Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

gonzalez2799 04/06/2023

Bom, mas não lerei de novo.
O livro é bom, bem no estilo de Jorge Amado. A descrição do livro realmente nos leva pro nordeste, num quente úmido bem específico do Brasil.

Apesar do livro abrir muitas portas e não dar respostas convincentes pra todas, e ainda deixar algumas abertas, é uma história divertida.

Algumas reflexões sobre o papel da mulher e a vida privada versus vida pública são bem interessantes, mas um pouco abaixo do nível de outras história do autor.

Vale a pena, mas não tenha pressa.

Fabríccia 05/07/2022

Gossip Girl de Jorge Amado
Ler Gabriela é tal qual sentar em uma praça em Ilhéus e escutar de Jorge Amado todos os detalhes da vida pública e privada dos personagens.
Com maestria ele nos conduz a conhecer o progresso de Ilhéus, os personagens singulares da cidade, a política antiga e nova, os jagunços, os escândalos e a vida que nada tem de privacidade.
As fofocas da cidade não escapam de ninguém.

emília 09/06/2009

ótimo!
de vez em quando me perdia um pouco nas histórias paralelas à de Gabriela e Nacib, mas ao começar a desenrolar a história deles,fiquei realmente fascinada! me prendeu muito,e me sentia presa a eles,de certa forma. Perfeita obra de Jorge Amado.

André Ortelan 22/07/2021

Bié, para os íntimos. Gabi, para mim.
Gabriela, cravo e canela. Um título que, antes de mais nada, traz poesia, cor, cheiro e sabor. Como sempre crítico, aqui Jorge Amado tem como alvo a rica e próspera cidade baiana de Ilhéus, que com seus rios de dinheiro oriundos das lavouras de cacau, sonha em ser requintada, evoluída e vanguardista. Contudo, esbarra em uma sociedade conservadora, retrógrada, carola, violenta, patriarcal e estratificada. Para temperar toda essa mistura insossa, surge das cercanias longínquas, nossa querida Gabi, digo, Gabriela.

Sereia Entre Livros 11/02/2023

E Gabi se identifica com Gabi
Sempre foi uma grande curiosidade minha ler esse livro e entender porque minha mãe quis tanto ter uma filha com nome de Gabriela.
E quando li, entendi!
A Gabi representa a liberdade, liberdade de ser quem se é.
De não se amarrar a ninguém, a viver o que se deseja, a ser verdadeiro consigo na sua mais pura essência!
Eu amei, amei de coração!
Meu primeiro clássico da literatura brasileira e que história boa.
É muito além do romance de Nacib e Gabriela.
É sobre o contexto político e histórico que envolve esses personagens em Ilhéus nos anos 1925.
É sobre a mudança pela qual eles desejam, é a vontade do novo, do diferente, do que é melhor para o coletivo.
Muitas vezes me vi querendo mais passagens do livro pelos olhos da Gabi, pois achava muito lindo o jeito o ela via o mundo e entendia as coisas.
Mas me diverti muito com os personagens e sua peripécias.
Amei o feminino do livro, apesar de ter sido escrito por um homem.
Me identifiquei com a Gabi, com seu riso fácil, com sua leveza, com sua vontade de brincar, de dançar, de se divertir, de amar e ser amada! Com a liberdade dela pude enxergar a minha. E que maravilha ser contemplada com algo tão bonito!
Sem contar que a edição é absolutamente incrível de linda!!!!!!!!!!! Com uma arte maravilhosa, prefácio e posfácio muito interessantes e bem escritos!
Tudinho! ??

Ju 08/09/2012

Gabriela Cravo e Canela
Primeira coisa, a capa. Eu acho muito fofo o fundo, com o desenho das casas. Agora o que fizeram com a Gabriela? Se a gente olhar só o rosto e as mãos, a pobrezinha parece uma mistura de vampiro com lobisomem. E espero que eles não se ofendam com a comparação. Felizmente, existem muitas outras versões de capa, inclusive da mesma editora.

Eu comecei a ler Gabriela Cravo e Canela sem expectativa alguma. Sabia que existia há tempos, claro, mas nunca tinha visto nenhuma opinião sobre ele.

O primeiro terço do livro foi um suplício pra mim. Era só pegar pra ler que dormia. Achei chato mesmo. Mas por favor, lembrem-se, tudo o que digo aqui é apenas a minha opinião pessoal. O livro não me conquistou, não quer dizer que não vá conquistar você.

