O Irmão Alemão

O Irmão Alemão Chico Buarque

Resenhas - O Irmão Alemão

Michele 07/01/2015

Delícia de leitura
Maravilhoso: leitura fluída e voraz.
Ainda que não seja meu título preferido, achei estupenda a mistura de ficção e realidade impecavelmente escrita a cada linha do romance.
Os sentimentos do narrador são trespassados ao leitor na narrativa envolvente e de ritmo perfeito.

Raffafust 27/01/2015

Pela primeira vez li um livro de Chico Buarque. Ouço suas músicas desde que nasci, fui a shows, vi filme inspirado em livro... mas nunca havia lido um livro seu. Estranhei ao notar isso já que leio muito e sempre gostei muito de Chico. Mas gosto pelas outras artes, a de compositor, a de músico...e agora completo : gosto como autor.
O Irmão Alemão não é um livro simples, pelo contrário, Chico nos remete ao seu passado e todo momento brinca com a realidade e com a ficção, e confesso que ali me perdi , mas me perdi deliciosamente entre as palavras de um brasileiro que tem o dom delas e que só por isso me encantou ao chegar no final.
Chico nos conta que descobriu que tinha um irmão, seu pai Sergio de Holanda morou pouco mais de 1 ano na Alemanha antes da guerra e lá fez um filho. Seu pai nunca o conheceu, Chico nem imaginava essa história, e entre a busca pelo passado da família ele cria personagens, ele imagina coisas que esse irmão fez ou faz , seu pai vira Sergio de Hollander, seu irmão alemão é Sergio Ernst e ele é Francisco de Hollander.
Criado entre milhares de livros ele sabia bem a importância deles, é no meio de alguns que encontra cartas trocadas , é entre eles que cresceu admirando o dom da escrita e de ler. Seu pai tinha uma das maiores bibliotecas particulares do Brasil , Chico mexia nos livros com admiração e medo. Se estragasse algum? Passeava os dedos entre as lombadas, observava a barata transitar por eles e deixava. Eram tantos, eram muito...e o menino perdido ali entre palavras que nem sempre ele entendia, entre o que seu pai mais amava e ele apreciava. Mas queria, sempre quis que o pai tivesse mais contato com ele, mais carinho, mais assunto.
A narrativa é descrita em pensamentos, e em cartas. São cartas muito velhas em alemão onde o pai se comunica com o governo alemão , querendo dar apoio aquele filho, depois se faz entender por elas que no meio da guerra o filho foi adotado, e era importante saber se havia algum vestígio de judeu no menino, do contrário seu destino seria outro. O irmão alemão nunca veio ao Brasil, nunca sentiu os braços do pai que não conheceu. No livro o papel da mãe de Chico é aceitar, é se calar, é entender, como toda mãe da época.

Ciccio - como é chamado no livro como Francisco de Hollander - vaga pela imaginação e nos confunde , explica o que aconteceu mas viaja em certos pontos, e a graça do livro é exatamente se deixar levar pelo " achismo" de Chico, por aquilo que poderia ter acontecido ou pelo que jamais aconteceu, saber separar o que é real e o que não é vira perda de tempo, quando o importante na leitura é se deixar levar pelo jogo de palavras, pelas descobertas de um irmão existente, pela genialidade de Chico Buarque... e deliciar saber mais um pouco da história do compositor que no momento escritor nos presenteia com um livro não tão perfeito quanto suas músicas, mas no mesmo caminho para se fazer pensar e apreciar. Recomendo.

Dan 19/05/2015

Um bom Livro
No livro estão presentes todas as características que encontramos nas narrativas de Chico. A trama é construída entre alterações dos fatos reais e fictícios da vida do personagem central. Apesar disso, não é difícil acompanhar as transições. O autor consegue criar uma grande expectativa durante a maioria da leitura, mas o final não é lá essas coisas.
Escrito em primeira pessoa podemos sentir o sentimento de Chico em relação a sua família (principalmente ao pai) e conhecidos. Indico a leitura.

Carolina 07/03/2015

Faltou algo
Como é de se esperar, o livro é bem escrito, porém falta algo para que seja um texto que conquiste de fato, quer pela técnica ou narrativa. Fica a impressão de que alguns conflitos poderiam ter sido mais aprofundados e explorados. Caso ainda não tenha lido nenhum livro do autor, sugiro começar por outro título, por exemplo, "Leite derramado".

Tatiana 23/04/2015

Muito bom!
Para quem é fã de Chico Buarque, como eu, é um deleite. O livro mistura ficção com realidade da vida vida de Chico. Podemos saber um pouco da sua relação com o pai e a influência que ele teve sobre Chico. Um livro instigante, que peca um pouco no final, pois sua conclusão fica longa e abaixo das expectativas criadas no decorrer do livro. De qualquer forma, leitura recomendada! Vale muito a pena.

Aline-hime 11/01/2015

meu primeiro livro em 2015
Leia a resenha não BLOG --> http://migre.me/o4fla

"Não sei o quanto do contado no livro do Chico é verdade… mas definitivamente não consigo ver ele e o protagonista como sendo as mesmas pessoas…"

site: http://migre.me/o4fla

KatiaMaba 29/04/2015

Eu Recomendo o romance brasileiro “O Irmão Alemão”
Em seu quinto romance Francisco de Hollanda apresenta temas de importante reflexão, oferecendo ao leitor a elaboração de um trabalho na primeira pessoa.
Hollanda associa passado e presente em fatos reais somente no universo da ficção, levando o leitor a um ambiente familiar que reserva entre cartas, livros e diálogos e a portas fechadas um assunto que ainda é tabu “filho bastardo”.
Outro tema importantíssimo abordado na obra “O Irmão Alemão” é o exercício da leitura no âmbito familiar, tema este constante do início ao fim da obra.
Eu conheço até o presente momento somente dois romances de Chico Buarque: Leite Derramado e O Irmão Alemão, material que oferece o melhor uso da palavra escrita por que proporciona a sensação de postergar ao máximo a conclusão da leitura, prolongando o prazer de ler de forma antropofágica.

