Pines

Pines Blake Crouch

Resenhas - Pines

Fabio 01/12/2023

"Louco ou não, eis a questão?"
O aclamadíssimo Blake Crouch, autor dos best-sellers "Matéria Escura" e "Recursão", nos entrega "Pines" um romance sci-fi cheio de mistério a suspense que amarra o leitor de uma maneira impressionante desde as primeiras páginas, e nos leva o tempo inteiro a pensar e a questionar em busca uma solução crível para os acontecimentos misteriosos na pacata e bucólica cidade de Wayward Pines, Idaho, Estados Unidos.

Em "Pines" o agente do serviço secreto americano, Ethan Burke ao chegar na pequena cidade de Wayward Pines, com a missão de investigar o desaparecimento de dois agentes secretos, que sumiram sem deixar rastros, sofre um violento acidente de carro envolvendo um caminhão, acorda as margens de um riacho, sem memória ou documentos, e passa a maior parte do tempo tentando provar aos moradores da cidade, que, não é louco que, trabalha na agencia secreta do governo, e que está em e missão oficial de sua agencia

Em uma narrativa fluida e eletrizante, repleta de mistérios, suspense e muita ação, "Pines" é um livro viciante, envolvente e que nos amarra através da curiosidade, e nos instiga a sentir na pele, tudo aquilo que o protagonista vive e sofre durante toda a história, e que, por diversas vezes nos tira todo o fôlego, quando nos leva ao limite da aflição e da diligencia, então, é ai que percebemos na realidade nada sabemos e que, quanto mais consideramos, menos as coisas fazem sentido, e mais intricada a trama fica.

Nem tudo são flores no misterioso mundo de "Pines", e existem algumas problemáticas no texto, sobretudo quando Crouch, nos remete aos flashbacks, que não entremeteram de forma harmoniosa na história, dando a impressão que só foram inseridos na tentativa de encorpar e dar o tamanho ao texto, e que, na realidade, acabaram rompendo o ritmo e dando um tom menos uníssono ao escrito.

Blake Crouch, nos presenteia com um thriller sci-fi excepcional e de alta octanagem, e que mistura muita ação e ficção cientifica, que envolve do início ao fim, e que matem o leitor imersivo linha após linha, e que a todo instante precisa lembrar de tomar fôlego, para então imergir e partir para a próxima página.
Pedro 01/12/2023minha estante
Tô precisando ler um bom livro de ficção-científica para tirar o gosto amargo que o decepcionante Blade Runner deixou.
Eu comprei o livro de contos desse autor. Tomara que eu goste.
E a resenha tá ótima, como sempre:)

Camila Felicio 01/12/2023minha estante
Excelente resenha Fábio!!

Regis 01/12/2023minha estante
Ótima resenha, Fábio. Teci mil teorias enquanto lia esse livro, mas nada do que imaginei chegou nem perto do que o autor revelou. É uma boa leitura. ?

Mariana 01/12/2023minha estante
Que isso, Fábio? Máquina!! Mais uma resenha incrível heim. Já vou por na lista dos urgentes! Amei, me convenceu rápido!!!????????????????????????

-Rachel 01/12/2023minha estante
Resenha perfeita, Fabio!!! ??
Já tenho dois livros adicionados na lista para ler desse autor, agora adicionarei esse também hahaha
Ano que vem estarei dando uma chance aos livros do Blake, estou curiosa

Fabio 01/12/2023minha estante
Obrigado, Pedro, meu amigo!
Eu também não gostei de Blade Runner, então eu te entendo perfeitamente kkkkk
Sobre, Foward, leia que via gostar bastante, porque a coletânea de contos é muito boa

Fabio 01/12/2023minha estante
Camila, querida, obrigado pelo carinho!?

Muito obrigado Regis!?
Que livro incrível né?
Eu também pensei em várias teorias, e errei feio kkkk

Fabio 01/12/2023minha estante
Mari, querida, muito obrigado por todo o carinho e pela presença de sempre!?
Eu fico feliz em ter te conhecido, Mari!??

Muito obrigado, Rachel!??
Muito feliz com sua presença aqui!?
E lisonjeado com suas palavras!
Querida, O Recursão e Matéria Escura são perfeitos, mas o Pines não fica atrás não!
Vou acompanhar suas leituras desses livraços

Flávia Menezes 01/12/2023minha estante
Eu não sei como você consegue fazer algo assim, porque é impressionante esse efeito que suas resenhas tem de instigar a gente a querer ler. E essa, eu confesso que você imprimiu uma adrenalina que agora eu estou curiosa pra saber o que acontece!
Parabéns pela bela resenha, Fábio meu querido. Mais uma esplêndida aula de escrita, por um mago das palavras! Eu digo: New York Times está perdendo em não ter você! ?
Sua fã ontem, hoje e amanhã! ??

Fabio 02/12/2023minha estante
Flávia, meu anjo, muito obrigado pelas belíssimas palavras!?
Fico extremamente lisonjeado que uma escritora como você comente minha resenha!
Muito obrigado por tudo, linda!
???

Mariana 03/12/2023minha estante
Fábio, sempre marcarei presença aqui para admirar suas resenhas, e aumentar minha lista é claro ahahhahahaha Eu de igual modo meu querido?

Obrigado, minha querida!???
E sobre aumentar sua lista... fico feliz em fazer isso kkkkkkk

Obrigado, minha querida!???
E sobre aumentar sua lista... fico feliz em fazer isso, Mari kkkkkkk

RayLima 03/12/2023minha estante
Excelente resenha, mais um vez você me deixando com vontade de ler um livro!

Fabio 03/12/2023minha estante
Ray, você é uma querida, por tirar um tempo para ler a resenha!?
Muito obrigado!?
E fico feliz por te incitar a ler esse livraço!?

CPF1964 03/12/2023minha estante
O Rei das Resenhas no Skoob. Parabéns, Fabio. ????

Fabio 03/12/2023minha estante
Que nada, Cassius meu amigo!?
Muito obrigado pelas palavras!!!

CPF1964 03/12/2023minha estante
Who Tells The truth dont deserve any kind of punisment.......

Fabio 03/12/2023minha estante
"Telling the truth should be the unbreakable rule"

CPF1964 04/12/2023minha estante
????

AndrAa58 05/12/2023minha estante
Bela resenha. Quero ler ?

Fabio 05/12/2023minha estante
Muito obrigado Andreia, pelo carinho!?
Vale muito a pena a leitura, principalmente por não conseguir deixar o livro de lado... é viciante demais kkk

Aline MSS 10/12/2023minha estante
Ótima resenha, Fabio. Vcs falam tanto desse autor q terei q olhar com mais carinho, viu?

Fabio 10/12/2023minha estante
Obrigado, Aline!?
Blake Crouch é genial!
Dê uma chance e vai viciar nos livros dele!

Gustavo Rodrigues 21/11/2021

Até uns 80% é bem confuso, mas não é aquela confusão do tipo quando um livro é ruim, mal escrito e tal. Dá pra sentir que o autor quer te deixar desnorteado, exatamente como o protagonista está. Você não sabe em quem e nem no que acreditar. A única coisa perceptível é que tem algo de estranho com a cidade e seus moradores.

É aquele tipo de leitura que nada faz sentido até às últimas 50 páginas, mas depois tudo se esclarece. E de forma bem surpreendente, diga-se de passagem ?
Adriana 16/07/2022minha estante
Tive exatamente a mesma sensação.

Scopel 15/02/2016

4 8 15 16 23 42
O skoob está cheio de sabichões, criticos literários e nobeis de literatura. Parece o facebook. Até que ponto a arte pode ser dissecada em elementos frios de uma análise pragmática? Qual o papel da arte senão aflorar determinados sentimentos naquele que se deleita? Não se trata sobretudo de subjetividade? Um livro deve ser encarado sob a ótica de um filme ou seriado?

Para apreciar esta grata surpresa literária quanto menos se souber melhor. Recomendo e considero um de meus livros preferidos dos últimos anos.
Bradley 18/05/2016minha estante
Concordo com você.

quero ler.

Larisse 17/07/2020minha estante
Disse tudo!

Juliane Raquel 15/11/2021

Bom demais!
Sim, Blake Crouch se tornou um dos meus autores favoritos, esse é o terceiro livro do autor que leio esse ano e eu já quero ler tudo que esse homem escreve.

O autor tem uma escrita sensacional, é uma leitura frenética, tanto, que eu li esse livro em dois dias, e com certeza teria sido menos se eu não precisasse parar de ler.

Eu fiquei o tempo todo tentando entender o que estava acontecendo, fiquei frustrada e com medo junto com Ethan, e nem de longe eu esperava por esse desfecho.

Só posso dizer que preciso urgente de mais livros do autor!
Davi Lima 16/11/2021minha estante
Os livros dele são muito bons! Um dos meus autores favoritos de scifi tbm

Juliane Raquel 16/11/2021minha estante
Esse autor é maravilhoso demais!

Matswada 29/12/2020

Um ótimo livro...
Porém sugiro iniciar sua leitura sem tentar compreender previamente do que se trata a história. Fiz assim, e fui surpreendido ao longo do livro, me sentindo perdido a cada página mas aos poucos conseguindo desvendar o mistério.

Bart 03/11/2023

Pines
*Blake Crouch*
Editora Planeta
Ano 2015 - 344 págs

?????????

Que livro!! Era p/ter lido tempos atrás!
Enfim, nenhum livro desse escritor me decepcionou, esse é o 3°, e tão bom quanto os outros!