Eu fiquei perdida no meio de tantas personagens. Sinceramente, eu não queria saber a vida inteira de cada uma delas. Mas fui obrigada a isso. E me dava uma aflição, eu queria saber onde é que, afinal, a Gabriela entrava nessa história.

Quando ela aparece, tudo muda. Acredito até que talvez tenha sido proposital. O autor pode ter feito o início do livro chato de propósito, pra gente se sentir como as personagens, vivendo em uma Ilhéus sem graça e sem vida, dominada pelos coronéis.

Com a chegada de Gabriela, a cidade se ilumina. A vida das pessoas também. Ela pode não ser alguém que eu gostaria de ter como minha melhor amiga (homem pra ela não tem dono mesmo!), mas tem um coração puro. Faz o que faz pois é o único jeito que conhece de viver.

Não sei cantar aquela música famosa, só me lembrava de uma parte, e durante toda a leitura fiquei com ela na cabeça: Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabrieela, sempre Gabrieela...

Gabriela é quem é. Sabe exatamente quem é essa pessoa. Até tenta fazer algumas concessões, mudar seu jeito. Mas sem sucesso. Ela quer ser Gabriela, nada mais. A moça com cheiro de cravo e da cor de canela.

A obra tem todo um fundo político; como eu não gosto, me prendi ao restante. Principalmente na transformação que pode ocorrer na vida de todos quando alguns dão o passo inicial. É um livro que deixa a gente cheio de esperança, de conhecer um dia um lugar melhor.

O amor não se prova, nem se mede.
É como Gabriela. Existe, isso basta.
Lua 28/02/2013minha estante
Pura ignorância por não saber que aquele seriado foi baseado em um livro. Já pelo pouco que eu vi no seriado não leria esse livro, não sei se gostaria na verdade. o.O

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Capa horrorosa e nunca curti essa história. Não digo nunca, mas acho que não lerei esse livro.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
hahahahahahaahahahaha rachei quando vc disse "a pobrezinha parece uma mistura de vampiro com lobisomem" hahaha pior q é vdd!!
A minha mae nunca me deixaria ler um livro assim! Ela me mataria na vdd se vesse eu com um livro desse nas mãos! Mas achei ele interessante! Ma não leria (não msm)

Baah 14/04/2013minha estante
muito legal essa capa, a historia é otima! eu adorei!

Dani 15/04/2013minha estante
Não topo ler porque teria muita raiva da personagem, mulher tem que respeitar outra mulher, e ponto u.u Ladra de namorado, credo u.u

V_______ 10/05/2022

Gabriela, Cravo e Canela
Primeiro livro de Jorge Amado que leio, Gabriela, Cravo e Canela conta mais do que a história de Gabriela, ao contrário do que possa sugerir o título, narra as mudanças de uma cidade em ascensão.
Ilhéus, cidade baiana da zona do cacau, em meados da década de 20 está passando por mudanças, a era dos coronéis se vê em seus últimos dias, Mundinho Falcão, exportador de cacau se instala na cidade baiana, com gana de vê-la prosperar se torna um forte homem na cidade, o que não agrada o coronel Ramiro, que fez seu nome a base da bala décadas antes e pelo qual o povo de Ilhéus é muito grato, porém os tempos mudam e o que era bom outrora já não é agora. É nesse impasse do novo e velho que somos apresentados a Nacib, comerciante que busca uma cozinheira, e que a acha em Gabriela, fugida da seca e miséria que assola o sertão, não encontra só uma cozinheira, como o amor em sua pele cor de canela e seu perfume de cravo.
Adorei tudo nesse livro, os personagens são ótimos, o enredo principal e os adjacentes, a escrita de Jorge Amado é maravilhosa, espero que nos próximos livros que lerei dele a experiência seja tão boa quanto está.

Paula Cortat 08/09/2013

Gabriela, Cravo e Canela
O livro Gabriela cravo e canela despertou meu interesse após a série televisionada, mas como na maioria das vezes o livro é bem melhor. Não leia esse livro apenas em busca do Romance de Grabriela com Nacib, o livro é mais, nos traz uma consciência política e histórica do nosso país em uma linguagem muito fácil de compreender.

O livro se encaixa na segunda fase do modernismo e engloba vários problemas da época, com destaque para a região Nordeste, retratando a seca, a migração, os problemas rurais, e a própria miséria na qual vivia o povo. O livro nos mostra grandes problemas sociais o grande atraso brasileiro na questão da educação que é visível até hoje. Ilhéus onde se passa a história era quase como uma cidade sem leis, governada por coronéis pode se dizer por métodos arcaicos e tudo vai mudando aos poucos. O leitor consegue acompanhar o crescimento da cidade e crescer com ela.

