Quatro

Quatro Veronica Roth

Resenhas - Quatro

Marian 02/11/2014

"Só sei de uma coisa: por me ajudar a me esquecer do quão horrível é o mundo, prefiro ela ao álcool."
O Quatro é definitivamente, o personagem mais impactante que já conheci. É incrível ver o amadurecimento do menino esquecido e solitário criado sob a rigidez do pai na Abnegação, no homem que ele se transforma na Audácia. Ele não precisa tentar, não precisa fingir ser corajoso, altruísta, inteligente, honesto e gentil. Ele simplesmente o é! Sem forçar sê-lo. Como se estivesse em seu sangue ser bom e íntegro, apesar de tudo pelo qual passou. Ele é a junção de todas as facções naturalmente. Ele tem todas as virtudes pra ser grande e se tornar um verdadeiro líder, porém não ambiciona o poder. O que o torna muito mais admirável. Ele anseia completamente por justiça, por ser leal, por ser ele mesmo. O Quatro é forte, é bom, é engraçado (quando quer ser) e sensível ao sofrimento alheio. O livro é de fundamental importância para os fãs da série. Trouxe respostas para as muitas dúvidas que eu tinha em relação aos primeiros livros. Coisas que eu nem imaginava que pudessem ser esclarecidas.
Verônica Roth conseguiu construir um personagem digno de primeiro lugar no pódio, com personalidade claramente definida, não um ser moldável, mas firme em suas convicções. Um ser humano completo.
Estou abismada com o contexto e os detalhes proferidos nesses dois primeiros anos antes do inesquecível:
"A primeira a pular: Tris. Bem-vinda à Audácia!"
Esse livro MERECE entrar na lista dos meus preferidos porque conseguiu me deixar sem palavras desde as primeiras páginas e nas seguintes me deixou extasiada demais e eufórica, como se eu mesma estivesse prestes a saltar de um trem em movimento ou estar dentro de uma paisagem do medo, enfrentando meus próprios devaneios, tanto é a forma que ele te seduz pra dentro da estória. O Quatro é tão perfeito e tão virtuoso que não poderia nunca ser real. Mas traça através das páginas um modelo a ser seguindo. Exemplo de determinação, confiança, garra e persistência naquilo que acredita ser correto, buscando sempre a melhor forma de ajudar alguém.
Amei o livro. Amei conhecer sua visão desde o primeiro momento e seus verdadeiros sentimentos em relação ao pai opressor, a falta da mãe, a vida na Abnegação e sua motivação para deixa-la, sua transferência pra a Audácia e sua dolorida adaptação, sua dificuldade de confiar, se entregar e fazer amigos. Amei descobrir o porquê dele amar tão intensamente a Tris. Amei me apaixonar por esse personagem mais do que antes.
Portanto, leiam. Tobias Eaton tem um coração imenso e que que vale a pena ser desvendado.
Denise Malta 18/01/2015minha estante
Suas palavras foram perfeitas... Amei o livro, e sem dúvida quatro é um dos meus personagens preferidos.

Marian 21/01/2015minha estante
Obrigada Denise! O Quatro que é perfeito, assim fica fácil falar dele. =)

Rosana Amaral 20/05/2015minha estante
Sou apaixonada pelo Quatro, ele me intrigou desde o início da trama....tudo nele é intenso....sofrido....humano....apesar de tudo que passou.....desvendar com detalhes o passado dele foi sensacional....ver como foi construída sua personalidade, forte e sensível ao mesmo tempo.....como leitora da série, apenas não gostei do final que deram para ele na trama....ficar sem a Tris.....doeu vê-lo sofrer...não consegui digerir bem esse final....na adaptação paras as telonas, não poderiam ter escolhido ator melhor que o Theo James, se encaixa certinho na descrição....ele é lindo de-mais....Você foi ótima ao descrevê-lo, o livor é tudo isso mesmo, sou fã do Quatro. Ele é sem dúvidas um dos meus personagens favoritos.

Marian 10/09/2015minha estante
Obrigada Rosana! =) O Quatro é inspirador! Sua trajetória de vida é incrível! Gosto de pensar nele como o tipo de personagem que nos faz querer ser melhores, o tipo de personagem que nos faz querer ser tão bons quanto. Falar do Theo James também é muito bom. Ele acredita que o Quatro é movido pela honra e ele é mesmo. Ator mais perfeito para o papel não existe! Ele tem a beleza do Quatro, sua masculinidade e sua nobreza. É encantador!
Ps: Desculpa pela demora em responder. Não vi seu comentário. =*

Ana Rosa @aleatoriosda.ana 05/06/2020minha estante
Eu amei o que você disse. Uau .... O Quatro realmente é incrível. Não só a série, mas este livro se tornaram os meus favoritos da vida

Priscila Brazão 24/08/2021minha estante
O Quatro é oficialmente o meu personagem literário favorito. Ele é único mesmo, nunca teria imaginado que ele pensasse certas coisas ?????????

