Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto




Resenhas - Morreste-me


136 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Gabriel Dias - @Done.em 22/05/2020

Morreste-me
Uma “carta”, uma libertação e principalmente uma memória, morreste-me é tudo isso, uma composição sentimental, primeira obra de José Luís Peixoto que nesta semana completou 20 anos de publicação, traz o relato da perda, do luto, do pai.
⠀⠀⠀⠀
Com apenas 62 páginas o livro nos esgota de sentimentos, de reflexões intimas. É engraçado que mesmo sendo um livro sobre luto, ele consegue nos abraçar da forma mais positiva, engana-se quem acredita ser um livro triste, ele é sim, uma homenagem. É doloroso, pela reflexão daquilo que não foi vivido, é feliz por relembrar e ressignificar ainda mais a figura do pai, mas principalmente uma forma de entender que a ausência física não significa a ausência sentimental e da memória.
⠀⠀⠀⠀
A construção pessoal, faz com que nos aproxime da situação de perda, onde a identificação é causada no leitor pelos detalhes, seja pelo lugar “dele” na mesa, seja pelas estações do ano, o sentimento é traduzido na forma mais profunda e poética, levando ao leitor a ser absorvido pelo poço afetivo, aquele descrito na página 29.
⠀⠀⠀⠀
É um livro que nos surpreende pela qualidade da escrita, mas o que mais me impactou é a forma que ele é escrita, onde nota-se uma forma de raciocínio que não é apenas coerente, é um desabafo onde a construção de todos os parágrafos, de todas as cenas, onde os cenários e as situações são tão criveis quanto quem está ali, vivendo.
⠀⠀⠀⠀
Um livro que deve ser lido, apreciado e sentido, da forma mais crua, sendo inevitável não se emocionar, seja na simplicidade ou na forma mais complexa do sentimento, aqui descrito.
⠀⠀⠀⠀
“Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei”.

site: https://www.instagram.com/p/CAggskYjmsO/
comentários(0)comente



Evy 13/11/2023

Toca a alma
Um livro bem sentimental e tocante, acho que é impossível fazer a leitura dele sem sentir um pouco da dor que se passa nas páginas. Algo quase divino.
comentários(0)comente



Caroline457 28/11/2023

"Tudo o que te sobreviveu me agride."
Sobre luto, sofrimento e amor. Bela homenagem que o autor fez ao seu pai, com certeza utilizou belas palavras em memória a sua perda inconsolável.

"Pai, ter a tua memória dentro da minha é como carregar uma vingança, é como carregar uma saca às costas com uma vingança guardada para este mundo que nos castiga, cruel, este mundo que pisa aquele outro que pudemos viver juntos, de que sempre nos orgulharemos, que amamos para nunca esquecer."
comentários(0)comente



Peleteiro 24/02/2020

Sensível e cativante
Difícil apontar defeitos nestes livro. Talvez um estranhamento com algumas palavras utilizadas pelos portugueses. Mais difícil ainda é não devorá-lo numa sentada. Com uma narrativa encantadora, José Luís Peixoto elabora uma lindíssima carta de despedida ao seu pai. Com uma sensibilidade aflorada que se destaca, o leitor é sacudido pela finitude da vida durante toda a leitura, que possui também suas partes emocionantes. Recomendo muito!
comentários(0)comente



aIfeu 24/04/2023

Poético, sensível, profundo
Morreste-me é um pequeno livro sobre a dor da perda.

Confesso que não foi uma leitura fácil, precisei fazer algumas pausas para respirar fundo e olhar pro nada enquanto tentava desfazer um nó apertado que insistia em sufocar meu peito.

Pretendo ler outras obras do autor, fiquei encantado com sua escrita, ela é lindíssima e possui uma sensibilidade única.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



day t 07/12/2022

Uma carta, uma despedida...
Morreste-me é um livro curto e bem forte. É uma carta de um filho para um pai que acabou de partir. É de uma beleza, de uma delicadeza, de um carinho muito lindo, apesar da dor. Extremamente poético e sensível. Particularmente adorei, mas pode ser um grande gatilho para alguém que precisou lidar com a perda de uma pessoa querida. Ou não também... pode servir como um abraço carinhoso vindo de alguém que compartilha a mesma angústia.
Dei 4 estrelas por que me tocou bastante e por que acho muito bonito quando a gente consegue transformar tristeza em poesia.
comentários(0)comente



EduardoCDias 09/06/2020

Saudade
Muita saudade, tristeza e sentimento... um filho que sente falta do pai recentemente falecido. Muito tocante, mas desde ?Autobiografia? não gosto da escrita do autor.
comentários(0)comente



Alexandre 04/10/2023

Edição portuguesa
Achei muito difícil a edição portuguesa pra mim. Ainda estou construindo o hábito da leitura, mas mesmo assim, gostei do livro. Perdi meu pai há três anos e revivi algumas cenas.
comentários(0)comente



laaisfischer 03/04/2021

Sobre a morte de quem amamos;
Eu amo prosa poética; o livro que trata daquele assunto difícil com as mais belas palavras - escolhidas a dedo!
Esse pequeno livro me tirou o fôlego, o chão e outras tantas convicções. É sobre a morte, mais especificamente da morte de quem mais amamos; assunto que optamos não falar com a esperança de nunca acontecer.
Mas também é um livro sobre a vida que continua; a de quem fica e a de quem se foi.
Leia José Lins Peixoto
comentários(0)comente



Nando.Costa 08/03/2024

Morreste-me
Neste livro o autor nós trás memórias e sentimentos do seu luto em relação a seu pai que faleceu, um texto de forma bem poética e descritiva, meu primeiro contato com o autor, um livro relativamente pequeno, mas com uma carga emocional muito grande, sentimentos bem escancarados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabms 06/09/2021

Sensível
Esse livro traz o sensível relato do autor sobre a morte de seu pai. Peixoto narra, de forma intensa e lírica, o momento em que lidou com a perda do pai.

É uma leitura breve. Acredito que seja interessante para todos que se interessam pelo tema luto e morte. De certa forma, Peixoto cria uma atmosfera que envolve o leitor. Me conectei com os sentimentos por ele expressados e me senti imersa no relato, como se eu estivesse vivendo aquele momento.
comentários(0)comente



Roberta.Campos 18/02/2022

Que coisa mais linda esse livro? Poético e sensível. Perdi meu pai há pouco tempo e foi impossível não se emocionar.

?E também o tempo será de novo, e também a vida. Sem ti e sempre contigo.?
comentários(0)comente



Nelissa 18/08/2020

Lindo!
Um livro lindo que traz de forma poética a trajetória do luto, dá pra imaginar cada cena que o Peixoto descreve. É emocionante e vale a pena ser lido em diversos momentos diferentes. Os sentimentos descritos são tão genuínos que é impossível não se emocionar.
comentários(0)comente



136 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR