Quatro: Histórias da série Divergente

Quatro: Histórias da série Divergente Veronica Roth

Resenhas - Quatro

Cherry 18/04/2023

Quatro
Quarta leitura do ano, dessa vez um livro que ainda não tinha lido.
Ver a trajetória do quatro, desde a saída dele da abnegação até a iniciação na audácia foi muito bom.
Descobri algumas coisas que ficaram entre aberta nos livros anteriores, adorei.

Anayle 17/04/2023

Preciso ir embora.
? ?Four - A divergent history collection? publicado em 2014. É um volume da série divergente que irá apresentar contos que se passam anteriormente e durante o primeiro livro.

Iremos conhecer mais sobre a vida de Tobias antes de ter largado sua facção de origem e se transferido, foi algo curioso de ler pois tem um certo impacto na história em questão dos seus pais(nos livros anteriores) e que não foram explicados como isso circulava na mente dele.

Além de acompanharmos sua jornada de iniciação da audácia até se torna instrutor em sua facção, o livro também inclui três cenas extras. Essas cenas mostram suas visões e pensamos sobre tris.

São acontecimentos entre o casal que ocorreram no primeiro livro porém nos mostrará na visão dele nesse volume, foi fofo ver como Tobias se sentia em relação a Tris desde o início.

Como são cenas extras não é essencial ou seja não terá interferência aos três volumes da trilogia. Não há uma ordem de inclusão desse livro, mas recomendo ler depois do primeiro.
É uma boa leitura para aqueles que leram e se interessaram mais pela distopia ou que gostaram do personagem.
beatrice 17/04/2023minha estante
Nossa o livro do Tobias foi incrível pra mim, foi um dos meus favs da saga e se tornou um dos meus favs da vida junto com insurgente
Simplesmente adoro a história e simplesmente ignoro o final de convergente e o contro dele com a Cris q a Veronica inventou

Anayle 17/04/2023minha estante
Sim amg essa distopia é maravilhosa!!
O final de convergente nós temos que ignorar mesmo e fingir que o Calebe foi no lugar da irmã ?

Anayle 17/04/2023minha estante
@beatrice o desgosto que senti quando descobri que Tobias ficou com ela, nem sei se vou ter apetite para ler esse conto

beatrice 17/04/2023minha estante
Amg nem leia o conto seria (só dei meia estrela pq nntem como dar zero aqui)
Eu me arrependi, era melhor ter ficado sem

laynepsilveira 15/04/2023

é bem escrito e o quatro é um personagem interessante, mas não me prendeu tanto, acho que pq divergente não era das minhas séries preferidas

Ingrid579 14/04/2023

O livro quatro e muito preciso eu amei sabe um pouco sobre a vida dele e como a autora iria coloca o livro divergente sobre a espectativa dele, mais realmente na espectativa da tris ficou muito bom a iniciação e todos os momentos que ele passou na audácia foi ótimo conhece pra sabemos como ele ser tonou o guatro foi ótimo essa leitura.

vsamia 08/04/2023

Quatro
Amei conhecer um pouco mais sobre Quatro e também ver como foi para ele se adaptar em uma nova facção. Quatro é um personagem cheio de camadas, foi incrível ver seu desenvolvimento e também sobre todo o sofrimento do seu passado, me doía também ver ele apanhando do pai. Fiquei com tanta saudade da trilogia e também de Tris e Tobias juntos, nunca vou superar o fim de convergente, pra mim eles estão juntos e felizes?

"Hoje, tenta proteger a minha orelha de ser cortada pela máquina, mas ontem estava me surrando com um cinto."

"Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa."

