2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Cami 23/02/2015

2001: Uma Odisseia no Espaço
É sempre estranho fazer resenhas de clássicos que milhares de pessoas leram antes de mim. No entanto, acredito que livros renascem cada vez que um leitor decide folhear e explorar suas páginas. Uma história sempre renasce quando o leitor decide dedicar sua atenção às palavras.

2001 é um daqueles livros que sempre tive interesse de ler, porém alguma coisa me impedia de continuar a jornada. Talvez pelas críticas que sempre o colocaram num pedestal - não por menos. Será que é para mim? Será que vou entender algo além do filme?

Sempre. Não perderei meu tempo - nem o seu - comentando sobre como os livros são infinitamente mais ricos do que suas adaptações, embora tenha quase certeza que será impossível fugir de possíveis comparações, uma vez que livro e filme foram desenvolvidos em paralelo (1968).

O livro dá uma visão ampla e ao mesmo tempo detalhada do longa metragem. A primeira parte, no qual narra a passagem de nossos ancestrais evolutivos, é infinitamente mais rica. Uma vez que no filme estamos atados à representação gráfica, no livro temos acesso a mente dos homens-macacos e assim, o porrete de osso sendo arremessado ao som de Also Sprach Zarathustra de Strauss, recebe um significado muito maior e compressível. É uma das melhores partes da narrativa, pois ao mesmo tempo que necessita de maior interpretação, também é a que mais elucida o roteiro do filme.

Boa parte do livro é feita da boa e velha descrição necessária a todos os livros de ficção científica. Falo das máquinas impossíveis e hábitos tão estranhos aos seres humanos contemporâneos da obra. A interpretação do futuro, feitas pelos autores desse gênero, sempre me fascinou. E a grande sacada de Clarke é admitir a inocência de suas previsões em certa passagem, que valida e honra os atuais leitores. Algumas coisas provaram-se verdadeiras, outras precisam de paciência por parte do leitor, que precisa se lembrar que a genial história nasceu em 68.

Alguns personagens são melhores desenvolvidos no livro, outros mantém a personalidade inalterada do que vemos no filme. Hal, a consciência robótica que parece dotada de maldade, acaba sendo absolvido de acordo com a interpretação do leitor, como foi no meu caso. Sua aparição é instigante, porém mais breve do que eu esperava. Queria saber mais sobre Hal, queria que toda a sua "alma" fosse explorada.

2001 é uma mistura da boa ficção científica altamente detalhada, com passagens que necessitam de um pouco mais de interpretação lúdica. É preciso atenção para entender o que está nas entrelinhas, mas nunca será realmente uma leitura difícil para quem já está acostumado a outros autores do gênero.

Recomendo para quem deseja entender as motivações dos personagens, a existência dos monolitos e o bebê gigante flutuando no espaço. Uma leitura imaginativa, curiosa e que acrescenta uma nova perspectiva ao filme.

Por fim, dou os parabéns à editora Aleph que fez um trabalho primoroso com a edição especial.

Jessica Oliveira 20/08/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Escrito em 1968, Arthur Clarke escreve com confiança sobre um mundo futuro e viagens espaciais, em uma época que o homem a recém teve sua primeira viagem à lua; Clarke consegue criar uma história com habilidade e imaginação, como Orwell fez ao escrever 1984.

O autor conseguiu capturar toda a magnificência do nosso sistema solar, ao mesmo tempo em que torna acessível a qualquer leitor, mesmo aqueles que tem somente um conhecimento básico dos planetas. Ao contrário de outros livros de ficção cientifica que li, eu não fiquei entediada ou distraída pelas páginas dedicadas à mecânica do espaço e suas naves. Longe disso, eu fiquei envolvida em cada aspecto da respectiva jornada de Floyd e Bowman.

Outro motivo para adorar a leitura foi sua dimensão, o enredo é gigantesco. Clarke inicia a história nos mostrando a "aurora do homem" e ascensão do macaco, seguindo através de sua visão quando os homens transcendem seu corpo imortal - ainda que ele nos leve a essa viagem do começo do homem para um (longe de ser definitivo) final, ele não nos deixa perdido em nenhum momento.

