Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Ana 23/02/2023

Quando eu assisti Coração de Tinta há um tempo atrás, eu não fazia ideia de que ele era uma adaptação deste livro maravilhoso. Quando fiquei sabendo da existência da obra, quis logo ler, já que gostei muito o filme (os fãs do livro que me perdoem, pelo o que eu sei, o filme não é tão amado assim...). É claro que aconteceu como a maioria das vezes: se o filme é bom, o livro é mil vezes melhor.

Meggie é uma garota de 12 anos que tem uma baita sorte: foi criada junto de um monte de livros (o sonho de todos nós, não é mesmo?). Seu pai, Mo, que é restaurador, reforma livros tão bem que é considerado uma espécie de médico: ele consegue recuperar até aquele livro de mil anos, todo mofado e com a capa mais desleixada do mundo. Por tê-los por perto o tempo inteiro, Meggie acabou se tornando uma ávida leitora.

Em uma noite chuvosa, Meggie não consegue dormir. A única coisa em que consegue pensar, naquela noite, é o porquê de seu pai nunca ter lido nenhuma história em voz alta para ela. Por mais que ela peça, Mo é irredutível. Eis que em algum momento, Meggie percebe um vulto lá fora e corre para chamar o pai. O mais estranho é que Mo parece ser amigo de longa data do homem repleto de cicatrizes que veio falar com ele. E pior ainda: o homem atende pelo nome de Dedo Empoeirado e trata Mo por Língua Encantada.

O que Maggie não sabe é que Dedo Empoeirado é personagem de um livro chamado Coração de Tinta e que o motivo de Mo não realizar um dos seus maiores desejos é totalmente ligado a esse fato: o simples restaurador de livros tem o poder de trazer para o mundo real os personagens de qualquer história toda vez que lê em voz alta. Isso pode parecer um dom mágico para muitos, mas não para Mo. Há muito tempo, enquanto lia para Meggie quando ela ainda era muito nova, Mo trouxe para o nosso mundo um terrível vilão, Capricórnio. Como se isso já não fosse ruim o bastante, para que algum personagem fosse transportado, alguém desse lado ia parar dentro do livro. E adivinhem quem fez essa terrível troca com Capricórnio? Isso mesmo, a mãe de Meggie. Desde então, Mo tenta de toda forma trazer sua mulher de volta e acaba sendo perseguido pelo vilão que retirou do livro.

Tenho uma opinião que ninguém consegue tirar de mim: não há nada mais incrível do que livros que falam sobre livros, principalmente sobre pessoas que gostam muito de ler. É muito delicioso saber que essas coisas não acontecem só nos livros, já que nós também somos apaixonados por literatura. Só por isso posso dizer que Coração de Tinta é uma leitura obrigatória para os amantes dos livros, pois além de possuir uma história maravilhosa, tem várias referências literárias tão maravilhosas quanto.

Por ser um infanto-juvenil, tem a linguagem tão suave que é muito fácil ler por horas e nem perceber que o tempo passou rápido. Apesar de ser desse gênero, Coração de Tinta é um livro que indico para pessoas de qualquer idade: não importa se você tem 10 ou 100 anos, o mundo criado por Cornelia Funke vai te cativar de uma forma tão simples que é até difícil acreditar que toda a magia do livro não é real.

A diagramação do livro também é um ponto positivo. Além de trazer trechos de vários clássicos no início de cada capítulo, possui ilustrações de encher os olhos. Com personagens e um enredo super bem construídos, Funke conseguiu criar uma história que prende desde o início e, no fim, deixa aquele gostinho de quero mais.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Sem estante 22/02/2023

Um amor em forma de livro
A história desse livro é apaixonante, apesar do drama. O amor pelos livros do Mo e da Meggie deixa o coração da gente quentinho. O amor de pai pra filha é a forma como a história e os personagens são construídos são apaixonantes.

Caroline 18/02/2023

Mágico
Esse livro é maravilhoso, você consegue entrar na leitura, parece que os personagens tem vida e que a qualquer momento podem sair do livro

silvah_annah 16/02/2023

Coração de Tinta
Um livro envolvente e empolgante, cheio de emoção e egoísmo. Coração de tinta fala sobre uma menina que descobre que seu pai tem o dom de dar vida à livros, de transformar os personagens, feitos de papel e tinta, em carne e osso. Tudo começa quando uma figura estranha vem fazer uma visita ao pai de Meggie, e depois desse dia, nunca mais suas vidas foram as mesmas.

