Presos que menstruam

Presos que menstruam Nana Queiroz

Resenhas - Presos Que Menstruam

Mila.Mesquita 30/01/2022

"? Sabe, Heidi, eu escuto tantas histórias. As presas sempre se justificam, e eu fico sem saber quando posso acreditar.
? Quando pode acreditar totalmente? Nunca. Existem muitas verdades no mundo: a verdade da presa, a verdade do juiz, a verdade da vítima. E não é que ela está mentindo, mas é que na cabeça dela aquilo é verdade. É a verdade da qual ela se convenceu."

Livro mostrando a realidade como ela é. Uma leitura válida e impactante.

Deza 27/01/2022

Uma leitura que incomoda?
Um livro brutal, uma leitura que te leva pra bem longe da zona de conforto. Extremamente necessária, a autora trata as histórias com tamanha sensibilidade, e isso se retrata na leitura. Traz uma reflexão sobre as inúmeras realidades e perspectivas que existem, e no quanto precisamos mudar nosso olhar. E claro, o ponto chave é mostrar que para além da realidade dura das prisões que muitas vezes fingimos não existir, e nas vidas que se encontram ali, existe também uma realidade feminina pouco falada e muito cruel. Uma leitura muito significativa e reflexiva, indico muito!

Maria 26/01/2022

Presos que menstruam é um livro que retrata a dura realidade de mulheres nas prisões brasileiras. A autora Nana Queiroz nos mostra relatos muito fortes e comoventes. Acho que nunca tinha lido nada sobre esse tema e esse livro me fez refletir bastante, principalmente por se tratar de uma realidade extremamente distante da minha. Conhecer todas essas histórias contribuiu para que eu mudasse vários pensamentos pré-formados sobre mulheres encarceradas e os motivos que as levaram a estar em tal situação. Com a leitura também percebemos as diferenças existentes entre a realidades de presos e presas.
É um livro muito bom e a leitura é bem fluída. Recomendo?

Thaís 22/01/2022

?Presos que menstruam? é o livro da jornalista e ativista pelos direitos das mulheres,
Nana Queiroz. O mesmo aborda a história de presas de diferentes
regiões do Brasil e não tem a intenção de vitimizar as presas,
mas sim de relatar o descaso em que as mesmas são obrigadas a
viver.
São histórias que apesar de diferentes, se conectam através de
muita dor, sofrimento, arrependimento, desamparo.
É um livro maravilhoso, porque mostra a vida como ela
realmente é: repleta de acertos e erros

Lizandra.Coutinho 13/01/2022

Boa reflexão.
Com o decorrer da leitura, refletimos a respeito do aumento da criminalidade entre as mulheres. O que as leva para este mundo? E talvez a pergunta que é o foco deste livro: o Estado está preparado para receber não somente homens, mas também mulheres nos presídios?
O Brasil não esperava por acabar se tornando um país tão violento, e como resultado disso, temos pouco espaço nos presídios, gerando superlotação. Agravando ainda mais a situação, a maioria destes lugares são destinados aos homens, enquanto cada vez mais e mais mulheres entram para o mundo do crime.
A edição é um pouco confusa visto que cada capítulo acaba sem ser finalizado, e a história voltará a ser contada mais adiante, de forma que muitas vezes me perdi em meio a leitura.
Entretanto a autora trouxe uma ótica interessante para o tema, que é tão pertinente em nosso país.

Joel.Dutra 10/01/2022

?Para o Estado e a sociedade, parece que existem somente 440 mil homens e nenhuma mulher nas prisões do país. Só que, uma vez por mês, aproximadamente 28 mil desses presos menstruam.?

Chocante e ao mesmo tempo necessário. Historias de mulheres tratadas como sujeitos subalternos, em que não são ouvidas e muito menos lidas.

Ivana 06/01/2022

Leitura que deveria ser obrigatória
Adorei a sensibilidade que a autora trata o livro, ela não ameniza nada a realidade mostrada, mas ao mesmo tempo, fala com delicadeza, traça um retrato cruel que precisamos enxergar (como na parte que trata sobre a maternidade nas cadeias).
Gostei muito porque o tempo inteiro ela traz estatísticas, o que faz com que os relatos sejam mais do que relatos. A gente consegue perceber que não é uma "versão distorcida dos fatos", mas os fatos em si. Por isso é cruel e por isso é necessário.
O tempo inteiro fiquei pensando em como nós - mulheres - já conquistamos muito, mas ainda temos infinidades de conquistas e lutas para traçar!

Hangla 04/01/2022

Presos que menstruam
Um livro bastante fluído sobre um assunto pouco discutido: a vida das mulheres dentro das prisões brasileiras, muito interessante, recomendo.

cla 03/01/2022

presos que menstruam
livro muito bom, excelente para se entender mais da realidade carcerária do país, relatos viscerais e necessários

Andressa.Rocha 03/01/2022

Perfeito!
A autora retrata com profissionalismo e humanidade o real - e cruel - dia a dia das prisões femininas no Brasil.
É uma obra NECESSÁRIA!

Kelly 28/12/2021

Brutal vida das mulheres
Enquanto muitos homens são presos e suas famílias continuam em casa, aguardando o dia de seu regresso, para algumas mulheres presas a história é outra.
A triste e dura realidade das mulheres presas no Brasil.
É um livro denso mas de escrita suave, que só tem a acrescentar na vida daqueles que o leem.

Jelly.Meira 20/12/2021

Interessante e envolvente
Eu realmente gostei muito da leitura, são histórias interessantes, cheias de humor e sentimento.
Até a primeira metade tive dificuldade em pegar o ritmo. Cada capítulo é sobre uma detenta e neste formato ficou fácil se cansar da leitura, afinal são histórias sem a ponta solta, mas consegui retomar e daí a leitura avançou bem.
Neste livro você pode facilmente se colocar no lugar das mulheres e sentir raiva do sistema carcerário, mesmo não sendo essa a intenção da autora, as histórias penderam mais para esse lado.

Loy 18/12/2021

Conhecendo o outro lado..
Um livro bem escrito que retratra uma realidade bem diferente do que pensamos saber... Valeu a leitura

EduardaLfg 13/12/2021

Presos que menstruam ?
Que livro excelente. É como um bolo delicioso cheio de creme que você precisa comer aos poucos com medo de acabar, degustando cada pedaço e demorando para engolir.
Livro fantástico que relata a vida de presidiárias no cárcere, além de ter um gostinho melhor: faz você se sensibilizar com as presidiárias e no último capítulo conta os seus crimes.
É literalmente como um dos episódios de Black Mirror, aquele em que você não entende o porquê de uma mulher estar sofrendo tanto (se não me falhe a memória, é ursinho branco o episódio).
Nota: 10/10

Tatiana455 06/12/2021

O livro aborda a história de presas de diferentes regiões do Brasil. O objetivo do livro não é vitimizar alguém, e sim mostrar a precariedade em que as presidiárias são obrigadas a viver.
Existem pouquíssimas penitenciárias que não ignoram situações exclusivas das mulheres, como menstruação e maternidade, onde acontece a falta de absorvente, pois eles simplesmente não fazem distinção de gênero.
Outra problemática é a reabilitação. Enquanto para muitos homens que são presos, suas famílias continuam em casa, aguardando o dia do seu regresso, para a mulher a história é outra. A maioria perde marido e casa, muitas vezes até os filhos são distribuídos entre familiares e amigos. A mulher, portanto, sai da prisão e precisa reconstruir seu mundo...