Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

jarinha 06/10/2022

confuso e sem emoção
teria potencial, mas a narrativa é confusa e fraca, a leitura acaba cansativa, tanto que levei mais de um mês para terminar esse livro.
não consegui me apegar a nenhum personagem - não existe um bom desenvolvimento deles - e nem a própria história.
acho que o mistério e suspense que o livro queria transmitir não foram bem escritos, já que em momento nenhum me senti curiosa ou instigada a entender o q tava acontecendo, creio que os elementos usados para criar o suspense foram meia boca.
Patcha 10/12/2022minha estante
É um livro pra quem gosta de horror cósmico. Pra quem não é familiarizado com o gênero, soa muito estranho mesmo

jarinha 18/12/2022minha estante
nunca tinha ouvindo sobre esse gênero, poder ser por isso q eu não consegui entender muita coisa. obrigada por explicar ??

(mas sinceramente ainda achei a narrativa um pouco chata de acompanhar kkkk)

Patcha 18/12/2022minha estante
Super compreensível! Acho que todos os livros desse gênero são assim haha.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre, dá uma olhada na obra do H. P. Lovecraft. É bem datada e tão arrastada quanto Aniquilação, mas tem alguns filmes mais intensos baseados nele, que podem ajudar a gostar desse tipo de história
Tem o A Cor que Caiu do Espaço, que é bem parecido com Aniquilação, inclusive. Tem no YouTube, é bem bacana ?

jarinha 19/12/2022minha estante
já tinha ouvido falar sobre esse autor nos vídeos do Quadro em Branco.

obrigada pela indicação, vou dar um conferida e mais uma chance para o gênero ?

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 18/10/2017minha estante
Já estou na metade e não estou entendendo coisa alguma.

Isa 10/11/2017minha estante
Também adorei, mas buguei total nas descrições do Rastejador.

Brenno 11/01/2018minha estante
Eu acho que a ideia era exatamente essa. Não era pra entendermos o rastejador, já que bem ela entendeu completamente. Pelo menos foi isso que eu entendi rs

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 11/01/2018minha estante
No todo eu não gostei muito da narrativa, tanto que depois da resenha pronta ainda estou pensando se vale a pena publicar.

Laura 29/12/2023

MUITO viciante
Não sei o que falar desse livro, é um thriller, um horror, uma tensão que são extremamente viciantes, não conseguia parar de ler, eu prendia o fôlego sem perceber. Os últimos capítulos me deram muito a sensação de pesadelo, um medo bem abstrato, e foi uma experiência muito única que eu nunca tinha sentido lendo.
Ainda que seja vendido como ficção científica, eu recomendo para quem gosta de terror psicológico.
Não sei se entendi ou gostei do final, mas a experiência de leitura entregou tudo.
emysants 01/01/2024minha estante
eu amo esse livro, ele é muito bom!!

Laura 02/01/2024minha estante
Amg surtei muito com esse livro, MT bom

emysants 02/01/2024minha estante
surtei muito também, preciso ler a continuação

Keila 08/04/2021

Fora do comum.
Para quem procura um mistério em que se sinta quase que obrigado a se tornar investigador de um ambiente onde tudo fuja do sentido real, este é o livro!

Tratando de temas biológicos e psicológicos, de um ambiente isolado e seus personagens, nos vemos cada vez mais imersos, ao embaralhamento desses dois aspectos a cada página.

Não é um livro de leitura fluída, justamente pela proposta de envolver o leitor aos mistérios e pela riqueza em detalhes muito bem estruturados.

Recomendo demais a quem tiver a oportunidade de ler.
Dyonathan 08/04/2021minha estante
O filme da Netflix acho que foi inspirado nesse livro né? Não sabia que era uma trilogia, gostei.

Keila 08/04/2021minha estante
Foi sim. Eu descobri a trilogia ano passado kkk.

Dyonathan 08/04/2021minha estante
Haha! Já quero então que tenha novas adaptações na Netflix

hanny.saraiva 01/02/2018

Para quem gosta de leitura que não chega a lugar nenhum
O que eu senti quando terminei de ler esse livro?
Nas palavras contidas no próprio livro: "Senti quase um alívio por me ver livre daquela enervante repetição."
Bernardo 01/02/2018minha estante
AHAHHAHAHA

Marcos LC! 01/02/2018minha estante
undefined

Jéssica A 06/06/2018minha estante
Tão eu ???