Imagina a situação: o cara acorda num acidente, todo arrebentado, sem memória, muita dor, mas aos poucos vai lembrando que é um agente do Serviço Secreto dos EUA, Ethan Burke.
Ele lembra que precisava ir p/uma  pequena cidade chamada Wayward Pines em busca de dois colegas desaparecidos. O acidente foi na cidade.

Só que Ethan se vê preso em um labirinto de situações perturbadoras e eventos que não tem lógica. Confesso que achei que ele nem fosse quem ele achava ser, a narrativa faz a gente pensar assim.
Mas as  reviravoltas muito bem colocadas e uma atmosfera tensa que mantém o leitor preso p/saber o que tá acontecendo.
"Fruta que caiu" é uma leitura emocionante p/quem gosta de ação, mais trama bem contada, mais mistério, esse é o livro. Uma coisa que tava me deixando doido era como o tempo é representado durante a trama kkkkkkkkk, só leia ?!!

Excelente leitura!
?????

LaraTavares 18/12/2021

Angustiante
Um livro muito diferente do que eu estou acostumada a ler, é tudo muito louco, você não tem certeza do que está acontecendo até o final, e o final é surpreendente, eu não sei se eu gostei do final, mas tenho que admitir, é muito imprevisível, e você fica hã ?, o quê ?, Eu estou até agora pensando nesse final. Foi muito louco, mas muito bem elaborado.
Rammy 28/12/2021minha estante
Uau, parece ser muito bom!!

LaraTavares 28/12/2021minha estante
É bem louquinho e prende a sua atenção pra saber o que tá acontecendo.

@montowskihelena 31/01/2021

Uma experiência nova
Em 2021, uma das minhas principais metas é sair da zona de conforto em relação a tudo da minha vida.
Minha amiga virtual do Instagram me recomendou ler este livro pois ela disse que era muito bom. Eu pretendia ler ele em outubro do ano passado,mas por conta do inktober acabou não rolando.
Foi em dezembro então que eu dei início a está aventura.
Este foi o meu primeiro livro de suspense, e foi uma experiência maravilhosa. Eu realmente não sei o porquê eu eu demorei tanto para ler esta história. Talvez eu não tenha me apegado e me conectado tanto assim. Porém, a leitura foi super gostosa, rápida, eu fiquei interessada nos acontecimentos, foi incrível.
Hoje eu li as últimas dez páginas, e foi tão legal ler estas páginas que me fez lembrar o quão maravilhoso é LER.
O mês de janeiro de 2021 já está praticamente na contagem regressiva para o fim, mas espero mês que vem ler muito e ter experiências e aprendizados incríveis. ?

GuruNeko 01/12/2021

pohan, blake
ja entrou pra minha lista de autores favoritos da vida. so n dei 5 estrelas pq descobri q eh uma trilogia e n achei as sequencias ?

wtfcece 29/04/2021

Uma leitura viciante
O livro nos faz ficar conectados com Ethan e com sua sede por respostas. Cada parágrafo é de perder o fôlego e recheado de tensão, e a pergunta que rodeia toda a leitura é: o que está acontecendo em Wayward Pines?
Foi um livro que me surpreendeu muito e eu recomendo com toda certeza, vale muito a pena!

otxjunior 01/02/2021

Pines, Blake Crouch
Fiz a escolha perfeita neste momento de ressaca literária, pois na sentada que iniciei Pines, de Blake Crouch, devorei mais da metade do livro, tendo interrompido a leitura realmente por sono (o próximo que pegarei do autor devo começar pela manhã). Ou talvez não. Talvez meu interesse tenha diminuído à medida que elementos da trama foram revelados, e a segunda metade tornou-se burocrática até a grande reviravolta final, que colocou todas as teorias que criei por terra. Com todo um clima de episódio de Além da Imaginação, o apelo maior do romance, o primeiro de uma série que ainda não decidi se vou continuar, parece estar em imaginar os mais diferentes cenários que os dados limitados que recebemos permitem definir. Só para vê-los ruir, um a um. Assim como vemos acontecer de pouco a pouco com o nosso carismático protagonista, Ethan Burke. E aqui, Crouch parece querer desmistificar a figura do agente americano de Serviço Secreto: Quando a metade dos capítulos termina com o herói perdendo a consciência, esta fragilidade se torna contagiante. Nos importamos com as consequências dos riscos que Ethan decide tomar.
Mas o verdadeiro protagonista é Wayward Pines, com sua paisagem arrebatadora e igualmente opressiva e habitantes kafkianos. É o quadro perfeito de um pesadelo, em que os parágrafos curtos ditam o ritmo, desenfreado. Senti-me muitas vezes como quando li a obra de Dennis Lehane que serviu de base para o que acredito ter sido citado nesta dedicatória. De maneira que pela primeira vez um alerta de spoiler deve ser dado à página que precede o sumário de um livro! Aliás, para uma melhor experiência, acho que é uma boa evitar sinopses, resenhas e outras adaptações. O autor chega comparar seu romance a um seriado! Mas o único que dá vontade de acompanhar depois da leitura é Twin Peaks, a qual o autor dedica uma carta de amor em suas considerações finais. Talvez a obra se aproxime desta mídia em sua representação esteriotipada dos personagens secundários, como a esposa traída; ou de uma faceta do herói de pai ausente. Embora esta provoque uma intrigante alegoria - e quem não leu ainda deve parar por aqui na resenha - quando anos de convivência com o filho são literalmente tirados do pai, sem seu controle. Em poucas palavras, a falta de controle sobre a própria vida representa o medo maior em Pines. Ou em qualquer lugar realmente.

