deveria interferir? Até que ponto é aceitável a interferência estatal nos acordos particulares? Quando as leis passam a ser injustas? E quando os contratos passam a ser cruéis? Todas essas questoes trazem a tona a análise das leis de uma época e sua interpretação e descabimento dos contextos atuais. Por isso é um livro exigido nos cursos de Direito.

Jorisdana 23/03/2023minha estante
livro do shakespeare com final feliz? vou ter que ler

Caio Silva 24/03/2023minha estante
kkkkkkkkk então

Bianca.- 20/04/2024

O Mercador de Veneza.
Essa obra conta a história de um comerciante rico de Veneza chamado de Antônio que fez um empréstimo com um terrível agiota para ajudar um fiel amigo em sua jornada no amor. Caso o mesmo não pagasse a dívida na data proposta, dele seria retirado uma parte de sua carne como pagamento.

Com o dinheiro conseguido graças ao amigo, Bassânio pode seguir em sua jornada em busca de sua futura esposa, mas antes de conseguir tal feito, tinha de resolver um enigma.

A obra é divertida, e de fácil compreensão graças a tradução. Pretendo reler futuramente, pois teve um desfecho que me agradou e que foi inesperado. Recomendo o livro para quem gosta da fase de comédia do Shakespeare.

Maria.Thereza 08/09/2020

História curta e rápida! Leitura de menos de um dia... Gostei bastante, a escrita pode ser um pouco cansativa pelas palavras formais, mas é legal!

Natha 10/02/2023

Fantástico
Meu coração, certamente, arde em Verona ao olhar de Romeu, todavia só encontro completude em Veneza, e acredite os argumentos são irrefutáveis, nem mesmo a lei mais dura pode revogar tal fato!!! Ahahahah amo

Fantástico!!!
Sim!!
Razões???
Sim!!!
Tenho!!!
Muitas!!
Vejamos!!!

Primeiro, está é uma contenda que se passa entre um judeu e um cristão. Bom aqui me traz inúmeros argumentos cristãos ou judeus pra contestar o comportamento e as atitudes dos dois! Mas vamos ficar aqui!

Segundo, temos duas histórias de amor, por demais interessantes (gostaria de em um livro desenvolver o amor de Jessica e Lourenço, creio que eles merecem isso ??. Ousado? Sim eu sou kkk)

Terceiro, porém não menos importante, aliás eu diria que este é um dos principais motivos de ser tão fantástico está tragédia, a amizade. A amizade de Antônio é sublime, beira o impossível, e acredite, se em um amigo encontrar tal sentimento, terei vencido na vida! Pois não vejo tesouro maior!

Quarto, temos uma causa jurídica que permeia a história, e nossa!! Porcia foi incrível em sua oratória. Arrepiei toda ???

No mais, estamos falando de Shakespeare! Ele é fantástico de infinitas formas.

É isso leia esse livro ???

Rafael 14/11/2020

Uma faceta de Shakespeare
O texto, pelo menos na versão que eu li, não tem a mesma poesia e potência que "Romeu e Julieta", mas isso não o torna menos interessante. Acredito que seja apenas uma das facetas de Shakespeare. Fato é, que a estória é bem legal e mostra um retrato da época. Além disso, chama atenção o modo como Shakespeare trata o feminino na obra, isto é, ele coloca as mulheres no centro da trama, são elas que, ao cabo, salvam os homens, pondo em xeque, desse modo, aquilo que se esperava dado o machismo/patriarcalimos daquele período e desde sempre. Uma leitura fluída e gostosa para uma tarde de domingo chuvosa.

camilla220 17/05/2024

Cheirinho de infância
"Li" esse livro quando eu era criança,mesmo não entendendo nada eu me sentia entretida e sinto está mesma sensação agora,recomendo muito

Micaela 19/01/2021

Livro curto porém interessante. Li rapidamente mas como não é meu estudo de leitura não curti muito, mas mesmo assim o desfecho da história foi bom.

MariHespporte 19/01/2021

O mercador de Veneza, Shakespeare.
O livro trata sobre questões relacionadas a amizade, o perdão, empatia, humildade, sabedoria e inteligência.

