Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

Claudio 04/03/2021

Poesia no luto
Cheio de lirismo, o autor fala do seu luto com a morte do pai, escrendo a ele em 2a pessoa, passando pelas lembranças, a doença que acometeu o pai, a morte em si e a vida após. Lindo.

Ingrid Bays 17/03/2021

"E este lugar que era mundo, agora vazio oco quer ser mundo ainda"
Leitura profunda!

Klelber 07/07/2021

Uma elegia
Não sei o que pensar do livro. É uma homenagem ao pai do autor, mas é uma descrição poética do luto. Talvez não tenha sido o momento certo, é um bom livro, mas muito triste.

Marilia 26/12/2021

Emocionante
Um livro tocante, sensível e profundo. O autor escreve ao pai falecido e conduz o leitor por todos os sentimentos, dores e ausências que essa perda representa.
É um livro rápido, mas que segue presente e reverberando durante muito tempo depois da última página.
É uma leitura fácil, porém difícil por tudo o que representa.

Laura.Brito 26/12/2021

A língua estrangeira de Peixoto
Como disse Proust, "os mais belos livros são escritos numa espécie de língua estrangeira". Ler Peixoto é descobrir uma nova língua dentro da portuguesa, é descobrir descrições do indescritível.
Morreste-me não trata apenas de morte, mas de viver para viver a morte de alguém. Impossível não emocionar-se e partilhar das dores descritas pelo autor: "procurei-te para lá da memória, nos cantos que só nós conhecemos, e não te vi. Vi apenas, no negro dos cantos antes iluminados, o negro da tua falta, a dor sem fim que só se pode sentir."
Com carinho de criança e profundidade adulta, Peixoto não apenas chora a morte como também presta homenagem ao pai - homenagem a qual compartilhamos para com todos nossos queridos que morreram-nos. É com seriedade e misto de tristeza e esperança que Peixoto norteia-se e norteia-nos em meio ao escuro que nos cabe depois do fechar dos olhos que queríamos olhar mais um pouco.
Morreste-me é um livro curto tal como a vida, para ler e absorver de uma vez só e cujo conteúdo acompanha o leitor para muito além das poucas páginas, para dentro da escuridão. Deste livro, "ficou o teu sorriso no que não esqueço, ficaste todo em mim". Um livro arrebatador.

Anderson 07/01/2022

Pungente, nada menos que isso. Percorrer com o autor a dor da perda nas poucas páginas do livro é uma experiência dolorida.

Augusto.Casoni 04/01/2024

É bonito e é curioso. Não é nem um romance, nem uma novela, nem um conto. É uma crônicazona, mas talvez nem isso tbm. É um depoimento, bonito.

O jeito que ele escreve é tocante.
Rony 16/05/2024minha estante
Melhor comentário o seu. ??

Carol Bazanini 14/02/2022

Lindo.
Recentemente perdi meu avô e enquanto fazia essa leitura tive a sensação de que entendi melhor o meu pai. Tenho certeza de que ele sentiu a morte dele com o mais profundo pesar, eles eram realmente muito próximos.
É um livro para guardar no fundo do coração e ler sempre que bater a saudade. Faz você se lembrar da importância que determinadas pessoas tiveram e ainda tem na sua vida.

Mateus Menezes 21/01/2024

Um luto muito profundo em poucas palavras
O livro consegue, em poucas páginas, ser extremamente profundo sobre o luto de um filho que perdeu o pai. É um luto honesto e muito triste.

Edu 03/07/2022

Um luto palpável
Não se deixe enganar por essa leitura curta de uma tarde. As palavras pesam em cada página e nos soa familiar no passado, no presente ou no futuro.

A homenagem que o autor faz ao seu pai nesse livro é uma carta de despedida, uma declaração de amor, um pesar fúnebre e um lamento de uma ausência.

O autor faz o tempo parar, retroceder e correr para poder lidar com a saudades de seu pai, mas de uma maneira tão familiar que consegue nos tocar.

O luto não é mórbido, mas ele pesa com as memórias dos dias, do sorriso e das palavras que são indeléveis na memória e no coração.

Vinder 05/09/2022

Tão pequeno e tão intenso. Falar e escrever sobre a morte de alguém próximo nunca será fácil e o autor o faz de uma forma muito verdadeira e profunda.

Amandaa...a 04/01/2023

Naquela Mesa - Nelson Gonçalves
O autor, como acredito que todo poeta faça, transforma o livro em uma fonte de sentimentos palpáveis. Peixoto converte o luto em palavras, de maneira que se possa nomear os sentimentos conflitantes provocados pela morte de alguém tão querido. Fica a sensação de que o luto o faz descrever os ambientes que trazem recordações como lugares cheios do que está faltando.

Esse é o tipo de livro que se lê com o coração apertado, "Morreste-me" traz poesia até no título, é muita carga sensível, fica difícil não relacionar o sentimento desse livro com o da música do Nelson Gonçalves. Assim, acredito que mesmo o leitor que ainda não passou por uma situação semelhante, consegue se compadecer dessa dor descrita no livro.

Nicholas Sana 07/03/2024

Uma despedida
Desconheço carta de despedida mais intensa, e assim como dito na edição que chegou em minhas mãos, é um outro português o que ele escreve, sua riqueza na precisão dos sentimentos misturados com as cenas é de uma beleza sem igual?.por fora meus olhos molharam 3 vezes?..mas por dentro minha alma estava enxaguada!!!?absurdamente lindo!!!

Rafaela2190 06/03/2024

Esse livro apareceu no momento que eu mais precisei, tinha acabado de perder meu pai e me vi em cada palavra que li. Não por acaso se tornou um dos meus autores favoritos da vida.
Obrigada pela companhia, obrigada por fazer com que eu não me sentisse sozinha e, principalmente, obrigada por me entender e me abraçar