O Irmão Alemão

O Irmão Alemão Chico Buarque

Resenhas - O Irmão Alemão

Caio847 02/06/2024

É aquilo, a história é boa e cativante, a auto-ficção pode parecer confusa no início mas logo a gente se situa e claro né, é o Chico Buarque.
Porém, é aquela leitura que te entretém por aquele momento e não duvido que vá esquecer ela dentro de pouco tempo, tendo que fazer muito esforço para me lembrar de algo quando alguém for comentar comigo sobre. Resumindo, é uma leitura boa, mas não memorável.

Adolfo 04/04/2024

Quase um ano pra terminar essa leitura e não por o livro ser mal escrito, ou por ser chato, ou por ser denso, ou por ser complexo, ou por estar escrito em língua estrangeira, ou por ser um livro extenso... Nada disso. Mas por testar a minha paciência! e não à toa devo ter lido uma meia dúzia de outros livros paralelo a este.
Não só válido demais o argumento, essa busca por um um irmão fictício (ou não), como as passagens do livro mais pé no chão, mais realistas no limite do que se propõe o livro, autobiográficas no tom até, feito conduziram Ciccio esses anos todos ao longo da história realmente me levaram páginas e páginas adiante como que a me arrastar pelo braço. Coisa fina, precisa, fluida, objetiva ainda que sutil como me apetecem as letras das músicas do artistas que me são conhecidas. Também maravilhosas as observações à ambientação, as citações, referências a outras obras escritas e musicais que certamente ouvirei; a progressão dos anos rumo ao ar mais pesado da Ditadura Militar.
Mas os trechos do livro em que essa obsessão flerta com uns devaneios fetichistas que um tanto de terapia teria resolvido em relação ao irmão presente e ao pai... Becos que a meio caminho já enxergava sem saída, ilusões de grandeza do personagem que de jeito nenhum fazem jus a promessa de amálgama da fantasia com realidade. Gordura da grossa, que me retardou pra cacete a leitura. TOTALMENTE DIFERENTE de como se elabora a ansiedade dele em relação a ansiedade da mãe, nas últimas, acerca do esposo e de Mimmo...pra citar um exemplo.
Vale a leitura? Vale sim por ser Chico Buarque, e para nos mantermos atentos à cadela sempre no cio. Mas certas partes do livro só me desceu, do livro físico à leitura digital, sob muita paciência e muito esforço. Sob uma obrigação.

Gabriel 30/03/2024

Acho que esse é o livro mais bem escrito e mais bem resolvido, literariamente, da carreira do Chico.

Rodrigo1185 10/03/2024

"O Irmão Alemão" é um romance escrito por Chico Buarque que mistura elementos de ficção e memória. A história gira em torno da busca do narrador pela verdade sobre um irmão alemão, fruto de um relacionamento do pai durante a Segunda Guerra Mundial. O livro explora temas como identidade, família e as complexidades das relações humanas.
A narrativa é habilmente construída, mesclando passado e presente, realidade e fantasia. Chico Buarque tece uma trama envolvente que revela os dilemas e conflitos internos do protagonista, enquanto ele tenta desvendar os segredos de sua família.
A escrita de Buarque é poética e envolvente, levando a refletir sobre questões profundas enquanto acompanha a jornada do protagonista. "O Irmão Alemão" é uma obra que cativa pela sua sensibilidade e pela forma como aborda temas universais de forma única.

Leitorconvicto 10/01/2024

Chico e o homem em crise
O protagonista tenta, no seu passado, reconstruir algo q ficou faltando. Mergulho nos silêncios familiares. Vale muito

Adele 09/01/2024

O Irmão Alemão
O que dizer do livro do melhor compositor do Brasil, quiçá do mundo? Não foi a toa que ganhou o prêmio de Camões. Livro envolvente, que causa sentimentos. Mistura de realidade e ficção, o personagem principal busca o seu irmão, e vive, e para de viver e volta a viver. Se passa em contexto de ditadura. No início não me habituei com os parágrafos muito longos, depois engrenou, e a leitura ficou ótima. Fiquei triste que acabou. Grande livro.

Gois 20/06/2023

Fofoca ficcionalizada
Chico Buarque é um dos melhores compositores do Brasil de todos os tempos mas nunca gostei muito dos livros dele. Ele tem um excepcional uso da linguagem, usando palavras de maneira muito certeira. O livro tem ritmo, quase como se emanace música do livro. Mas fora essa questão técnica, acho que os livros tem história meio frouxa. Meio onírica. As vezes, até confusas. Esse não é diferente. Só achei curiosissima a fofoca que o pai dele teve um filho bastardo na Alemanha (e esse livro ficciona essa história, mas termina com uma nota do autor dizendo que é verdade). Budapeste e Leite Derramado achei um pouco melhores. Pelo menos os livros dele são curtos.

Natan Falconi 20/06/2023

Quem é vivo sempre aparece
O livro é bem interessante, uma mistura de autobiografia e ficção. O Chico Buarque joga várias fake news e várias coisas que realmente aconteceram na vida dele, e você fica lá tentando adivinhar o que é verdade, o que é mentira e o que faz parte da imaginação do narrador.

