Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Aline MSS 27/09/2023

Fantasia infanto-juvenil p/ quem ama história sobre livros.
Uma história apaixonante e p/ todos os públicos.

Coração de tinta é o 1°livro de uma trilogia infanto-juvenil q traz a historia de Mo (Mortimer) e sua filha Meggie, uma família q é perseguida por criaturas vindas de um mundo completamente diferente do seu. Isso acontece porque Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.

Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, Mo após ler o livro chamado Coração de Tinta traz à vida alguns personagens e logo percebe q sua vida e de sua filha nunca mais serão as mesmas.

O diferencial do livro é a quantidade de perrengues q os personagens enfrentam e as inúmeras citações de livros clássicos.
Fiquei preocupada em tomar algum spoiler de livros q pretendo ler, mas até q passou de boas. ??

A personagem principal apesar da pouca idade cativa demais o leitor. O gênero é infanto-juvenil, a escrita da autora é fluida, nada infantilizada e os perigos enfrentados dão um friozinho na barriga.
Quem gosta de Percy Jackson, Harry Potter e o Labirinto do Fauno vai amar. ??

Oq tem no livro:
- Poucos personagens;
- Muitos diálogos;
- Elementos mágicos;
- Citações de livros clássicos (Peter Pan, A Ilha do Tesouro, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, As aventuras de Tom Sawyer e etc.);
- Vilões (a maioria da história é composta por vilões e isso é MTO BOM);
- História sobre um livro;
- Tem um bom fechamento, mas a história não se encerra totalmente. Dá p/ ler somente o 1°livro e ficar satisfeito.
- COBRAS ? (já é o 2°livro esse ano q leio c/cobras, se eu não morri por conta da mnha ofidiofobia, não morro mais). ??

Única crítica: acho q a autora poderia ter reduzido um pouco a história, mas eu gostei de tudo msm sendo um calhamaço.?

Li o e-book e gostei bastante. O livro possui ilustrações simples e fofas. Recomendo!
Davi785 27/09/2023minha estante
Eu assistia ao filme direto, agora tenho que ler o livro!!
Amei a resenha, amiga! Despertou muito mais minha curiosidade pelo livro

Aline MSS 28/09/2023minha estante
Ahhh Davi, obg. Vc é mto gentil! Eu fiquei com receio de assistir antes de ler os outros livros, vai q tem spoiler. Né? Eu gostei, pq é um livro leve e divertido apesar dos perrengues q eles passam. Dê uma chance, acredito q vc irá curtir mto.???

Davi785 28/09/2023minha estante
Pode deixar que eu vou dar uma chance, vou ler com muito prazer.?

Fabio 28/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Aline!?
Parabéns pela belíssima escrita!
Com toda a certeza me incentivou a ler e já coloquei na minha, lista!?

Aline MSS 28/09/2023minha estante
Obrigada, Fabio. De volta à adolescência! TMJ!???

Fabio 28/09/2023minha estante
TMJ, Aline!?

2001110 23/09/2023

O ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia.
De verdade, nenhuma palavra seria capaz de descrever o carinho que sinto por este livro! Lê-lo foi a melhor experiência que já tive, mesmo que tenha demorado.

Gosto muito da história e de quão bem escrito é! Fiquei em choque com a morte pois, de verdade, não imaginava que algum dos personagens morreria bem no primeiro livro da trilogia.

É perfeito. Nunca gostei tanto de ler algum livro quanto gostei de Coração De Tinta.
Beka 23/09/2023minha estante
Essa trilogia é magnífica

2001110 23/09/2023minha estante
Demais! Mal posso esperar para ler os outros livros

Sky 06/09/2023

Não existe nada melhor para grudar lembranças...
Comecei a ler este querido faz um tempão. Tem uma leitura até que fluída e um história cativante.

Adorei o livro mas sentia que as coisas demoravam pra acontecer. Fiquei bem animada do meio pro final, quando as coisas estavam finalmente acontecendo. Mas não gostei muito do fim. Acho que para mim ficou um pouco forçado para ter um segundo livro.

Considero o Dedo empoeirado meu personagem favorito, fiquei encantada por ele. Acho que é uma história diferente de tudo que li e isso me agradou muito. Algumas partes achei demais mas tudo bem.

Não achei que teria um final feliz mas que bom. É um livro bom para passar o tempo, um livro que te prende por um tempo e te ajuda a sair da ressaca literária.

starseaws 04/09/2023

Onde se queimam livros, em breve passarão a queimar pessoas.
Um dos melhores livros de fantasia que li. Ele tem uma história completamente nova, daquelas que só se lê nele mesmo, com personagens perfeitos, enredo incrível, reviravoltas e uma escrita maravilhosas, que te prende. Virou um dos meus favoritos com toda certeza.
Tudo nesse livro é impecável.