Bom, já fazia um tempo que eu havia lido esse livro. Acho que eu tinha uns 11 anos ou mais... Eu não lembrava muito bem a história mas o sentimento familiar, mágico, misterioso foi o mesmo quando, agora, aos 17 anos, eu o re-li. Leiam, é muito bom. É um livro grande mas garanto que vale a pena, a escrita é leve e de fácil entendimento, quando você vê já está tentando ler em voz alta também, só pra ver se sai alguma coisa rsrsrs

Maria.Batagin 15/02/2023

Livro sessão da tarde
A história é muito boa, porém ela se perde no ?final ? que não é um final.
Amei uma frase do livro que vou guardar

Muito caro, muito caro! Guarde bem um conselho: nunca arrume uma paixão para a qual o seu dinheiro não é suficiente. Ela corrói o seu coração como uma traça. Veja este livro aqui, por
Caro
Essa é a vida do leitor? kkk

lehdotartaro 14/02/2023

Desejava que fosse real!
"Histórias ruins não despertam para a vida. Nelas nunca havia um Dedo Empoeirado, nem mesmo um Basta."

Essa é uma frase do próprio livro, e devo concordar com a autora.
Coração de Tinta é um livro fácil, gostoso de ler e ao mesmo tempo inquietante. Você se apaixona pelos mocinhos, duvida dos antagonistas e odeia seus vilões fervorosamente, sem meio termos. É um livro de fantasia, que mistura o real com o imaginário, e trás uma representação leitores ávidos que dá gosto! Os personagens são amantes das histórias, e é fácil (como leitor) se identificar com eles.
A história é boa por si só, e sem spoilers, você deseja a cada momento saber como vai acabar, e se será um final feliz.
É MUITO diferente do filme, espere muito mais dos personagens, profundidade, é óbvio.
Eu acredito que a Cornélia conseguiu construir um universo mágico na medida, por ser tão semelhante ao nosso, e verdadeiramente, desejava que fosse real.
Esse livro me trás uma nostalgia tremenda, por ter lido-o durante a minha infância. Mas a sensação de lê-lo já adulta não mudou a minha opinião, 5/5 para sempre! Vale MUITO a pena a leitura.

Rillary5 12/02/2023

Uma palavra? PEFEITO!
UMA OBRA PRIMA!
Simplesmente isso, meu livro favorito da vida é ele!
Muito bom pra quem curte algo com muita aventura, magia e suspense! Simplesmente isso.

Aline 09/02/2023

Falta comunicação
O livro provavelmente teria por volta de 200 páginas se as pessoas conversassem mais, muita coisa teria sido evitada se o Mo tivesse contado o que aconteceu pra filha, mesmo que fosse super esquisito.

Beh Garcia 05/02/2023

Apaixonada pela trilogia completa
Assisti ao filme primeiro e foi amor à primeira vista, quando descobri que eram baseadas em livros, me apaixonei ainda mais pela trilogia, personagens bem estruturados e que cativam, um mundo de magia onde ler é um dos poderem mais valiosos

Taestt 05/02/2023

Foi uma surpresa.
Quando era criança, eu assistia ao filme sem saber que sequer existia o livro, justo eu que mantenho hábito de leitura desde pequena. Mas para minha surpresa, em um amigo secreto ganhei essa obra de arte e estou muito ansiosa para ler o restante dos livros.

Alumana 02/02/2023

Coração de tinta
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a história, pois vi muitas pessoas falando maravilhas sobre o livro, mas para ser sincera achei o livro bem básico, a história não me cativou. Acredito que se tivesse lido o livro quando era mais nova teria gostado mais, enfim
não pretendo ler as continuações.

_ingrid_ 31/01/2023

No começo a leitura não tava fluindo, tava lendo muito devagar, mas conforme a história vai avançando a leitura vai fluindo mais e mais. Os personagens são legais, os lugares são bem descritos, a história é ótima, só estranhei um pouco porque algumas coisas são diferentes do filme (principalmente o final).

ohpippin 30/01/2023

fofinho
"alguns livros devem ser degustados. outros são devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente". esse acho que beberiquei. um livro fofinho sobre o prazer de ler.

Atos4 30/01/2023

Esperava mais do final
O livro se desenvolve bem, mas o final é um pouco vago, e poucas cenas de ação.

o fim que o vilão teve foi muito ???? e esperava algo mais dramático.

temos algumas pontas soltas ainda pra entender nos dois próximos livros e espero que tudo se complete.

amei os trechos que dao certos "spoilers" do que se trata o capítulo, inclusive.

livro bom, mas final um pouco a desejar.