Quase Uma Rockstar

Quase Uma Rockstar Matthew Quick

Resenhas - Quase Uma Rockstar

Caroline.Grossl 07/05/2021

Resenha: Quase Uma RockStar
Oiii meus queridos leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Como sempre, venho trazendo mais uma resenha literária, Quase Uma RockStar foi escrito pelo autor canadense Matthew Quick, publicado pela Editora Intrínseca em 2015, contendo 256 páginas. Nele somos apresentados a Amber Appleton, uma adolescente de 17 anos, meiga, dedicada, inteligente e muito forte para sua idade.

Sua mãe é alcoólatra e está sempre envolvida em relacionamentos complicados. Após sair da casa de seu último namorado, agora mãe e filha estão dormindo no ônibus escolar que a mãe de Amber dirige, enquanto elas tentam juntar dinheiro para alugar um apartamento. Junto com elas mora Bobby Big Boy (também apelidado de BBB ou Triplo B, como Amber chama), um cachorrinho que ela resgatou e desde então se tornaram inseparáveis.

Amber frequenta a casa de Donna Roberts, mãe de Ricky, um de seus amigos, ela é uma advogada de sucesso que Amber possui bastante admiração. Donna acolhe Amber como uma filha, mas nem imagina a situação que a menina passa, na verdade ninguém sabia. Mas apesar de toda a dificuldade, Amber é uma garota muito otimista, deixa alegria por onde passa e está sempre disposta a ajudar as pessoas a sua volta.

Na escola, ela faz parte de um clube de alunos "especiais", esse é um grupo excluído da escola do qual ela chama de "os cinco", fazem parte dele Ty, Chad, Jared, Rick. Eles se reúnem na sala de Frank, um professor de Marketing que está com seu trabalho em risco, pois nenhum aluno além dos cinco se inscreve em sua matéria.

Todas às quartas Amber vai à Casa de Repouso Metodista distrair os velhinhos que em sua maioria foram deixados lá por suas famílias e não costumam receber visitas. Ela também ensina inglês para as Divas Coreanas por Cristo, um grupo de mulheres coreanas que se encontram na igreja do padre Chee.

E assim, durante a leitura vamos percebendo que suas amizades são bem diferentes, ela está sempre com pessoas que ninguém nota ou lembra que existe, como seus amigos da escola, os velhinhos do asilo, as Divas Coreanas e o ex-soldado Jackson que é um veterano da guerra do Vietnã, que escreve haicais e está sempre tomando chá verde.

Amber leva essa vida animada até que um acontecimento marcante abala bastante ela, isso vai fazer a garota rever alguns pensamentos que tem sobre a vida e vai colocar em dúvida a sua fé. Ao longo das páginas, ficamos ansiosos pra ver como que Amber vai superar tudo isso.

"... - Por isso sou tão obcecada por Nietzche. E aqui está uma citação que nunca cheguei a compartilhar: "Devemos considerar perdido todo dia em que não dançamos pelo menos uma vez. E devemos chamar de mentira toda verdade que não for acompanhada por pelo menos um sorriso."

Narrado em primeira pessoa, esse é um livro que provoca diversas emoções. O estilo de escrita do autor é muito descontraído e me surpreendeu bastante, a leitura é muito divertida e envolvente. Confesso que fui trollada duas vezes nesse livro, primeiro foi pelo título, eu achava que ia ser de uma personagem que tinha o sonho de ser cantora, e da segunda vez foi porque eu achei que ia acontecer um romance, não teve nada disso X'D

O livro fala sobre diversidade, amizade, superação, esperança, a fé de Amber em Jesus Cristo (que ela gosta de chamar de JC) e eu achei muito legal essa forma do autor mostrar a religião e a fé de Amber, que é muito descontraída.

O livro possui uma adaptação cinematográfica produzida pela Netflix, com o mesmo título do livro. Como acontece com toda adaptação, alguns acontecimentos sofreram modificações, deixaram de colocar algumas coisas marcantes, alguns personagens ficaram de fora, como o ex-soldado Jackson e a Porteira Lucy. Também senti falta das conversas de Amber com o padre Chee que quase não teve participação no filme. Porém, gostei de ver que eles não deixaram de fora a presença da Joan das Antigas, tanto no filme quanto no livro ela é maravilhosa. E apesar de todas as modificações feitas, devo dizer que eu gostei do filme, a história contada por ele também foi muito bonita e emocionante.

