Presos que menstruam

Presos que menstruam Nana Queiroz

Resenhas - Presos Que Menstruam

sol 01/05/2023

Livro extremamente importante
"Os crimes cometidos por mulheres são, sim, menos violentos; mas é mais violenta a realidade que as leva até eles."

mudou completamente minha perspectiva, me fez pensar em coisas que eu nunca havia pensado.

Niih 22/04/2023

Mudança de perspectiva
Esse livro me trouxe uma visão tão triste da situação carcerária do Brasil, amei a perspectiva de relatar mulheres, já que esse assunto é bem menos falado que o caso dos homens, cada vez que eu avançava na leitura eu ficava pasmada como a sociedade só desistiu de resolver essas questões?..
E isso me faz lembrar uma frase de os miseráveis ?cabe a sociedade reparar o dano que ela mesma causa?
O problema é que o Estado falha com as pessoas em situação de descaso e as tratam como se elas escolhessem as coisas ruins que as cercam

Mellyne.cristine 31/03/2023

Presos mesmo?
É surreal esse sistema prisional de merda que temos. A cada dia que passa e quanto mais livros eu leio do assunto, mais eu odeio policiais e toda essa classe, que nojo! Coisa horrorosa. Quantos relatos de mulheres que nem cometeram crimes e apanharam muito na cadeia por esses vermes. A questão do preconceito homo. A questão dos homens trans que além de serem invalidados pelo sistema, ainda tem que perder sua identidade. São tantas problematicas que da vontade de morrer só pra esquecer que se sabe disso tudo. Revoltante mas necessário

Mavi 05/03/2023

Um pouquinho do sistema prisional feminino
Uma parte de mim desejou ter dado uma nota mais alta para o livro. No entanto, acredito que por já ter um interesse e conhecimento na área, o livro acabou me surpreendendo menos do que imaginava.
Acompanhamos aqui a história de algumas mulheres que por ventura acabaram fazendo parte do sistema prisional brasileiro. Esperava adentrar mais a fundo nas histórias delas e, apesar de fazer claras críticas ao modo como esse sistema funciona, acredito que nada foi muito aprofundado em relação a elas. Acho que é um ótimo livro pra quem não conhece do assunto ou está começando a se interessar agora, então definitivamente é uma leitura recomendada.

Julia2615 05/03/2023

Incrível
"Presos que menstruam" é um livro-reportagem de autoria da jornalista Nana Queiroz, ativista pelos direitos humanos e fundadora do movimento Eu Não Mereço ser Estuprada. A obra retrata a realidade das prisões femininas no Brasil; "a burtal vida das mulheres tratadas como homens".

Devido o difícil acesso de Nana para entrar nessas prisões (como assim tratado por ela no livro) e do grande trabalho investigativo, além de literário, ela demorou quatro anos para terminar, finalmente, a escrita do livro.

Nos primeiros capítulos, a autora conta o porquê dessas mulheres terem ido parar nas prisões. Segundo dados do próprio livro, muitas delas entram no mundo do crime porque se envolveram com homens "errados", outras porque não tinham nem comida para dar ao filhos. Ainda, pode-se dizer que grande parte delas são pretas e pobres.

Por fim, digo que Nana foi de uma sensibilidade e tanta ao retratar um tema tão relevante, que ainda é tabu na sociedade. Em relação à escrita, o livro em si foi muito desorganizado, infelizmente. Os capítulos intercalados entre as histórias das personagens são extremamente confusos. Por exemplo, ela conta a história de uma, e depois de x capítulos volta na história da mesma personagem.

É uma leitura que vale muito a pena. Recomendo, principalmente, para estudantes de Direito ou Jornalismo que gostam de temas do tipo. Eu como estudante de jornalismo posso afirmar que o trabalho jornaítico foi impecável.

Vic59 13/02/2023

Recomendação para estudantes de direito
Escrevo essa resenha especialmente para outros estudantes ou futuros estudantes de direito. Nem toda experiência numa sala de aula de Direito Penal vai ensinar as coisas que esse livro mostra. É de partir o coração, mas principalmente, essencial para entendermos como o sistema prisional funciona na prática para as presidiárias.

Nana Queiroz é maravilhosa, li este livro buscando mais obras depois de "Os Meninos São a Cura do Machismo", e a visão dela é sempre fantástica e sensível, ideal para mostrar novos pontos de vista.

Camila Bronzato 29/01/2023

Interessante
Me fez refletir sobre coisas que eu nunca havia pensado: ?A mulher pode visitar seu marido, engravidar dentro da cadeia e sair: o problema é dela. Se a mulher está presa, o homem visita e ela engravida: o problema é do estado?

Luana.Ishy 26/01/2023

Fiquei muito em dúvida de qual nota dar pra esse livro, pq gostei da leitura mas sinto que faltou algo. Talvez isso se dê ao fato de que gosto do assunto e já tenho uma bagagem de conhecimento sobre, então grande parte das informações eu já sabia. Além disso, a quantidade de "personagens", a forma como as histórias delas foram contadas em partes e em capítulos alternados, me fez não lembrar que história pertencia a quem.
Mas isso não atrapalhou minha leitura, dá para pegar todas as informações que o livro nos dá mesmo sem associar as mulheres a totalidade de suas histórias.
Apesar desses poréns, fiquei realmente interessada em ler sobre a vida dessas mulheres e a leitura foi bem fluída. E é um ótimo livro para pessoas que não conhecem muito desse mundo das grades poderem entender como realmente funcionam as coisas aqui no Brasil.

Luisa 18/01/2023

Esse livro é absolutamente TUDO. Explora as desigualdades vividas pelas detentas no sistema prisional brasileiro,e a cada depoimento eu me envolvia mais e mais,muito emocionante e triste ao mesmo tempo.

JAlia 05/01/2023

Livro de suma importância
Aborda temas importantíssimos dentro do sistema carcerário, traz a visibilidade para ?os presos? que menstruam e engravidam e que de muitas formas foram abandonadas pelo Estado e que tem os seus direitos violados por quem deveria protegê-los e garanti-los.

Julya 05/01/2023

As pessoas que ninguém vê
O livro é essencial pra todo mundo ler. Em um pouco mais de 200 páginas a autora conta realidades de mulheres que são tratadas como menos que seres humanos e, muitas vezes, abandonadas pela família e pelo Estado. É triste, revoltante e muito muito, infelizmente, real. Recomendo demais

Julia Felipetto Guerra 31/12/2022

eu acho esse livro F U N D A M E N T A L
SÉRIO, ADOREI, ESCRITA MUITO BOA E NOSSA QUANTO REFLETI LENDO....RECOMENDO

hazel 18/12/2022

Nunca tinha imaginado que o cenário presidiário brasileiro para mulheres era tão cruel e desumano, sabia que era péssimo as condições mas nunca havia imaginado o quão desumano é. Recomendo muito esse livro e como arquiteta acho importante a leitura dele também para entender as necessidades básicas de um local como esse o qual necessita de tanto e tem tao pouca visibilidade