Pines

Pines Blake Crouch

Resenhas - Pines

yasmine 27/09/2020

Que livro!!
Ja conhecia a escrita do Blake e mesmo assim o livro foi um tiro para mim, muito bom, fluido e com um final de explodir a cabeça. Só preciso da continuação editoras!!

Sheylla 25/02/2020

Fiquei com aquele gostinho de quero mais, queria muito que a editora lançasse a continuação.

Rafa 27/04/2021

O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que confirme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.

Pines, com certeza, é o livro que mais me surpreendeu esse ano!!! E de uma forma muito positiva!!! Eu, simplesmente, gostei demais desse livro!!!

O autor conseguiu montar uma trama muito instigante do começo ao fim!! O nível de suspense aumenta a cada descoberta de Ethan naquela cidade onde nada parece fazer sentido!!! E o pior, não dá pra sair de lá!!!! Essa angústia que Ethan é facilmente transmitida para o leitor. A cada passo que ele dá você se divide entre a esperança de que ele vai conseguir fugir e a tensão deque o pior pode acontecer!! Porque sim, coisas horríveis acontecem ali!!!

Quando finalmente há um sinal de que ele vai escapar, vem a grande virada do livro!!! Uma virada em todos os sentidos!!! Eu confesso que quando eu entendi o que estava acontecendo, fiquei com o pé atrás. Até ali, estava tudo maravilhoso!!! Achei que não daria certo. Mas deu!!! E muito!!!!! Pra minha felicidade!!!

A história não perdeu a alta qualidade e o final veio como uma coroação!!! Tudo é muito bem explicado!! Você entende perfeitamente o que é aquele lugar, quem são as pessoas que moram lá, qual o papel do Ethan. Enfim, todas as perguntas feitas durante a leitura são exitosamente respondidas ali no desfecho da trama!!

Fica dica de leitura desse excelente livro!!! Leiam Pines!!!

carinacristina 09/07/2021

Perfeito para quem gosta de suspense e ficção científica
"Você acredita em Deus, Ethan? Muitos, sim. Adotaram códigos morais. Criaram religiões. Assassinaram em nome de deuses que nunca viram ou ouviram. Você acredita no universo? - Claro - Ah, então você foi ao espaço. Viu aquelas galáxias distantes em primeira mão?"

Livro maravilhoso, entramos na mente do agente secreto Burke, e vivemos com ele a loucura que se passa lá. Por várias vezes tentei conectar pontos, algumas até achei que ele era louco mesmo, mas o final foi bem esclarecido, nos deu uma visão de um futuro que pode facilmente acontecer. Livro que além de mexer com nosso psicológico, nos faz refletir pelos caminhos que estamos indo.

Ansiosa para ler os próximos dessa série.

"Somos residentes aqui num piscar de olhos. Se partimos amanhã, a Terra não sentirá nossa falta." - Jurassic Park

Elucorreia 09/05/2020

Excelente para quem gosta de mistério e de aventurar-se na mais louca perseguição. Sejam bem-vindos a Wayward Pine!

Ivy 21/09/2020

Pines
Estou viciada em Blake Crouch, não tem um livro sequer que eu tenha lido e não tenha dado 5 estrelas. Pines (que inclusive é série televisiva de sucesso) tem todos os elementos que eu gosto em um bom livro de mistério. O início me lembrou um pouco de Lost, um cara caído sem saber onde estava e quando olha ao redor está diante de uma cena de acidente. Assim como os moradores da ilha de Lost, aquela cidade parece estranha e ele não sabe o que está acontecendo, ele só deseja resolver o mistério e voltar para sua vida normal. O resto você vai ter que ler para eu não dar spoiler! E por favor se junte a mim e peça que a editora lance o resto da trilogia no Brasil, é só o que desejo...

Saulo 14/05/2015

história clichê, mal escrito. Têm-se apenas o visual - nada de percepções, dúvidas (do personagem), razão e objetivo.
Samantha 26/06/2015minha estante
Putz, finalmente alguém que tb achou o livro chato. Parei no começo, não consigo me prender...

@kauelivros - kaue_leonardo 21/07/2020

O mistério de Wayward Pines
Este é o terceiro livro que leio do Blake Crouch, que sabe unir com maestria ficção científica e thriller. Em Pines, ele traz um tema bem diferente dos outros livros, que abordavam viagens no tempo (Recursão) e realidades paralelas (Materia escura).

