Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Miireexs 26/01/2023

Comecei a leitura por conta do filme. Ao decorer da leitura se torna cada vez melhor e da mais vontade de ler. Adorei saber dos pensamentos dos personagens, dedo empoeirado ainda sendo meu preferido. É um livro grande mais vale a pena a leitura.

Landressa 23/01/2023

Não é apenas Mo que tem o dom de fazer as histórias viverem em sua voz. Cornelia Funke criou personagens tão reais que espero cruzar com Elinor ou Dedo Empoeirado em qualquer esquina (bom, talvez não Elinor... ela vai estar cuidando dos seus filhos de papel e tinta).
Uma história doce, de esquentar o coração e com aventura na medida certa. Uma pena ter esperado tantos anos para ler.

Gabriela.Jeronymo 22/01/2023

O primeiro livro de fantasia que leio e realmente gosto.
Não é o meu gênero preferido, então tenho um pouco de dificuldade para se envolver totalmente, mas gostei muito dos personagens e do enredo.
Confesso que nos primeiros 50% do livro foi um pouquinho arrastado pra mim, mas daí pro final eu só me surpreendi e fui amando como foi acontecendo tudo.
Amei muito a Meggie e a tia Elinor, era as partes que eu mais gostava de ler.
Agora quero ver o filme...

Ana 21/01/2023

Esse definitivamente é meu livro de conforto! Sempre que preciso ler algo que vá me agradar e deixar meu coração quentinho eu corro pra ele. Esse mundo fantástico criado em torno do universo literário e muitas das obras que já conhecemos deixa tudo mais emocionante. Não importa quantas vezes eu o leia, mas em todas elas vou ter a mesma emoção, a de estar ali com eles correndo contra o tempo e lutando com personagens feitos de "papel e tinta". É simplesmente uma aventura que eu não consigo superar. Personagens muito bem estruturados e um enredo perfeito, eu não poderia deixar de favoritar.

Hellen 20/01/2023

Muito bom, Meggie é uma personagem extremamente forte, Mó é um pai incrível, Dedo empoeirado é o Dedo Empoeirado kkkkk.
É uma história que te prende desde o começo e as aventuras são muito boas. Elianor é a melhor pessoa para insultar alguém kkkk (e tão apaixonada por livros) O filme conseguiu pegar muito bem a essência do livro!!

mk3 18/01/2023

Um novo mundo incrível
A trama é muito bem pensada, sem muitas falhas na narrativa mesmo sendo super complexa. Pra quem viu o filme, muuuito se assemelha, mas perde demais (como sempre). Estou animada para ler os seguintes!!!

Bijuu 18/01/2023

Um livro especial
Adorei os personagens principalmente Meggie e Farid. Gwin é uma criaturinha muito esperta..
Dedo Empoeirado foi um pouco desagradável aos meus olhos mas entendo a aflição dele.
De início foi chato mas depois de meados do livro, foi ocorrendo mais coisas e deixou o livro bem mais interessante.
Não sei se irei comprar a continuação, pra mim foi um final satisfatório.
Amei como os livros são tratados na obra, como os tesouros que são.

Rubens 17/01/2023

Para passar o tempo
É um livro bem infanto-juvenil e por conta disso as vezes tem uns diálogos meio bobos, mas é uma leitura boa para passar o tempo. Quis ler o livro por conta do filme, que nesse caso achei melhor que o livro.

Soliene.Teixeira 17/01/2023

Livros que ganham vida!
É isso o que você encontrará nessa história maravilhosa!
Mo é um encadernador/restaurador de livros que ama se alimentar de palavras escritas e de mundos feitos de tinta e papel. Ele lê como ninguém, fazendo com que todos os cheiros e sensações lidos possam ser experienciados através de sua voz.
Um dia, porém, a leitura de um livro mudara sua vida para sempre, mostrando a ele que os vilões de tinta e papel podem ser mais vivos do que ele imaginava.

Eu adorei o livro! A autora tece a trama de forma leve, tendo o cuidado de formar imagens com metáforas dentro do tema leitura.. além disso, ela é muito boa em caracterizar os vilões através de relatos, pensamentos e de ações.

Mal posso esperar para ler o segundo livro! ?

anigonsalves 15/01/2023

Foi um livro que eu demorei para engatar na leitura por isso dei 4 estrelas. A história começa a ficar interessante, depois que o pai da Maggie conta como toda a confusão começou, isso acontece para mais da metade do livro. Depois disso, a leitura flui mil vezes melhor.