Daniel.Malaquias 17/03/2022minha estante
Tobias me conquistou desde as primeiras páginas, precisava muito ler esse livro e sua resenha só me confirmou.

Isa Lucania 04/01/2023minha estante
Nossa sim! Eu li me sentindo dentro do livro, dentro da pele dele. Foi incrível e realmente me tirou muitas dúvidas da história dele que o Quatro não conta nos filmes por completo, fica faltando pedaços e agora tudo se encaixou, eu amei! E amo a série desde que lançou ?

Lara 23/04/2024minha estante
Vi novamente os filmes da série Divergente e tenho o mesmo entusiasmo para reler os livros. Não sabia que havia o livro sobre o Quatro e após sua resenha fiquei mais animada para ler. Parabéns pela escrita e de como você conseguiu falar do personagem de forma genuína. O Quatro é um exemplo de altruísmo e força. Estou ansiosa para conhecê-lo mais. Obrigada pelas palavras e pelo poder de conhecer tão bem o personagem.

Bruna3005 23/04/2020

Simplesmente apaixonada com essa série. Extremamente bem escrita e cheia de detalhes. Um ótimo livro de ficção.
Marcus Vinicius 23/04/2020minha estante
Esse livro é tão bom quanto a trilogia?

Bruna3005 23/04/2020minha estante
É sim, eu particularmente não queria ler por achar que a história já tinha acabado em Convergente mas me surpreendi. Acho que vale a pena ler.

Marcus Vinicius 24/04/2020minha estante
Ele é separado da história?

Bruna3005 24/04/2020minha estante
Mais ou menos. Fala um pouco da história do Quatro antes e depois dos livros.

Marcus Vinicius 24/04/2020minha estante
Entendi, vou tentar ler para saber um pouco mais da história dele

LauraModenuti 18/12/2020

Quatro é realmente legal?
Este livro vai falar sobre o porque que o quatro escolheu a audácia, o porque ele quis recomeçar e sem querer começou a amar a Tris.
A minha experiência com o livro foi agradável, porém li em ordem errada então acabei levando alguns spoilers da saga no geral.
Três estrelas foi a nota merecida, a escrita é muito boa mas os spoilers estragaram (entendo que não é culpa da autora).
(link abaixo bookstagram)

site: https://www.instagram.com/books_withme_/
Marina @cafeina.literaria_ 19/12/2020minha estante
Oii! Esse livro é pra ser lido depois da trilogia inteira ou pode ler após o 1º?

LauraModenuti 21/12/2020minha estante
Oii, simm. A melhor opção é ler na ordem de postagem mesmo.
Espero ter ajudado ?

Marina @cafeina.literaria_ 21/12/2020minha estante
Muito obrigada ?

LauraModenuti 22/12/2020minha estante
Por nada ?

Anayle 17/04/2023

Preciso ir embora.
? ?Four - A divergent history collection? publicado em 2014. É um volume da série divergente que irá apresentar contos que se passam anteriormente e durante o primeiro livro.

Iremos conhecer mais sobre a vida de Tobias antes de ter largado sua facção de origem e se transferido, foi algo curioso de ler pois tem um certo impacto na história em questão dos seus pais(nos livros anteriores) e que não foram explicados como isso circulava na mente dele.

Além de acompanharmos sua jornada de iniciação da audácia até se torna instrutor em sua facção, o livro também inclui três cenas extras. Essas cenas mostram suas visões e pensamos sobre tris.

São acontecimentos entre o casal que ocorreram no primeiro livro porém nos mostrará na visão dele nesse volume, foi fofo ver como Tobias se sentia em relação a Tris desde o início.

Como são cenas extras não é essencial ou seja não terá interferência aos três volumes da trilogia. Não há uma ordem de inclusão desse livro, mas recomendo ler depois do primeiro.
É uma boa leitura para aqueles que leram e se interessaram mais pela distopia ou que gostaram do personagem.
beatrice 17/04/2023minha estante
Nossa o livro do Tobias foi incrível pra mim, foi um dos meus favs da saga e se tornou um dos meus favs da vida junto com insurgente
Simplesmente adoro a história e simplesmente ignoro o final de convergente e o contro dele com a Cris q a Veronica inventou

Anayle 17/04/2023minha estante
Sim amg essa distopia é maravilhosa!!
O final de convergente nós temos que ignorar mesmo e fingir que o Calebe foi no lugar da irmã ?