Há tanto tempo e intemporalidade nessa história, mas Clarke consegue fazer com que isso não seja problema, ele consegue encapsular esses dois elementos em sua escrita de uma forma que você só pode ficar fascinado. Mesmo que em alguns momentos eu tenha conseguido ler umas 80 páginas sem perceber e logo me depare com 2 páginas completamente incompreensíveis, isso não foi um problema. Eu simplesmente dava um tempo e uns 5 minutos depois já estava com a história assentada em minha cabeça e pronta para continuar essa jornada.

Falhas humanas estão longe de serem esquecidas. Ainda que o livro apresente atributos favoráveis em ambos os personagens Floyd e Bowman. Ambos os protagonistas (mais aquele-que-vigia-a-lua no início do livro) são envolventes, pensativos e resumem os pontos fortes e as falhas da humanidade em suas respectivas eras/viagens. É notável também a transição de aquele-que-vigia-a-lua para Bowman. Clarke deixa a evolução do homem, tanto reconhecível quanto irreconhecível. O equilíbrio que ele descreve aqui permeia todos os aspectos da história. O autor não nos dá respostas e sim faz com que o leitor as encontre.

O livro trás consigo algumas perguntas penetrantes sobre a humanidade e o que significa ser humano, o homem foi criado para evoluir e nós realmente evoluímos completamente? As máquinas podem se tornarem humanas? Os seres humanos ainda o seriam se vivessem dentro de uma máquina? O livro responde um monte dessas perguntas, mas deixa muitas sem resposta instigando o leitor a sua própria interpretação.

Acredito que nem preciso dizer que recomendo, e muito, a leitura desse livro. Acredito que todos deveriam lê-lo, mesmo aqueles que não são muito fãs do gênero. Essa é uma leitura que você leva para sempre, não importa quantos anos tenham se passado, você ainda vai lembrar dela.

site: www.booksandmovies.com.br/

Danny 10/10/2015

Viagem no Espaço da sua mente ;)
"No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick."

Me senti ali com os personagens, ainda mais com David Bowman. Fantástica aventura, sem palavras...Procuro algumas para descrever esse livro, mas se você assim como eu tem uma certa curiosidade a respeito do universo só digo uma coisa:

- Leia o mais rápido possível!"

Camila Faria 17/10/2015

Livro indispensável para quem ama ficção científica, a história permeia as diversas fases da humanidade e a influência de um enigmático monolito sobre os acontecimentos na Terra e no Espaço. O romance foi encomenda do Stanley Kubrick, que percebendo a baixa tolerância do Arthur C. Clarke ao tédio, sugeriu a construção de um livro completo, a partir do qual eles posteriormente derivariam o roteiro do filme (que vocês já assistiram, né? por favor). A capa maravilhosa, que representa o HAL 9000, símbolo máximo da inteligência artificial (e considerado um dos maiores vilões da história do cinema) é, na verdade, uma caixinha. O livro por dentro é completamente preto, numa referência ao Monolito de Tycho. Maravilhoso! Essa edição tem ainda os contos originais A Sentinela e Encontro no Alvorecer, que serviram de base para o livro e para o roteiro do filme.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-2/

Luana 27/10/2015

Melhor desfecho
Livro excelente. Os capítulos sobre os homens-macacos fazem você viajar e até se perguntar se aquilo teria acontecido mesmo.
A narrativa do Hal 9000 e do Bowman são mais lentas e descritivas, mas é emocionante quando se conecta com a do especialista Floyd.
O livro tem o melhor desfecho possível, nunca tinha lido algo assim. Até agora me pergunto se isso realmente seria possível. É crível e espetacular.
Mas tenho duas dúvidas (SPOILER!): não entendi como os satélites de Saturno se relacionam com o surgimento do homem e como foi que Bowman, ao ver a réplica do monolito em Jápeto, conseguiu chegar à conclusão do desfecho do livro (acho que essa parte cabe à imaginação do leitor).