E devo agradecer à minha amiga Mirai por ter me recomendado essa história, estou apaixonada, adoro suas indicações elas são sempre ótimas

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

marcia helena 03/01/2022

Esperança é a última que morre...
Comecei este livro pensando uma coisa e ao final é totalmente outra. Fiquei surpresa com a profundidade do enredo, mesmo tendo uma personagem adolescente. Amber é uma menina interessante, apesar de no começo da história achá-la um pouco chata, aos poucos fui entendendo seu jeito de ser. Gostei bastante das referências que o livro traz, que promove uma boa reflexão além de um repertório musical muito bom. Então se você quer dar uma chance pra este livro e conhecer a Amber, vá em frente, não se acanhe...

Rascunho com Café 14/04/2015

Uma lição de bondade
Dei uma acelerada na minha leitura desse livro, já que a avalanche de trabalhos da faculdade começou a amenizar e preciso dizer que eu estou completamente encantada por Amber Appleton. Como a sinopse não entrega muita coisa, iniciei a leitura de Quase uma Rockstar com grandes expectativas e esperando uma história relacionada com música, mas não foi exatamente o que encontrei.

Após ser largada por mais um namorado, a mãe de Amber e a garota vão morar em um ônibus escolar. Com um emprego que paga pouco, a mãe mal consegue sustentar a filha e prover alimento para a família. Amber conta com a ajuda de Donna, mãe de um de seus melhores amigos, um garoto autista chamado Ricky Roberts. Diariamente Amber sai de sua casa, prepara o café da manhã dos Roberts, toma banho (na casa dos Roberts) e pega carona com os amigos para a escola.

Parece muito comum, mas o grande diferencial de Amber é definitivamente sua fé e sua boa vontade em fazer o melhor pelos outros. Quando comecei a ler, achei a proposta um pouco piegas, já que a ideia de uma adolescente altruísta que faz o bem sem olhar a quem me lembrava bastante Pollyanna, de Eleanor H. Porter, livro que eu particularmente não gostei muito. Mas com o passar das páginas eu fiquei feliz de descobrir que a Amber é muito mais descolada do que a Pollyana.

O livro é escrito em primeira pessoa, com linguagem muito informal e muitas gírias, se isso é algo que o incomoda, então não sei se você irá gostar da maneira que este livro é escrito. No começo achei essa proposta um pouco forçada, mas não demora muito pra você se apaixonar completamente pela Amber e entrar na onda das gírias dela. Amber tem muita fé em Deus e em Jesus Cristo, ela faz uma relação do comportamento amável e paciente de Jesus com o de um Rockstar, por causa de uma série de livros bíblicos que ganhou do seu pai com o o título "Jesus era um Rockstar" (Eis o motivo do título).

Ela faz muitas caridades, não com dinheiro, porque ela não tem nenhum, mas ela se doa para pessoas que precisam, sejam idosos solitários de uma casa de repouso, coreanas tímidas que precisam aprender inglês, um professor na iminência de perder o emprego ou ex soldado solitário. Mas talvez o que tenha me agradado mais foi a visão de Amber de si mesma, já que apesar de ajudar todos, ela tem muitas dificuldades de receber ajuda, e isso se torna uma das grandes lições do livro, especialmente no momento em que uma grande tragédia a faz duvidar de tudo que acredita.

Quase uma Rockstar é um livro leve e descontraído, mas que traz grandes lições sobre fé e bondade. Eu chorei muito lendo esse livro e afeiçoei demais à Amber. É uma leitura um tanto juvenil, mas é muito interessante e vale a pena ser compartilhada.

site: www.rascunhocomcafe.com

carol_lina.n 13/02/2022

O livro é tão bonito quanto é triste. Leitura fácil, amber merecia uma mãe melhor. Uma pena que o filme distorceu um pouco a história

Angel221 27/04/2020

Não consegui gostar de nenhum personagem e honestamente toda vez que a Amber falava o nome do cachorro dela, ou usava a expressão: "meus meninos" para se referir aos seus amigos me dava vontade de jogar o livro pela janela. Parecia que a personagem tinha uns 30 anos e estava tentando agir como adolescente, eu entendo que o autor queria mostrar que a Amber teve que amadurecer muito cedo, porém não me convenceu. Também não curti o modo como a guerra do vietnã foi tratada. Enfim, desisti do Matthew, já é o terceiro livro dele que eu leio e foi de mediano para uma estrela.

fer 20/11/2020

comecei com preguiça e finalizei em prantos.
muito bom!!!