Anayle 17/04/2023minha estante
@beatrice o desgosto que senti quando descobri que Tobias ficou com ela, nem sei se vou ter apetite para ler esse conto

beatrice 17/04/2023minha estante
Amg nem leia o conto seria (só dei meia estrela pq nntem como dar zero aqui)
Eu me arrependi, era melhor ter ficado sem

Sheylla 26/11/2014

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: Fui enganada todo este tempo!

Divergente é uma da sminhas séries distópicas favoritas e está no meu top 5 por um motivo em especial: Não termina como todos os outros livros em que a mocinha consegue atingir seu objetivo e vive feliz para sempre. Digamos que em Divergente não tem final feliz. E é por isso que eu gosto tanto, você leva um tapa na cara e acabou.

O livro é composto de quatro contos que acontecem antes dos acontecimento do primeiro livro da série.

Em A Transferência conhecemos o Tobias da Abnegação e os abusos que sofre por parte de seu pai, Marcus e os motivos que fizeram ele escolher a Audácia.

No segundo conto A Iniciação, Tobias nos apresenta seu instrutor, Amah e as fases iniciais do seu treinamento na Audácia. Logo aí começa a picuinha dele com Eric e o inicio da rivalidade dos dois. É também nesse conto que Tobias assumi sua nova identidade, Quatro.

Em O Filho é que os forninhos começam a cair, vai um grande spoiler nesse ponto mas culpem a Veronica por ter feito eu me sentir traída todo esse tempo. Quatro encontra sua mãe e descobre que ela não morreu e é uma "líder" dos sem-facções. Gente, como assim? Em Insurgente, quando Tris e Quatro encontram a mãe dele, ele não dá nenhum resquício de saber que ela estava viva. Chocadaney.

No ultimo conto, O Traídor, me senti traida mais uma vez. Aqui já se passaram dois anos desde que Quatro está na Audácia e ele é o treinador de Tris na iniciação. E aí Quatro descobre os planos da Erudição pra atacar a Abnegação. E mais uma vez fomos enganados, quando lemos Divergente o pobre Tobias não dá resquicio nenhum que sabia de todo o plano.

Pra quem é fã da série esse livro é essencial, acrescenta várias coisas e te dá uma nova visão dos personagens da Audácia, mas só leia depois de ler a série toda, pra ter a sensação de ter sido enganado todo o tempo como eu.

site: http://www.loucura-literaria.com/2014/11/resenha-quatro-historias-da-serie.html
Raíssa 09/01/2015minha estante
Desculpa, mas eu não entendi "/ pq vc se sentiu enganada? Pq ele conhecia a mae dele ou pq ele sabia dos planos da Janine....?

Sheylla 12/01/2015minha estante
Porque ele sabia todo esse tempo que mãe estava viva.

Rosilea 06/02/2015minha estante
Acho que você precisa reler essa parte de Insurgente, para não se sentir tão traída assim, pois quando ele e Tris encontram sua mãe, ele explica à Tris que a mãe dele o procurou anteriormente.

Lu 25/11/2020

Eu adorei esse livro , o modo que a autora abordou a perspectiva do Tobias Prior foi incrível , ainda dizer que as cenas com a Tris trouxeram tipo 100% de acurácia e eu amei ?? super indico pra quem terminou de ler o livro divergente , ja dá pra ler ?
LetAcia 01/12/2020minha estante
que irônico KKKK quatro estrelas para o quarto livro da saga sobre um personagem chamado 4

Lu 03/12/2020minha estante
É pq tu nn viu o convergente , cap acho q 4 , narrado por 4 e cap44 narrado tbm por 4 hehe

LetAcia 04/12/2020minha estante
mds KKKKK

Cristina 19/01/2021

Mais um livro vago
Conta a história de Quatro desde os tempos na Abnegação à quando se envolveu com Tris. Uma perspectiva diferente, mas superficial e com falhas, pula alguns acontecimentos importantes, mas se o tivesse não faria muita diferença pois a autora não faz grandes diálogos e, assim como a trilogia, estes é mais um livro pobre de reflexões.
psraissafreire 19/01/2021minha estante
Eu só li o primeiro livro e não pretendo ler o segundo... Você acha que eu deveria ler?

Cristina 19/01/2021minha estante
Eu li até O Traidor, mas não achei nada de mais, não conta tão bem como ele se interessou pela Tris, pula alguns momentos dos dois e aí vc conclui pelo que já leu na trilogia. Achei esses livros bem fracos, a autora só fez pra ganhar mais dinheiro mesmo.

psraissafreire 19/01/2021minha estante
Entendi... Obrigada pela opinião ??

