Presos que menstruam

Presos que menstruam Nana Queiroz

Resenhas - Presos Que Menstruam

Raquel Rodrigues 19/04/2022

NECESSÁRIO
Para mim, esse livro deveria ser lido por toda a população. Um livro que abre os nossos olhos, que mostra como sistema é falho, que nos faz enxergar uma realidade triste e cruel. Nenhum crime tem justificativa, mas você já parou para se colocar no lugar de pessoas que vivem uma realidade totalmente diferente da sua? E se fosse você, para qual alternativa você correria? será que teria mais de uma única opção? Vi um comentário, e concordo com ele: Nossa sociedade não é a favor da pena de morte e nem de tortura, mas o que é o sistema prisional senão doses homeopáticas de tortura velada, de morte que não mata? O sistema serve para dar certeza a elas de que o mundo é mesmo ruim.

yasneryst 13/04/2022

Ninguém fala a verdade
Mais um livro que estou li por conta do TCC (sem piada, é sério).
A experiência de ler relatos de cadeia de mulheres brasileiras é de embrulhar o estômago e de te fazer refletir olhando pros azulejos do banheiro enquanto toma banho.
É assustador o que elas passam, é assustador o que elas fazem para sustentar os filhos, é assustador o que algumas fizeram para estar ali.
Nana narra em um dos capítulos que por várias vezes se pegou em cima daquele muro de ?devo acreditar no que elas dizem ou no que dizem os processos?? e ela perfeitamente consegue passar isso para o leitor. Que balde de água fria ela joga nesse capítulo, porque nessa altura do livro você esta rendido as narrativas das mulheres, e disposto a acreditar em qualquer coisa.
Quando mais eu leio sobre essa realidade, mas vontade eu tenho de entregar um trabalho que seja a altura das obras que vou usar para molda-lo.

kamylism 09/04/2022

Fundamental!
Uma realidade cruel, revoltante e verdadeira. Enganei-me ao pensar que seria histórias contando sobre as dificuldades das presas em relação ao absorvente, à higiene em geral. Mas é um livro que conta as histórias verdadeiras de presidiárias reais, de quando eram jovens até a realidade atual.

Esse livro me proporcionou momentos cheios de emoção, eu chorei, eu sofri, eu me surpreendi, eu ri e me apeguei a cada personagem. Eu recomendo a todos (que tenha estômago forte, esse livro é cheio de gatilhos.).

Yasmin 03/04/2022

Triste Realidade!! forte e real. A cada novo capítulo conta uma história/ trecho da vida das presas e a cada história contada Um misto de sentimentos.. revolta, arrependimento, medo, tristeza e dor. Uma leitura que te leva pra bem longe da zona de conforto. uma leitura necessária, recomendo.

Paula Santos 02/04/2022

Presos que menstruam nos deixa a par de um pouco de todo sofrimento, humilhação e violência que mulheres que cometeram crimes passam nas cadeias femininas do Brasil. Confesso que inicialmente fiquei com receio de a autora acabar contando a histórias dessas presas de uma forma mais romantizada - e a princípio de fato tive essa sensação.
O livro nos tira da zona de conforto, nos faz questionar se o sistema está ali pra ressocializar ou apenas punir. É um livro inquietante, mas necessário para que a gente saia um pouco da bolha e veja outras realidades do nosso país.

Celeste 25/03/2022

O pior prisão delas é o abandono dos de fora.
Em ?Presos que Menstruam? conhecemos a realidade de apenas uma pequena parcela da população carcerária feminina brasileira, com relatos cruéis, porém verdadeiros, observamos em como essas mulheres são tratadas como homens dentro dos presídios, em como as diferentes realidades as levam para aquele lugar, e também como é difícil se ressocializar depois da prisão, em como o abandono é cruel, mas totalmente real. Em como grande maioria entra por intermédio dos esposos (tráfico), em como não há instituições carcerárias suficientes e algumas dessas vão para prisões mistas e necessitam se prostituir, a ausência de projetos de ressocialização em alguns estados, o preconceito com os relacionamentos homoafetivos, a dor de perder os filhos para esse mesmo Estado que as jogou lá sem oportunidades, o vexame que os familiares tem que passar para as visitas, tudo isso é extremamente bem relatado pela Nana, essa que apenas após as entrevistas pesquisa e observa os processos para não interferir no pré julgamento, e percebe que muitas delas se isentam de culpa em uma falha tentativa de se sentir ?inocente?, além de procurar não apenas um presídio em um estado, mas em diversos e trazer uma abordagem completa e imparcial, demostrando ao leitor a realidade cruel para que ele tome suas próprias decisões.