Alex 01/12/2015

Bom livro !
Há muito tempo assisti o filme e não me lembrava de quase nada. Resolvi ler o livro antes de assistir novamente. O livro é muito bom, tem uma linguagem fácil, muito atento à veracidade das informações, da física incluída. A história é bem envolvente, mas às vezes fica um pouco chata e às vezes o foco muda tão radicalmente você fica pensando pra que serve o que você leu anteriormente. Mas com o passar das páginas tudo se encaixa. O final é meio viajante, mas bom assim mesmo. Vou ler o 2010 e as sequencias para ver se a história se completa. Uma pena é a realidade imaginada não fazer parte da nossa realidade ! rs.

JoAo.FerrAo 29/12/2015

Homem-macaco no Espaço
Uma obra esplêndida, mais do que eu possa dizer!

O livro é uma história de ficção científica sem precedentes que mostra como o homem, nos seus primórdios (homem-macaco), adquiriu conhecimento e inteligência por meio da influência de uma inteligência alienígena superior e, futuramente, "dominou" as viagens espaciais obtendo assim um pequeno vislumbre do misterioso espaço.

Depois da leitura eu assisti o filme, que também é uma obra prima. Mas em se tratando das duas obras eu opto pelo livro, pois no filme, devido aos limites tecnológicos de quando foi feito, não foi possível recriar muitas das cenas descritas no livro. Claro que livros e filmes devem ser desfrutados de formas diferentes, portanto vale desfrutar dos dois.

Marcos 20/01/2016

Estamos na pré-história. O homem, então apenas mais um dos animais ditos irracionais que agiam como bestas-feras, tem de encarar todos os dias a luta diária pela sobrevivência. Eles devem caçar para comer, lutar com outros animais para não serem comidos e perpetuar a espécie ao máximo que conseguirem. Até então, eles não tem muita vantagem competitiva em cima das outras espécies, até que um objeto estranho, um grande monólito preto surge do espaço e, desde então, a inteligência destes seres aumenta exponencialmente: agora eles conseguem usar instrumentos e, assim, dominar outros grupos e seres, sendo vencedores nas competições intra e interespecífica.

Avançamos milhares de ano a frente. Agora estamos em uma expedição ao espaço sideral, mais precisamente numa escavação na Lua. Lá, um objeto que apresenta um estranho campo magnético ao seu redor, é encontrado no subsolo. Nunca tal frequência de radiação foi detectada por instrumentos de medição terrestres. Para que isso seja melhor investigado, a Terra manda uma equipe de grandes especialistas abalizados em busca de respostas. Nessa expedição, o líder é um computador com inteligência artificial própria, o HAL 9000. Mas nessa jornada uma série de acontecimentos ocorrerão e isso tudo levará a questionamentos sobre a vida e sobre até que ponto pode ir o conhecimento humano.

2001: Uma Odisseia no Espaço é um livro de ficção científica que aborda a questão espacial e faz um contraponto com as questões sociais vigentes. O filme homônimo, dirigido por Stanley Kurick, foi lançado paralelamente ao livro. Ou seja, nesse caso não temos uma adaptação de uma obra para outra mas sim duas que correram paralelamente. À medida que o roteiro era escrito, o livro assim também o era ao mesmo tempo.

Esse é um daqueles livros em que várias interpretações são possíveis, tamanha a genialidade do enredo. No meu caso, interpretei que o autor usa da alegoria, nesse caso explicitamente, do monólito para fazer uma crítica à sociedade moderna, ao egoísmo humano, a como estamos a todo custo querendo vantagens por sobre outros de nossa espécie e a como o homem se coloca como espécie dominante do planeta. O objeto representa o além da inteligência, aquele insight ou aquele passo que a humanidade deu além em sua evolução e isso fica claro nos momentos em que ele aparece. O final é para explodir a cabeça de qualquer leitor.

Essa edição da Aleph está incrivelmente linda, como já é de praxe devido ao brilhante trabalho que a editora tem com seus títulos. O miolo vem uma caixa exterior que o guarda e este tem o formato do monólito, protagonista da história, com capa completamente preta e cortes pintados na mesma cor. Genial e sensacional. Há também extras, como os contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer e prefácios do autor.