E como se não bastasse todo esse enriquecimento cultural, tem a protagonista Gabriela que encana a todos com sua beleza, que é o reflexo vivo da mulher brasileira. Apesar dela não ser moça considerada “pura” naquela sociedade, ela traz valores femininos muito fortes, ela é o tipo de mulher que questiona a sociedade e não segue os rótulos que a mesma impõe.

Era muito bom poder todos os dias mergulhar na história e sentar-se no bar do Nacib e discutir sobre política e ouvir tantas histórias da própria história do Brasil.

hermes.willyan 26/07/2021

História de Ilhéus e... Gabriela, oh Gabriela
Mais um livro que leio de Jorge Amado. Assim como Os Capitães de Areia, esse também não me decepcionou. História de jagunço, tradições, amores, traições e sabores. E claro, o bom e velho dialeto que só ele, Jorge Amado, tem. Gabriela é uma personagem muito encantadora, que você se apaixona já nas primeiras páginas. É de uma liberdade que não pode ser contida. E seu Nacib, como não gostar? Enfim, ficará como um dos meus escritores preferidos.

Felip_ 17/01/2023

Muda-se a paisagem, muda-se as pessoas
Passe quase que o ano inteiro lendo, minha faculdade atrapalhou sua leitura, então fiquei com esses personagens por muito mais tempo que queria, a ponto de seu fim ser patológico. Tô órfão de Gabriela e suas comidas e sensualidade. Da escrita gordurosa e saborosa de Jorge Amado. Das loucuras de Nacib junto a Mundinho Falcão.
O livro funciona como uma "Crônica de uma cidade do interior" em mudança, com a modernidade batendo na porta e fazendo que as coisas mudem de forma drástica para o ritmo da cidade, e há um paralelo muito interessante entre um acontecimento no começo e o do final, espelhados por seu início, mas divergentes nas conclusões, marcando essa mudança. Ilhéus mudou e quem vive também. Individuais e coletivas.

Fa2917 14/04/2021

Que delícia esse romance apimentado de Jorge Amado , trazendo subjetividade e ao mesmo tempo características de um povo alegre , sensual , festivo e místico , através de seus personagens marcantes .

JuRenault 01/04/2021

Gabriela é encantadora. E apesar da visão um tanto objetificada com a qual ela é retratada, seu brilho único que realmente me encantou. A alma de criança, tão linda, pura, livre e feliz em si é revolucionário, e algo não presente no Ilhéus dos anos 20.
O que muito me interessou no romance é a maneira que as mulheres são retratadas, não só Gabriela, mas também Sinhazinha, Malvina, Glória, Quinquina e Florzinha. Cada uma com sua essência são retratos da maneira que a mulher era vista, e até dias de hoje muito permanece.
O aspecto do comércio de cacau, da renovação política, do cenário polarizado que se torna Ilhéus, dos barões do café e seu poder é interessantíssimo de ser pensado e estudado.
Jorge Amado nos cativa com seus personagens, com sua maneira de narrar, e eu sou suspeita para falar, o escolhi como um de meus favoritos.
Indico a leitura crítica, analisando o contexto, se atentando aos detalhes, e se deixando levar pela brisa leve com aroma de cravo que percorre as páginas.

Yago 15/07/2022

Seu cheiro de canela
Este livro é maravilhoso, uma ótima história, onde se aprende um pouco de tudo política, sociologia, filosofia, é um livro excelente para ser lido.
Um livro que dá gosto de ler, mas cuidado você pode se apaixonar por Gabriela.

Taysa.Nunes 01/03/2023

Não espere por...
...Aquele romance mamão com açúcar que a gente tá acostumado. Posso resumir o livro em algumas palavras (NÃO ME INTERPRETEM MAL): p*taria, fofoca,chifre, talaricagem e, principlamente, POLÍTICA. Sim, meus caros, comecei a ler Gabriela achando que ela ia aparecer em todas as páginas do livro, mas estive enganada. Apesar dela ser a personagem principal, o enredo gira mais em torno de política e de como Ilhéus era uma boa exportadora de cacau. Não vou me estender muito na resenha, mas em breve pretendo gravar um vídeo sobre. Foi bom sair da minha zona de conforto e ler um clássico da literatura brasileira.