2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

M4RQ35 20/07/2021

Olhando esse montão de resenhas cheias de elogios? não sei se me sinto meio burra ou carente de imaginação.
Achei bem impossível conseguir imaginar o que estava sendo narrado, era muita informação e eu acabava ficando perdida. As vezes lia o mesmo trecho umas 3 vezes, aí desistia e seguia a leitura.
Acredito que pelo fato de não ter entrado ?no clima? do livro, não reparei a construção da história (se é que teve) e tive a impressão que tudo foi muiiiita encheção de linguiça.
Rodrigo 30/08/2021minha estante
Vixii leu de trás pra frente então

Karrydaa 15/02/2023

Eu sou burra?
Esse livro foi uma montanha russa de sentimentos pra mim, o que é irônico, porque esse livro mal tem plot twists hahahaha
A primeira parte desse livro ainda é a minha favorita, simplesmente sensacional ver os homens macaco ganhando consciência até se tornarem homens de fato, li tudo numa tacada só.
As partes seguintes começaram a ficar muito lentas, o que diminuiu o meu ritmo de leitura, mas continuei insistindo.
Fiquei feliz em insistir porque sinto que nunca vou me esquerda dessa história, tem cenas muito memoráveis e capítulos que me fizeram roer as unhas de ansiedade para ver o que iria acontecer em seguida.
A parte de física é engenharia realmente não é para mim, mas tudo bem, consegui me divertir do mesmo modo.
Da para entender porque é um clássico e já estou ansiosa para ver o filme.
Por último mas não menos importante: o que foi esse final?! Eu sou burra demais para entender ou o autor usou uma da boa?
Januska 22/02/2023minha estante
AMIGA EU SENTI EXATAMENTE A MESMA COISA, especialmente no final. Tô até agora me questionando se fui alfabetizada

WeltonLuis 30/03/2023

O livro é inspirado no filme homônimo e conta a história de uma missão tripulada e com auxílio de IA até uma lua de Saturno para investigar um objeto que indica a existência de vida inteligente extraterrestre.
A obra me chamou atenção pela fama do filme, mas admito que, embora a história seja bem escrita e amarrada, senti falta de mais viradas. Houve praticamente uma e a narrativa praticamente definhou após isso. Por isso não dei mais que 4 estrelas.
Cris 30/03/2023minha estante
O final é uma viagem ?

alice 19/08/2023

Estamos sozinhos?
"Enquanto um David Bowman deixava de existir, outro se tornava imortal."

2001: Uma Odisseia no Espaço começa com os primeiros homens-macacos e apresenta a teoria de que nossa espécie evoluiu devido a intervenção de seres vindos do espaço. Quem são esses seres? Aliens? Humanos evoluídos? Aos poucos a narrativa vai nos entregando informações sobre os segredos de um vasto universo.

Depois dessa introdução, conhecemos Dr. Floyd e acompanhamos sua viagem até a Lua, uma missão secreta envolvendo um estranho monolito desenterrado na Lua. Esse monolito ? A. M. T. - 1 ? desperta nos homens envolvidos em sua descoberta uma assustadora certeza: não estamos sozinhos no Universo. E se não estamos sozinhos, quem divide esse Espaço conosco?

A outra parte de 2001 foi a minha favorita e a única (em conjunto com o início dos homens-macacos) que de fato gostei. Bowman é o capitão da nave Discovery cuja jornada será até Saturno, existe uma missão secreta que somente o computador Hal 9000 e os tripulantes hibernando na nave possuem conhecimento.

A jornada de Bowman foi a parte mais interessante, até porque aqui temos o vislumbre detalhado não só de um Universo esplendoroso mas de possibilidades e realidades infinitas. É o homem sem a necessidade da proteção da carne, é a mente em sua pura essência e complexidade. Para mim, que sou apaixonada por tudo que envolve o espaço e as teorias em relação a existência de outros seres e outros mundos essa parte foi um deleite.