Dwarcy 14/01/2023

jornada boa, final questionável
é o seguinte: faz alguns dias que eu terminei esse livro, apaguei a resenha que eu fiz logo após fechar o livro - que escrevi em meio ao meu abalo emocional que sempre fico quando termino um livro -, e nesse meio tempo eu acabei repensando e amadurecendo a minha opinião quanto a alguns pontos da histórias. e pela primeira vez em todos esses anos, eu mudei a avaliação de 4,5 pra 4 estrelas.

bem, o livro é sim bom, vale as 4 estrelas, vale a leitura, é uma aventura que te leva a lugares assustadores e te coloca em situações angustiantes, te deixa "in the edge of your sit" o tempo todo. sempre bom ler aventuras que te tiram o fôlego pra logo depois conseguir acalmar seu coração, mas sem também achar soluções completamente sem pé nem cabeça, contando também com as consequências das ações realizadas pelos personagens. por vários momentos eu duvidei que esse fosse um livro infantojuvenil, já que há algumas passagens muito viscerais, no sentido figurado da palavra. Talvez uma pessoa mais nova não entenda completamente as passagens sobre as meninas que o Capricórnio gosta, e sobre suas favoritas, mas eu como adulta ficava com o coração apertado só de imaginar. as cenas tambem onde livros são queimados me fez revirar de agonia e pavor, uma ideia aterrorizante pra qualquer amante e colecionador de livros.

mas nos 10% finais do livro, na conclusão final das reviravoltas, eu senti que a autora fez um malabarismo narrativo pra que o livro precisasse de uma sequência, quando claramente não havia a necessidade e tudo pudesse ser fechado e amarrado como volume único. o desfecho me passa tanto essa sensação de que terminou daquela forma apenas porque a autora queria escrever uma sequência, que eu tenho 0 vontade de ler os outros volumes, eles parecem ser completamente desnecessários pra mim e na minha cabeça eu imagino o final do jeito que deveria ter sido se a autora não quisesse enrolar.

a partir daqui darei spoilers do final.

não há explicação pro Basta não ter sumido também, além do simples querer da autora pra que ele não o fizesse. e não é somente isso, logo depois lemos o POV do Dedo Empoeirado onde ele assiste o Basta, desarmado, simplesmente indo embora. pra mim, não faz sentido.

a gralha não ter sumido também, eu consigo entender. mas como uma velha, magra, com problemas nas pernas, que ficam inchadas e que quase a deixam impossibilitada de andar, como esse mulher conseguiu fugir? me parece improvável, mesmo não sendo impossível.

agora, o Fenoglio ter entrado no livro faz todo o sentido, já que pra algo sair, outra coisa precisa entrar, até aí tudo bem. Mas agora a gente sabe que é possível manipular o que entra e o que sai baseado no que se escreve, a própria Teresa é uma prova que uma pessoa que entrou no livro pode sair, e a mudança da função de Sombra mostra que a história pode ser alterada. tudo bem que, naquele momento, fosse demais pedir que alguém escrevesse uma história onde resolvesse os problemas de enviar Dedo Empoeirado de volta, assim como todas as criaturas que Sombra devolveu, mas Meggie conseguiu devolver o soldadinho de chumbo, isso aconteceu, a prova cabal que é só criar a história que as criaturas voltam.

pode ser que a resposta seja Meggie, já que tudo que ela tentou ler deu certo, seja tirar do livro, mandar de volta, alterar os personagens, etc. O próprio final entrega que Meggie passou a se dedicar a aprender a escrever boas histórias, então a única coisa que a faltava -as histórias necessárias a serem lidas- não faltava mais. Meggie escreveu tudo e resolveu o problema. Não faz sentido precisar de mais dois livros pra isso, a única explicacao é a vontade da autora de querer fazer desse modo.

pra mim, a história terminou nesse livro, tudo se resolveu por si só e é isso. Uma história tão boa ser estragada por um final tão???

é esse meu rant

Lu 10/01/2023

julguei o livro pela capa e estava certa kk. Levei meses para criar coragem de pegar da estante e começar a ler (só porque não gostava da capa) mas pensei que talvez fosse bom e eu estivesse perdendo uma leitura boa por uma besteira, então coloquei na minha tbr de 2023 e estava decidida de ler, mas não estava gostando do livro desde o começo e o acho que idealizei que o livro seria de tal forma e me decepcionei quando vi que não era. Já vi muitas resenha boas sobre a trilogia, mas não foi pra mim e não pretendo continuar.

Leka 10/01/2023

Coração de tinta
Foi interessante acompanhar essa história em que personagens de livros ganham vida e que passam a viver junto com os leitores de suas histórias. Além disso, a ideia de ler um livro e de sair de dentro dele um personagem é muito boa e assustadora ao mesmo tempo (durante a leitura imaginei o Mo lendo um livro do Lovercraft ?), mas acabei não gostando tanto porquê a execução da história foi lenta e cansativa às vezes. Contudo, é um bom livro infanto-juvenil e com certeza vou recomenda-lo para as minhas irmãs mais novas.

Deb :/ 09/01/2023

Mo, tem meu coração
A história é envolvente, nenhum plot twist não previsível MAS não deixa de ser impressionante.
Simplesmente incrível, tocante e apaixonante.

Valentina 07/01/2023

história muito boa e criativa, pena que a leitura fica um pouco cansativa e não rende, mas amo o livro