Por fim, há um capítulo que me chamou atenção e me tocou, o qual a autora fica totalmente chocada com o modo de castigo de determinada penitenciária, e sugere como alternativa que os castigos sejam diferentes, como a proibição de visitas por um tempo, e o guarda responde: ?esse castigo a vida já deu a elas?. Um livrão que deveria ser leitura OBRIGATÓRIA nas escolas, me deu sede de saber mais sobre o assunto, apenas leiam.

Jubs 15/03/2022

Amei a estrutura do livro. Cada capítulo trata um pedaço de história ou situação de alguma presa. As vezes causam revolta, medo, pena, choque. É um livro com tema pesado, mas necessário.

Ariel 14/03/2022

Confuso
Os relatos das presas são bem chocantes e te impressionam muito. Saber que pessoas sofrem todos os dias com essas condições para pagar as suas dívidas para com a sociedade, mesmo que seja sobre crimes que foram cometidos nenhum ser humano merece esse tipo de tratamento.

O livro trás uma realidade que não se pode imaginar para quem não está vivenciando aquela rotina. Porém, a forma como a autora expõem estas histórias te deixa confuso.

Cada capítulo fala de uma história de uma detenta e intercala entre várias histórias, mas quando acaba retornando para a história anterior não tem nada que identifique de quem está falando, daí você tem que ler e descobrir no decorrer do capítulo de quem está falando.
Fora isso, o livro trás um mundo sombrio e de exploração física e mental das detentas presas em lugares com super lotação.

Ariela 27/02/2022

A realidade dos presídios femininos no Brasil
"Presos que menstruam" é um livro forte que mostra a triste e injusta realidade das mulheres presas no Brasil.
Apesar de sabermos que o sistema prisional brasileiro seja de modo geral problemático e que muitos vivem em condições subumanas, o "Presos que Menstruam" traz um visão das questões específicas de mulheres que acabam sofrendo injustiças justamente pelo seu gênero, além daquelas "normais" do sistema prisional.
Temas como relações entre mulheres, abusos, gestação, maternidade e higiene são abordados através de uma longa pesquisa, análise de dados relevantes e entrevistas realizadas por Nana Queiroz em presídios femininos no Brasil.
Com muita humanidade, Nana Queiroz conta a história pela visão das condenadas, mas traz diversos questionamentos (inclusive a si própria) fundamentais que mostram a complexidade do tema.
"Presos que Menstruam" é mais um daqueles livros que mostram um pouco de uma realidade que ninguém quer ver, faz com a gente se questione, faz com a gente fique indignada e com raiva, e faz até com que a gente questione os nossos próprios princípios e visão do mundo.
É uma leitura fácil, rápida, que vale muito a pena e que eu recomendo muito para todos que querem conhecer mais sobre o tema.

Gabriela.Cristino 27/02/2022

Triste realidade
Um livro bem forte... Saber a realidade que essa mulheres passam, dói e mais ainda saber os motivos que as levaram até ali. Só achei um pouco confuso a maneira como foi escrito, mas num geral gostei muito.

Elis 26/02/2022

Necessário
Uma leitura necessária para todos. Durante as páginas a autora nos mostra diferentes realidades e ao mesmo tempo semelhante. Algumas historias que revolta e outras emocionantes. Vale a pena a leitura.

Osório 25/02/2022

esse livro é a pura realidade de mulheres presidiárias, que não possuem as mínimas condições de salubridade, não recebem atendimento necessário quando estão gestantes, que não recebem visitas e como lutam para sobreviver a essas cadeias projetadas para homens.

Tielli 23/02/2022

É um livro que traz relatos de mulheres nas prisões. Alguns são bem comoventes e tristes.
Uma realidade desconhecida por mim sobre como é a vida nas prisões brasileiras.
Gostei da leitura

Marcia 15/02/2022

Não gostei
Só fazer a resenha mesmo pra constar na minha meta de leitura, sem comentários pra esse livro. Já que o título foi " não gostei ".