Recomendo a todos que gostem de ficção científica e que queiram começar a se aventurar nesse gênero. É uma ótima porta de entrada.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/01/resenha-2001-uma-odisseia-no-espaco-de.html

Cássio Ulisses 22/02/2016

Bom...
SEM SPOILER 4 ESTRELAS

2001: Uma Odisséia No Espaço
Odisseia Espacial - Livro 01
Ano: 2013 / Páginas: 336

Quando vi esse livro para ler no skoob, nem cheguei a ler a sinopse e achei logo de cara que fosse a respeito daquele filme da família perdida no espaço. Não sei se vocês se lembrar, um que o cientista leva a mulher, filha e seu filho pequeno e mais um robo. Na nave descobrem um outro que foi clandestinamente. Se lembraram? Tipo, tem viagem no tempo e tudo mais. Um pai de um amigo (que Deus o tenha), gostava do livro e dizia que o filme é baseado numa série bem antiga, na época da televisão preto e branco.

Vou voltar a falar do livro, sim eu sei, nem comecei rsrs. O livro é muito bom, mas tem uma leitura um pouquinho pesada para os mais desavisados. As ideias do livro e tudo mais que é relatado nele são bem instigantes. Eu após terminar de ler fiquei pensando durante um bom tempo pelas ideias descritas na obra.

A quantidade de páginas é pequena, mas é tranquilo de se ler. Só deve pegar um pouco o assunto para o leitor, somente para aqueles que não são acostumados com o tema. Tirando isso, será um boa leitura.

A separação dos capítulos é boa, não tenho reclamações quanto a isso.

É isso, tenho que ler outros livro e ainda os restantes da quadrilogia. Até mais.

Boa leitura.

Bianca 21/01/2018

Épico
Posso dizer que descobri porque este livro é um clássico da ficção científica e da literatura mundial, título mais do que justo. O autor consegue desenvolver a imaginação de forma magnífica, construindo um cenário capaz de abranger toda a história da humanidade, do passado ao futuro, indo muito além da mera especulação quanto à evolução tecnológica, e abordando questões filosóficas e existenciais. A narrativa é fascinante e envolvente, coerente e escrita com perfeição.

Juliano.Silva 23/01/2018

Muito mais que ficção científica
2001 tem sua história dividida em três personagens principais, cada um em seu momento histórico e com seus respectivos conflitos internos. O livro envolve o leitor nos ambientes retratados e no que se passa na cabeça desses personagens.
Cada história se passa em uma época diferente em que seres extra terrestres interagiram com a humanidade de forma ativa ou passiva mas sempre guiando a trama. Cada um desses momentos nos faz imaginar como a inteligencia humana foi moldada e como no mundo real ainda buscamos este contato externo que pode mudar a form que compreendemos o universo.
O livro retrata de forma fiel os ambientes e a narração consegue nos colocar dentro dos mesmos, por mais absurdos que fossem. Os conflitos dos personagens nos fazem pensar desde o surgimento da humanidade e sua inteligencia até o que nos aguarda no futuro. É possível desenvolvermos teorias evolutivas e religiosas sobre o surgimento da humanidade, seu desenvolvimento e o futuro do universo.

Em resumo, "2001: uma odisseia no espaço" é uma obra de ficção científica envolvente que possibilita horas de uma leitura divertida e nos deixa com a imaginação aflorada para o que nos aguarda no universo.

João Gabriel 28/01/2018

Livro magnífico, as metáforas e analogias com o período das descobertas marítimas são incríveis. Sempre ouvi coisas boas acerca do filme e agora estou com muita vontade de assisti-lo. Uma visão futurista sobre o desenvolvimento da tecnologia, a expansão espacial e a ação humana ante essas descobertas.

Jessica Moraes 03/06/2024

A primeira parte eu li tão rápido que quando percebi, estava a muitas páginas na frente do que pretendia de meta. Ainda tenho dificuldades com ficção científica, mas esse eu gostei de conhecer.
Teve uma parte arrastada que é quando eles estão na nave e fala de toda a rotina, do universo ao redor.. confesso que foi chato.. demorou a acontecer algo de fato.
Me surpreendi com o final, pensei que não ia ter aquela reviravolta.
Somos poeiras de estrelas?

Gui 17/07/2018

2001
Qualquer coisa que eu escreva é pequeno e simplificaria demais o que é esse livro e o que ele representa, então leiam e aproveitem cada página porquê é uma experiência única.