Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

bruna 26/01/2023

Jorge Amado: o romancista do povo
Gostei muito desde o princípio. Jorge Amado não falha em entregar uma narrativa fluída, imersiva e sempre muito divertida.
Não sei se é a influência de já saber o tanto que seus livros foram adaptados a novelas, mas ao ler tem essa sensação de novelão das 21h. Diversos personagens, todos mundo interessantes, Mundinho Falcão, Malvina, Dona Arminda, Nacib, Glória, Coronel Ramiro Bastos, e tantos outros... e claro, Gabriela.
Perfume de cravo, cor de canela, não tem como não se apaixonar por Gabriela. Mas esperava que a personagem fosse mais presente ao longo do livro, algumas coisas já não são tão 'cabiveis' de ler em 2023....
Particularmente preferi sobretudo os casos de Ilhéus, a fofoca, a discuta política, o comentário social, a oposição entre tradição e modernidade, detalhes de como se formou a zona do cacau.

kathrein.oliveira 25/01/2023

Há...a escrita brasileira ??
A escrita do Jorge amado, mostra como o brasileiro é bom em criar poesia com o cotidiano.

Eu amei tanto acompanhar essa história que é ao mesmo tempo uma história de amor, de política, de um lugar, de uma cultura...

Me fez ter vontade de ir pra Bahia. Com certeza vou ler muito mais do autor.

A única coisa que me fez tirar uma estrela foi o machismo enraizado na história, eu sei que era coisa da época, mas me fez sentir um pouco de frustração rsrsrs. Fora isso, tudo lindo!

Vini 24/01/2023

Necessário na literatura brasileira.
? Livro lançado em 1958 se tornou um sucesso absoluto inclusive internacionalmente. Traduzido em 33 idiomas, teve duas versões de novela, além um filme disponível no YouTube em alta definição.

? Gabriela cravo e canela é um romance urbano cheio de aromas, cores, assuntos políticos em meio a ascensão de uma pequena cidade no sul da Bahia chamada Ilhéus por volta de 1920 graças a alta demanda de exportação do cacau.

? A narrativa segue do geral ao particular e do particular ao geral entrelaçando o ir e vir de dezenas de personagens representativos. O aclamado romance contribuiu para formar, com outras ficções do autor, a imagem ?exótica? do Brasil no exterior.

? A personagem Gabriela narrada em seus mais íntimos detalhes: de corpo, de jeito, perfume e personalidade, encanta. Toda vez q chegava às partes de construção do amor entre ela e Nacibe, me fazia suspirar.

? Outra personagem marcante e à frente do seu tempo é Malvina. Mulher de personalidade forte e mente madura que juntamente com sua amiga Gerusa tem as melhores vivências porém enfrentam a rigidez da criação de seus pais, o que era comum na época.

? Quem já leu sabe do que eu tô falando. Jorge Amado, que após esse livro, ficou ainda mais conhecido, escreveu uma história e tanta, eu super recomendo.

Ed Souza 23/01/2023

? Resumo de Gabriela Cravo e Canela.
??Jorge Amado
??1958

?Big Brother Brasil @bbb 2023!

? Gabriela foi escrito em 1958 por Jorge Amado que trazia para suas páginas o reflexo do cotidiano da época.

?Alguns pontos para a gente refletir:

? Gabriela se casa e tem que fazer o que o marido quer...
?Os homens podem passar a noite no cabaré ... Isso é coisa de homem.
?A mulher nasceu para cozinhar e fazer as vontades do marido.

?Seriam alguns pontos de um relacionamento abusivo?

?2023... Ligamos a tv e vemos no BBB ( e aqui não vem ao caso se presta ou não presta) eu adoro ... Mas a questão é..

Uma participante sofre violência?!

?Pode isso produção?

Então vamos fazer uma reflexão de Gabriela x BBB,.junto comigo

Vale a pena da uma espiadinha nesse resumo!

#bbb23
#violenciafeminina
#literaturabrasileira
#brunagriphao

anarontani 21/01/2023

gostei muito dessa primeira experiência com jorge amado.

a política, a vida em ilhéus, todo o fuzuê cotidiano? uma delícia acompanhar!

gostei de gabriela, mas senti falta dela no livro q leva seu nome. a necessidade dela de estar junto de nacib me incomodou um pouco, já q era ela uma mulher livre de amarras sociais e do amor idealizado.

Lirieudo 21/01/2023

Preguiça de escrever resenha agora, mas foi uma ótima leitura. Obrigado, Jorge Amado, por me resgatar da ressaca!

Beatriz1505 21/01/2023

Gabriela e a liberdade
Que experiência diferente!
Parece que estamos lendo um diário da cidade, nos apegamos a personagens secundários, esperamos pelo desfecho das diferentes histórias.
Mas , Gabriela? a mulher livre. A forma como a sua liberdade de amor e prazer é colocada.
Entendo os conceitos da época, o que nos leva a uma crise moral muito forte.
Clássicos sempre nos levam a reflexões ainda mais profundas do que imaginamos.
O que é certo e o que é errado?
É certo gostar de Nacib?
Ainda não me decidi, é moço bom?
Enfim, pensemos?
Espero apenas que a nossa sociedade possa evoluir como a nossa querida Ilhéus.