Maria Fernanda Greiner 22/01/2021

Natureza tomando as rédeas
Esse livro foi uma surpresa muito agradável, quando vi que o mesmo tinha 200 páginas fiquei com um pé atrás pensando que não seria possível desenvolver tanto a história e que ficaria muita coisa em aberto para a sequência da trilogia. Felizmente eu estava enganada: Jeff Vandermeer consegue nestas 200 páginas criar uma história de começo meio e fim surpreendente, com o começo parecendo o início de qualquer aventura de ficção e o final evoluindo para um sonho com a natureza em pauta e aberto para interpretações em relação a espíritos, forças sobrenaturais e maiores enrolados em um grande mistério.

Após 10 páginas lidas você já não consegue mais largar o livro, em duas horas você mata essa história super interessante, recomendo.
Madeira 27/01/2021minha estante
Foi com base nesse livro ? que foi adaptado o filme(Netflix)?

Maria Fernanda Greiner 27/01/2021minha estante
Sim!!

Madeira 28/01/2021minha estante
Bom demais! Lerei então! Obrigado ??

felipe watanabe 04/03/2020

03.2020

Premissa - 4
Personagens - 3
Andamento - 4
Escrita - 4
Final - 2
Nathália 04/03/2020minha estante
Ou seja, não vale a pena rs

Tati 04/03/2020minha estante
Geral me falando que o final não vale a pena... Ainda estou na metade do livro e com receio de me frustrar hahaha

felipe watanabe 04/03/2020minha estante
É que na verdade é uma trilogia, só descobri isso depois do final também. Mas se for só por esse leitura, aí nem dá vontade de continuar

Ro 13/02/2021

Por que as adaptações não conseguem alcançar os livros?
Está aí um livro de ficção científica que gostei bastante. Aniquilação é custo, intimista, audacioso e extremamente interessante.
Senti uma rusguinha de raiva da personagem quando ela comenta que a linguista desistiu da missão antes mesmo de iniciá-la, mas ainda bem que foi ela, a menos necessária. Olha aí o descrédito aos estudos da linguagem. Só que depois ela muda de postura e reconhece se essa pesquisadora tinha sim a sua necessidade.
Adorei esse contato íntimo de quase ler os pensamentos da bióloga ( no livro as personagens são identificadas pela sua área de atuação). Foi, para mim, uma leitura de total imersão.
Ave Fantasma 13/02/2021minha estante
Esse livro é uma delícia!!! Um dos que eu olho na estante e bate forte a vontade de reler.

Eu precisaria reler a trilogia pq apesar de lembrar das cenas e tretas dos outros livros, eu não consigo lembrar o que afinal era aquela mutação/ecossistema. Hahahahhahahahaa

Ro 13/02/2021minha estante
Eu morria de vontade de ler mas, por alguma razão, tinha um preconceitozinho em comprar uma edição pra mim. Lendo foi que vi o quanto fui boba.

Ave Fantasma 13/02/2021minha estante
Minha nossa eu tinha esse mesmo receio, mas aí eu ganhei a trilogia. Hehehehehehe os outros eu achei enrolados, apesar de explorar coisas que gosto muito da história. Pelo primeiro eu tenho carinho.

Orfeu 22/06/2015

O melhor livro que já li
É realmente difícil descrever o que este livro me fez sentir, sem nenhuma sombra de duvida, é o melhor livro que já li(não me atirem pedras por favor), a imersão, a emoção, o desespero, a angustia, o sentir pelos personagens que este livro trás não tem comparação. É um livro de fácil leitura, e que eu garanto que você ira consumi-lo, seus mistérios são intrigantes e imersivos, é quase um lost, só que bom (haters gonna hate =P). A introdução o enredo, os personagens, a trama, os dramas, tudo é maravilhosamente escrito e descrito. Recomendo com todas as minhas forças que leiam este livro.
Beth 16/09/2015minha estante
Gostei da tua resenha. O autor merece todos os prêmios que recebeu. Mas não achei uma leitura fácil ou superficial. Parei muitas vezes para refletir sobre os comentários da protagonista a respeito da natureza da realidade. Saí do livro com os pés cheios de areia, trôpega e sem saber o que, em minha volta, era real. Avaliei com cinco estrelas, o que raramente faço. Vale destacar a tradução de Braulio Tavares, um dos melhores profissionais do País.

Bruno 'Empathy' Kuhn 11/04/2016minha estante
Só por causa da tua comparação com o Lost (só que bom kkk) eu vou me prestar a ler o livro. Também achei Lost com uma premissa boa, mas ficou cada vez mais horrível com o passar do seriado.
Quanto ao livro, espero que seja bom mesmo!

Theago 24/06/2021minha estante
É realmente muito incrível... Vi muitas opiniões negativas, o que me fez desanimar, mas ainda bem que preferi tirar minhas próprias conclusões!

