Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

mateuspy 30/12/2021

José,
escreveste um livro em forma de oração. Honrasse a memória de teu pai, que vive em teu livro e contigo e agora também um pouco comigo e com meu pai. Chorei contigo como nunca havia chorado numa leitura. Não esquecerei.

Luisa.Falquer 11/03/2023

Um dos livros mais bem escritos que eu já li! A escolha de palavras me teletransportaram pra dentro dos sentimentos dele e foi uma experiência arrebatadora, principalmente no início. Eu muitas vezes me vi no que ele dizia deixando a história ainda mais impactante e imersiva, ele literalmente disse o que eu nunca consegui colocar em palavras de uma forma tão bela, lírica e poética?
Enfim, acho que todos deviam dar uma chance a essa leitura ainda mais por sua brevidade, garanto que será uma experiência única.

Marcelo 27/12/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Vi a dica sobre esta leitura na página do @estantecoletiva_

Este foi o primeiro livro de José Luis Peixoto, que inicialmente foi lançado por uma editora independente em Portugal, e que o projetou como um escritor relevante e de sucesso.

Trata-se de um livro curtinho.... uma ficção onde um filho relata a morte de seu pai. Mas a poética está no relato do sentimento, nas memórias, no processo da morte, no adeus...

É um livro tocante, que nos coloca na posição do filho e da familia que perdeu o pai. Gera algumas identificações com nossa própria relação com nossos pais.

Gostei bastante da leitura.

juuuwidy 20/03/2023

"(...) ter a tua memória dentro da minha é como carregar uma vingança, é como carregar uma saca às costas com uma vingança guardada para este mundo que nos castiga, cruel, este mundo que pisa aquele outro que pudemos viver juntos, de que sempre nos orgulharemos, que amámos para nunca esquecer (...) levo o teu nome e as tuas certezas e os teus sonhos no espaço dos meus."

Andressa Klemberg 10/12/2021

Um livro pequeno em tamanho
E profundo em suas palavras e reflexões. Muito forte para quem vivencia o luto. É o retrato exato, nu e cru, dos sentimentos experienciados pelo autor. A escrita dele é poesia.

Camila 26/08/2023

Morreste-me
Primeiro livro que leio de José Luís Peixoto e foi um nocaute. Em poucas páginas José Luís descreve o luto pela perda do pai ao mesmo tempo que rememora um pouco de sua vida. Acho que nunca havia lido algo que tangencia tão bem a dor da perda.

?Descansa, pai, dorme pequenino, que levo o teu nome e as tuas certezas e os teus sonhos no espaço dos meus.?

?Onde estás, pai, que me deixaste só a gritar onde estás? Na angústia, preciso de te ouvir, preciso que me estendas a mão. E nunca mais nunca mais. Pai. Dorme, pequenino, que foste tanto. E espeta-se-me no peito nunca mais te poder ouvir ver tocar. Pai, onde estiveres, dorme agora. Menino. Eras um pouco muito de mim. Descansa, pai. Ficou o teu sorriso no que não esqueço, ficaste todo em mim. Pai. Nunca esquecerei.?

Isabelle Lopes 11/09/2021

O lirismo da perda e do luto
"como se houvessem lágrimas que pudessem conter o vazio que ficou dos gestos que não fazes, das palavras que não dizes, do olhar permanente que tinhas e já não podes ter".

barbaranicolle 27/05/2023

A passagem do luto
Um filho contando sobre como são as memórias que carrega do seu pai depois que ele se foi. Lindo e doloroso.

"E tudo isto é agora pouco para te conter. Agora, és o rio e as margens e a nascente, és o dia, e a tarde dentro do dia, e o sol dentro da tarde; és o mundo todo por seres a sua pele. Pai."

Yara Fers 16/08/2021

Morrendo-me
Uma narrativa poética, uma carta ao pai que faleceu, um conjunto de memórias. Esse livro pode ser muito doloroso a quem sofreu perdas, mas ele machuca de forma poética.

Marcelo H S Picoli 01/08/2021

Emocionante
Linde e triste narrativa, de forma poética, que um filho que perde o pai e batalha contra a dor e o sofrimento do luto. Excelente leitura.

Mari 27/07/2021

Não leia se estiver de luto por alguém, ou leia mesmo assim
O livro é dividido em pequenos capítulos sem título ou numeração, mas por ser curto, daria para ler numa tarde só. Fala sobre o pai do autor, o processo de adoecimento dele, sua morte e o luto do filho. A escrita é bastante poética, me lembrou outro escritor português contemporâneo, Valter Hugo Mãe. No entanto, por conta da temática, você sente o sofrimento e a saudade em cada palavra. Imagino que o autor tenha escrito esse livro como uma forma de lidar com os próprios sentimentos e ao mesmo tempo deixar registrada sua memória a respeito do pai. O livro é dividido em pequenos capítulos sem título ou numeração, mas por ser curto, daria para ler numa tarde só.

Leo Moura 12/01/2019

Poético
Livro bem curtinho, mas com grande força. Arrasta o leitor de tal forma que é dificil não se envolver nas sensações e dores confessadas pelo narrador ao seu pai morto. A despeito da temática pesada, a linguagem poética usada torna a obra leve e singela. O luto é apresentado aqui de forma muito íntima e verdadeira. Sem falar do prazer que é ler um texto produzido por um autor português, encontrando aqui e ali palavras e usos interessantes. Vou procurar outras obras do José Luis, com certeza.
Cleuzita 12/01/2019minha estante
Não conhecia esse autor, mas seu comentário me deixou com vontade de ler.

Leo Moura 12/01/2019minha estante
Que bom, Cleuzita, recomendo demais! achei muito bonito. ;)

Cleuzita 13/01/2019minha estante
: )

Malu 31/03/2021

sensibilidade nas palavras
O livro é como se fosse um grande poema de tamanha sensibilidade narrando um momento doloroso para o autor. Perder um ente querido é uma dor imensurável e ele consegue transmitir bem essa mensagem

Rael 11/05/2021

Um pai amado e homenageado
Esta breve obra traz um lamento pela perda daquele que pra muitos é o verdadeiro herói da vida real. Por ter o tema "pai" retratado, me interessei em ler e realmente me emocionou tais sentimentos de perda que o autor tão bem transmitiu em palavras.