Duda Moura 30/07/2023minha estante
e a Evelyn apareceu em ?Insurgente? ?

Duda Moura 11/02/2024minha estante
Por algum motivo, eu amei esta resenha. Ela deixou explícita o quão jovem e neném eu sou ???

Duda Moura 22/03/2024minha estante
Ao mesmo tempo que mostrou meu lado sem conhecimento algum de gramática e de Português no geral ? talvez isso que seja ser jovem e neném...

flavs 04/01/2021

perfeito????
o Tobias é, definitivamente, um dos personagens mais profundos q eu já vi. O passado dele, os pensamentos dele, oq ele ainda vai passar... é de se admirar q ele ainda esteja vivo.
Eu achei mt interessante que a Veronica considerou narrar Divergente na voz dele, e q mesmo q n tenha sido ele esse livro ter saído. Dá pra pegar algumas referências a menções e acontecimentos dos livros da trilogia (principalmente do 1º!) e vale muito a pena assim como eles.
Dani 04/01/2021minha estante
Me deu vontade de ler... ??

Carol 04/01/2021minha estante
Me deu vontade tbm, n fosse por ter q ler convergente antes ????

anaclarinhaa 31/08/2023minha estante
moça como assim??? eu nao li os livros pq tô com preguiça de me decepcionar, mas amo os filmes.. sei q a Tris morre no terceiro livro, mas como asism ela volta!!??? me explica pleaseee

Bellaa0509 31/08/2023minha estante
Aí amg quem dera KKKKKKKKK
É que o livro do Tobias, além de explicar mais sobre a história dele e tals, também trás algumas cenas extras na visão dele. Essas cenas foram quando a Tris ainda tava viva, no primeiro livro.
Então, não, ela não volta não ?

iamcoito 16/08/2020

inicialmente achava que a história do livro seria basicamente a história de divergente só que na visão do quatro. fiquei bem feliz por na verdade ter sido a história dele. acho que qualquer um que tenha lido a trilogia de divergente já sentiu ódio pelo pai do quatro e nesse livro isso parece ter ficado mais intenso. não só conhecemos mais de como era sua realidade quando ainda era da abnegação, mas também entendemos melhor seus sentimentos quanto a seu pai e sua mãe. senti que o livro poderia ter sido finalizado de uma maneira melhor, mas ainda gostei bastante.
Elyene 16/08/2020minha estante
Tá aí um livro que tinha dúvida se devia ler

iamcoito 18/08/2020minha estante
eu gostei de ler e é pequeno então dá pra ler bem rapidinnn

vsamia 08/04/2023

Quatro
Amei conhecer um pouco mais sobre Quatro e também ver como foi para ele se adaptar em uma nova facção. Quatro é um personagem cheio de camadas, foi incrível ver seu desenvolvimento e também sobre todo o sofrimento do seu passado, me doía também ver ele apanhando do pai. Fiquei com tanta saudade da trilogia e também de Tris e Tobias juntos, nunca vou superar o fim de convergente, pra mim eles estão juntos e felizes?

"Hoje, tenta proteger a minha orelha de ser cortada pela máquina, mas ontem estava me surrando com um cinto."

"Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa."

Thauanny 08/04/2023minha estante
oii, a tris tbm aparece nesse livro ?

vsamia 08/04/2023minha estante
@Thauanny sim, tem algumas cenas de quando ela está na iniciação da audácia

mari 15/01/2022

four
Tobias sempre foi meu favorito, desde o primeiro filme. Nunca terminei a saga Divergente, mas adorei ler esse complemento da história. Eu gosto da forma como ele é honesto e forte, um verdadeiro divergente.
nik 15/01/2022minha estante
já tentei ler duas vezes o livro dele, nunca consegui terminar. Pretendo reler a trilogia e depois tentar esse de novo

mari 15/01/2022minha estante
Tenta, você não vai se arrepender. Esclarece algumas coisas sobre a iniciação dele na Audácia e o tempo dele na Abnegação.

Maduu_ 20/09/2023

O que dizer sobre o livro do meu personagem preferido sem ser puxa saco? kakakak, esse livro para mim é perfeito, mostrando a história do Tobias, seu ponto de vista em alguns acontecimentos de Divergente a explicação dele ser chamado pelo apelido "Quatro" e entre outras coisas, eu já era apaixonada por ele, mas a sua história me fez amar ainda mais ele, enfim, eu sou apaixonada nesse livro ele é meu xodó e para mim é a coisa mais perfeita do mundo!! ???
luulw 21/09/2023minha estante
vc sendo a fã número 1 dele kakjskska ele é um mito sim vdd