Quatro: Histórias da série Divergente

Quatro: Histórias da série Divergente Veronica Roth

Resenhas - Quatro

marina516 10/07/2023

É um spin-off da série de divergente, mas dessa vez da perspectiva do Quatro (Tobias).

Esse livro me enfiou em ressaca gigante e eu simplesmente larguei ele. Eu gosto bastante da saga e não sei porque me deu tanta ressaca, mas é realmente bom.

Camila1856 05/07/2023

Quatro
Aaah gente, esse Tobias é meu amorzinho, gostei dele desde o princípio e esse livro só veio para me encantar mais ainda.

Conhecer mais a fundo sobre a vida dele e seus medos foi incrível, só acho que o livro poderia ser maior ?

Gabs 05/07/2023

Interessante
A escrita da autora como sempre é fluida, o que ajuda a acabar o livro em poucos dias. O livro trás algumas coisas novas que não foi possível ver na trilogia principal e foi interessante de ficar sabendo, além de ver em como o quatro pensava em certas situações.

Fernanda631 05/07/2023

Quatro (Divergente #0.1)
Quatro (Divergente #0.1) foi escrita por Veronica Roth.
Veronica Roth começou a escrever a série Divergente pela perspectiva do personagem Quatro. Com o decorrer dos capítulos ela percebeu que não iria conseguir mostrar aos seus leitores a trama que inundava a sua imaginação.
Depois de alguns anos, Veronica retomou a obra e começou a reescrevê-la do ponto de vista de Beatrice Prior, deixando para trás alguns momentos importantes da construção do personagem Quatro.
Nesse livro você consegue encontrar os lados mais sensíveis e íntimos de Quatro enquanto ele é apenas Tobias Eaton, um garoto tímido e receoso por tudo o que faz, infeliz com a vida e com sua facção, além de ter um medo absurdo do patriarca da família por sofrer agressões frequentemente.
Tobias sente muita falta da Mãe que morreu quando ele ainda era criança, antes de sua morte eles dividiam os medos e eram companheiros.
Quando o jovem Eaton completou 16 anos, igual a todos os outros jovens das facções, ele teve que encarar a cerimônia de escolha com apenas uma certeza sobre sua futura facção: Não quer ficar na abnegação e ser obrigado a conviver com os abusos do pai. No fim ele contradiz o seu teste de aptidão e decide se juntar à Audácia.
Mudar de facção seria o começo de uma nova vida! Ele estava disposto a superar e esquecer os seus medos. Tanta garra e dedicação o fez ser o primeiro na turma de iniciandos, dando-o algumas vantagens como por exemplo escolher o seu próprio emprego dentro da facção.
A partir de agora ele seria o Quatro.
“Quatro” Foi o nome novo que ele recebeu de seu instrutor durante a iniciação devido os seus “Quatro Medos”.
Dois anos depois de sua iniciação, Quatro, recebeu uma turma nova de iniciandos e entre eles uma garota frágil e tímida, também transferida da Abnegação que lhe chamou atenção: Beatrice Prior, agora na audácia decidiu ser chamada apenas de Tris.
Quatro não sabia o que exatamente a garota tinha mas ela fazia a armadura criada na audácia ficar fraca. Olhar para ela o fazia lembrar de seu tempo de horror na abnegação.
Durante as dez semanas dos novos iniciandos um sentimento estranho começa a sugir em Quatro, ele não sabe se é amor mas se sente atraido por Tris
E a partir de então a continuidade da série vem com os Livros Divergente, Insurgente e Convergente. No qual Quatro ajuda Tris a se encontrar e além de se desafiarem, desafiam poderes maiores que eles, juntos descobrem e quebram costumes que eram impostos durante 200 anos.
Os três primeiros contos narram fatos do passado de Quatro, ou seja, antes da chegada de Tris na Audácia, que é o ponto de partida de Divergente. No entanto, o fato de já saber tudo o que irá acontecer no futuro do personagem não torna as histórias menos interessantes porque, por meio delas, é possível conhecer outras facetas do misterioso Quatro, que justificam algumas de suas atitudes, além de entender melhor alguns pontos da saga de Veronica Roth – já que o primeiro e o segundo livros da série são narrados apenas pela Tris.
Já o quarto conto se passa ao mesmo tempo que Divergente, então é divertido porque o Quatro conta o ponto de vista sobre algumas situações com Tris (e que nós já conhecemos por meio dela), além de narrar outras que aconteciam ao mesmo tempo. Antes de qualquer coisa, as short stories do personagem são ótimas contextualizações para a trama cheia de reviravoltas, surpresas e conspirações desenvolvida por Veronica Roth.
Four começa a trilogia misterioso e inalcançável, mas é bastante humanizado pela autora ao longo da série – especialmente em Convergente. No entanto, com os contos, é possível descobrir que ele é mais vulnerável e sensível do que demonstra.

Beatriz.Rosa 03/07/2023

Quatro Eaton
Recomendo a leitura por uma única razão, conhecer o passado do Quatro e o seu presente através dos seus olhos! Acho interessante quando os autores tentam explorar mais personagens impactantes em sagas tão fascinantes como ?Divergente?.