O final é o ápice, o êxtase depois de uma jornada além da compreensão humana e os dois contos no final me agradaram até mais que o livro em si. Infelizmente as expectativas que tive em relação à obra não foram supridas mas aí a questão é comigo mesma, não diminui é claro o impacto e a importância desse livro e do filme da época de sua concepção até os dias atuais.
Henrique Sanches 19/08/2023minha estante
Ahhhh, esse livro...

ED73LH 25/10/2023

O que se espera de um clássico?
Talvez tudo se resuma a expectativas, estava muito ansiosa para ler, porém lendo? o livro mais monótono que já li, longas descrições de nada, a alma do livro e sua conclusão é interessante, porém não me agradou como um todo.
Leonardo.H.Lopes 20/11/2023minha estante
Esse não é um livro clássico. Também nçao sei ainda se gostei ou não dele ...

Nanda Lima 10/08/2014

Uma odisseia inesquecível
Sou fã declarada e apaixonada de ficção científica. Vi mais filmes do gênero do que li livros. Mas uma coisa eu garanto: nenhuma história de ficção científica é tão grandiosa, bela, profunda e clássica quanto "2001: uma odisseia no espaço". O filme, do genial (um dos meus diretores favoritos) Stanley Kubrick tem roteiro do mesmo autor, Arthur C. Clarke, que curiosamente lançou o livro após o filme.

A mente de Clarke (falecido em 2008) era de um brilhantismo inexplicável. Sua visão do futuro científico da humanidade era assombrosa. Como ele mesmo diz no epílogo da obra, os astronautas da Apollo 11 leram o seu livro antes de ir à lua. E se impressionam tanto com as suas fiéis descrições que esperaram encontrar um monolito lá. E quando a Voyager viajou até Saturno, anos depois do lançamento do livro, todos ficaram espantados com o quanto as descrições da atmosfera do grande planeta e da sua lua Titã, feitas por Clarke, eram verdadeiras. E eu acho que um bom sci-fi deve encontrar respaldo na realidade ou, pelo menos, em uma realidade futura possível.

O livro tem um enredo incrível, que começa nos primórdios dos nossos ancestrais, os homens-macaco, e por sua árdua luta pela sobrevivência diária. Com uma fantástica descrição do mundo daquela época e do comportamento dos hominídeos, essa é uma das melhores introduções de livros que já vi em minha vida. Em um salto de milhões de anos, Clarke nos leva até a era da exploração espacial pelo homem e até o achado de um curioso objeto na Lua: um monolito negro, de perfeitas proporções geométricas e que é a primeira prova para a humanidade de que existe vida inteligente fora da Terra. Com isso os homens começam uma busca, através do espaço, pela origem daquele misterioso monolito. E para isso utilizam toda a tecnologia de que dispõem, incluindo o computador Hal-9000 (o personagem mais icônico da obra), uma máquina com inteligência artificial ilimitada e à prova de falhas. Ou não.

De tirar o fôlego, as descrições de cenários são, para mim, o ponto alto deste livro. Eu chamaria Clarke de "o Tolkien do espaço". Na segunda parte do livro, com a viagem até Saturno, os diálogos entre Hal, Frank Poole e David Bowman são muito bons também. E o mistério que o autor cria dentro da nave espacial Discovery One é de deixar qualquer um com cabelos em pé.

Não tenho muito mais o que dizer desta obra. Acho que apenas sua leitura pode mostrar ao leitor sua grandiosidade. Os diversos e maravilhosos sentimentos repassados através da escrita de Arthur C. Clarke são inexplicáveis. Recomendo para todos os que amam sci-fi e para aqueles que ainda não adentraram esse mundo épico da literatura de ficção científica. E recomendo também que assistam o filme porque, afinal de contas, as duas obras foram feitas para se complementarem como uma só obra-de-arte. E que obra!

site: http://umaleitoraassidua.blogspot.com.br/
Fah 26/11/2014minha estante
Um ótimo livro, muito melhor do que minha imaginação me fez acreditar que era...
Uma nova concepção de ideias.
Uma nova vida para uma mente que consegue s expandir!!