Felip_ 17/01/2023

Muda-se a paisagem, muda-se as pessoas
Passe quase que o ano inteiro lendo, minha faculdade atrapalhou sua leitura, então fiquei com esses personagens por muito mais tempo que queria, a ponto de seu fim ser patológico. Tô órfão de Gabriela e suas comidas e sensualidade. Da escrita gordurosa e saborosa de Jorge Amado. Das loucuras de Nacib junto a Mundinho Falcão.
O livro funciona como uma "Crônica de uma cidade do interior" em mudança, com a modernidade batendo na porta e fazendo que as coisas mudem de forma drástica para o ritmo da cidade, e há um paralelo muito interessante entre um acontecimento no começo e o do final, espelhados por seu início, mas divergentes nas conclusões, marcando essa mudança. Ilhéus mudou e quem vive também. Individuais e coletivas.

Cristiane 13/01/2023

Gabriela, cravo e canela
O romance entre Nacib, o sírio e Gabriela a retirante, é o pano de fundo para as lutas políticas entre Ramiro Bastos e Mundinho Falcão: o retrógrado contra o moderno.
É interessante ver que em 1920 não havia poder do voto popular, era o poder do coronel. Gostaria de entender como funcionava a eleição dos intender e a escolha das vagas no congresso.
O livro é ótimo!

Fernanda 12/01/2023

Só vale depois dos 48%
O título do livro engana um bocado. Deveria se chamar novela de ilhéus, um conto de ilhéus ou algo assim. Gabriela aparece muito depois de um lenga lenga de coronelismo. A história se divide em dois eixos, política e vida amorosa da cidade de ilhéus. Chamam salvador de Bahia. Nunca gostei disso, tenho ranço.
As mulheres da década de 20 do século passado eram meros objetos decorativos (se esposas) ou utensílios (se rapariga). Algumas delas não vão aceitar tal destino. Grata a essas pioneiras. É ficção, mas foi real. Todas elas, até Gabriela, inocente sucubus, parecem verossímeis indivíduos do século passado. Me identifiquei tanto com a Malvina que doeu demais. Gatilhos pra minha alma.
Por motivo de eu ter uma expectativa completamente diferente, além do gosto da leitura de Jorge amado, eu me decepcionei bastante aqui. A história me pegou soh na metade, eu só não desisti por ser um clássico mundial que merece ser lido. Mas dizer que foi bom é forçar demais.
É literatura importante, mas realmente uma leitura que me foi penosa na primeira metade. A segunda eu li bem rapidamente, muito mais fluída.

GuisoloGui 12/01/2023

A Roda do "Progresso' em Gabriela
De maneira surpreendente o livro utiliza o romance entre os protagonistas apenas como pano de fundo para que Jorge Amado narre, de maneira que lhe é peculiar, as mudanças sociais ocorrida na cidade baiana de Ilhéus. O autor utiliza a dualidade por todo o texto, sempre confrontando os antigos costumes de uma sociedade dominada pelos fazendeiros de cacau, contra o desabrochar de uma sociedade ligada ao comércio, tida como mais "progressista".
Gabriela a protagonista é alma livre, não se deixa prender sob a algema de nenhum desses costumes, sejam novos ou antigos, segue seus desejos de maneira natural, sem se envolver com esse conflito político, passando por ele apenas como uma alegoria, os personagens desistem de tentar entender a bela e não serei eu a faze-lo, Gabriela está ali e isso basta, podemos vê-la mas não entende-la. Por isso velhos dizeres como "lealdade" não se encaixam em seu modo de vida.
Essa resenha não tem começo e nem final, Jorge Amado nos entrega outra bela história, com personagens similares aos encontrados em cada cidade pequena, com isso traça um perfil da camada social de Ilhéus, daquela época, de maneira crítica e clara mas jamais moralista. Amado consegue demonstrar que os ciclos de substituição dos costumes não cessam, Coronel Ramiro da lugar a Mundinho Falcão, que por sua vez será substituído por outro, tão logo seu tempo de progresso se torne comum e passe a ser visto, por outros, como atraso.

Caso alguém se interesse, o tempo histórico dessa obra é posterior ao tempo descrito na obra, do mesmo autor, Cacau, valendo a leitura para compreender e seguir a jornada do ciclo do cacau na Bahia.

Laura Marya 09/01/2023

Uma história em Ilhéus
Nessa história vamos conhecer Gabriela, mas não somente Gabriela, vamos conhecer a história de uma cidade inteira.

Esse é o 1° livro de Jorge Amado que leio e a linguagem carregada de um leve deboche, mas sem perder a elegância, com certeza é o ponto mais precioso da leitura. Além disso, a presença da fala popular também é bem dosada, dando identidade à história.

A caracterização dos personagens é muito interessante, encontramos todos os tipos de pessoas: sensíveis, obstinadas e algumas até mesmo autoritárias. Aqui, por meio dos personagens iremos observar uma parte da história brasileira e baiana, vislumbrar um pouco da sociedade e da política do passado.

Aqui, é claro, torna-se impossível não refletir sobre as transformações de uma sociedade, sobre as lutas por igualdade e por justiça, sobre o ódio e a hipocrisia.