"Só sei de uma coisa: por me ajudar a me esquecer do quão horrível é o mundo, prefiro ela ao álcool."
Thauanny 08/04/2023minha estante
oii, a tris tbm aparece nesse livro ?

vsamia 08/04/2023minha estante
@Thauanny sim, tem algumas cenas de quando ela está na iniciação da audácia

Isah Evy 03/04/2023

Sofrendo de saudades!
Nunca achei que ia me apegar tanto a uma trilogia tão antiga, de verdade, eu passei tanta raiva lendo Divergente, todos os personagens me irritavam, porque eram completamente emocionais e humanos, então eu me vi apaixonada por esse lado deles, com o Four não foi diferente.

Durante Convergente é deixado bem claro como o Four seria um líder incrível, mas prefere sempre ser um mero seguidor, nesse pequeno livro de relatos narrado por ele isso fica bem claro. O Four é bondoso, humano e lindo (por dentro e por fora), entretanto ele não consegue tomar decisões, ele não pega as rédeas de um situação e assume, o Four precisa que alguém tome a frente para ele reagir, seja de maneira contrária ou favorável. Esse traço de personalidade me irrita muito, mas fica explícito que é resultado da criação opressiva dele, que o afetou profundamente.

De qualquer forma, com inúmeras cicatrizes, o Foi foi forte, ele aprendeu não só sobreviver, mas também viver em seus pequenos momentos de rebeldia. O Four mesmo não sendo categoricamente ?divergente?, ele divergiu em toda a sua existência.

?Não serei moldado e manipulado por Jeanine Matthews. Não serei um fantoche, nem para eles, nem para a minha mãe, nem para o meu pai. Não pertencerei a ninguém a não ser a mim mesmo.? ? Four, Veronica Roth.

Amanda 03/04/2023

É interessante ver a perspectiva do Quatro de algumas cenas, tbm muito interessante conhecer melhor a história dele. Boa leitura pra quem é fã da série, já não faz muito meu estilo, teria gostado mais se tivesse lido há uns 8 anos

yrajkumari 01/04/2023

Tobias é perfeito
Na vida real eu facilmente me apaixonaria por Quatro e conhecer Tobias. Amei ver as cenas de Divergente pela visão dele e como ele enxerga a Tris, não como uma garota indefesa (como a maioria dos interesses amorosos de protagonistas) mas como alguém forte que pode cuidar de si mesma. Te amo Tobias reizinho.

tothel4kes 29/03/2023

Massa
A saga original seria muito melhor se fosse o Tobias narrando (e se ele com a Tris não fosse o casal mais sem sal da ficção)

Jeon Bruna 27/03/2023

Divergente é minha trilogia de fantasia preferida (mesmo com aquele final traumático que prefiro esquecer)
Esse livro é uma coletânea de contos contando mais sobre o Quatro (Tobias) e tem um bônus de três cenas na sua perspectiva.
Eu sempre fui completamente apaixonada por ele, e ler esse livro só me fez gostar ainda mais dele, e principalmente, me fez matar a saudade desse universo que eu amo tanto.

Clars 25/03/2023

"Não sou Tobias Eaton, não mais, nunca mais."
é, até que foi bom ver as coisas na perspectiva do quatro e sem aquela leseira toda de GD e GP. foi legalzinho, mas me arrastei durante cada parágrafo pra chegar no final.

Helen.Caroline 21/03/2023

Quatro medos e uma paixão ?
"Não importa em qual facção esteja, eu sei qual é a coisa certa a fazer."

O que dizer desse livro? Amei demais!

Estava com saudades da minha trilogia favorita, então decidi comprar o spin-off (ou será que é um prequel) da série Divergente, e ler para matar as saudades dessa distopia.

De longe, o Quatro é o meu crush literário favorito. E fiquei muito feliz desde que descobri que a Veronica tinha decido escrever alguns contos com a perspectiva dele.

Não tinha muitas expectativas com esse livro, mas acredito que ele entregou tudo o que prometeu. Gostei de cada conto, e achei muito bom descobrir um pouco mais sobre o passado do Quatro.

Um livro para os FÃS de Divergente. Então se você não é FÃ (Provavelmente um hater que não gostou do final do último livro), não vai gostar muito desse livro.