É muito massa acompanhar uma história que se passa na cidade de São Paulo. Conhecer as ruas que ele andava, os bares que ele frequentava, a relação dele com o pai, Sérgio Buarque de Holanda. Ele chega até a mencionar a USP, a FFLCH e a Freguesia do Ó, me senti representado.

Enfim, só não dei mais estrelas porque nessa de não saber o que é verdade, o que é mentira e o que é imaginação, acaba ficando confuso em algumas partes. Gostei mais de Budapeste porque é mais fechadinho. Mas ainda assim é um ótimo livro, vale a pena!

? | Citação: "Contudo, posso até conceber que ao se ver à beira do inferno, que em seus pesadelos talvez fosse uma eternidade sem livros, ou uma livraria infinita com livros em brasa, ele fraquejasse."
Jessqui 20/06/2023minha estante
Tá aí um livro que já comecei mas nunca fui além de 20 páginas pq ainda não superei Budapeste que virou uma referência

Luma 22/03/2023

Foi o segundo livro que li do autor e amei. A história prende e fiquei querendo terminar logo para poder pesquisar o que era verdade e o que era ficção. Ele conseguiu misturar as duas coisas com maestria!

Alyne 05/03/2023

Chico sendo Chico
A prosa do Chico é musicada, a leitura é cadenciada, num ritmo próprio e suave. Você mergulha na psique da personagem e quando vê se sente dentro de sua casa, tocando os livros nas estantes.
A beleza do livro libera endorfina em seu corpo a cada página descoberta!
Leia? apenas passe um café e comece a ler!

joaoggur 02/03/2023

Chico é mais do que isso.
Sou fã do Chico Buarque desde a infância. Descobri não faz muitos anos que além de um compositor magistral, o cantor também tem a autoria de inúmeros livros. Li a maioria deles, e gostei de todos. Infelizmente, não aconteceu o mesmo com ?O Irmão Alemão?.

A história desse livro (não a trama escrita nas páginas, e sim a idealização por detrás da obra) remonta uma tarde de 1967. Chico estava conversando com um grande amigo de sua família, o poeta Manuel Bandeira, quando de súbito ele perguntara sobre seu irmão perdido na Alemanha. O fato foi uma grande surpresa para Chico. De início, relutou. Convenhamos: o poeta já estava começando a caducar! Mas isso plantou uma semente na cabeça de Chico. Teria ele um irmão alemão?

Resumindo, sim, ele tem um irmão alemão. Mas a história desse livro não é, majoritariamente, o que aconteceu na vida real. No livro, o autor optou por mesclar a verdade com a ficção, apenas para o leitor se sentir mais imerso na obra. Acontece que, infelizmente, eu não consegui ?ficar imerso? na obra de absolutamente nenhuma forma. Em primeiro lugar, não consegui me simpatizar com o protagonista. Mesmo sendo um ávido consumidor da literatura clássica, tal qual eu, não houve nenhum momento em que me identifiquei com ele. A apatia em relação a ele me fez não ter absolutamente nenhum interesse na ?investigação?. Além disso, a escrita é muito lenta. Facilmente é possível pular boa parte dos capítulos.

É uma obra que, ao meu ver, tem certos defeitos. Para fãs do autor, não recomendo. Chico é mais que isso!

Serena 27/02/2023

Esse livro é inacreditável
A própria escrita do Chico é parte da história. A escolha de narrar a história em um só parágrafo não pontuando diálogo e fluxo de consciência faz você sentir como se tivesse decifrando um enigma. O que é confiável? O que aconteceu e o que foi delírio do "Ciccio"? É bastante revelador, se passam muitos anos durante a história que você só percebe páginas e acontecimentos depois. É uma experiência inacabável.

Felina Selvagem 19/01/2023

Perfeito
É a primeira obra literária do Chico que eu consumo. Meu desejo sempre foi ler algum livro dele, mas não sabia por qual. Escolhi "O irmão alemão" de forma aleatória, não coloquei expectativas e fui na "sorte". Me surpreendi bastante.
É a primeira vez que consumo algo escrito de tal forma, é difícil de explicar. Muitas vezes me perdi nos devaneios do narrador, o que me faz achar a obra incrível ao mesmo tempo que me confunde (confundiu) muito.
Achei angustiante e divertida a busca pelo irmão alemão, assim como o desenvolver do próprio personagem. Seu amadurecimento.
Certamente é uma obra fantástica, digo até que necessária. Te admiro, Chico!

barbaramr7 04/01/2023

"Até então, para mim, paredes eram feitas de livros, sem o seu suporte desabariam casas como a minha, que até no banheiro e na cozinha tinha estantes do teto ao chão. E era nos livros que eu me escorava, desde muito pequeno, nos momentos de perigo real ou imaginário, como ainda hoje nas alturas grudo as costas na parede ao sentir vertigem."

Ju 14/12/2022

Adorei
Primeiro livro do Chico que leio e me encantei. A mistura de real, ficcional e devaneios ... loucura.