Ket 05/02/2020

Um amor de cidade
Nota final: 3,8

Sabe quando você tá tendo um daqueles pesadelos em que corre, corre, mas suas pernas não funcionam e você acorda desesperado? Essa é a sensação que Pines passa. O livro é basicamente uma fuga alucinada que nos prende até o final pela curiosidade.

Nesse livro vamos conhecer Ethan Burke, um Agente Federal que acaba perdido em uma cidadezinha linda, perfeita e BIZARRA. Ele acorda desnorteado e percebe que, pelas marcas no corpo, provavelmente sofreu algum acidente. Confuso, ele busca ajuda, mas a cada interação com os habitantes do lugar, Ethan percebe que algo ali não tá muito certo. O lugar parece ter saído de uma máquina do tempo direto da década de 60, as pessoas agem com uma polidez que beira a esquisitice e, por mais que ele tente, não consegue de jeito nenhum fazer contato com alguém do lado "de fora". A situação se avoluma de uma forma tão desesperador que é impossível não sentir a agonia saindo das páginas!

Curti bastante a história e o 'segredo' revelado no final. Como uma fã de Arquivo X, preciso dizer que foi bem bolado!

Minha única crítica se refere aos capítulos longos e que nem sempre nos dão um "descanso", fazendo com que o livro pareça mais cansativo do que é em alguns momentos.

O livro possui continuação que, até o momento, não foi lançada por aqui, então o jeito é ler em inglês ou aguardar!

Maria Fernanda Greiner 22/06/2021

Assim como ocorre em todas as obras do autor, a leitura é muito rápida e fluida! Todos seguido uma temática parecida de uma mistura de thriller e de ficção científica.

Talvez por ter lido 3 livros de Crouch em um curto período não tenha me surpreendido muito com a história, mas não deixa de ser envolvente.

Recomendo.
heloisa.nas 22/06/2021minha estante
Mds não se supreendeu???? Eu nunca que imaginei esse final.

Rosy 07/06/2021

Comecei sem entender e queria ficar assim
Então. É Blake Crouch. Vc começa muito perdido, sem entender nada. Ao longo da narrativa vai se ambientando e entendendo pra onde a história vai. O livro é super interessante, com uma ação incrível, bem ao estilo do autor mesmo, porém eu não me conectei com o personagem, não sofria quando ela sofria, não me alegrava quando ele se alegrava. Simplesmente não foi tão bom. O plot é legal, mas muito nada a ver. Tudo bem que os outros livros do autor também seguem uma linha no campo da "irrealidade", mas é muito mais envolvente. Eu queria muito saber o que ia acontecer e torcia mto pros personagens. Nesse livro não torci, n me emocionei e acabei não curtindo tanto o motivo pelo qual ocorrem as coisas. Porém, o livro tem um escrita super rápida, envolvente e com esse ar de mistério sobre essa cidadezinha aparentemente pacata e inofensiva. Dê uma chance se vc gosta do autor, pode ser que seja pra vc. Mas pra mim, foi com Deus. Não vou continuar a trilogia.
Andrea 07/06/2021minha estante
Menina, eu sempre quis ler Matéria Escura, né? Mas aí, por um acaso do destino, fui fazer leitura conjunta de Recursão e meu deus, que livro maravilhoso!! ? Procurando outros do autor, porque ME estava caro, achei esse e comecei a ler. Abandonei no começo. ? Cacei spoilers pra saber o final e achei que não fazia muito sentido. Nem me arrependi de ter abandonado.

Rosy 07/06/2021minha estante
Pois é. Tbm n achei mto convincente... Mas Matéria Escura é perfeito e Recurssão tbm. Mas esse decepcionou pelo q eu esperava do autor

Andrea 08/06/2021minha estante
Bom saber, não quero me decepcionar com Matéria Escura também!! ?

Rosy 08/06/2021minha estante
Não vai ;)