Presos que menstruam

Presos que menstruam Nana Queiroz

Resenhas - Presos Que Menstruam

paulakbastos 16/01/2024

O livro tem uma escrita muito interessante, mas a disposição dos capítulos intercalados pode causar um pouco de confusão.

Outro ponto é que senti que a autora romantizou em sua grande maioria as histórias. Entendo que o background precisa existir, para tentar entender o que levou essas mulheres à serem presas, mas ao mesmo tempo causa uma amargor na boca, quando você passa a descobrir tudo o que de fato aconteceu.

Rafaelly42 11/01/2024

Um belo, porém triste retrato do cenário carcerário feminino
Não é segredo que o Brasil é um dos países que mais prendem é um dos que menos ressocializam, e em uma análise mais profunda percebemos o quanto o sistema é preconceituoso, precário e insalubre ainda mais quando se trata de mulheres

Matheus222 05/01/2024

O livro é bem interessante, uma temática importante também, mas acho que a autora pegou no estilo de obra do texto, se ela focasse numa personagem e criasse mini historias dentro das pessoas em volta da personagem seria mais interessante, porque todo capitulo ser algo diferente desanima a ler porque não tem continuação

Monique @librioteca 20/11/2023

Um soco no estômago da consciência coletiva...
Esse livro é um confronto. Seu título provocativo, não é apenas uma figura de linguagem para chocar; é uma janela para a realidade brutal enfrentada por mulheres no sistema carcerário brasileiro... um soco no estômago da consciência coletiva.

A leitura não deixa espaço para a indiferença, e exige um olhar mais atento para as nuances muitas vezes esquecidas da vida atrás das barras de uma prisão, e nos leva por uma jornada desconfortável, através de vidas dilaceradas, desafiando-nos a confrontar os dilemas desconcertantes da ineficiência de um sistema que parece estar apenas pautado na perpetuação do sofrimento.

As histórias das mulheres contidas aqui, frequentemente encarceradas não apenas por atos criminosos, mas por tramas intricadas de circunstâncias socioeconômicas e familiares, nos desafiam a questionar nossos preconceitos. E perceber que, desde muito cedo, muitas dessas mulheres estão envolvidas em um labirinto de desigualdades brutais, revelando que as narrativas por trás das grades são mais complexas do que a retórica simplista que muitas vezes domina o debate público.

Ao virar cada página, a ironia dessa situação nos atinge como um soco: a expectativa de encontrar a justiça, a talvez alguma redenção, esbarra na dura realidade das mulheres que, muitas vezes, saem da prisão apenas para encontrar um mundo que não mais as espera. Para encontrar uma sociedade quebrada que não oferece apoio, mas sim mais desafios cruéis.

Se a autora pretendia desenvolver uma denúncia jornalística factual, ela se perde devido ao seu evidente envolvimento emocional. No entanto, me parece que a singularidade da sua experiência não desejava mesmo revelar apenas um olhar crítico, mas sim profundamente humano, e buscava envolver o leitor sem recorrer a somente dados, estatísticas e teorias, mas na realidade marginalizada que se esconde por trás das barras das vidas de cada presa. Se o objetivo foi esse, acho que ela acertou. E, obviamente, nada dessas abordagem humanista exime essas mulheres de seus crimes, mas nos desafia, sim, a indagar por uma justiça que, de fato, reconheça a humanidade em todos nós.

Natália Holanda 08/11/2023

Livro com temática interessante e necessária mas que se tornou um pouco enganchado e repetitivo. Poderia ser um pouco mais curto

Nessa 18/10/2023

Com narrativa fluida, as histórias das presidiarias soam mais leves do que talvez deveriam.
Gostei de poder ver o outro lado da violência onde elas são protagonistas , ora como vítimas, ora como inquisidoras. Mas com consciência de que, essas narradoras sempre podem ser facilmente questionáveis.
Pessoas no geral sempre têem dois lados. Há aquelas que cometeram os mais absurdos crimes e que podem se mostrar as mais cativantes e apaixonantes.

Tomlucitor23 13/10/2023

Isso é uma realidade que ninguém fala, ou as pessoas simplesmente escolhem ignorar, isso só mostra o quanto as mulheres vivem a margem da sociedade e em situação de vulnerabilidade, além das mulheres, também indígenas, mulheres trans, é de uma desumanidade sem igual a forma como as presas são tratadas, historicamente, e também por um sistema tão cruel que está em vigência até hoje.

Cachamorra 28/09/2023

Uma leitura necessária
Aqui temos um livro que muda sua perspectiva de olhar o mundo. São histórias apagadas, as mulheres entrevistadas aqui teem suas vidas apagadas.

O livro não passa pano para os crimes. Afirma a culpa das mulheres, em maior ou menor grau. Mas, faz uma denúncia de como o Brasil está atrasado para lidar com o problema das pessoas privadas de liberdade, principalmente quando são mulheres.

O livro possui teoria jurídica, mas é uma narrativa sobre a história dessas mulheres apagadas pelo sistema.

Julia4889 10/09/2023

Presos que mestruam
Eu gostei desse livro , aborda temas q normalmente são invisíveis na sociedade .

É um livro q não inocenta os atos dessas mulheres mas q aborda a realidade vivida por trás dos julgamentos, a dificuldade de serem inseridas na sociedade ,a falta de estrutura nas cadeias para recebê-las, policiais q usam uniforme mas q n passam de meros ordinários .
"É fácil esquecer que as mulheres existem sob a desculpa de que todos os criminosos devem ser tratados de maneira Idêntica. Mas a igualdade é desigual quando se esquecem as diferenças. É pela gestantes, os bebês nascidos no Chão das cadeias e as lésbicas que não podem receber visita de suas esposas e filhos ,temos que lembrar que alguns desses presos, sim, menstruam."
Eu amei o eru??tão pitico

Carolina.Dall 03/09/2023

Não se engane, esse livro não passa pano para crimes, ele relata crimes e destratos por parte das autoridades , mulheres grávidas que foram torturadas, que não receberam tratamentos médicos nem durante a gestação, no parto ou após ele, a falta de absorvente e etc ..

Em suma, trata de outro tipo de criminosos, as autoridades corruptas do nosso país

Mirella.Augusta 29/06/2023

O outro lado
Tudo tem dois lados e esse livro nos mostra um lado que é silenciado, um lado injusto e muitas vezes corrupto.

Confesso que vou levar um tempo digerindo esse livro.

Caroline 28/06/2023

Leitura necessária
Esse livro relata a vidas de mulheres esquecidas não só pela justiça mais também pelo mundo. Deveria ser uma leitura obrigatória a todos que não tem a mínima noção do que acontece em um presídio brasileiro. Difícil não se emocionar em todos os capítulos.

Andy 05/06/2023

Um livro incrível, emocionante, que nos faz observar a realidade das prisões brasileiras, e como é difícil muitas vezes a vida dessas pessoas.

Anna 24/05/2023

Um estudo muito interessante. adorei todas as informações e entrevistas. muitas vezes não conseguia deixar de ler de tão interessada. recomendo a quem se interesse pelo tema.