Ethan Burke, agente do serviço secreto, acorda desnorteado após um acidente de carro na pequena cidade Wayward Pines, aparentemente pacata e bucólica. Sem conseguir falar com seu chefe e com sua família - e ainda sem documentos nem dinheiro - após sair do hospital, retoma a missão que o levou até ali: encontrar dois agentes secretos desaparecidos, que foram a esta cidade para uma investigação e nunca mais retomaram contato, sem deixar pistas.

Por cada lugar que percorre e com todos que ele encontra pelo caminho,
há uma sensação de estranheza e desconfiança mútua, como se todos tivessem algo a esconder. Nada é o que parece. Ethan quer respostas e se envolve em uma sequência de eventos num ritmo alucinante, para desvendar o mistério que envolve a cidade. O leitor ficará pasmo quando tudo for revelado.

Estes elementos vêm, como o próprio autor cita, de sua principal inspiração que foi a serie de tv Twin Peaks (dos anos 90, com continuação em 2017), e que por isso trouxe pro livro a mesma aura de estranhamento, e não a toa, este livro tambem se tornou uma série de tv de sucesso, Wayward Pines, que era exibida pela Fox em 2015-2016. Estou assistindo ambas aos poucos.

Por: @kauelivros

Wake 01/07/2015

Incrível
Sabe quando dizem que um livro é de tirar o fôlego? Então, eu não acreditava nisso até ler Pines, perdi a conta de em quantos trechos esqueci de respirar. Ótimo livro.

Se você vê a série e está com receio de ler o livro por achar que não vai ter graça e tal, nem pense nisso, o livro segue um rumo quase que totalmente diferente do seriado da Fox, é, você não vai pegar spoiler :P

Mistura de mistério, ficção, suspense e, talvez, até aventura. Quer mais o que?

Acho que não preciso falar do que se trata, mas, é basicamente isso: um agente secreto que vai investigar o sumiço de dois parceiros, sofre um acidente e acorda, desorientado, em uma cidade onde todo mundo age estranho e é observado 24h por dia. As coisas ficam mais estranhas quando o Ethan descobre que a cidade não tem saída, mas o muro que está lá, impede das pessoas saírem ou de alguma coisa entrar?

Letícia 17/07/2021

aterrorizante!
não consegui parar de ler, blake crouch faz isso com a gente, né? esse foi o terceiro livro dele que li e meu deus, que maravilha!!!

fiquei sem fôlego em muitas partes do livro, fiquei confusa e desesperada pra entender o que estava acontecendo e com medo do que acontece, um terror psicológico extremamente bem feito!

eu amei o livro, não fui fã do final, mas foi um bom final e vale a pena a leitura.

me marcou demaisssss todo o terror envolvendo a cidade ahahah

Gabriel 24/05/2015

Correspondeu às expectativas
Quanto eu fiquei sabendo da existência da nova série da fox, em 2014, chamada Wayward Pines e fui ver o seu trailer eu literalmente surtei. Só os órfãos de Twin Peaks vão me entender: até hoje não conseguiram fazer uma série tão boa quanto (Happy Town tentou, mas infelizmente nunca teve chances). Fui atrás dos livros, só tinham em Inglês (não era um problema) mas os preços eram muito altos por serem importados (acima de 60 reais no Amazon), então deixei para quando começasse a série. E foi aí que em Abril eu descobri que a querida editora Planeta publicou o primeiro livro da saga (poderiam ter lançado os três, né): Pines. Fui correndo comprar! Tentei não manter as expectativas muito altas, pois não sabia o que esperar. O resultado foi uma grande surpresa: um mistério delicioso de se ler, perspicaz, detalhista, bem construído e escrito. Mas tenho que ressaltar que as comparações com Twin Peaks são um pouco exagerados, pois o foco da situação da estória é bem diferente. Apenas a atmosfera da cidade, das situações e das pessoas lembram MUITO, e isso é ótimo, já faz nós fãs nos prepararmos para a volta de Twin Peaks ano que vem!
Definitivamente um livro para se devorar haha. E fico feliz que não li spoilers das explicações, se não a experiência toda teria sido estragada!!!! Já baixei o PDF do segundo e terceiro e mal vejo a hora de devorar!
P.S.: o seriado tem algumas coisas a mais e diferentes mas é bom sim!
kathrein.oliveira 31/05/2015minha estante
oi será que vc podia me mandar os pfs??? kathreinkarine@yahoo.com.br

Katianne 08/06/2015minha estante
Você teria o pdf dos 3 livros? poderia me mandar, por favor!? katbrown2@hotmail.com
um cheirinho

Victor 29/06/2015minha estante
Vc pode me enviam o pdf do 2 e 3 livro
Meu email é Victordossantos.18@hotmail.com

Julio.Cesar 30/07/2016minha estante
Você poderia me enviar os pfs do segundo e terceiro livro? Obrigado.

