Quatro: Histórias da série Divergente

Quatro: Histórias da série Divergente Veronica Roth

Resenhas - Quatro

Preta 03/10/2023

Ponto de vista
Eu gosto como o romance de Quatro e Tris foi mútuo desde o começo e que Tobias não é imponente e forte como aparenta.

Cleura 01/10/2023

Totalmente indicado para fãs
Então, depois de alguns meses, enfim terminei toda a série Divergente através do livro ?Quatro?, que é um spin-off que conta um pouco da história de Tobias Eaton (mais conhecido como Quatro), o par romântico da protagonista dos livros, do seu passado turbulento com os pais, a transferência da Abnegação para a Audácia e suas relações com outros personagens.
Quanto ao que eu achei do livro? bem, detesto dizer isso sobre as obras que leio mas, na minha opinião, a qualidade dos livros de Divergente foi decaindo conforme o lançamento de cada um foi acontecendo, já que Divergente foi um livro maravilhoso; Insurgente, apesar de ter sido bom, não chegou a ter a qualidade do primeiro volume; Convergente acabou se tornando uma decepção para muita gente (principalmente por conta do final) quando ele tinha o potencial de ser muito bom; e Quatro, no qual a autora cumpriu muito bem seu papel de se aprofundar no personagem do Tobias, porém escreveu um último livro que, de tão fraco, acabou tornando-se facilmente esquecível e uma obra que poderia tranquilamente não ter sido publicada.
Sem dúvida, há algumas exceções de leitores que acabaram amando todos os livros de Divergente (incluindo Quatro) que precisam ter suas opiniões respeitadas, mas digo que, para mim, esse último volume não fez com que a saga fosse finalizada com chave de ouro.

Isa Riva 24/09/2023

Tobias Eaton Informa
É muito satisfatório e revelador ver a história se desenrolando pelo olhos do Tobias, as suas reações e pensamentos.

Mudou muito o meu ponto de vista em alguns aspectos

4????????

Alice 24/09/2023

Fim da saga.
Não tem muito o que achar desse livro, afinal. Ele basicamente conta a história do quatro, mas de forma bem rápida. A ideia é contar as principais historias da vida dele. Você passa a conhecer a visão de um Tobias de 16 anos amedrontado, triste e sozinho até um Tobias de 18 anos já maduro, mas que fica claro que mesmo depois de anos, alguns medos e traumas acompanharam ele mesmo depois de tudo. Foi interessante acampanhar e saber mais sobre ele, embora eu não tivesse tanta curiosidade assim sobre o personagem.

Por fim, o ponto de vista dele com a Tris. Isso foi muito importante. Também foi triste e difícil de ler depois de saber o que acontece (nunca vou superar aquele final). Mas também fiquei feliz em saber as coisas que ele pensava enquanto estava com ela. Sempre é bom, do ponto de vista de nós (leitores), ler a história sobre mais de um ponto de vista.

Foi muito bom acompanhar a saga, embora tenha minhas ressalvas com a forma que a autora escreveu os livros. Querendo ou não, é o tipo de livro que te prende e te faz ficar até o final para saber mais. A mensagem da saga é importante e interessante para quem realmente a entendeu. Os personagens são marcantes e o final divide opiniões (e com razão!). Acho que é justamente por isso que faz da saga ser interessante.

Foi bem doloroso alguns desfeitos e suspeito que nunca vou conseguir reler esses livros, porque embora tenha compreendido o final, acredito não vou ser capaz de reler ele de novo, e infelizmente sofrer novamente por ele.

Mas valeu todo o tempo da leitura!