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/
lilly.angel.180 30/05/2015minha estante
Katia, Voce teria interesse de trocar ou vender o livro Dhea - A energia vital?
Estava tentando comprar esse livro mas a editora não publicou mais.

ElisaCazorla 30/04/2015

Um Chico mais tranquilo?
Livro divertido e também dramático. Em vários momentos o autor nos faz ouvir suas músicas por ali nas entrelinhas. Gostei muito. Livro fácil de ler se o leitor estiver prestando atenção pois, Chico não tem o menor interesse em esperar. Ele conta a história num ritmo muito seu, muito Chico. Gostei muito. Talvez seja o meu favorito dele.

@marcusvsco 04/01/2015

Interessante, mas não prende o leitor
"O Irmão Alemão" tem uma narrativa leve, no entanto, é um livro que dependendo do nível de vocabulário o leitor irá recorrer ao dicionário algumas vezes. A história da busca de Chico pelo seu irmão é interessante, e o fato de que essa história seja verídica (em partes), é um atrativo a mais. Porém, confesso que não me senti muito envolvido. O narrador divaga bastante e duas ou três linhas lidas com descuido te deixa perdido, sendo preciso voltar meia página para "se localizar". O livro tem 17 capítulos e a partir do capítulo 9 a história parece tomar um rumo definitivo, focando o tema principal. O final é muito pessoal. Confesso que demorei um pouco para absorver, mas visto as circunstâncias de ser uma ficção baseada numa história fragmentada e real, Chico Buarque soube dar um desfecho bastante curioso a trama. Um final para se adorar, não entender ou odiar.

Charles 05/01/2015

O Irmão Alemão
As histórias do pai, a quem Chico tinha como ídolo, aparecem a todo tempo, como se o livro, mais do que servir para imaginar a trajetória do irmão, servisse também para o autor se conectar com seu passado,enfim mais uma bela obra de Chico e não poderia ser diferente.

Babis 10/05/2015

Janeiro/2015
Janeiro/2015

Monteiro 22/06/2019

O primeiro livro que li do Chico Buarque e foi uma ótima surpresa. O livro me prendeu do começo ao fim, a história que contém fatos reais deixa o leitor com mais vontade ainda de ler.

Deia 12/11/2018

Irmão Alemão _ Chico
O livro é baseado na história real do historiador Sérgio Buarque de Holanda, pai de Chico Buarque, que quando solteiro viveu um romance, na década de 30, na Alemanha, que resultou num filho, entretanto o historiador retornou ao Brasil sem conhecê-lo. A narrativa é estruturada entre a tensão do que ocorreu realmente e o que seria só imaginação. O protagonista Francisco de Hollander busca, desde sua adolescência, quando descobriu de tal existência, traçar os caminhos do irmão alemão.
Um narrador carismático que apresenta em primeira pessoa a procura do irmão desconhecido, juntamente com as relações familiares que aconteciam no período da procura. Dentro desta narrativa temos de pano de fundo, relatos do horror da ditadura militar no Brasil e na Alemanha a Segunda Guerra Mundial. Um encantamento especial se dá pela cultura presente na família, uma coleção gigantesca de livros e o amor por eles também fazem parte dessa narrativa, em que é possível notar de forma clara a personalidade de cada personagem, assim como cada momento marcante e os sentimentos são delineados de forma perfeita.
Resumindo é uma leitura válida, que mistura a realidade com a ficção e que não conseguimos delimitar onde começa e termina cada uma.

Guilherme Olímpio 02/10/2018

O poeta e o prosador
Quando descobri que Chico Buarque era escritor, fiquei interessadíssimo pelos seus livros e decidi optar por "O Irmão Alemão". Antes, havia recebido uma crítica negativa do seu livro "Estorvo" e uma positiva sobre "Leite Derramado" e, portanto, vi que um livro "recente" (2014) poderia demonstrar um prosador já experimente devido aos seus antigos escritos.

Ao ler, fui surpreendido. Li o livro rapidamente e não consegui deixar de acompanhar essa história. É simplesmente genial o fluxo de imaginação (consciência?) do Ciccio de Hollander, o protagonista, num livro que não só consegue quebrar a barreira entre ficção e biografia, como também, entre descrição e imaginação.

Para mim, foi um livro que me prendeu até seu fim, com uma escrita dinâmica que nos ensina um pouco da história do Chico Buarque como de uma escrita mais madura. Gostei bastante e recomendo a todos.

Caio847 02/06/2024

É aquilo, a história é boa e cativante, a auto-ficção pode parecer confusa no início mas logo a gente se situa e claro né, é o Chico Buarque.
Porém, é aquela leitura que te entretém por aquele momento e não duvido que vá esquecer ela dentro de pouco tempo, tendo que fazer muito esforço para me lembrar de algo quando alguém for comentar comigo sobre. Resumindo, é uma leitura boa, mas não memorável.