Karin 08/09/2021

Adoro o Blake! Seus livros tem um ritmo incrível e Pines não é diferente embora tenha gostado mais dos outros livros do autor

MiCandeloro 25/06/2015

Insanamente surpreendente!
Um homem acorda, sozinho, desorientado, machucado, cheio de dores e no meio do mato. Sem saber onde estava e qual era o seu nome, sai a esmo pela cidade, em busca de informações, já que nos bolsos de sua roupa não há carteira, celular ou chaves para ajudá-lo a decifrar este mistério. As pessoas que perambulam pelas ruas parecem olhá-lo de um jeito esquisito. Será que o conhecem? Será que ele cometeu um crime ou foi assaltado? Ele espera, desesperadamente, que suas lembranças retornem para deixar de se sentir tão vulnerável e indefeso, mas nada disso acontece. A única coisa que passa pela sua mente é que gosta de café (que irônico), então se dirige à cafeteria local.

Lá, confirma não ser um cliente assíduo, e recusa a sugestão de ir para o hospital. Por que isso o amedronta? Decide, então, continuar investigando, ansiando para que reconheça algum dos nomes pintados nas caixinhas de correio das casas vitorianas da região. Realmente a palavra Mackenzie lhe chama atenção, e o incomoda. Por via das dúvidas, decide ir até a casa do proprietário e confrontá-lo, quando perde os sentidos e desmaia.

Cinco dias se passaram desde que Ethan Burke, agente do Serviço Secreto, chegou à Wayward Pines, uma pequena cidade de Idaho, rodeada de montanhas e lindos pinheiros, para sondar o sumiço de outros dois colegas de trabalho.

Wayward Pines era uma cidade sinistra, que parecia ter parado no tempo. As ruas estavam sempre vazias, os moradores eram forçadamente cordiais, os computadores e telefones dos estabelecimentos comerciais pareciam ser do século passado, assim como os penteados dos cabelos das mulheres. Ethan sentia-se transportado para a década de 50.

Ainda sem um local para dormir, com fome, com frio, fedido e sem identificação ou dinheiro, sendo tratado como louco pelos médicos locais e não recebendo ajuda alguma do xerife para contatar a família, e tendo a certeza de que não encontraria os agentes federais desaparecidos, Ethan decidiu que havia chegado a hora de ir embora do vilarejo, por bem ou por mal. Porém, antes disso, contrariando todas as possibilidades lógicas, Ethan avistou Kate ao longe, em meio a uma reunião ao ar livre na vizinhança, de braço dados com um homem mais velho.

Kate era justamente uma das agentes que ele procurava. Ambos haviam sido parceiros de trabalho em Seattle, e Kate estava desaparecida fazia 15 dias, desde que havia sido designada para uma missão em Wayward Pines. Mas como era possível que Kate tivesse envelhecido anos, casado com outro homem, e seus cabelos e o seu rosto sustentassem a marca do tempo, se há menos de duas semanas ela tinha 36 anos?

Será que Ethan estava mesmo ficando louco? Que segredos aquela cidadezinha estranha escondia por trás dos sorrisos alegres dos seus habitantes?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

O meu interesse por Pines surgiu quando assisti ao primeiro episódio do seriado, baseado na obra de Blake Crouch e intitulado como Wayward Pines, nome do pequeno vilarejo onde Ethan vai parar depois de sofrer um acidente de trânsito. A série prometia ser uma mistura tensa de Lost com os filmes de Stephen King, e o episódio piloto cumpriu o seu papel me deixando completamente envolvida na trama, criando milhares de caraminholas na cabeça, na tentativa de matar as charadas que nos foram apresentadas.

Quando comecei a ler o livro, foi impossível não traçar comparativos entre as diferentes mídias. Apesar de o seriado aparentar estar se mantendo relativamente fiel à obra, é natural que tenha feito pequenas alterações, principalmente relacionadas às características dos personagens, algo que, particularmente, me deixa doida.