"devemos considerar perdido todo dia em que não dançamos pelo menos uma vez. e devemos chamar de mentira toda verdade que não for acompanhada por pelo menos um sorriso" (nietzsche)

"olhamos para o universo e ficamos quietinhos, encantados"

"tudo isso, agora mesmo, é meu para vivenciar"

gigis 04/06/2021

a primeira metade do livro é muito lenta, sei que é necessária pra construir a personalidade da amber, o problema é que a amber tem uma personalidade chata, perdi as contas de quantas vezes tive vontade de morrer com as coisas que ela fala

da metade pro final fica mais interessante, e o final é bem emocionante, mas a amber continua chata

a história da amber é bonita, mas a maneira que foi contada nesse livro não foi boa pra mim

Sarinha 31/08/2020

Chorei do começo ao fim, Muito tocante, e quando você fecha o livro, fica com um quentinho no coração

Karol Garnier 06/01/2021

Amber ou Poliana?
Amber me lembrou muito a história da Poliana. Uma menina alto astral, de bem com a vida, mesmo com tudo desmoronando ao seu redor.

O que as pessoas não sabem é que Amber faz um esforço enorme para ser assim, não porque ela é falsa, mas por ser difícil carregar o mundo nas costas. Muitas vezes chora escondido...

Mas ela é uma querida e por onde passa faz amigos. Ela faz amizade com pessoas que ninguém nem nota ou lembra que existe.

Ela se preocupa com as pessoas...

Coisas ruins acontecem... mas pessoas boas sempre vão colher bons frutos tb.

Esse livro é pra dar esperança para nós e mostrar que todos nós podemos ser um pouco Amber e se esforçar mesmo nos dias tristes para fazer alguém sorrir.

Ps: chorei mto...

Wandeson Felipe 26/09/2020

Razoável
Li por conta do filme que estreou na Netflix. Leitura fácil e rápida.

Nat 01/02/2021

Acabou comigo
Livros não populares às vezes podem nos surpreender. Li esse livro por não ter nada melhor mas ele MUDOU MINHA VIDA. Com um título desses imaginava que ia ser uma história clichê de uma jovem que quer ser rockstar e afins mas meu Deus como estava enganada kkk. É uma leitura curta e rápida mas te garanto que ao terminar a última página você vai ter se acabado, mesmo não chorando em livros...
Sendo bem mais do que parece recomendo muito para qualquer um, lembrando que ele é (na minha opinião) 14+ e tem gatilho de morte.

anisabela 13/01/2021

Quase uma Rockstar
O final deste livro é maravilhoso, chorei horrores!! Confesso que era um livro que já estava a muito tempo na minha prateleira, pois estava com preguiça de ler kkkkkkkkkkkk, mas a história me surpreendeu muito! Amei os personagens, me apeguei a eles e até shippei uns aí kkkkkkkkk. Livro que superou muito minhas expectativas!!!

Marina 29/01/2021

Achei esse livro incrível. Comecei achando que era 3 estrelas 3,5, mas indo pra metade acontece uma coisa que me pegou muito.
Chorei horrores. Achei que foi muito importante pra mim ter lido ele, principalmente no meu contexto atual.
É muito bonito ver alguém com tanta esperança, pelo menos pra mim que dou uma esperançosa ferrenha. Sei muito bem que é fácil abandonar a esperança e esse livro fala sobre isso, sabe.
Achei incrível, o livro que eu mais gostei do autor (ouso dizer o único até)
*Também me irritei com o "meus meninos", tirei 0,5 estrela por esse ranço (e por algumas outras coisinhas)*

Will 31/12/2020

Uma RockStar de emoção
Amber é uma garota que não tem a vida fácil, mas que aproveita os bons amigos que tem e usa sua boa vibe para levantar o astral de todos que a cercam.

É um livro emocionante, um livro que fala sobre esperança, mas a cima de tudo sobre o amor.
É lindo como Amber consegue cativar a todos com seu jeito único de ser. Ela se preocupa com todos, e não tem medo de demonstrar os seus sentimentos aos seus amigos.

Sua vida não é fácil, e é fácil questionar "Como uma garota que sofre tanto tem tanta energia para viver?" E a resposta é simples: Fé!

É reconhecer que todos passam por problemas, mas o que importa é ser feliz.
Esse livro aqueceu meu coração, e me fez enxergar que a vida é uma montanha russa, e que cada momento vai nos ensinar algo, temos só que tirar proveito dessas lições e ser feliz, acima de tudo