A Sabedoria com a qual a jovem Pórcia lida com as situações que lhe são apresentadas.

O amor entre os amigos Bassânio e Antônio, este último disposto a dar sua própria vida para ajudar com as ?questões do coração? de seu amigo.

A maldade que pode existir no coração humano, vista no comportamento, atitudes e desejo de fazer o mal que havia no judeu Shylock.

Alhos 05/07/2023

Muito bom pra quem quer se inserir em Shakespeare.
Gostei muito da leitura, gostaria de ler a obra sem ser adaptada, deve ser bem mais complexo que essa edição, mas faz um tempo que li e quis acrescentar aqui.
Gosto desse livro pq me lembra aquele diálogo do Lázaro Ramos em Tropa de elite, se não me engano, que ele fala sobre as diferenças que são inexistentes das cores de pele, quando vi ele falando isso e conectei com o livro me surpreendi e achei uma sacada genial.
É isso, leiam essa obra, mesmo que seja uma adaptação.

Addie 26/02/2022

Otimo
Ótima trama. O autor é especialista nesses enredos dramáticos, engraçados e românticos, misturando tudo com única mestría.
Cantinho dos livros 26/02/2022minha estante
Foi daí que surgiu o nome Jessica. fiz a leitura para conferir a origem do meu nomezinho! Bom livro ??????

Marcos 13/03/2021

Ao fim, algum humor
Resenha 1: Então, a história tá mais para drama que humor. Achei que era humor, pois creio ter lido que era uma obra de humor. Enfim, as primeiras 97 páginas são do drama. Vingança, preconceito, apostas, dívidas, traição, etc. No fim, o humor se dá porque as esposas, Pórcia e Nerissa, resolvem fazer seus maridos de bobos.
De certa forma, a peça me ajuda a visualizar o processo que, desde Shakespeare, já vinha acontecendo quanto ao preconceito contra judeus. Na verdade esse preconceito deve ter existido desde que Pedro fundou a Igreja cristã, mas o reforço dado por obras como as de Shakespeare dão uma noção de como, com a Alemanha nazista, tudo culminou no holocausto.

Resenha 2: Em uma releitura, mudei algumas noções que tive do livro. O Mercador de Veneza é uma obra antissemita, foi encomendada como tal. Porém, possui tantas críticas veladas que creio deixar de ser uma. Uma das críticas está em uma fala de Shylock que discursa sobre a desumanização dos judeus, algo tão recorrente atualmente mas na figura do opositor político (Porque o PT...). Além disso, há críticas ao cristianismo e estereótipos dos mais diversos (não só do judeu ganancioso, mas também do galanteador, da menina rica, da filha que foge dos pais, do serviçal escravo, etc.) Também possui uma polêmica sobre o amor entre Antônio e Bassânio, afinal: era um amor fraternal ou homossexual?

caiohlp 22/06/2022

O infortúnio da ganância
O Mercador de Veneza é mais um dos muitos retratos da excelência de Shakespeare, a capacidade de escancarar ao leitor a verdade encoberta por convenções sociais, status e posições relevantes no cenário político. Uma trama envolvente e irônica, repleta de artimanhas e é com esse tom que o autor nos apresenta o dilema do interesse e o flagelo do rancor que permeiam a sociedade por séculos. A qualidade indiscutível do Bardo reflete-se na obra em diálogos excepcionais que avaliam escrupulosamente a maturidade e a conduta humana nos seus pormenores.

expressodoslivros9 25/04/2023

Uma divertida comédia em que Shakespeare une amor e dinheiro na Veneza do século XVI. Aqui são retratadas as qualidades renascentistas da amizade viril e do amor platônico que se opõem à longa falta de humanidade do usuário Shylock, cujos infortúnios acabam por despertar a compreensão e a simpatia do público. Para ajudar o amigo Bassânio a cortejar Pórcia, o mercador Antônio recorre a um agiota que lhe faz um empréstimo de três mil ducados, a ser pago em três meses. A garantia é um pedaço de sua própria carne.

Eu me diverti muito com essa cômica história.