É óbvio que por ter visto a série antes, captei o aspecto visual que ela nos transmitiu, fazendo com que eu lesse o livro imaginando exatamente o cenário que "já conheço" e visualizando os personagens da forma com a qual os "conheci primeiramente". De certo modo, isso me atrapalhou um pouco, já que Pope não é negro, mas sim, um homem forte, alto e loiro bem claro e, ao contrário do que a TV nos mostra, Kate é velha e tem cabelos brancos, ao invés de ser um belíssima jovem ruiva.

Apesar desses detalhes que me incomodaram, porque eu não entendo por qual motivo os produtores têm a necessidade de alterar características básicas do enredo original, gostei bastante da escrita de Blake, em terceira pessoa, alternando o tempo verbal de acordo com o tempo da narrativa, ora no passado, ora no presente. Seu texto é bem direto, sem meandros, e a história escrita nos possibilitou conhecer mais a fundo a personalidade e os dramas pelos quais passam cada um dos personagens, em especial o nosso protagonista.

Ethan é um homem que por fora se mostra duro e valente, mas que carrega inúmeras cicatrizes no corpo e é assombrado por fantasmas do passado, da época em que teve que lutar na guerra e quase foi abatido. Casado e com um filho pequeno, mal tinha tempo de curtir a família, de tanto que trabalhava. Isso, naturalmente, criou um atrito no seu casamento. Entretanto, a perspectiva de que nunca mais os veria novamente se tornou a motivação de Burke para fugir de Pines. Porém, mal sabia ele que, uma vez em Wayward, se tornava impossível de escapar.

Penso que se eu não tivesse visto a série, detectando as pistas que quiseram nos dar, talvez pudesse ter certa dificuldade de me ambientar no contexto da trama, já que ela é cheia de lacunas de propósito, ou, quem sabe, teria acreditado que Ethan é mesmo maluco e caísse mais facilmente nas armadilhas do autor. Seria interessante. Mas, isso nunca vou saber, já que tive uma primeira experiência com o roteiro antes.

Falando na trama de Pines, tenho um fascínio particular por todas as histórias que abordam as cidades de "mentira", com seus habitantes que mais se parecem com fantoches, que aparentam conspirar para aprisionar os novos visitantes ou deixá-los completamente malucos. Gosto dessa crítica que costuma existir por trás a respeito das "cidades de papel", das vidas alienadas que vivemos e do quanto a sociedade nos encarcera. Pines muito me lembrou do filme Mulheres Perfeitas, com Nicole Kidman, mas com uma dose extra de emoção, suspense e muita tensão.

Entretanto, a história vai muito além deste panorama. Enquanto lia, naturalmente, muitas dúvidas foram formuladas e, quanto mais me aproximava do final, com mais receio eu ficava de que nada me fosse respondido. Se vocês são curiosos feito eu, se controlem, porque a elucidação das questões se dá apenas nas últimas páginas.

Eu estava pronta para dar quatro corações ao livro. Apesar de ter gostado da proposta, lá pelas tantas, me incomodei com as incansáveis cenas de perseguição e de ação contidas no texto, da metade para o final da obra. Não são ruins, ao contrário, Blake as descreveu fabulosamente. O problema sou eu, que prefiro histórias muito mais mentais do que operacionais. Porém, confesso que o autor conseguiu me dar uma bela rasteira, que me fez cair com a bunda no chão quando, finalmente, descobri o que havia por trás do mistério de Pines.

Comecei a ler a obra jurando se tratar de um suspense policial, quando me deparo com uma elaborada distopia de ficção científica com todos os elementos que tanto amo. Por essa eu realmente não esperava! E é óbvio, por se tratar de uma trilogia, concluí a leitura desesperada para saber o que vai acontecer em seguida. Espero que lancem a continuação em breve, só digo isso.

E para quem ficou com vontade de assistir a Wayward Pines, confiram o trailer abaixo e embarquem nessa viagem que os levará ao limite da insanidade.

site: http://www.recantodami.com/

oazarf_ 25/10/2020

Sinistro
O que esse livro tem de qualidade, também tem de doidice. Eu só fui entender o que tava acontecendo da metade pro final, e só depois de ler algumas resenhas que infelizmente tinham spoiler. Mas valeu a pena por que esse final é de estourar os miolos.