"Só sei de uma coisa: por me ajudar a me esquecer do quão horrível é o mundo, prefiro ela ao álcool"

medeiros.camila 23/09/2023

O livro ?quatro? é o quarto livro da série divergente de Veronica Roth e conta histórias paralelas à original. Nele podemos ver a percepção de Tobias em vários momentos de sua vida antes e após Tris

Maduu_ 20/09/2023

O que dizer sobre o livro do meu personagem preferido sem ser puxa saco? kakakak, esse livro para mim é perfeito, mostrando a história do Tobias, seu ponto de vista em alguns acontecimentos de Divergente a explicação dele ser chamado pelo apelido "Quatro" e entre outras coisas, eu já era apaixonada por ele, mas a sua história me fez amar ainda mais ele, enfim, eu sou apaixonada nesse livro ele é meu xodó e para mim é a coisa mais perfeita do mundo!! ???
luulw 21/09/2023minha estante
vc sendo a fã número 1 dele kakjskska ele é um mito sim vdd

Maduu_ 21/09/2023minha estante
com certeza kakakak

Adriely66 17/09/2023

O Quatro é um dos melhores, se não, o melhor personagem de toda a saga. Ainda me lembro do quão satisfeita fiquei quando soube que o livro Convergente teria capítulos alternados com o ponto de vista do Tobias, ele sempre foi um personagem muito centrado contudo, vago.

Foi muito bom entender um pouco mais da história e sentimentos do Tobias. Confesso que esperava um pouco mais das cenas extras dele com a Tris, mas independente disso, tive uma experiência muito boa com esse livro. Quatro, você tem todo o meu coração!.

(e obrigada Skoob por não ter salvo minha primeira resenha, refiz tudo na força do ódio)

sabriiina 16/09/2023

Gostei
Eu sempre amei o quatro e conhecer ele
melhor com certeza foi muito divertido, histórias bem legais e muita nostalgia

Juh | @mundoliterariodajuh 15/09/2023

Quatro
Gostei de ter conhecido a história do Tobias.
Uma visão dele, do que ele passou e como chegou na Audácia foi essencial para complementar a história.

Yasmin1380 14/09/2023

Sou suspeita para falar sobre esse livro, já que sou fã de carteirinha de toda a saga de divergente, pra mim Tobias/Quatro é sem dúvidas o melhor personagem de todo o universo e ver todos os medos e toda a sua história sendo revelada e ganhando tanta vida e tanto espaço foi lindo.

Quatro rainha e o resto nadinha

Nicoly 12/09/2023

Fiquei com o nostalgia de lembrar de alguns momentos do primeiro livro, foi muito bacana conhecer um pouco da história do Tobias, e a forma como ele pensava. Os momentos deles com a Tris me emocionaram, principalmente quando eu lembro o rumo que tudo tomou.
Recomendo que todos que leram à triologia de divergente, leiam esse também!!

dailyreading.mari 04/09/2023

Quatro estrelas para quatro
Comecei a ler esse livro com muita expectativa, e apesar de não ter lido os livros de Divergente (apenas assisti os filmes), eu consegui pegar uma ou duas coisas que foram adaptadas diferentes.
É um livro bom e a leitura foi rápida, foi ótimo para eu sair de uma ressaca literária, e ainda conheci o mundo literário dessa série ????

Isa Oliveira 29/08/2023

Melhor personagem da saga Divergente!!!
Tobias/Quatro é sem dúvida o melhor personagem da saga Divergente e eu acho que ele deveria ter tido 3 livros só pra ele. Ele é gentil e sarcástico ao mesmo tempo e tem suas próprias nuances, seus arcos e dilemas.
Tem suas percepções muito conclusivas e mantém vivo o verdadeiro espírito da Audácia!
Te amo Quatro/Tobias ?

Ketchananeco 29/08/2023

Tão necessário
Eu achei perfeito!! Meu livrinho favorito esse ano, a historia do Four me prende, o personagem dele, quem ele é, quem luta pra se tornar. E saber um pouco mais de como é a vida dele, foi demais!
Só fiquei chateada pelo livro ser pequeno, li em um dia. Me prendi tanto na narrativa dele, do jeito que ele pensa, como age. O Four é meu favoritinho da saga toda