Ricardo 19/05/2022

Ótimo livro de sci-fi.
Bom, creio que muita gente viu o filme (este lado pela Natalie Portman) para só depois descobrir que era a adaptação de um livro. Eu realmente gostei, é um livro bastante instigante, no qual fiquei imerso naquele ligar maluco conhecido como Área X. Nada é aquilo que parece, nada tem uma explicação humanamente aceitável, e isso é muito bom, na verdade. Um livro que não explica nada, mas que me deixou extremamente curioso.

Como é uma trilogia, espero que os próximos livros sejam tão bons quanto o primeiro (espero encontrar os volumes 2 e 3). E que eu possa descobrir o segredo por trás da Área X. Esse primeiro só preparou o terreno.
kaio 19/05/2022minha estante
É um dos meus favoritos esse livro, já li duas vezes. Conheci pelo filme ?

Ricardo 20/05/2022minha estante
Preciso comprar os outros, mas estão bem caros. Vou ficar monitorando os preços.

kaio 20/05/2022minha estante
Queria muito ler os três, mas nunca entendi os valores absurdos!

Ro 05/09/2014

O máximo que se pode dizer deste livro é que atiça sua curiosidade de saber o que diabos, afinal, aconteceu na Área X; o que, para mim, é o suficiente para ir atrás do segundo livro. Entretanto Aniquilação tem uma sinopse que te seduz levianamente, não traz respostas, misturou ficção científica bizarra com elementos do terror, e me perturbou seriamente ao terminar de o ler altas horas da noite.
Henrique 2600 17/09/2014minha estante
Se o livro te perturbou a esse ponto deve ser bom. Porque somente 2 estrelas?

Fernanda 08/10/2014minha estante
Esse cara deve fumar muito.
Livrinho doido..kkkkkkkkkkkk

Camila.Almeida 30/08/2021

VALE MUITO A PENA
Já tinha visto o filme da Netflix que tem sobre ele e tinha gostado bastante, então comparei sempre com o filme, o que é um errinho, pois a história se desenrola de uma maneira um pouco diferente. Tem bastante viagem, então quem nao gostar de refletir talvez ache enfadonho, no início eu tava levando o livro MUITO a sério no sentido científico e tal, mas depois que você entende o que ele quer dizer faz bastante sentido. Acho que dependendo seja uma leitura cansativa, apesar da autora escrever bem, então não estejam de cabeça cheia lendo!
Júlia 30/08/2021minha estante
Comprei esse livro tem dois anos e até hoje não criei coragem pra ler por causa dos comentários ruins. Mas o filme é maravilhoso!

Camila.Almeida 03/09/2021minha estante
Mulher leia peloamordedeus coitado do livro

Rosana.Oliveira 28/01/2022

Incrível
É diferente do filme, mas tem como base a mesma área desconhecida, cercada por uma fronteira e com coisas incríveis e impossíveis que acontecem dentro dela.
Soph 04/02/2022minha estante
Esse livro tem filme?

Rosana.Oliveira 04/02/2022minha estante
Sim! Tem o mesmo nome. É de 2018 e tem na Netflix.

Erikson Ribeiro 03/05/2018

Decepção
Pela repercussão imaginei que fosse uma história muito envolvente, mas infelizmente não foi.
A ideia que o livro segue de poucos personagens e os menos não possuem nomes, dão identificados apenas pelas profissões, foi o que mais achei interessante.
Teve um momento que imaginei que a história fosse dar um salto muito bom, mas continuo pelo mesmo caminho de filosófico e sem sentido. O livro não explica nada da Área X, mas Erikson tem uma continuação. Beleza! Ainda não tem sentido nenhum, o livro girou tudo em torno da mesma coisa sem sentido. Vou assistir o filme da Netflix para ver se agrega alguma explicação.
rafael 05/05/2018minha estante
O filme não acrescenta muita coisa...

Erikson Ribeiro 08/05/2018minha estante
Realmente não acrescenta, mas é bem melhor que o livro. ahhaha

Carol 23/10/2020

Eu tô simplesmente doida da cabeça!!!!!!
Como assim???? É só isso????
Af, toda vez que falo que não lerei mais séries de livro me aparece um trem bolado tipo esse.
Vou te contar viu.
Mais louco que o Batman de cueca na cabeça!
Keila 23/10/2020minha estante
Só assisti o filme e já fiquei assim também. Quero muito ler a trilogia.

Carol 23/10/2020minha estante
Estou louca pra ver o filme, mas admiro que com um pouco de medo kkkkkk tinha horas que eu ficava desesperada como se estivesse na Área X