Gabi Aun 29/08/2023

Para uma ávida leitora como eu e apaixonada por vários personagens e livros, a ideia que envolve "coração de tinta" é a mais mágica e apaixonante possível! Ter o poder de trazer personagens e trechos de livro para o mundo real com apenas a leitura em voz alta, esse é basicamente o sonho de qualquer pessoa apaixonada por livros.
Me marcou muito na minha infância, mas quando li novamente não teve o mesmo impacto que eu me lembrava, porém a aura mágica que envolve o livro jamais vai deixar de me cativar. Recomendo para aqueles que buscam uma aventura diferente, mas na minha opinião não agrada a todos os tipos de leitores

Suzane10 17/08/2023

Imagine começar a ler em voz alta e sentir o vento no rosto, os cheiros e ter os personagens mais diversos aparecendo em sua frente, confusos com o novo mundo?

Aqui a gente encontra isso é muito mais! Altas aventuras

Clara.Laviola 15/08/2023

Estou órfã :')
Tão bom quanto eu imaginava, muito melhor do que eu me lembrava (do filme).
Ué, a resenha tem mínimo de caracteres? Paia kkkk
Piadas à parte, leiam, vale muitíssimo a pena!

0sabela 13/08/2023

Coração de Tinta
Achei bem confuso, ele faz você pensar e desconfiar de todos os personagens. A história tem um gosto de tudo que muitos leitores queriam fazer com seus livros favoritos mais ainda mostrando os perigos disso, mostra uma relação de pai e filha muitos complexa e adorável
É um livro para quem tem paciência porque exige muito do entendimento do leitor. Somente muito bom!

beatriz 08/08/2023

Um livro sobre um livro
Acho que fui até generosa na minha avaliação, porque essa leitura foi uma verdadeira decepção. Há anos que eu quero ler Coração de tinta e eu imaginava uma história excepcional.
Acho que o maior problema deste livro pra mim foi que ele anda e não chega em lugar nenhum. É uma história curta contada de uma forma extendida, deveria ter umas 100 páginas a menos.
Os personagens são cativantes e bem construídos, o relacionamento entre eles também é bacana de acompanhar, mas não acontece nada grandioso no livro. Somente Meggie, seu pai e outros personagens fazendo burrices, Capricórnio e seus capachos fazendo maldades.
Pra mim, faltou! Foi um parto ler Coração de tinta porque é uma leitura relativamente monótona. Outra coisa é que, na minha concepção, existem algumas questões bem problemáticas. A autora usa o tempo todo de "negro" e "escuro" para se referir a coisas negativas e o branco para positividade, inocência e bondade. Além disso, todos os personagens e autores citados são sempre masculinos. Também achei preocupante a forma com que os homens enxergam e se comunicam com a Maggie, já que ela é uma criança. Não acredito que este livro seja indicado para o público infanto-juvenil.
De modo geral, gostei, mas não leria novamente e não lerei as continuações.

Luanna 08/08/2023

Muito bom!
Este livro traz referências de grandes livros ( Nárnia, Hobbit, O livro da Selva?) e citações que se encaixam perfeitamente na história. Os capítulos são bem curtos o que facilita a leitura, mas eu empaquei um pouco e demorei bem mais do que devia para terminar de lê-lo.
Todavia, o livro é incrível sem dúvidas, pra quem gosta de aventuras, magia e livros (óbvio kkkk).
raigabrielg 09/08/2023minha estante
Não sei se sabes, mas também tem o filme dessa obra... Espero que goste, só vi o filme por ora.

Luanna 09/08/2023minha estante
Sim sim, esteve presente na minha adolescência e assisto até hoje. Gosto demais!!

sunomomo 31/07/2023

O que dizer desse livro? Ele é fantástico. Já havia visto o filme quando era criança e lembro que tinha me apaixonado. Quando descobri que existia o livro, fiquei emocionada pela sensação de nostalgia que me deu.

Toda a história é pura magia. Me deu sensações tão boas, lembrando de como eu sou apaixonada pela leitura, e como os livros nos transportam para mundos muito distantes, sem ao menos sairmos de casa.

A escrita é fluída, e cada vez mais eu ia ficando com curiosidade dos personagens, e até com vontade de também participar daquele mundo fantástico. A autora com certeza é uma amante de livros, pois transfere para nós a magia que o livro pode nos oferecer.

E como seu próprio personagem disse: "o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia."

Bella(â¿)Isa 26/07/2023

" Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente. "
Juliana 01/08/2023minha estante
Eu tatuei na minha coxa

Gabi 23/07/2023

A escrita é boa mas senti que empaquei um pouco, não foi uma história que me envolveu muito.

As menções nos inícios dos capítulos são ótimas, a ideia e enredo são interessantes mas ainda senti que faltou algo.

Talvez eu leia os próximos.