Francielle 04/02/2021

Apesar de ser um tema muito interessante, muito bem escrito, e a leitura fluir muito bem, achei o final meio nada a ver. Mas recomendo muito a leitura para todos os fãs de ficção científica, vale a pena!
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Leonardo.Broinizi 19/08/2022

Excelente! Livro e filme obrigatórios.
O filme é excelente, mas é muito difícil de compreender de primeira. O livro é excelente e fácil de compreender (agora vou reasssitir o filme hehe).
A escrita é fluida, as histórias são cativantes, as ideias que traz são muito interessantes. Gostei muito!

Pra quem gosta de ficção científica, leitura mais que indicada.
Brujo 19/08/2022minha estante
Concordo plenamente, tanto filme como livro são imperdíveis, verdadeiros clássicos !!!

Kennedy 26/12/2014minha estante
Cara, dizer que o livro é mais complexo que o filme é um absurdo. Os dois são complexos. O livro só se torna complexa com o seu final diferente do filme. Os dois estão no mesmo patamar.

Felipe 06/05/2020

Geeente que que foi isso?
Acabo de ler o livro e creio que preciso de duas coisas: rever o filme, visto há muitos anos e de maiores explicações. Termino o livro com uma inquietação com o título dessa resenha; termino o livro dizendo "o que foi isso?". Fiquei com vontade de ler outros livros do Clarke; não conhecia seu trabalho por leitura. Gostei desse livro do princípio ao fim. No começo, explicando sobre a evolução dos homens-macacos (sou biólogo e foi bacana ler sobre isso), em seguida sobre como Clarke via o mundo nos anos seguintes e, por fim, terminando de maneira curiosa, duvidosa, intrigante. Sim, intrigante é uma ótima palavra. Quem somos nós? O produto de uma evolução sem eventos externos e intervenções? Recomendo a leitura, sem dúvidas.
Rodrigo 30/08/2021minha estante
Clarke era uma lenda,além do conhecimento e criatividade sem fim,a prosa dele era perfeita,um verdadeiro mago das palavras

Arthur.Battisti 27/08/2022

Clássico
Ajuda muito a entender a história do filme, muito mais detalhado, continua meio pirado, mas é realmente uma obra prima
Malu Cory 27/08/2022minha estante
Eu tentei ler.. mas não consegui ?

ana ð 19/06/2022

segundo livro que leio do autor e ainda estou besta com tanta criatividade e desenvoltura.

achei algumas partes arrastadas (a parte da viagem a Saturno) porém a leitura foi quase 100% do tempo fluída. muitas coisas tive que ler duas vezes pra poder entender, mas achei incrível todo o universo e aquela revelação feita no final.

adoro ler sobre esse tipo de coisa e esse livro foi um verdadeiro achado. só queria mais umas explicações sobre alguns pontos que não entendi direito
Clarysse1 19/06/2022minha estante

Brenda.Luah 28/08/2020

incrivel e muito real.
esse livro me surpreendeu muito, a forma como começa passando pelos maiores momentos da terra, dos homens da caverna ate alem do sistema solar. como ele cria expectativas ao longo do livro sobre o que poderia acontecer no final do livro, e eu fiquei me perguntando: sera que descobriram uma vida alem da terra? sera que podemos viajar a mil anos luz para longe da terra? esse tipo de pergunta que se faz durante a leitura desse livro, com muita ficção mais muito misterioso, pois tudo que ocorre no livro te traz a pergunta: sera que um dia vai ser assim? eu amei esse livro, a escrita é muita envolvente, se começar a ler você realmente se prende a leitura, o personagem principal, é tao enigmático e peculiar que você vira o personagem principal, você entra em todo aquele mistério, você deseja descobrir o que acontece no final. eu me surpreendi e espero que quem for ler esse livro também se surpreenda.
Paula Santos 08/01/2023minha estante
Você amou e deu 1 estrela, amiga? Rsrssrs

cailhane 07/01/2023minha estante
sim!!!!!

Alexandre 28/02/2015

It's all full of stars
Gênio, simplesmente isso.
Chigurth 06/07/2015minha estante
Muito bom e sem precedentes.
Muitas coisas podem ser ditas
Mas a palavra chave é:
Evolução, pura e simplesmente evolução.