O Irmão Alemão

O Irmão Alemão Chico Buarque

Resenhas - O Irmão Alemão

Deia 12/11/2018

Irmão Alemão _ Chico
O livro é baseado na história real do historiador Sérgio Buarque de Holanda, pai de Chico Buarque, que quando solteiro viveu um romance, na década de 30, na Alemanha, que resultou num filho, entretanto o historiador retornou ao Brasil sem conhecê-lo. A narrativa é estruturada entre a tensão do que ocorreu realmente e o que seria só imaginação. O protagonista Francisco de Hollander busca, desde sua adolescência, quando descobriu de tal existência, traçar os caminhos do irmão alemão.
Um narrador carismático que apresenta em primeira pessoa a procura do irmão desconhecido, juntamente com as relações familiares que aconteciam no período da procura. Dentro desta narrativa temos de pano de fundo, relatos do horror da ditadura militar no Brasil e na Alemanha a Segunda Guerra Mundial. Um encantamento especial se dá pela cultura presente na família, uma coleção gigantesca de livros e o amor por eles também fazem parte dessa narrativa, em que é possível notar de forma clara a personalidade de cada personagem, assim como cada momento marcante e os sentimentos são delineados de forma perfeita.
Resumindo é uma leitura válida, que mistura a realidade com a ficção e que não conseguimos delimitar onde começa e termina cada uma.

Monteiro 22/06/2019

O primeiro livro que li do Chico Buarque e foi uma ótima surpresa. O livro me prendeu do começo ao fim, a história que contém fatos reais deixa o leitor com mais vontade ainda de ler.

Paulo 25/06/2019

Queria ter o dom de escrever parecido
O livro é curto e a leitura, fácil. Até que eu gostei da história, mas do que gostei mesmo foi a narrativa: um narrador em primeira pessoa de um rapaz imaginativo, que basta um gatilho da realidade para ele elaborar as mais espalhafatosas teorias de como um fato pôde ter acontecido. Uma pessoa curiosa, para se dizer o mínimo.

Ainda sobre a narração, admito que às vezes queria escrever igual ou parecido, pois, como escritor e compositor, admiro o autor deste livro; o mesmo não posso dizer de outras características dele.

Carlinha 06/01/2021

Não é pra mim
Nem sei pra que eu peguei esse livro pra ler...
Estava na casa de uma tia e eu me aventurei.
Não gostei, achei a narrativa confusa, cada capítulo é um parágrafo só e o narrador começa a falar de alhos e de repente vem falando de bugalhos.
Enfim... o que eu entendi é que a história meio verdade e meio ficção do autor sobre a busca por um irmão alemão. Boa parte do enredo se passa durante a ditadura, então ele vê amigos e parentes "desaparecendo" sem rastro.
No final... bom... no final não tem nada de interessante.

Cris609 14/02/2021

Chico Buarque é Chico Buarque
Maravilhoso e emocionante. Gostei, particularmente, das partes em que Chico
ilustra seu pai, Sergio Buarque de Holanda.

Alberto 26/12/2021

Não parece escrito pelo autor do genial "Budapeste"
Não gosto de escrever resenhas negativas. Vou dizer apenas que o autor deste "Irmão alemão" não parece de modo algum ser a mesma pessoa que escreveu o genial "Budapeste". O livro pareceu-me um aceno ao grande público, em vez de um fruto da inspiração. Mas, por outro lado, certamente o "Irmão" agradará a leitores médios que não achariam o "Budapeste" complicado e pretensioso.

Thamiris Flor 17/04/2022

Amo Chico Buarque músico e, de um tempo pra cá, passei também a amar o Chico escritor. Já havia lido uma obra dele há temos. Assisti uma entrevista na época do lançamento deste livro e vi que era uma mistura de ficção e memórias. A forma em que ele coloca os detalhes, torna uma narrativa gostosa de acompanhar. Chico é realmente incrível. Que homem!

enzopalacio 15/10/2022

?Irmão Alemão? é um ótimo livro. É uma mistura de memória com ficção, porém feito de maneira tão convincente que chega a ser difícil saber o que aconteceu. Me senti deslocado em alguns momentos do livro, mas é uma leitura gostosa.

Ayumi.kimura 21/11/2022

Simplesmente ótimo
Meu segundo livro de Chico Buarque, e já estou querendo ler mais um. Gostei demais essa mistura da vida real com ficção, esse livro é rico em tudo e nos faz querer ler sem parar até que ele termine. Será um livro que indicarei sempre.

Ju 14/12/2022

Adorei
Primeiro livro do Chico que leio e me encantei. A mistura de real, ficcional e devaneios ... loucura.

barbaramr7 04/01/2023

"Até então, para mim, paredes eram feitas de livros, sem o seu suporte desabariam casas como a minha, que até no banheiro e na cozinha tinha estantes do teto ao chão. E era nos livros que eu me escorava, desde muito pequeno, nos momentos de perigo real ou imaginário, como ainda hoje nas alturas grudo as costas na parede ao sentir vertigem."

Felina Selvagem 19/01/2023

Perfeito
É a primeira obra literária do Chico que eu consumo. Meu desejo sempre foi ler algum livro dele, mas não sabia por qual. Escolhi "O irmão alemão" de forma aleatória, não coloquei expectativas e fui na "sorte". Me surpreendi bastante.
É a primeira vez que consumo algo escrito de tal forma, é difícil de explicar. Muitas vezes me perdi nos devaneios do narrador, o que me faz achar a obra incrível ao mesmo tempo que me confunde (confundiu) muito.
Achei angustiante e divertida a busca pelo irmão alemão, assim como o desenvolver do próprio personagem. Seu amadurecimento.
Certamente é uma obra fantástica, digo até que necessária. Te admiro, Chico!

Serena 27/02/2023

Esse livro é inacreditável
A própria escrita do Chico é parte da história. A escolha de narrar a história em um só parágrafo não pontuando diálogo e fluxo de consciência faz você sentir como se tivesse decifrando um enigma. O que é confiável? O que aconteceu e o que foi delírio do "Ciccio"? É bastante revelador, se passam muitos anos durante a história que você só percebe páginas e acontecimentos depois. É uma experiência inacabável.

Adele 09/01/2024

O Irmão Alemão
O que dizer do livro do melhor compositor do Brasil, quiçá do mundo? Não foi a toa que ganhou o prêmio de Camões. Livro envolvente, que causa sentimentos. Mistura de realidade e ficção, o personagem principal busca o seu irmão, e vive, e para de viver e volta a viver. Se passa em contexto de ditadura. No início não me habituei com os parágrafos muito longos, depois engrenou, e a leitura ficou ótima. Fiquei triste que acabou. Grande livro.

Rodrigo1185 10/03/2024

"O Irmão Alemão" é um romance escrito por Chico Buarque que mistura elementos de ficção e memória. A história gira em torno da busca do narrador pela verdade sobre um irmão alemão, fruto de um relacionamento do pai durante a Segunda Guerra Mundial. O livro explora temas como identidade, família e as complexidades das relações humanas.
A narrativa é habilmente construída, mesclando passado e presente, realidade e fantasia. Chico Buarque tece uma trama envolvente que revela os dilemas e conflitos internos do protagonista, enquanto ele tenta desvendar os segredos de sua família.
A escrita de Buarque é poética e envolvente, levando a refletir sobre questões profundas enquanto acompanha a jornada do protagonista. "O Irmão Alemão" é uma obra que cativa pela sua sensibilidade e pela forma como aborda temas universais de forma única.