2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Beatriz Mendonça 12/05/2022

2011: Uma Odisseia no Espaço
Esse livro é o puro conceito de odisseia:
"Longa perambulação ou viagem marcada por aventuras, eventos imprevistos e singulares."

Acompanhamos 3 períodos de tempo diferentes que aos poucos se mostram conectados entre si. Cada um deles têm suas particularidades, altos e baixos e cumprem muito bem sua função na construção do universo e da narrativa.

Durante os primeiros ? não entendi o propósito do livro. O terceiro período tem um tempo de monotonia, mas que enfim é prontamente compensado quando a verdadeira trama do livro se revela.

A partir disso a narrativa ganha um ritmo frenético de suspense com vários camadas de acontecimentos inesperados.

Já um ponto que considero ambíguo nesse livro é a forma como a ciência é apresentada. Em grande parte da narrativa ela é de fácil compreensão, mas logo se torna muito técnica e detalhada. Alguns trechos são quase dispensáveis, me fazendo pensar que eles existem apenas para diminuir nossas expectativas e lá na frente nos surpreender.

Num todo, foi uma leitura bem agradável e curiosa. Uma clássica ficção científica que entrega muito bem o motivo de ser um clássico.
Alan kleber 12/05/2022minha estante
A parte da nave é tensa.

Beatriz Mendonça 12/05/2022minha estante
nossa, sim
foi justamente isso que me prendeu mais na história
aliás, acredito que tenha acontecido na hora certa, porque antes desse trecho eu estava considerando adiar a leitura

Renan.Menchik 24/05/2022

A GRANDEZA DE UM SCI-FI QUE INSTIGA DO INÍCIO AO FIM
Trata-se de um clássico do gênero de ficção científica, escrito pelo renomado Arthur Clarke, que publicou o aclamado "Encontro com Rama", o qual já fiz resenha, 2001: Uma Odisseia no Espaço vai além de qualquer outra obra do Autor, cravando sua marca na história do SCI-FI.

DO QUE SE TRATA?

"2001: Uma Odisseia no Espaço" vai nos levar dos primórdios da humanidade, quando o homem ainda não havia desenvolvido a consciência, para acompanhar um pequeno grupo de Hominídeos que vai se desenvolvendo, cuja sua jornada é alterada por um estranho objeto que , aparentemente, ajudou no desenvolvimento da mente humana.

Anos mais tarde, na Lua, é descoberto um objeto de origem desconhecida, cuja tecnologia aparenta superar a nossa, assim começa uma incrível viagem para descobrir do que se tratava tudo isso.

DOS ELEGIOS E CRÍTICAS

Sem sombra de dúvidas é um livro obrigatório para fãs de SCI-FI, o contato com a obra é incrível, Arthur estava muito tempo a frente do seu e do nosso tempo, propõe um horizonte de ideias através da ficção, e faz bem feito !

A crítica fica pelo ritmo em algumas partes, algumas descrições mais detalhadas, mas isso se restinge a opinião deste leitor, o qual é limitado diante da magnitude da obra.

CONCLUSÃO

"2001: Uma Odisseia no Espaço" vai para prateleira com nota MÁXIMA, uma vez que superou muito minhas expectativas, provou ser um clássico absoluto do SCI-FI, simplesmente apaixonante!
bardo 03/01/2023minha estante
Vale ler pelo menos a sequência 2010: Uma Odisseia no Espaço 2, os demais 2061 e 3001 são meio que variações, com algumas ideias interessantes mas ligeiramente inferiores aos dois primeiros.

Renan.Menchik 08/01/2023minha estante
Obrigado pela dica, vou colocar em minha lista !

Lucas 18/07/2023

Um classico da ficção cientifica
Muito se é falado sobre 2001:uma Odisséia no espaço, principalmente sobre o filme, mas o livro que é meu primeiro contato com a obra por enquanto,é sensacional, uma história sobre descobrimento espacial,solidão, desespero e aquela velha realização que o nosso mundo é pequeno e ainda temos muito a aprender sobre o universo que nos cerca, uma leitura marcante e obrigatória pra qualquer fã do gênero e com ctz pra qualquer admirador do mestre Arthur C. Clarke.
RChicago 18/07/2023minha estante
Agora bora ver o filme pra comparar

Lucas 18/07/2023minha estante
Aprecio o entusiasmo mas é bem fora do seu gosto ja aviso hein hashhhs

Leonardo.Broinizi 19/08/2022

Excelente! Livro e filme obrigatórios.
O filme é excelente, mas é muito difícil de compreender de primeira. O livro é excelente e fácil de compreender (agora vou reasssitir o filme hehe).
A escrita é fluida, as histórias são cativantes, as ideias que traz são muito interessantes. Gostei muito!

Pra quem gosta de ficção científica, leitura mais que indicada.
Brujo 19/08/2022minha estante
Concordo plenamente, tanto filme como livro são imperdíveis, verdadeiros clássicos !!!

Thiago 10/04/2021

A pergunta que me faço é: Por que demorei tanto para ler este livro? ?
Para os apaixonados em ciências e ficção científica é indispensável, faz parte daqueles livros essenciais do gênero.

Apesar do filme ser mais popular para muitas pessoas, esta obra permite muita emoção e detalhes que muitas vezes apenas nos livros encontramos.
O monolito, é o objeto de destaque da história em que a tecnologia avançou consideravelmente e cientistas vão investigar e procurar entender sua origem.