Sinto no entanto que o livro podia ter explorado mais a vida de Quatro nos intrépidos, há certos intervalos de tempo bastantes longos que seriam interessantes para o desenvolvimento do personagem até ao aparecimento de Tris. A parte das ?Três cenas exclusivas? podia muito bem ser incluida como parte da história e não um à parte porque faz a timeline não ser consistente?

O livro tem uma leitura leve por isso acho que não havia problema em ser um pouco maior e mostrar mais um bocado da visão de Quatro sobre Tris até mais tarde fazendo par com o primeiro filme não necessariamente na sua totalidade, mas até um ponto coerente e positivo para acabar a história sem desiludir ninguém.

KatNip0 02/07/2023

? QUATRO ?
Terminei convergente essa madrugada, então resolvi partir pra ?Quatro? já que estava no ritmo? Não me arrependi nem um pouco, tanto que terminei em menos de um dia! Gostei muito do livro, que é um ótimo background do ponto de vista do Tobias e algumas coisas que ele fez que não sabia até ler. Minha última crítica são aos capítulos extremamente grandes, o que é bem cansativo, porém se pudesse daria a nota 4.8.

Muito boa a maneira que foi trabalhada a relação entre Marcus, Evelyn e Tobias!! É extremamente satisfatória a construção do Quatro, passando de alguém inseguro e medroso pra alguém se descobrindo capaz de ser mais que uma facção só!

??
Clara 05/07/2023minha estante
Vc indica moça? Pq eu li a triologia e só gostei de divergente mas o resto eu detestei

Lucy 02/07/2023

Quatro
Uma infância difícil, um pai abusivo e uma escolha complicada.
Um outro ponto de vista de divergente.
A historia antes da tris.
Eu amei

Thabata.Galkowski 01/07/2023

Quatro
Entre todos os livros da saga, esse foi o mais fácil de ler, muito bom ler a história da perspectiva do Quatro, excelente personagem, passou por várias coisas até mais interessantes que a Tris.

vivy 28/06/2023

"O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo."

Shel 24/06/2023

Quatro? É um novo recorde!
Quatro. O último livro da saga e o nome do protagonista que o narra.
Neste livro, que se passa em sua grande parte antes dos acontecimentos do primeiro, acompanhamos Tobias em sua jornada no dia da escolha, em sua iniciação e, claro, no momento em que Amah o apelidou de Quatro, por ser o único a ter apenas quatro medos. Descobrimos mais sobre esse personagem que é tão misterioso, com detalhes contados por ele mesmo.
Gostei tanto desse livro quanto do primeiro pelo fato de como se desenvolve, sem enrolação, só acontecimentos importantes para a história e sentimentos verdadeiros. Tobias é bem mais profundo e sensível do que Tris conseguiu descrever, e eu achei importante termos esse lado dele explorado, especialmente depois do final do último livro.

Thayna283 24/06/2023

É um livro bem interessante e é muito bom ver o ponto de vista do quatro, que teve um desenvolvimento incrível. Só gostaria que tivesse mais cenas que não estavam nos outros livros. E mais cenas com a Triz, pq até agora não superei a morte dela. °~°

Drii 21/06/2023

Uma boa leitura
Foi bom ler o livro da perspectiva do Quatro e saber que ele ficou entre as suas duas facções, e tbm ver o amor pela Tris nascendo.

Linna3 18/06/2023

Incrível , esse me livro me prendeu nas primeiras páginas ,me fez me apaixonar por um casal q eu sei qual sera o fim ,me fez acompanhar a evolução de um personagem sofrido ,mas com problemas de pessoas "normais " simplesmente incrivel , minha única reclamação é sobre continuidade

Saylu 09/06/2023

Tobias Simperson ficou gravado no meu <3
Ler esse livro foi como dizer um grande adeus, eu sou extremamente apegada as histórias que eu leio e quando eu termino tudo parece que fica um sentimento de "Tá... E agora?"

Eu acho que esperava que esse livro fosse um pouco mais divertido de ler, eu li ele agora que terminei todos os três principais, mas acho que a experiência teria sido melhor se eu tivesse lido ele depois do primeiro ou do segundo no mais tardar, não fiz por medo de spoilers, mas se ele for lido depois de divergente não tem risco nenhum.
O Tobias é um personagem com muito mais camadas do que eu imaginava, você lendo ele depois do último livro da pra perceber bastante isso e agora principalmente nesse spin off que é só dele. Quando ele é apresentado pelos olhos da Tris parece que ele é um cara mega confiante, com uma postura incrível que parece sempre que sabe o que está fazendo, bem uma figura de mocinho que está ali para ajudar quando precisar. Mas quando vemos o lado dele, a insegurança e a ansiedade dele são vistas logo de cara, ele pinta uma fachada de cara durão muito fácil, mas com o passar dos livros e, novamente, principalmente nesse, a gente vê que ele usa uma máscara que a meu ver, cai muito bem nele, mas com as dificuldades que só crescem através do livro, e difícil se manter sempre confiante e na pose e acho que isso torna ele muito mais real.

Também devo dizer que amo o jeitinho dele com a Tris e como ele pensa nela, acho fofo porque ele tem aquela pose toda mas no fundo ele é todo caidinho por ela talvez demonstrando isso no ponto de vista dele mais do que ela até, por isso apelidei ele de Tobias Simperson que vem da palavra "simp" kk