Eu me apaixonei pela história, estou ansioso para ler outros livros do autor, e de outros famos escritores de ficção científica.

Agora, bora assistir o filme e completar a experiência ?????
Hugo107 10/04/2021minha estante
Agora quero ler também! Hahaha

Al-david 29/04/2009

Quase sexo...
- Estória fantástica, em que paradigmas, pré-conceitos e estereótipos são abandonados pelo sobrevivente da viagem, fazendo dele o além-do-homem.

- O filme já é transformador, entretanto, só mostra a segunda de três partes da estória impressa.

- A princípio, um objeto (prismático) não identificado e que emite um sinal é encontrado na Lua, em seguida, se detecta o mesmo sinal vindo dum planeta do sistema solar, o que leva a uma viagem espacial; e por fim o desdobramento etico e psíquico do astronalta.

- A descrição da tecnologia usada neste 'futuro' é outra sacada genial, que por ventura o senhor Microsófite teria se inspirado (?). Pra quem curte viagens espaciais, filosofia e tecnologia é um prato cheio.

Chelsea.Archer 05/08/2022

Espetacular
Para vocês terem ideia, esse livro não estava na minha lista desse mês, mas estava disponível no Prime Books, e fiquei curiosa. Após ler as primeiras linhas, simplesmente não consegui mais parar de ler.

A história criada por Clarke nos leva por caminhos que hoje podem ser considerados plausíveis, porém em 1968 quando foi escrito, o livro poderia ser considerado um delírio.

A riqueza de detalhes sobre viagens intergaláticas e a genialidade da escrita me cativaram. Simplesmente não consigo explicar o motivo de ter demorado tanto para me render à leitura de temas como esse.

Resumindo: uma obra espetacular. Leiam.
auroras 05/08/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha. Esse livro é extraordinário!

Rodrigo 07/02/2022

Pra quem gosta de viajar pela imensidão do universo
Ler o livro foi tipo assistir a um filme sobre o espaço. Simplesmente viajei junto por algumas dimensões.
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

ana ð 19/06/2022

segundo livro que leio do autor e ainda estou besta com tanta criatividade e desenvoltura.

achei algumas partes arrastadas (a parte da viagem a Saturno) porém a leitura foi quase 100% do tempo fluída. muitas coisas tive que ler duas vezes pra poder entender, mas achei incrível todo o universo e aquela revelação feita no final.

adoro ler sobre esse tipo de coisa e esse livro foi um verdadeiro achado. só queria mais umas explicações sobre alguns pontos que não entendi direito
Clarysse1 19/06/2022minha estante

Francielle 04/02/2021

Apesar de ser um tema muito interessante, muito bem escrito, e a leitura fluir muito bem, achei o final meio nada a ver. Mas recomendo muito a leitura para todos os fãs de ficção científica, vale a pena!
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Sambook 25/10/2021

?????
O que dizer desse livro tão espetacular?!?!? Apaixonada pela ambição e genealidade de escrita de Arthur C. Clarke. Lembrando que o livro foi escrito junto com o roteiro do filme, tudo ao mesmo tempo, o que torna tudo ainda mais genial. O livro foi escrito em uma época que a viagem à Lua ainda era um sonho, apenas planos. Imagina o impacto dessa obra na época!!
A terceira parte do livro é a verdadeira Odisséia, surreal e mágico!!!! Você consegue se ver imerso em cada detalhe dessa obra de arte.
Assisti o filme primeiro e posso afirmar que não estraga a experiência em nada da leitura, só tem a acrescentar.

?? ????? ?? ???... ??? ???????? ???? ??????... ?... ??, ??? ????... ????? ????? ?? ????????! ??????
Craotchky 25/10/2021minha estante
Li há pouquíssimo tempo e fui surpreendido. Adorei. Um dos melhores do ano, com certeza. (Gostei do destaque ao você utilizar uma fonte diferente.)

Dai Solyom 16/07/2022

Eita!
Creio que todas as pessoas que frequentam o universo Geek já ouviram falar dessa obra, seja o livro ou o filme, ou a incrível trilha sonora que é referência mundial.

Fiquei feliz por ter lido primeiro, minha experiência com o filme será baseada no livro, e estou torcendo para melhorar a experiência visual.

Fantástico como o autor sempre esteve à frente de seu tempo, imaginando coisas que eram impossíveis e que a cada dia se tornam tangíveis.
Cafeína 18/07/2022minha estante
Um livro fantástico, mas, para min, o filme é ainda melhor.
Espero que goste

Gisele 28/03/2021

Tão misterioso é seu mundo... ?
Há tempos um livro não me prendia assim.

Uma ficção científica de altíssima qualidade, sem ser pedante. O texto é claríssimo, simples, mas muito poético em certas passagens, me deixando maravilhada.

Até os 70%, a leitura flui muito rápido. Depois dos 70%, o livro fica impossível de largar. Se for alguém com ritmo maior de leitura, lê em um dia com tranquilidade.

Pretendo ver o filme (deixei pra ver depois de ler o livro pq sim), mas imagino que não tenha nem metade da beleza, apesar de ter quebrado paradigmas.

Reviveu a chama do sci-fi que tinha se apagado em mim há anos, lerei mais do autor em breve.
vanessacrx 28/03/2021minha estante
Quero muito ler. Está na minha lista de "Não sei quando." Mas ainda lerei.

DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Beatriz 08/05/2022minha estante
mas o quarto não era uma armadilha, era um local pra ele repousar na transição de algo superior com o conhecimento adquirido pelas entidades